You are on page 1of 42

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

CENTRO DE CINCIAS EXATAS E TECNOLOGIA NCLEO DE ENGENHARIA MECNICA

Manuteno Industrial Conceitos Bsicos


(Aulas 1 a 3)
Prof. Dr. Wilson Luciano de Souza
10.2

Manuteno Industrial

Plano de Aula
(Aulas 1 a 3)

1. Introduo 2. Evoluo da Manuteno - Histrico 3. Geraes da Evoluo da Manuteno - Interao entre as Fases 4. Conceitos e Objetivos da Manuteno - Paradigmas - Fatores que Motivaram as Mudanas
(24/08/10 Aula 01)
Ncleo de Engenharia Mecnica NMC/CCET/UFS

Introduo

Introduo
Com a globalizao da economia, a busca da qualidade total em servios, produtos e gerenciamento ambiental passou a ser a meta de todas as empresas.
Ciclo da qualidade total: homem/ trabalho/ sociedade

Introduo
O que a manuteno tem a ver com a qualidade total?
Disponibilidade de mquina, aumento da competitividade, aumento da lucratividade, satisfao dos clientes, produtos com defeito zero.

Introduo
Se uma empresa no tiver um bom programa de manuteno, os prejuzos sero inevitveis, pois mquinas com defeitos ou quebradas causaro: diminuio ou interrupo da produo; atrasos nas entregas; perdas financeiras; aumento dos custos; peas com possibilidades de apresentar defeitos de fabricao; insatisfao dos clientes; perda de mercado.

Introduo
Para evitar o colapso da empresa deve, obrigatoriamente, definir um programa de manuteno com mtodos preventivos a fim de obter produtos nas quantidades previamente estabelecidas e com qualidade. Tambm deve incluir, no programa, as ferramentas a serem utilizadas e a previso da vida til de cada elemento das mquinas. Todos esses aspectos mostram a importncia que se deve dar manuteno.

Evoluo da Manuteno (Histrico)


A manuteno, embora despercebida, sempre existiu, mesmo nas pocas mais remotas. Comeou a ser conhecida com o nome de manuteno por volta do sculo XVI na Europa central, juntamente com o surgimento do relgio mecnico, quando surgiram os primeiros tcnicos em montagem e assistncia.

Relgio mecnico medieval

Evoluo da Manuteno (Histrico)


Em 1776 com o aparecimento da Mquina a Vapor se considera o marco inicial da Revoluo Industrial. At ento a produo era do tipo artesanal onde no incluam mquinas no processo de fabricao.

James Watt (1736 - 1819)

Evoluo da Manuteno (Histrico)


Por esta razo consideramos o incio da manuteno nesta mesma data, onde comea a maquinao dos processos de produo. Como as mquinas da poca eram consertadas aps sua quebra a caracterstica da manuteno era do tipo corretiva (correo da falha concreta).

Evoluo da Manuteno (Histrico)


Durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), aparece a Aeronutica Blica. Com esta nota-se a necessidade de garantir a permanncia das aeronaves em vo, j que o aparecimento da falha concreta derrubava os aparelhos. Assim nasce a Manuteno Preventiva, que consiste na realizao de inspees para detectar falhas latentes.

Evoluo da Manuteno (Histrico)


Aps a Primeira Guerra, a aviao comercial refora ainda mais o uso da Manuteno Preventiva. Entretanto a nvel industrial se continua com a prtica da Manuteno Corretiva.

Evoluo da Manuteno (Histrico)


Chega-se a Segunda Grande Guerra e a Aeronutica Blica cumpre o principal papel com aparelhos mais velozes e mais sofisticados tecnologicamente. Isto faz com que a Manuteno Preventiva seja insuficiente, nascendo ento a Manuteno Sistemtica que consiste em trocar componentes no fim de vida til fsica independente do estado ou condio apresentado.

Evoluo da Manuteno (Histrico)


Esta tcnica conseguiu elevar significativamente a confiabilidade, porm a um custo muito elevado, mais na aeronutica a confiabilidade se sobrepe ao custo. No fim da Segunda Guerra, a aeronutica comercial consolida-se como mais uma alternativa de transporte, a confiabilidade das aeronaves o principal fator para convencer ao pblico temeroso desta inovao. A Manuteno Preventiva e Sistemtica se faz com tanto rigor que at os fios condutores eram substitudos por novos aps um limite de horas de vo estabelecido. Com isto praticamente se refaziam as aeronaves.

Evoluo da Manuteno (Histrico)

Evoluo da Manuteno (Histrico)


Na dcada de 50, os custos elevados da manuteno e o grau de sofisticao tecnolgica dos aparelhos cada vez maior, fazem com que aparea a Manuteno preditiva que consiste em detectar falhas latentes atravs da medio e anlise de parmetros caractersticos tais como temperatura, presso, vibrao, etc. A vantagem desta tcnica que alm de aproveitar os componentes at o ltimo instante (on condition), realizando medies peridicas, aumenta a confiabilidade com menor custo.

Evoluo da Manuteno (Histrico)

Evoluo da Manuteno (Histrico)


Pressionadas pela demanda e no pela confiabilidade ou custo que a Indstria convencional se v na necessidade de aumentar a disponibilidade de equipamentos, passando a adotar a Manuteno Preventiva desenvolvida na aeronutica. Na dcada de 60, alm da disponibilidade, a industria comea a ser pressionada pela necessidade da qualidade e reconhecendo na manuteno um dos caminhos necessrios para atingir novas metas de produo, passa a acompanhar as tcnicas de Manuteno da aeronutica incorporando alm da preventiva tambm a sistemtica.

Evoluo da Manuteno (Histrico)


Chega-se at a dcada de 70 e aparecem pelo menos dois fatores que obrigam a industria a desenvolver suas prprias tcnicas de Manuteno: O mercado saturado de ofertas obriga pela primeira vez a industria a se preocupar com o fator custo para enfrentar a concorrncia; O outro a sofisticao tecnolgica dos equipamentos que tornam a tcnica Preventiva insuficiente ou at inadequada, passando a adotar a tcnica de Manuteno Preditiva usada na aeronutica.

Evoluo da Manuteno (Histrico)


At ento, a Industria copia s tcnicas de manuteno da aeronutica; Na dcada de 80 a industria comea a desenvolver uma tecnologia prpria de manuteno. A partir disto interessante verificar que a Manuteno Preditiva d lugar a uma tecnologia prpria de Manuteno.

Evoluo da Manuteno (Histrico)


A Monitorao substitui na Preditiva a necessidade de medir parmetros no local, com equipamento porttil, passando a incorporar aparelhos fixos de medio que tambm informam por sinal sonoro ou luminoso quando o parmetro atinge valores limites predeterminados, ou podem desligar automaticamente o equipamento, para proteg-lo da destruio ou perigos maiores. Exemplos desta monitorao so os pressostatos de leo e termmetro em automveis.

Evoluo da Manuteno (Histrico)


A existncia da monitorao e a popularizao de microprocessadores, evoluem ainda mais a tecnologia de manuteno com o autodiagnostico, que consiste em ligar sensores de sinal instalados no equipamento a microprocessadores programados para analisar o sinal recebido e emitir relatrios ou tomar decises como parar o equipamento, reduzir velocidade ou paralisar uma unidade defeituosa substituindo por outra acoplado em paralelo (Stand By). A sofisticao tecnolgica aumenta a complexidade dos equipamentos (Robtica), obrigando o uso destas tcnicas como nica forma de atender tais equipamentos.

Geraes da Evoluo da Manuteno


A evoluo da manuteno pode ser dividida em trs geraes: Primeira Gerao (1930-1940): Perodo antes da Segunda Guerra Mundial, onde a indstria era pouco mecanizada, os equipamentos eram mais simples e, na sua grande maioria, superdimensionados. A produtividade no era prioridade. Existia s a manuteno corretiva, que consistia em servios de limpezas, lubrificao e reparos aps quebra.

Geraes da Evoluo da Manuteno


Segunda Gerao (1940-1970): Maior demanda por todo tipo de produtos com diminuio de mo-de-obra. Comeou a evidenciar-se a necessidade de maior disponibilidade, bem como maior confiabilidade, na busca de aumentar a produtividade. As falhas de equipamentos deveriam ser evitadas. Com isso nasceu a manuteno preventiva sistemtica, que consistia em interrupes com intervalos fixos. Houve um aumento do custo de manuteno com relao aos custos operacionais e, com isso nasceu tambm os chamados Sistemas de Planejamento e Controle de Manuteno.

Geraes da Evoluo da Manuteno


Terceira Gerao (aps 1970): Acelerao do processo de mudana. Paralisao da produo, com aumento de custos dos produtos e exigncia da qualidade. Crescimento da automao indicam que falhas mais freqentes afetam a capacidade de se manter padres de qualidade nos padres de servios e produtos. Tornaram-se mais visveis s conseqncias de falhas na segurana e no meio ambiente. Refora-se o conceito de manuteno preventiva condicional, ou seja manuteno preditiva. Tornou-se mais evidente a interao entre as Fases Projeto, Fabricao, Instalao e Manuteno.

Interao entre as Fases


PROJETO + FABRICAO + INSTALAO + MANUTENO

DISPONIBILIDADE / CONFIABILIDADE

Evoluo da Manuteno (Resumo)


1a Gerao 1930 - 1940 2a Gerao 1940 - 1970 3a Gerao Aps 1970 Maior Disponibilidade Maior Confiabilidade Melhor Custo-Benefcio Melhor Qualidade de Produtos Preservao do Meio Ambiente Monitorao de Condies Projetos com Confiabilidades Projetos com Manutenibilidade Anlise de Risco Computadores Modernos Software Potentes Anlise de Falhas Grupos Multidisciplinares Aumento da Expectativa em Relao Manuteno

Conserto aps a falha

Disponibilidade Crescente Maior Vida til das Mquinas

Mudanas nas Tcnicas de Manuteno

Conserto aps a falha

Computadores Grandes Computadores Lentos Planejamento Manual Controle de Trabalho Manual Monitorao por Tempo

Evoluo da Manuteno (Resumo)

Evoluo da Manuteno (Resumo)

Conceitos e Objetivos da Manuteno


Podemos entender a manuteno como o conjunto de cuidados tcnicos indispensveis ao funcionamento regular e permanente de mquinas, equipamentos, ferramentas e instalaes. Esses cuidados envolvem a conservao, a adequao, a restaurao, a substituio e a preveno, com a finalidade de conservar sua condio funcional dentro de padres prescritos.

Conceitos e Objetivos da Manuteno


A manuteno se reflete na: Disponibilidade da mquina em trabalhar aumento da competitividade; aumento da lucratividade; satisfao dos clientes; produtos com defeito zero.

Localizao do Departamento de Manuteno no Orgonograma da Empresa


Gerncia Industrial

Engenharia de Produto

Engenharia de Processo

Engenharia de Produo

Engenharia de Manuteno

Setores

Setores

Setores

Secretaria Projetos

Manuteno Mecnica

Manuteno Eltrica

Manuteno Predial

Setores

Setores

Setores

Conceitos e Objetivos da Manuteno

Conceitos e Objetivos da Manuteno


Por exemplo, quando mantemos as engrenagens lubrificadas, estamos conservando-as. Se estivermos retificando uma mesa de desempeno, estaremos restaurando-a. Se estivermos trocando o plugue de um cabo eltrico, estaremos substituindo-o.

Conceitos e Objetivos da Manuteno


Os servios de rotina constam de inspeo e verificao das condies tcnicas das unidades das mquinas. Exemplos: A deteco e a identificao de pequenos defeitos dos elementos das mquinas, a verificao dos sistemas de lubrificao.

Conceitos e Objetivos da Manuteno


Os servios peridicos de manuteno consistem de vrios procedimentos que visam manter a mquina e equipamentos em perfeito estado de funcionamento. Exemplos: monitorar as partes da mquina sujeitas a maiores desgastes; ajustar ou trocar componentes em perodos predeterminados; exame dos componentes antes do trmino de suas garantias; replanejar, se necessrio, o programa de preveno; testar os componentes eltricos etc.

Conceitos e Objetivos da Manuteno


De modo geral, a manuteno em uma empresa tem como objetivos: manter equipamentos e mquinas em condies de pleno funcionamento para garantir a produo normal e a qualidade dos produtos; prevenir provveis falhas ou quebras dos elementos das mquinas. Alcanar esses objetivos requer manuteno diria em servios de rotina e de reparos peridicos programados.

Conceitos e Objetivos da Manuteno


A manuteno ideal de uma mquina a que permite alta disponibilidade para a produo durante todo o tempo em que ela estiver em servio e a um custo adequado.

Conceitos e Objetivos da Manuteno


Manter portanto efetuar as operaes que possibilitem conservar o potencial do equipamento ou sistema, para garantir a continuidade e a qualidade da produo Manter Estado de estabilidade. Manter Bem Assegurar as operaes a um custo global timo.

Paradigmas
Anterior - O homem de manuteno sente-se bem quando executa um bom reparo. Atual - O homem de manuteno sente-se bem quando no tem que fazer reparo porque conseguiu evitar todas as quebras no planejadas.

Fatores que Motivaram as Mudanas


Aumento, bastante rpido, do nmero e diversidade dos itens fsicos (instalaes, equipamentos e edificaes) que tm que ser mantidos; Projetos mais complexos; Novas tcnicas de manuteno; Novos enfoques sobre a organizao da manuteno e suas responsabilidades.

Manuteno Industrial
(Aulas 1 a 3)

FIM
Ncleo de Engenharia Mecnica NMC/CCET/UFS

You might also like