You are on page 1of 15

MOTEIRO LOBATO: A UNIO ENTRE LITERATURA E GRAMTICA EM EMLIA NO PAS DA GRAMTICA

Acadmica: Djovana de Souza


Orientadora: Maria Cndida Pereira Melo

1 MONTEITO LOBATO: O INVENTOR DE HISTRIAS


Ontem errei na prova oral de Portugus e fiz uma prova boa. Todos que viram disseram que e eu tinha tirado plenamente, mas quando fui ver eu estava inabilitado. Creio que engano... A minha prova escrita foi boa e a oral tambm. Eu vi na prova escrita uns seis rapazes que no sabiam nada, que me perguntavam tudo, que colavam... serem aprovados. Na oral vi rapazes que diziam que pouqussimo era advrbio; fortes no sabiam o que era, sarem aprovados. E eu que respondi tudo sa inabilitado. (LOBATO, 1970 apud LAJOLO, 2008, p.15-6).

2 LITERATURA E LITERATURA INFANTIL

2.1 UMA BREVE HISTRIA DA LITERATURA INFANTIL;


Segundo Zilberman (1985, p.13):

Esta faixa etria no era percebida como um tempo diferente nem o mundo da criana como um espao separado. Pequenos e grandes compartilhavam dos mesmos eventos, porm nenhum lao amoroso especial
os aproximava

2.2 LOBATO E A LITERATURA


No fundo no sou literato, sou pintor. Nasci pintor, mas como nunca peguei nos pincis a srio, arranjei, sem nenhuma premeditao, este derivativo de literatura, e nada mais tenho feito seno pintar com palavras. Monteiro Lobato Carta a Godofredo Rangel, Areias, 6/7/1909.

2.3 LOBATO E A LITERATURA INFANTIL


Por ele a criana criar gosto pela leitura, sentir que o livro no apenas um instrumento de disciplina, mas um campo maravilhoso para expanso de um mundo interior, reprimindo ou apenas pressentindo. um livro que estimula a vida,que fecunda a imaginao, que desperta a Curiosidade.(ATADE,1921)

3 VISO DE LOBATO SOBRE A GRAMTICA

3.1 LOBATO E A GRAMTICA 3.2 A GRAMTICA NA SALA DE AULA: GRAMTICA NORMATIVA; GRAMTICA DESCRITIVA; GRAMTICA INTERNALIZADA; GRAMTICA HISTRICA;

4 UM PASSEIO PELO PAS DA GRAMTICA


* Para Lobato o ensino de portugus no Brasil apenas se detm ao ato de: "Decorar uma poro de definies que ningum entende e que "os gramticos mexem e remexem com as palavras da lngua e estudam o comportamento delas, xingam-nas de nomes rebarbativos, mas no podem alter-las. Quem altera as palavras, e as faz e desfaz, e esquece umas e inventa novas, o dono da lngua o Povo" (LOBATO, 1994, p.07).

-Que zumbido ser esse? Indagou a menina. Parece que andam voando por aqui milhes de vespas invisveis. - que j entramos em terras do Pas da Gramtica- explicou o rinoceronte. Estes zumbidos so os sons orais, que voam soltos no espao. -No comece a falar difcil que ns ficamos na mesma - observou Emlia.- Sons orais, que pedantismo esse?

PORTUGLIA Era uma cidade como todas as outras. A gente importante morava no centro e a gente de baixa condio, ou decrpita, morava nos subrbios. (LOBATO, 2009, p.21) BAIRRO DO ARCADISMO -Essas coitadas so bananeiras que j deram cacho- explicou quindim. Ningum as usa mais, salvo por fantasia e de longe em longe. Esto morrendo. Os gramticos classificam essas palavras de arcadismos. Arcaico quer dizer coisa velha, caduca. (2009, p.21-22)

ACENTO TNICO
- Isso mesmo. Mas os senhores gramticos so uns sujeitos amigos de nomenclaturas rebarbativas, dessas que deixam as crianas velhas antes do tempo. Por isso dividem as palavras em OXITONAS, PAROXITONAS e PROPAROXITONAS, conforme trazem o Acento Tnico na ltima, na penltima ou na antepenltima. - Nossa Senhora! Que luxo asitico! exclamou Emlia. Bastava dizer que o tal acento cai na ltima, na penltima ou na antepenltima. Dava na mesma e no enchia a cabea da gente de tantos nomes feios. Proparoxtona! S mesmo dando com um gato morto em cima at o rinoceronte miar (LOABATO, 2009 p.20)

UMA NOVA INTERJEIO


- Mas ento o povo, isto , os ignorantes ou incultos, influi assim na lngua? disse Pedrinho. - Os incultos influram e ainda influem muitssimo na lngua- respondeu a velha. os incultos formam a grande maioria, e as mudanas que a maioria faz na lngua acabam ficando. - Engraado! Est ai uma coisa que nunca imaginei... - fcil compreender isso observou a velha. - As pessoas cultas aprendem com professores e, como aprendem, repetem certo as palavras. Mas os incultos aprendem o pouco que sabem com outros incultos, e s aprendem mais ou menos, de modo que no s repetem os erros aprendidos como perpetram erros novos, que por sua vez passam a ser repetidos adiante. Por fim h tanta gente a cometer o mesmo erro que o erro vira USO, e, portanto deixa de ser erro. O que ns hoje chamamos certo j foi erro em outros tempos. Assim a vida, meus caros meninos.

GRIAS
C- Que moleca essa? - perguntou a menina. - So as palavras da Gria, criadas e empregadas por malandros ou gatunos, ou ento por homens de um mesmo ofcio. A especialidade delas que s os malandros ou os tais homens do

mesmo oficio as entendem.


ELITE

-ELITE tem licena de morar no centro da cidade? perguntou


o menino. - No tinha, mas hoje tem. J est praticamente naturalizada. Durante muito tempo, entretanto, s podia aparecer por l de metida entre Aspas ou em Grifo.

A fora de Emlia no Pas da Gramtica, portanto, no est tanto nos contedos gramaticais, que sempre se pode atualizar; mas no faz-de-conta, com que o autor elogiou a gramtica ao pirlimpimpimente neg-la. Em suas fantasias mais peraltas, Monteiro Lobato torneou seu stio das delicias de brincar, como algum que, distrado, joga a frmula fora e parte para a prxima aventura. (PEREIRA Jr. 2008)

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BARBOSA, Alaor. O ficcionista Monteiro Lobato. Editora Brasil,1996 COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: teoria, anlise, didtica. So Paulo: Moderna, 2000. AZEVEDO, Carmen Lcia de. Furaco .Editora Senac,1998. SANDRONI, Regina. Memrias de Lobato. So Paulo: Martins Fontes, 2002. BAGNO, Marcos. Dramtica da lngua portuguesa. Tradio gramatical, mdia & excluso social. So Paulo: Edies Loyola. 2000. BAGNO, Marcos. Portugus ou brasileiro? Um convite pesquisa. So Paulo:Parbola, 2001. BAGNO, Marcos; Stubbs, Michael. Gagn, Gilles. Lngua materna: letramento, variao e ensino. So Paulo, Parbola, 2002. BAGNO, Marcos. A lngua de Eullia: novela sociolingstica. So Paulo, Contexto, 2006. ZILBERMAN, Regina. A Literatura Infantil na Escola. So Paulo: Global, 1995. LOBATO. Monteiro. Emlia no Pas da Gramtica. So Paulo: Globo, 2009. LOBATO. Monteiro. Reinaes de Narizinho. So Paulo: Brasiliense, 1947. BARBOSA, Alaor. O ficcionista Monteiro Lobato. Editora Brasil,1996.

ANTUNES, I. Muito alm da gramtica: por um ensino de lnguas sem pedras no caminho. So Paulo: Parbola, 2007. Cereja, William Roberto, Tereza Cochar Magalhes. Literatura brasileira: ensino mdio, 2. ed. reform. So Paulo:Atual, 2000. LAJOLO, Marisa; ZILBERMAM, Regina. Literatura Infantil Brasileira. So Paulo:tica, 1985. LAJOLO, Marisa. O que Literatura. So Paulo:Brasiliense, 1986. PERINI, Mrio A. Gramtica descritiva do portugus. So Paulo: tica, 2001. CAGNETI, Sueli Souza. Livro que te quero livro. Rio de Janeiro: Nodica, 1996. BECHARA, Evanildo. Moderna Gramtica Portuguesa. 37 edio. rev. e amp. Rio de Janeiro: Lucerna, 2000. PEREIRA JUNIOR, Luiz Costa. A gramtica de Emlia. Disponivel em: < lobato.globo.com>. Acessado em 17/02/2012.

You might also like