You are on page 1of 19

UNIMINAS Unio Educacional de Minas Gerais S/C FACIMINAS- Faculdade de Cincias Aplicadas de Minas Pedagogia Gesto e Tecnologia Educacional

Grupo: Gercilene Cristina de Oliveira Maria Helena Alves Roldan Mariana Gomes da Silva Ferreira Marli Medeiros Natlia Nozella de Assis Paula Franco Pacheco
Professora: Cleyciane

DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM

HISTRIAS DA LINGUAGEM

O CASO DA ABELHA O CASO DOS MACACOS

Obs: os animais como as abelhas e os macacos utilizam-se da linguagem para se comunicar, mas esta linguagem est longe da complexidade da linguagem humana.

POR QUE OS BEBES NO NASCEM FALANDO


Os bebes humanos nascem antes de seus crebros estarem completamente formados. Se nos permanecssemos dentro da barriga da nossa me at os 18 meses, nasceramos falando.

CURIOSIDADE...

Uma criana no pode inventar uma lngua a partir do nada. Estar exposto ao uso da lngua , pois, o requisito mnimo necessrio para a aquisio da linguagem.

ESTAGIOS DO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM


Uma criana normal possui um repertrio de apenas algumas palavras por volta de um ano. O desenvolvimento no incio do segundo ano lento, mais no final deste mesmo h grande acelerao.

Os substantivos aparecem primeiro, seguindo-se os verbos e os adjetivos e, mais tarde, as palavras exprimindo relaes, e s ao fim do segundo ano os pronomes.

CURIOSIDADE...
Falando com carinho a correo da pronuncia no significa reprimir cada erro cometido pelo filho. se o filho diz que quer beber apu, a me deve responder voc quer gua:

FASES....
1 Os bebes emitem todos os sons da linguagem humana. Ex Buaaa!!!! Nhen!!!!Aaaaa!!!! Choro!!!

CURIOSIDADE...
A mamadeira e a chupeta no so indicadas na aquisio da fala, pois o trabalho de suco prejudicado pela presena da bico.

2 Balbucio

Ex Comea por imitar a si mesma, em longos e interminveis monlogos.

3 As diferenas de sons se tornam acentuadas e correspondem a estados de alegria, de clera ou de indiferena. Ex Manha, risos, dor, choro.

4 Primeiras palavras Ex 10 meses primeira palavra 12 meses trs palavras 15 meses vinte palavras 18 meses vinte e trs palavras

CURIOSIDADE...
O sistema linguistico da criana diferente do adulto. Elas produzem sentenas mais breves, alem da maioria delas serem inovadoras, no sendo apenas imitao dos adultos.

5 A criana pergunta como se chama uma coisa e mais tarde o porque. Ex porque a laranja chama laranja e o limo no chama verde.

6 O desenvolvimento da linguagem tal que a criana esta em condies de ser compreendida pelo adulto.
O processo de aquisio da linguagem dura vrios anos e depende muito do ambiente.

CURIOSIDADE...
muito mais fcil aprender uma segunda lingua na infancia. Os deficiente auditivos tambm tem mais facilidade de aprender a lingua de sinais antes da fase adulta.

CONCLUSO
A aquisio da linguagem certa at os 6 anos, fica comprometida depois dessa idade at a puberdade e rara depois disso. Isso acontece porque ocorrem alteraes no crebro, tais como o declinio da atividade metabolica e do nmero de neuronios.

BIBLIOGRAFIA
http://guiadobebe.uol.com.br/bb2a3/aprendendo_a _falar_desde_cedo.htm http://paginas.terra.com.br/educacao/gentefina/ling uagem.htm http://www.nce.ufrj.br/ginape/publicacoes/trabalho s/RenatoMaterial/aquisicao.htm http://www.filologia.org.br/pereira/textos/odesenvol vimento.htm

You might also like