You are on page 1of 15

1820 e o Triunfo dos Liberais

A Revoluo Francesa

Sc. XVIII

O sistema poltico existente por quase toda a Europa

ABSOLUTISMO
Iluminismo
Por influncia do

Surgiram ideias que defendiam: a igualdade de todos perante a lei; o fim dos privilgios do clero e da nobreza; substituio do absolutismo.

1820 e o Triunfo dos Liberais


14 de Julho de 1789 - A populao de Paris assaltou a Bastilha, smbolo de autoritarismo do rei, e priso para os opositores do regime (Absolutista). D-se assim o incio Revoluo Francesa.

Igualdade de todos os cidados perante a lei.


Direitos do Homem.

Separao dos poderes:


Poder legislativo (Assembleia da Repblica); Poder executivo (Governo); Poder judicial (Tribunais).

Participao dos cidados na vida poltica.


Eleio de representantes.

1820 e o Triunfo dos Liberais


As Invases Napolenicas

Reis Absolutos da Europa Napoleo Bonaparte:


Ocupou o poder em Frana Ambicionava dominar a Europa

Declaram Guerra
Frana

Com a fora das armas ocupou grande parte da Europa

Inglaterra
ops-se ferozmente

1820 e o Triunfo dos Liberais


Decretado o Bloqueio Continental
Consistia - Na exigncia aos pases europeus para fecharem os seus portos aos navios ingleses Objectivo - Desencadear uma grave crise econmica em Inglaterra

-- Asfixia do Comrcio Ingls -Portugal no acatou as exigncias

Consequncias: Portugal invadido trs vezes pelos franceses; Famlia Real ausentou-se para o Brasil; Recorrncia ao apoio ingls; A opinio pblica portuguesa dividiu-se.

1820 e o Triunfo dos Liberais


A Independncia do Brasil
A presena do Rei no Brasil Abertura dos portos brasileiros ao comrcio com outros pases Rio de Janeiro como capital do reino Elevao do Brasil categoria de reino

Passos no caminho da independncia


O povo escolhe a forma de governo No escolhe a forma de governo!

Ser correcto?

1820 e o Triunfo dos Liberais


D. Pedro, filho de D. Joo VI lidera a Independncia A burguesia brasileira sente que tem condies econmicas para viver sem Portugal Os pases liberais pressionam Portugal a aceitar a independncia 7 Setembro de 1822

Brasil
Declara-se Independente

1825 Portugal aceita a Independncia

1820 e o Triunfo dos Liberais


A Luta entre Liberais e Absolutistas
1. Perodo Liberal (1820 1823)

Constituio de 1822
No foi possvel pr de acordo todos os grupos sociais e profissionais

Interesses Divididos

1820 e o Triunfo dos Liberais


Absolutistas
Nobreza e Clero

Liberais
Burgueses comerciantes proprietrios juzes mdicos advogados

Apoios
Rainha D. Carlota Joaquina e seu filho mais novo

(D. Miguel) Defendiam


Reposio da Monarquia Absoluta

Defendiam
Monarquia Liberal ou Constitucional

1820 e o Triunfo dos Liberais


Entre 1823 1834
O poder foi alternando entre os grupos
1823
1826

Golpe da Vilafrancada Perodo Absolutista Perseguies Polticas


Aps a morte de D. Joo VI Sucessor (deveria ser D. Pedro) Abdica em favor de sua Filha D. Maria da Glria Substituio da Constituio de 1822 por Uma Carta Constitucional D. Miguel coloca em causa o poder liberal Faz-se aclamar Reis Absoluto Retoma as perseguies aos liberais (emigram em grande nmero)

1828

1831

D. Pedro abandona o Brasil e junta-se aos exilados polticos Ilha Terceira Consegue apoio no estrangeiro
As tropas liberais desembarcam em Pampelido e Mindelo

1832

1820 e o Triunfo dos Liberais


Guerra Civil
D. Miguel foi derrotado nas batalhas de:

Asseisseira Almoster

Vitria Liberal

1820 e o Triunfo dos Liberais


Conveno voramonte
Estabilidade para se fazerem grandes reformas Econmicas Sociais Educativas Jurdicas

1820 e o Triunfo dos Liberais


rvore Genealgica

Constituio de 1822 (adaptao)


"Dom Joo por Graa de Deus e pela Constituio da Monarquia Rei do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, Daqum e Dalm-Mar em frica e Senhor da Guin fao saber a todos os meus sbditos que as Cortes Gerais Extraordinrias e Constituintes decretaram e eu aceitarei, e jurei a seguinte Constituio Poltica da Monarquia Portuguesa () Art. 1 - A Constituio Poltica da Nao Portuguesa tem por objectivo manter a liberdade, segurana e propriedade de todos os portugueses () Art. 9 - A lei igual para todos () Art. 30 - Estes poderes so legislativo, executivo e judicial. Cada um destes poderes de tal modo independente que um no pode arrogar a si a atribuio do outro () Art. 104 - A lei a vontade dos cidados declarada pelos seus representantes juntos em Cortes () Art. 122 - A autoridade do Rei consiste geralmente em fazer executar as leis () Art. 176 - O poder judicial pertence exclusivamente aos juzes. Nem as Cortes nem o Rei o podero exercitar em caso algum ()"

Carta Constitucional de 1826 (adaptao)


"Art. 1 - O reino de Portugal a associao de todos os cidados portugueses. Eles formam uma nao livre e independente () Art. 4 - O seu governo monrquico, hereditrio e representativo () Art. 11 - Os poderes polticos reconhecidos pela Constituio do Reino de Portugal so quatro: o poder legislativo, o poder moderador, o poder executivo e o poder judicial. Art. 12 - Os representantes da Nao Portuguesa so o Rei e as Cortes Gerais. Art. 13 - O poder legislativo compete s Cortes com a sano do Rei () Art. 17 - O poder moderador a chave de toda a organizao poltica e compete privativamente ao Rei, como chefe supremo da Nao, para que vele sobre a independncia, equilbrio e harmonia dos demais poderes polticos () Art. 75 - O Rei o chefe do poder executivo e o exercita pelos seus Ministros de Estado () Art. 118 - O poder judicial independente e ser composto de juzes e jurados ()"

Proclamao de D. Miguel, Vila Franca, em 27 de Maio de 1823 (adaptao)


"Portugueses: tempo de quebrar o frreo jugo em que vivemos () A fora dos males nacionais, j sem limites, no me deixa escolha () Em lugar dos primitivos direitos nacionais que vos prometeram recuperar em 24 de Agosto de 1820, deram-vos a sua runa e o Rei reduzido a um mero fantasma; () a nobreza () qual deveis a vossa glria nas terras de frica e nos mares da sia, reduzida ao abatimento e despojada do brilho que outrora obtivera do reconhecimento real; a religio e os seus ministros, objecto de mofa e de escrnio () Acho-me no meio de valentes e briosos portugueses, decididos como eu a morrer ou a restituir a Sua Majestade a sua liberdade e autoridade () No hesiteis, eclesisticos e cidados de todas as classes, vinde auxiliar a causa da religio, da realeza e de vs todos e juremos no tornar a real mo, seno depois de Sua Majestade ser restitudo sua autoridade."

You might also like