You are on page 1of 10

CUSTEIO POR PROCESSOS

Sistemas de Acumulao de Custos


Consistem na forma como os custos so acumulados e apropriados aos produtos Referem-se aos mecanismos utilizados nas sucessivas transferncias de valores aos produtos Sistemas bsicos:

Custeio por Processos - homogeneidade Custeio por Ordem de Produo - encomenda


Profa. Leonice Oliveira

Por Ordem x Por Processo


Caracterstica Analisada Desenvolvimento do produto Contratao do fornecimento Produo Dimenso da produo Mercado Vendas Produto Necessidade do produto Local de produo Estoque de matria prima Estoque de produtos Prazos de produo Produo por Ordem Especfica Especificao do cliente Seleo subjetiva (concorrncia) Limitada pelo cliente Nmero de peas contratadas Poucos compradores Procura do cliente Sob medida Especfica do cliente Na fbrica ou no campo Temporrio e especfico Indesejvel
Profa. Leonice ou longos Geralmente, mdiosOliveira

Produo por Processo

Especificao do fabricante Seleo objetiva (amostra) Planejada pelo fabricante Nmero de peas do perodo Muitos compradores Procura do cliente ou oferta do fabricante Seriado Global do mercado Na fbrica Permanente, geral para vrios produtos Necessrio Geralmente, curtos

Por Ordem x Por Processo


Caracterstica Analisada Acumulao dos custos Apurao dos custos unitrios Requisio de materiais Produo por Ordem Especfica MAT, MOD e CIF por ordem de produo Custo especfico por ordem de produo ou lote de produtos Indica-se o nmero de ordem de produo Produo por Processo Por departamento e, em seguida, aos produtos Custo mdio por unidade produzida no perodo Indica-se o departamento e/ou cdigo do produto Incio e trmino do perodo contbil Compara custo mdio em diferentes perodos para conhecer as causas das variaes Padro ou real

Incio e trmino da Perodo de apurao produo ou abertura e dos custos finais fechamento da ordem de produo Custo unitrio Subsdio para preos em atividades futuras

Forma de custeamento Racionalizao no tempo

Predeterminada ou real

Menor

Profa. Leonice Oliveira

Maior

Custos por Processo


Os custos so inicialmente classificados por tipo de gasto (natureza contbil) e depois compilados por processos especficos. Posteriormente, todos os custos so distribudos s unidades produzidas, por meio dos processos especficos. Deve procurar refletir todo o processo fsico da produo, criando centros de custos. Os nmeros so posteriormente transferidos de um centro para o seguinte, do mesmo modo como a produo transfere o produto fisicamente para outra fase. O estoque de produtos em processo igual a soma dos vrios processos produtivos.

Profa. Leonice Oliveira

Produo Equivalente

No controle de custos por processos, uma tarefa rotineira consiste na avaliao dos estoques dos produtos que continuam em processo, j tendo sido parcialmente manufaturada e recebida parte dos gastos associados a materiais diretos, mo-deobra direta ou custos indiretos de fabricao.
Profa. Leonice Oliveira

Produo Equivalente

Nessas situaes, torna-se necessrio estimar o percentual de completude dos itens em processo e, com base nesse percentual, pode-se determinar a produo equivalente.

Profa. Leonice Oliveira

Exemplo 1

No incio de maio/2001, os estoques iniciais de produtos em processo e produtos elaborados da Fbrica X eram nulos. Neste ms, o setor de produo incorporou no processo produtivo $50.000,00 em materiais, $60.000,00 com MOD e $80.000,00 em CIFs. Ao longo do ms foram completadas e transferidas para o estoque de produtos acabados 3.000 unidades. Permaneceram em produo 4.000 unidades, completadas em cerca de 50% no que tange ao emprego de todos os custos. Estime o custo de cada produto fabricado e o valor dos estoques ao final do ms.
Profa. Leonice Oliveira

Produo Equivalente

Quando os estgios de elaborao dos produtos em processo diferem quanto utilizao dos insumos, isto , quando os percentuais de utilizao de materiais diretos, MOD e CIF so diferentes, a ponderao e o clculo da produo equivalente devem ser feitos individualmente para cada insumo.
Profa. Leonice Oliveira

Exemplo 2

Se, no exemplo anterior, a produo em andamento das 4.000 unidades estivessem completas em cerca de 80% do uso de materiais diretos, 40% em relao ao emprego de MOD e 60% em relao aos CIFs, qual seria os valores dos estoques?

Profa. Leonice Oliveira

You might also like