You are on page 1of 30

LOGSTICA

Armazenagem de materiais

Armazenagem de Materiais

LOGSTICA DE ARMAZENAGEM
a atividade que compreende o planejamento, coordenao, controle e desenvolvimento das operaes destinadas a abrigar, manter adequadamente estocado e em condies de uso, bem como expedir no momento oportuno os materiais necessrios empresa.

Objetivos da Armazenagem:
Maximizar o uso dos espaos; Facilitar o acesso aos itens do Depsito; Proteger e abrigar os materiais; Facilitar a movimentao interna do Depsito; Maximizar a utilizao de mo - de - obra e equipamentos.

Logstica

Armazenagem de Materiais

LOGSTICA DE ARMAZENAGEM
VANTAGENS
Diminui os Custos com Transportes; Aproxima a empresa de seus clientes e fornecedores; Agiliza o processo de entrega; Compensa defasagens de produo.

DESVANTAGENS
Imobilizao de capital; Envelhecimento das mercadorias; Aumento dos Custos com movimentao; Necessidade de mais controles e gerenciamento;

Logstica

Armazenagem de Materiais
Tipos de Depsitos:
De acordo com a propriedade: Prprios; Alugados; Terceirizados. Tipo de produto armazenado: Armazm de commodities: Madeira, algodo, tabaco e cereais; Armazm para granel: Produtos lquidos, petrleo, xaropes, etc; Armazns frigorificados: Produtos perecveis, frutas, comida congelada, etc; Armazns para utilidades domsticas e mobilirio: Produtos domsticos e mobilirio; Armazns de mercadorias em geral: Produtos diversos.

Logstica

Armazenagem de Materiais

Localizao de Fbricas e Depsitos:


Objetivo de Localizao: Minimizar os Custos de uma Rede Logstica definindo as posies mais racionais para as edificaes, baseada numa previso de demanda e um Nvel de Servio estabelecido.

Processo de Anlise:
Previso de demanda Localizao dos Clientes Taxas de Produo Custos com Transportes

Limitao de capacidade Possveis ligaes Anlise Localizao das Fbricas Localizao dos CDs Quem fornecer Abrangncia dos CDs

Quantos CDs Produtos distribudos

Logstica

Armazenagem de Materiais
Dimensionamento do Espao Fsico:
Metodologia que define as dimenses necessrias s instalaes de armazenamento, bem como a quantidade de materiais disponveis.
ESPAO PRPRIO OU ALUGADO

O espao fsico deve atender ao mximo de estoque em uma temporada PARTE NUM ESPAO PRPRIO OU ALUGADO E PARTE NUM ESPAO TERCEIRIZADO Combinar de forma tal que se utilize os espaos de terceiros nos picos de armazenagem. ESPAO TERCEIRIZADO

No h necessidade de dimensionamento do espao fsico.


Logstica

Armazenagem de Materiais

Definio do Layout do Depsito:


Um bom Layout aumenta o grau de acessibilidade ao material, facilita o fluxo de materiais, diminuem os locais de reas obstrudas, aumenta a eficincia da mo-de-obra, a segurana do pessoal e do armazm.

a) Definir a localizao de todos os obstculos; b) Localizar as reas de recebimento e expedio; c) Localizar as reas primrias e secundrias de separao de pedidos e estocagem; d) Definir o sistema de localizao do estoque;

Logstica

Armazenagem de Materiais
Tipos de instalaes:

- Armazm: edificao com piso, cobertura, paredes frontais e laterais;

- Galpo: Edificao com piso, cobertura e, quando necessrio, cercos frontais e laterais;
- Ptio: rea coberta, com piso drenado, compactado e, quando necessrio, pavimentado e provido de limitaes frontais e laterais;

Logstica

Armazenagem de Materiais

Caracterizao das reas de Instalaes:


- rea da Administrao: - rea de Movimentao ou Servio; - rea de Estocagem; - rea de Circulao Principal; - rea de Circulao Secundria; - Corredores de Acesso; - rea de Segurana;

Logstica

Armazenagem de Materiais
O Manuseio ou Movimentao Interna significa transportar pequenas quantidades de bens por distncias relativamente pequenas. executada dentro de depsitos, fbricas e lojas, assim como no transbordo entre modais de transporte.

Unitizao de Cargas:
Consiste no processo de arranjar vrias unidades menores em outras maiores de forma que constituam uma s unidade com o objetivo de facilitar o manuseio e o transporte. Vantagens: Reduo do tempo de carga e descarga; Otimizao do espao cbico; Reduo do tempo de inventrio; Flexibilidade nas mudanas de arranjo fsico. Tipos de cargas unitizadas: Cargas conteinerizada; Cargas contetorizada; Carga paletizada; Carga auto - utilizada (cintas); Carga Pr - lingada (tubos).
Logstica

Armazenagem de Materiais
Paletizao:
- Palete: Plataforma de apoio e acondicionamento de carga, com dimenses padronizadas com apoio para garfo de empilhadeira ou outro equipamento, podendo ser de plstico, madeira ou metal. - Tipos de Paletes:

SC-01 Palete Padro Abras PBR1 SC-02 Palete Padro Abras PBR2 1.200 x 1.000 mm 1.250 x 1.050 mm

SC-03 4 Entradas Dupla Face - Reversvel

SC-11 2 Entradas - Face Simples


Logstica

Armazenagem de Materiais
Tipos de Movimentao::
A) Manual; B) Mecanizada; C) Automatizada.

Equipamentos de Movimentao:
Empilhadeiras e Pequenos Veculos

Empilhadeira com garfo

Paleteira

Rebocador Eltrico

Empilhadeira Trilateral

Logstica

Armazenagem de Materiais
Transportadores:

Pista transportadora c/ Roletes

Pista transportadora c/ Esteira

Elevadores de Caneca

Outros Equipamentos:

Guinchos de Coluna Prticos Mveis

Logstica

Armazenagem de Materiais

MANUSEIO E ACONDICIONAMENTO DE PRODUTOS


Estruturas de Armazenamento: SISTEMA PORTA PALETE

CARACTERSTICAS: Acesso direto a cada palete armazenado; Possibilidade de retirar qualquer mercadoria sem ter a necessidade de mover ou deslocar as restantes; Controle fcil de estoques, j que cada espao pertence um palete; Adaptabilidade a qualquer tipo de carga, tanto por peso quanto por volume. RECOMENDADO PARA: Empresas que trabalham com grandes quantidades de itens; Produtos com variedade de peso e tamanho.
Logstica

Armazenagem de Materiais
ESTANTE PARA PALETIZAO COMPACTA - DRIVE IN
CARACTERSTICAS: Requer o mnimo de corredores para manobrar; Mxima utilizao do espao disponvel (85%); Ideal para armazenar produtos homogneos, cuja rotao ou acesso direto no seja um fator determinante. RECOMENDADO PARA: Armazns de Consolidao; Empresas que trabalham com produtos bastante padronizados;

Logstica

Armazenagem de Materiais
ESTOQUE DINMICO

CARACTERSTICAS: Os paletes so colocados na parte superior e so deslocados por gravidade; Rotao perfeita do produto (PEPS); Polpa tempo na manipulao dos paletes; Elimina interferncias na preparao dos pedidos, ao contar com corredores de carga e descarga; Possibilita manter um inventrio permanente e controlar saldo; Excelente controle do produto armazenado. RECOMENDADO PARA: Empresas que trabalham com produtos com prazo de validade pequena; Locais onde o espao no seja to importante.

Logstica

Armazenagem de Materiais
ARMAZNS AUTO PORTANTES
CARACTERSTICAS: No necessria a construo de um grande edifcio previamente para instalar um armazm; Evitam - se perdas de espao, visto que o armazm projetado para se ajustar s medidas necessrias; Menos custos de investimento e menos tempo de execuo.

RECOMENDADO PARA: Empresas que precisam estocar em grandes altitudes.

Logstica

Armazenagem de Materiais
ARMAZNS MIDI LOADS
CARACTERSTICAS: Automao Total; O produto vai ao operador; Evita perdas no armazm, visto que um operador manipula somente uma caixa; Maximizao do espao disponvel; Comodidade e facilidade de acesso s caixas.

RECOMENDADO PARA: Empresas que trabalham com pequenos volumes; Produtos no paletizados e colocados em caixa; Empresas que fracionam seus volumes.

Logstica

Armazenagem de Materiais
PORTA PALETE LEVE
CARACTERSTICAS: Armazena produtos leves e pequenos; Proporciona maior agilidade no processo de preparao de encomendas;

RECOMENDADO PARA: Empresas que manuseiam manualmente os produtos.

Logstica

Armazenagem de Materiais MANUSEIO E ACONDICIONAMENTO DE PRODUTOS


SISTEMA FLOW - RACK
CARACTERSTICAS: Ideal para trabalhar o sistema PEPS Comporta o maior nmero de itens na parte frontal das estantes; Diminui o tempo de operao das encomendas; Maximiza os espaos de operao. RECOMENDADO PARA: Empresas que trabalham com produtos com data de validade restrita; Ideal para pequenos volumes; Mercadorias no paletizadas.

Logstica

Armazenagem de Materiais
ESTANTES SIMPLES

CARACTERSTICAS:
Facilita a montagem; Grande capacidade de carga; Estabilidade perfeita; Esttica adaptvel, que lhe permite harmonizar com qualquer ambiente; Combinaes mltiplas e possibilidade de nveis; Adaptabilidade total aos espaos disponveis RECOMENDADO PARA: Empresas que trabalham com itens pequenos e que precisam ser movimentados ligeiramente; Empresas que manuseiem de forma manual; Armazns alugados, onde j existe o espao pr - definido.

Logstica

Armazenagem de Materiais
MEZANINOS METLICOS
CARACTERSTICAS: Multiplica o espao de armazenagem da empresa; Montagem rpida, fcil e limpa; Adaptvel s necessidades concretas de cada cliente, devido grande variedade de medidas, tipos de piso, sistemas de construo, etc. RECOMENDADO PARA: Empresas que precisam aumentar seu espao de estocagem; Situaes onde o investimento em novos locais de armazenagem no compensa o valor do terreno.

Logstica

Armazenagem de Materiais MANUSEIO E ACONDICIONAMENTO DE PRODUTOS


CANTILEVE
CARACTERSTICAS: Ideais para produtos compridos; Possibilidade de regulagem da altura sem problemas; Regulagem autnoma dos braos.

RECOMENDADO PARA: Empresas que trabalham com tubos, barras, perfis, madeira, etc.

Logstica

Armazenagem de Materiais
ARMRIOS MVEIS
CARACTERSTICAS:
Grande aproveitamento do espao; Grande capacidade de adaptao a qualquer espao disponvel; Segurana total dos produtos armazenados, tanto contra intrusos como incndios ou deterioraes; Facilidade de montagem.

RECOMENDADO PARA: Empresas que trabalham produtos pequenos mas com alto valor agregado.

Logstica

Armazenagem de Materiais

Tipos de Armazenamento:
A) Armazenamento por grupo; B) Armazenagem por tamanho, peso e volume; C) Armazenagem por freqncia; D) Armazenagem por local de montagem.

Identificao da Localizao em Estoque: o sistema que visa a correta e eficiente localizao dos materiais dentro do armazm.
A) Codificao de Endereo:

XX.XX.XX.XX.XX.XX
Prdio Rua Fileira Posio Pilha Andar

Logstica

Armazenagem de Materiais
Tipos de Endereamentos:
Sistema de Endereamento Fixo; Sistema de endereamento varivel.

Consideraes para o aumento da eficincia dos armazns:


Diviso do depsito em sees:
Diferenciar produtos espaciais dos demais; Evitar roubos e furtos (pequenos objetos).

Rotatividade do Estoque:
Estoque com baixa rotatividade = Locais de estocagem largos e profundos, com empilhamento alto. Estoque com alta rotatividade = Locais de estocagem com baixa altura e rasos, com empilhamento mnimo.

Sequenciao dos Pedidos:


Sequenciao por produto: apanhar os itens do pedido de acordo com a seqncia do roteiro a ser percorrido no armazm; Coleta por zoneamento: Coletores responsveis por reas especficas; Decomposio do Pedido: Designar os produtos do pedido de acordo com o local de armazenagem.

Logstica

Armazenagem de Materiais

Expedio: o conjunto de operaes relacionadas com a entrega do material pela funo de armazenagem aos requisitantes usurios, transportadoras ou qualquer outro. A) Tipos de Expedio: Para Usurios: Vendas; Para outras unidades de atendimento: Transferncias; Para terceiros: Devoluo ou emprstimos.

B) Recomendaes Gerais para a Expedio de Produtos: Funo privativa do Armazenamento; Todo processo deve estar respaldado de documentao; A expedio deve ser planejada de modo a facilitar as operaes de armazenagem; Os materiais expedidos devem sempre estar acondicionados e embalados; Atrasos na expedio pode acarretar: - Insatisfao ao requisitante; - Atraso ou paralisao da produo; - Acumulao de materiais na expedio.

Logstica

Armazenagem de Materiais
C) Como aumentar a produtividade na separao de pedidos: Eliminar ou combinar operaes: - Separar e embalar (pick - pack); - Levar o material ao separador; - Separar por agrupamento de pedidos; - Carrinhos / contendores com divisrias para separar um grupo de pedido; - Retirar do estoque de acordo com o nmero de etiquetas auto adesiva; - Separar e dar baixa simultaneamente (carrossel) Localizar produtos populares nos locais mais acessveis. Equilibrar as atividades de entrada e sada: - Evitar congestionamentos na zona de itens A; - Estabelecer horrios diferentes de entrada e sada; - Rotas com fluxos definidos nos corredores. Distribuir itens que saem juntos em uma rea comum: - Formao de kits; - Estabelecer clulas de estocagem / separao

Logstica

Armazenagem de Materiais

Dividir a rea de estoque da separao Agrupar os pedidos na separao para reduzir tempo: - Separao de mltiplos pedidos; Listar itens na seqncia da rota de separao: - Eliminar idas e vindas; - Dividir por zonas de separao; Estabelecer cdigos de identificao e localizao: - Cores nas estanteiras; - Marcao no piso; - Mostradores ao nvel dos olhos; - Caracteres ntidos e simples. Selecione os veculos de movimentao: - Fornecer simplicidade e conforto ao separador; - Evitar abrir caixas; .Selecionar a melhor combinao de estruturas de estocagem com os equipamentos de movimentao.

Logstica

Armazenagem de Materiais

Devolues de Materiais: Incorporar ao estoque ou atribuir um destino mais conveniente aos materiais oriundos de sobra ou desativao na linha de produo ou em outros locais da empresa. 01.Classificao: - Materiais em condies normais de uso; - Materiais sujeitos a recuperao; - Materiais inutilizveis. 02.Triagem: - Para estoque; - Para recuperao; - Para transformao; - Para alienao (inutilidade).

Inventrio: uma contagem fsica de materiais de um determinado grupo ou todos os itens em estoque com as quantidades contabilizadas.

Logstica

You might also like