You are on page 1of 17

FUNDAO DE ENSINO SUPERIOR DE CLEVELNDIA - FESC CLEVELNDIA PARAN CNPJ 04.205.

5.727/0001-66 Rua Coronel Manoel Ferreira Bello, 270 Centro CEP:85530-000 Fone: (46)3252-3399 E-mail: fesc@fescpr.edu.br

O Compromisso Social do Professor

O Compromisso Social do Professor

Acadmicos: Mateus. M. Lempek


Neuza Guedes

Objetivo da educao
A educao tem uma inteno (formar determinado tipo de homem) e uma finalidade (contribuir para reproduo ou transformao da realidade).

Compromisso social e tico dos professores


Trabalho docente exerccio profissional do professor. Atividade fundamentalmente social por contribuir com a

formao cultural e cientfica das pessoas.

Compromisso social e tico dos professores


O compromisso social expresso na competncia:
Terica domnio do assunto/rea Tcnica saber fazer Poltica tomada de posio frente aos interesses

sociais em jogo na sociedade

O Compromisso Social do Professor


Historicidades e sua vinculao .
As instituies pedaggicas so antes de mais nada

instituies sociais; Quando o sistema pedaggico muda por que a prpria sociedade mudou e por que mudaram as relaes de poder entre seus membros.

Perspectivas educacionais

Perspectiva Clssica
Enfatiza o domnio do professor, o ensino em sala

de aula e a nfase nos tpicos a serem ensinados. V os alunos como instrumentos passivos, capazes de aprender e aceitar orientaes, mas muito imaturos para iniciar qualquer atividade significativa. Antiguidade Greco Romana .

A Perspectiva do Humanista
constitui uma relao a rigidez da escola clssica.
centraliza-se no aluno, assim sua preocupao bsica

torna-se a de adaptar o currculo ao aluno.


As bases desta orientao podem ser apontadas nas

obras de pensadores como, Comenius, Locke, e Rousseau, E de educadores como Pastalozzi e Froebel, Maria Montessori .

A Perspectiva Moderna
Procura unir a nfase do contedo sistemtico da

viso clssica com carter libertrio da escola humanista. Constitui de Certa forma uma amalgama dos pontos de vista clssico e humanista. John Dewey criticava a rigidez curricular da escola Clssica e no via conflito inerente entre o contedo da matria e o interesse dos alunos.

Antes propunha uma sntese entre experincias

anteriores da espcie humana e as experincias atuais da criana para ele a escola deveria harmonizar as necessidades individuais de cada criana com os valores coletivos e as prioridades da sociedade.

As perspectivas em contraste
Perspectiva Clssica
*Adaptao dos alunos saos objetivos da escola. *Certeza *Autocracia *Disciplina *Reproduo *Orientao para Contedo *nfase no ensino

Perspectiva Humanista
*Adaptao da escola as necessidades dos *alunos. *Duvida *Cooperao *Laissez Faire *Liberdade *Descoberta *Orientao para o mtodo *nfase na aprendizagem

Perspectiva Moderna
*Harmonizao entre necessidade dos alunos e necessidades sociais. *Probabilidade de Crescimento *Crescimento *Participao *Responsabilidade *Criatividade *Orientao para resoluo de Problemas

ENSINO E APRENDIZAGEM
Uma questo de nfase, ou seja, opo que o professor faz pelo ensino que ministra ao aluno ou pela aprendizagem que o aluno adquire.

Ensino:

instruo, orientao, comunicao transmisso de conhecimentos, que indica professor como elemento principal.

e o

Aprendizagem: descoberta, apreenso, modificao

de comportamento e aquisio de conhecimento, que refere-se diretamente ao aluno.

A nfase do ensino: Professores especialista

em

uma

determinada

matria; Empenho no ato de ensinar; vem como fornecedores de informao; Acreditam que se o professor ensinou o aluno aprendeu, o aluno demonstra a receptividade e a assimilao correta por meio de tarefa, prova.

A narrao, de que o educador o sujeito, conduz

os educandos memorizao mecnica do contedo narrado. A narrao os transforma em vasilhas, em recipientes a serem enchido pelo educador. Quanto mais v enchendo os recipientes com seus depsitos, tanto melhor para o educador ser. Quanto mais se deixarem encher tanto melhores educandos sero. (Freire, 1985, p.66)

A nfase na aprendizagem: Educadores progressistas, preocupados com uma educao para a mudana; Os humanistas; no aluno que esto centradas as atividades educacionais, em sua aptides, expectativas e interesses; O papel principal do professor deixa de ser ensinar e passa a ser o de ajudar o aluno a aprender;

...A julgar pelas redaes que analisei, qualquer

pessoa poderia ser professor de qualquer disciplina, j que os contedos no contam e a aprendizagem acontece automaticamente num relacionamento de amizade, de amor entre professor e aluno. Os canditados revelam acreditar tanto no relacionamento, valorizam tanto o amor, a amizade, que parece no mais fazer sentido a afirmao de que para lecionar uma disciplina, e preciso t-la estudado, caminhar de mos dadas... (Almeida, 1986, p 145)

A medida que os professores desprezam a tarefa de

ensinar, nada mais fazem que o jogo das classes dominantes, que interioriza o principio de que ningum ensina nada a ningum, assim a escola se desobriga do preparo do cidado, e todo o fracasso passariam a ser creditados individualmente s pessoas.

You might also like