You are on page 1of 53

Amadeus Ticket Changer

nova verso

Treinamento Amadeus Brasil Maio 2012

2006 Amadeus IT Group SA

Introduo
Com o Amadeus Ticket Changer (ATC) voc pode calcular diferenas de tarifa e de taxas de embarque nas reemisses ou revalidaes voluntrias para bilhetes eletrnicos. Uma vez feito os ajustes necessrios no itinerrio de seu passageiro, utilize o Amadeus Ticket Changer. O sistema processar atravs de uma nica transao o tarifamento de acordo com as condies tarifrias para a reemisso ou revalidao exibindo a diferena de tarifa, de taxas (se houver) e o valor da penalidade (caso aplicvel), ou informando o crdito em caso de haver valor residual. Uma vez realizado o clculo, os dados da nova tarifa so guardados no PNR criando uma mscara (TST) com a informao da penalidade, caso aplicvel, assim como os elementos FO (dados do bilhete original) e o elemento de forma de pagamento, ajustado para remisso (FPO). possvel tambm, ao usurio, acessar o ATC Reissue Panel, que exibe as informaes de como o clculo foi realizado pelo ATC na poca, atravs da entrada TQR na tela de comandos .
2006 Amadeus IT Group SA

OBS: Para que este clculo (TQR) possa ser realizado, o Amadeus utiliza a categoria 31 VOLUNTARY CHANGES, carregada pela empresa area atravs do ATPCO ou SITA, ou a categoria 16 PENALTY, quando no existir a categoria 31. Se for possvel uma revalidao e esta informao foi carregada pela empresa area na categoria 31, o sistema exibir um aviso confirmando este procedimento.

Benefcios

Reduz em at 80% o tempo gasto nos processos de reemisso e revalidao; Com apenas um comando o calculo realizado, bem como o ajuste total do PNR, da mscara do bilhete e do valor da penalidade, caso exista; Aplicvel a todas as empresas areas; Mensagens de aviso orientam como se deve proceder em caso de penalidade, se aplicvel; Tarifamento garantido com mscara armazenada e status Automtico para empresas areas com a categoria 31; Todo o processo pode ser feito na prpria agncia sem a necessidade de mandar o passageiro para o escritrio da empresa area (reteno de cliente); O agente pode, no momento do clculo, oferecer uma menor tarifa, graas integrao com o Amadeus Best Pricer; A agncia pode gerar novas receitas oferecendo servios mais eficientes; Evita recebimentos de ADMs (notas de dbito) por clculos incorretos; Pode ser aplicado em modo grfico ou em comandos; No modo grfico, a gerao do MCO (multa e/ou crdito), automtica, independentemente da cia. area. No modo de comandos, o MCO ser gerado somente para a TAM.

2006 Amadeus IT Group SA

Caractersticas

Clculo automtico para remisso ou revalidao de itinerrios domsticos e internacionais, utilizados total ou parcialmente; Clculo automtico do novo itinerrio, cotao da nova tarifa (valor adicional, sem adicional ou valor residual), penalidade por alterao, se houver, e novas taxas; Aplicao da penalidade (multa) de acordo com as instrues das empresas areas, tais como: Taxa, na construo tarifria (Q), no total do bilhete, pelo BSP link ou no identificado (neste ltimo caso, a cia. area dever ser contatada); Pode processar tarifas pblicas ou privadas; Reemisso de um bilhete eletrnico qualquer que seja sua emisso original, inclusive em outro GDS; Processa os acordos interline; Processa vrios tipos de passageiros (mx. 6) e at 9 passageiros; Busca pela tarifa mais econmica, reservando automaticamente as classes correspondentes e armazenando a mscara (TST); Possibilidade de solicitar somente tarifamento informativo da nova tarifa segundo a reserva e tambm da tarifa mais baixa; Revalidao dos bilhetes quando no h necessidade de uma reemisso; Aplicvel em segmentos Passivo (PK) e Ghost (GK);

2006 Amadeus IT Group SA

Caractersticas - continuao

2006 Amadeus IT Group SA

Processa as condies de VOLUNTARY CHANGES carregadas na categoria 31; Onde no houver a categoria 31 carregada pela empresa area criada, pelo sistema, a categoria 31 fictcia, tomando as informaes codificadas da categoria 16 PENALTY; Cria uma nova mscara (TST), o elemento FO, insere a forma de pagamento original (FO) e o painel de clculo da remisso (TQR); Transmite todos os dados necessrios disponveis no A.I.R. para o Back Office; O bilhete parcialmente utilizado pode ser revalidado vrias vezes, caso no tenha sido reemitido aps o incio da viagem; Um bilhete no utilizado pode ser revalidado ou reemitido inmeras vezes; Nos casos em que se aplicar MCO (multa e/ou crdito), o mesmo ser inserido na reserva (modo grfico), mas, se a emisso deste for feita via BSP, ele no ser emitido atravs do Amadeus, com exceo da TAM; Um bilhete parcialmente utilizado pode ser reemitido somente uma vez, utilizando o ATC; Nas situaes em que no houver diferena a pagar, a forma de pagamento da reemisso ser automaticamente ajustada. Quando houver adicional, o ajuste ser feito manualmente pelo agente.

Limitaes

No processa reservas de grupo; No processa segmentos em aberto (OPEN); Um bilhete parcialmente utilizado no pode ser revalidado, caso tenha sido reemitido; Um bilhete parcialmente utilizado pode ser reemitido somente uma vez ; O nmero do bilhete a ser utilizado para a reemisso/revalidao deve estar presente na reserva (FA ou FHE);
2006 Amadeus IT Group SA

Lista de empresas areas que possuem a categoria 31

Para que a ferramenta realize o processo de forma eficaz e com garantia necessrio que a companhia area abastea atravs do ATPCO ou SITA, a categoria 31 das regras tarifrias com as informaes das condies e penalidades. Para consultar as empresas areas que possuem a categoria 31 disponibilizadas para as agncias de viagem, clique na guia de comandos e aplique a entrada a seguir: >

FQN ATC/CXR

Importante: Somente sero garantidas as mscaras criadas a partir de empresas areas que tenham
a categoria 31 carregada.

2006 Amadeus IT Group SA

Garantia de clculo do ATC

Se o clculo for realizado com base na categoria 31 o mesmo garantido pelo Amadeus. Na mscara do bilhete (TST), ser exibido o indicador I ou A; Se o clculo for realizado com base na categoria 16, o mesmo no garantido pelo Amadeus. Na tela de clculo do ATC ser exibida a mensagem VC CATEGORY NOT FILED BY CXR REISSUE NOT GUARANTEED *4*. O indicador na mscara do bilhete (TST) aparecer como M.

Cmbio de emisso a ser utilizado

Quando o clculo realizado com base na categoria 31, o cmbio (BSR) utilizado para bilhetes no iniciados o mesmo do dia da reemisso e para bilhetes parcialmente utilizados o cmbio utilizado o do dia da emisso original;
Quando o clculo feito com base na categoria 16, o cmbio aplicado o mesmo do dia da remisso, tanto para bilhetes parcialmente utilizados ou no utilizados.
2006 Amadeus IT Group SA

O que necessrio para a utilizao do ATC


A agncia deve estar habilitada para emitir bilhetes eletrnicos; O nmero do bilhete que ser utilizado para a revalidao/reemisso deve estar

inserido no PNR atravs dos elementos FA ou FHE;


O PNR deve conter os elementos obrigatrios, inclusive o novo itinerrio; Capacidade de exibir o registro eletrnico (TWD) para que o ATC possa realizar os clculos. Caso no seja possvel, a remisso ou revalidao no ser realizada, e o sistema exibir a seguinte mensagem de erro: ACCESS TO DOCUMENT DENIED

2006 Amadeus IT Group SA

Cobrana da penalidade (multa)


Conforme j mencionado, o ATC processa a penalidade de acordo com o que foi determinado pela empresa area na Amrica Latina. A cobrana pode ser feita atravs:

Do cdigo de taxa (YR, por exemplo); Da insero do caractere Q na construo tarifria (sobretaxa); Do valor total; Do BSP link; No identificado (neste caso, recomendvel que a cia. area seja contatada).

Na tela do ATC ser exibida uma mensagem de aviso informando como ser coletada a penalidade. Veja abaixo:

10

2006 Amadeus IT Group SA

Mensagens de aviso do ATC

Ao utilizar o ATC, o sistema poder exibir uma das 7 mensagens abaixo:


Existe uma multa no valor de BRL 165.70 que deve ser coletada atravs do BSP Link.

PENALTY COLLECTION OF BRL 165.70 USE BSP LINK. PENALTY COLLECTION METHOD NOT IDENTIFIED - CONTACT AIRLINE
O mtodo de cobrana da multa no foi identificado, recomenda-se contatar a empresa area.

VC CATEGORY NOT FILED BY CXR - REISSUE NOT GUARANTEED *4*


O clculo foi realizado baseado na categoria 16, portanto no garantido pela Amadeus.

PENALTY COLLECTED ON TICKET


O valor da multa foi inserido na mscara do bilhete, conforme determinado pela empresa area.

PENALTY COLLECTED ON TICKET. CHECK IF FE UPDATE NEEDED


A alterao gerou uma multa que foi inserida no total do bilhete. Verifique se h necessidade de atualizao do campo FE (endosso e restries).
2006 Amadeus IT Group SA

PLEASE CHECK CODING PENALTY CATEGORY TEXT


Quando a categoria 16 no carregada de maneira codificada pela empresa area, deve ser aplicada a entrada FQN*PE.

RESIDUAL VALUE - DELETE PRICING RECORD TO PROCESS MANUALLY


H valor residual no clculo, e, caso continue com o processo, o bilhete ser emitido com valor ZERO. Neste caso, os valores residuais podem ser perdidos e por este motivo, recomenda-se fazer manualmente ou encaminhar para a empresa area.
11

Aplicao do ATC excees para algumas cias. areas


Em torno de 90% das cias. areas no Brasil aplicam a multa atravs do BSP link; TAM (JJ) nica cia. area no Brasil que utiliza o MCO para multa e/ou crdito atravs do Amadeus; HAHN AIR (HR), TRIP (T4) e PLUNA (PU) Para esta empresas, o valor da multa manipulado automaticamente no bilhete como uma taxa, utilizando um cdigo prdefinido pela companhia (YR por exemplo); IBERIA (IB) a nica companhia que o ATC no consegue processar o valor da penalidade (exibe a mensagem para que se contate a cia. area), pois, a IB no Brasil determina que a multa seja aplicada na construo tarifria como taxa Q, e para ela, este valor de multa no deve aparecer somado ao valor da tarifa, mas somente no campo Total. Por este motivo, a lgica adotada pela IB no Brasil no pode ser aplicada pelo ATC. Neste caso, o ajuste da mscara deve ser feito manualmente.

12

2006 Amadeus IT Group SA

LAN (LA) a nica companhia que no exibe o valor da penalidade no clculo, pois, no possui a categoria 31 carregada e tambm a categoria 16 codificada, o que impossibilita a identificao do valor da multa.

Com Amadeus Ticket Changer


Economize tempo e custos

Todo processo em apenas 4 passos

4
Emita o bilhete

13

2006 Amadeus IT Group SA

Exemplo 1

Reemisso de bilhete com diferena de tarifa, taxa e multa. Empresa com Categoria 31

14

2006 Amadeus IT Group SA

Principais passos para a reemisso

Agente
1 Atualizar o itinerrio e certificar-se da exibio do bilhete.
2 Solicitar a reemisso em modo informativo ou confirmado. 3 Inserir ou modificar a forma de pagamento adicional e a empresa validadora. 4 Emitir o Bilhete. Detalhes do itinerrio antigo e novo
Aviso sobre a penalidade e se no garantido clculo Atualizao automtica da TST Inserir o elemento FO no PNR e a forma de pagamento original.

Aes automticas
ATC
Verifica elegibilidade Tarifa o novo itinerrio Calcula: - Diferena de tarifa - Diferena de taxas - Valor da multa - Manipula a multa - Insere MCO*
2006 Amadeus IT Group SA

Novo bilhete

Multa via BSP link ou MCO*

*aplicvel somente para bilhetes TAM


15

Exemplo 1
Na reserva abaixo, j emitida com a Air France, o passageiro possui o trecho de retorno (DUB/GRU) marcado para o dia 03MAR nas classes L e T.

16

2006 Amadeus IT Group SA

Exemplo 1 - continuao
O registro eletrnico exibe os valores j pagos e o status do e-tkt (O : aberto para utilizao).

Informao detalhada sobre as taxas


2006 Amadeus IT Group SA

17

Exemplo 1 - continuao
O passageiro deseja alterar a data do trecho de retorno (DUB/GRU) para 1 dia depois e a classe para K. Faa o(s) ajuste(s) necessrio(s) na reserva.

18

2006 Amadeus IT Group SA

Exemplo 1 - continuao
aconselhvel que em seguida, os trs elementos obrigatrios da emisso original sejam retirados do PNR: Comisso (FM); Forma de pagamento (FP); Empresa emissora (FV);

19

2006 Amadeus IT Group SA

Exemplo 1 - continuao
Recomenda-se tambm verificar se a empresa area possui a Categoria 31 abastecida no sistema por meio da entrada abaixo e atravs da guia de comandos :
> FQNATC/CXR

A presena da empresa AF na lista acima indica que esta uma reemisso garantida.

20

2006 Amadeus IT Group SA

Exemplo 1 - continuao
Em seguida, acesse a tela do Amadeus Ticket Changer, clicando na guia de Tarifas

Boto Mais opes de entrada..

21

2006 Amadeus IT Group SA

Exemplo 1 - continuao
Ao clicar no boto Mais opes de entrada calcular a reemisso: existem duas opes para se

Reemitir como reservado :

Respeita as classes de reserva atuais e calcula a diferena de tarifas, taxas e o valor da penalidade, atualizando a mscara de bilhete e o PNR Calcula a diferena de tarifas, taxas e o valor da penalidade utilizando a funo BEST PRICER, atualiza a mscara de bilhete e o PNR.

Reemitir o menor disponvel :

22

2006 Amadeus IT Group SA

Exemplo 1 continuao
No clculo abaixo, h cobrana da diferena de tarifa de R$ 711,87, diferena de taxa de R$31,30, multa de R$ 171,95 e o valor total a pagar de R$ 915,12. Existe ainda um resduo de taxas no valor R$ 0,32.

23

2006 Amadeus IT Group SA

Exemplo 1 - continuao
Observe que no rodap da tela o sistema exibe a informao referente forma de cobrana da multa de R$ 171,95 e determina que esta deve ser cobrada via BSP Link.

24

2006 Amadeus IT Group SA

Exemplo 1 continuao
O prximo passo confirmar a criao de uma nova TST com os valores do clculo e dos MCOs de multa e resduo. Para isso, clique em Confirmar e criar uma MCO.

25

2006 Amadeus IT Group SA

Exemplo 1 continuao
Uma vez que a cobrana de multa deve ser feita via BSP, o MCO gerado meramente informativo, e deve ser fechado aps sua criao.

26

2006 Amadeus IT Group SA

Exemplo 1 continuao
O mesmo vale para o MCO criado com as informaes do resduo de taxas. importante lembrar que o reembolso destes valores est condicionado poltica de cada empresa area.

27

2006 Amadeus IT Group SA

Exemplo 1 continuao
Deve-se reconfirmar o processo para que a nova TST seja criada, clicando em Reemitir bilhete e emitir MCOs.

28

2006 Amadeus IT Group SA

Exemplo 1 continuao
Os MCOs de multa e de resduo ficam visveis no corpo da reserva. Para reexib-los basta clicar duas vezes sobre eles. Clicando uma vez em cima do link ou , tambm possvel acessar a nova mscara.

29

2006 Amadeus IT Group SA

Exemplo 1 continuao
A nova mscara do bilhete j apresenta todos os campos ajustados.

30

2006 Amadeus IT Group SA

Exemplo 1 continuao
As taxas so listadas de forma detalhada e as taxas j pagas esto marcadas.

31

2006 Amadeus IT Group SA

Exemplo 1 - continuao
Observe que os campos Empresa emissora, Comisso e Forma de pagamento esto em branco.

32

2006 Amadeus IT Group SA

Exemplo 1 - continuao
Estes campos devem ser inseridos novamente, e a forma de pagamento deve ser inserida seguindo o padro de reemisso Amadeus. Aps a insero, clique no boto Atualizar.

33

2006 Amadeus IT Group SA

Exemplo 1 continuao
Na tela de emisso as opes de Bilhete eletrnico e MCO Virtual j aparecem previamente marcadas.

Uma vez que a multa ser cobrada via BSP, a opo de MCO deve ser desmarcada. Em seguida, basta emitir o bilhete.

34

2006 Amadeus IT Group SA

Painel de reemisso - TQR


Atravs da entrada TQR possvel exibir, a qualquer momento, via tela de comandos:

A diferena do bilhete, O valor residual (se houver), O valor adicional da TST (se houver), O valor da multa (se houver), O valor adicional total; O total final, que a diferena do bilhete mais o o valor da multa.
2006 Amadeus IT Group SA

35

Exemplo 1 continuao
A entrada TQR exibe todas as informaes gravadas durante o tarifamento. possvel visualizar as informaes de diferena de tarifa, multa, total e resduo.

36

2006 Amadeus IT Group SA

Exemplo 2

Reemisso de bilhete com diferena de tarifa e multa. Empresa com Categoria 16

37

2006 Amadeus IT Group SA

Exemplo 2
Na reserva abaixo, j emitida com a Pluna, o passageiro possui o trecho de retorno (MVD/GRU) marcado para o dia 27AUG na classe P.

38

2006 Amadeus IT Group SA

Exemplo 2 continuao
O registro eletrnico exibe os valores j pagos e o status do e-ticket. (O : aberto para utilizao).

39

2006 Amadeus IT Group SA

Exemplo 2 continuao
O passageiro deseja alterar a data do trecho de retorno (MVD/GRU) para 2 dias depois e a classe para W. Faa o(s) ajuste(s) necessrio(s) na reserva.

40

2006 Amadeus IT Group SA

Exemplo 2 - continuao
aconselhvel que em seguida, os trs elementos obrigatrios da emisso original sejam retirados do PNR: Comisso (FM); Forma de pagamento (FP); Empresa emissora (FV);

41

2006 Amadeus IT Group SA

Exemplo 2 continuao
Recomenda-se verificar se a empresa area possui a Categoria 31 abastecida no sistema, atravs da guia de comandos e por meio da entrada:
> FQNATC/CXR

A ausncia da empresa PU na lista acima, indica que esta no uma reemisso garantida. responsabilidade do agente ler as regras, conferir o clculo e validar a nova TST

42

2006 Amadeus IT Group SA

Exemplo 2 continuao
Em seguida, acesse a tela do Amadeus Ticket Changer, clicando na guia de Tarifas em seguida no boto Calcular. e

43

2006 Amadeus IT Group SA

Exemplo 2 continuao
No clculo abaixo, h cobrana da diferena de tarifa no valor de R$ 60,86, multa no valor de R$ 156,50 e o valor total a pagar de R$ 217,36. Aps a visualizao dos clculos, clique no boto Confirmar e criar uma MCO.

44

2006 Amadeus IT Group SA

Informaes de que o clculo foi realizado com base na categoria 16, portanto no garantido pelo Amadeus e tambm a forma como a penalidade ser recolhida.

Exemplo 2 continuao
Observe que no rodap da tela o sistema exibe as informaes de que a Categoria 31 no foi abastecida pela empresa area, e portanto a reemisso no garantida, e a maneira como a multa deve ser recolhida.

45

2006 Amadeus IT Group SA

Exemplo 2 continuao
responsabilidade do agente ler as regras, conferir o clculo e validar a nova TST.

46

2006 Amadeus IT Group SA

Exemplo 2 continuao
O prximo passo confirmar a criao de uma nova TST com os valores dos novos clculos e da multa gerada no campo de taxa. Clique no boto Reemitir bilhete e emitir MCOs.

47

2006 Amadeus IT Group SA

Exemplo 2 continuao
Ser exibido um aviso sobre a forma de pagamento que dever ser ajustada por parte do agente. Clique em seguida no boto OK.

48

2006 Amadeus IT Group SA

Exemplo 2 - continuao
Observe que os campos Empresa emissora, Comisso e Forma de pagamento esto em branco ou incompletos.

49

2006 Amadeus IT Group SA

Exemplo 2 continuao
Insira os elementos: Comisso (FM), Empresa emissora (FV) e Forma de pagamento (FPO/), que haviam sido removidos inicialmente atravs da exibio da TST ou diretamente na reserva. Ao final, clique no boto Atualizar.

50

2006 Amadeus IT Group SA

Ao clicar no boto de Descriminao das taxas, verificase que a multa foi aplicada com o cdigo YR.

Exemplo 2 continuao
Na guia de Impresso de Doc., a opo Bilhete eletrnico deve ser marcada. Caso desejado, selecione tambm a opo Exibir PNR novamente. Ao final clique no boto Emitir.

Uma vez que a multa ser cobrada via BSP, a opo de MCO deve ser desmarcada. Em seguida, basta emitir o bilhete.

51

2006 Amadeus IT Group SA

Opo Tela de Comandos


>FXF

Informativo - Calcula a diferena de tarifas, taxas e o valor da penalidade sem atualizar a mscara de bilhete.
Confirmado - Calcula a diferena de tarifas, taxas, o valor da penalidade, atualiza a mscara de bilhete e o PNR. Informativo - Calcula a diferena de tarifas, taxas e o valor da penalidade utilizando a funo BEST PRICER, sem atualizar a mscara de bilhete. Confirmado - Calcula a diferena de tarifas, taxas e o valor da penalidade utilizando a funo BEST PRICER, atualiza a mscara de bilhete e o PNR.

>FXQ

>FXE

>FXO

OBS: Para mais informaes sobre outras opes de entradas, consulte as pginas de auxlio automatizado (HELP): HE FXF, HE FXQ, HE FXE e HE FXO.

52

2006 Amadeus IT Group SA

53
2006 Amadeus IT Group SA

Muito obrigado!

You might also like