You are on page 1of 31

Procedimentos e Tcnicas do Tiro com Arco

Equipamento O ARCO, a FLECHA e o ALVO


No tiro com arco moderno so utilizados principalmente dois tipos de arco: o recurvo e o composto. H tambm uma enorme variedade de arcos de origens tnicas, entre os quais inclui-se o longbow. So frequentemente feitos mo, com materiais no industrializados e contam com competies especficas.

Equipamento O ARCO COMPOSTO


O arco Recurvo, parecido com aqueles antigos arcos longos, conhecidos como Longbow, como os que aparecem nos filmes, mas com as extremidades das lminas recurvadas. Tambm chamado Arco Olmpico por ser o nico aceito nas Olimpadas. O arco Composto utiliza um sistema de roldanas e cabos que auxiliam o ato de "puxar" a corda e armazenar energia para disparar a flecha. Muito usado para caa (infelizmente) at os dias atuais.

Equipamento

O ARCO RECURVO

Equipamento O ARCO COMPOSTO

O ARCO

A flecha consiste em uma aste de seo circular, possuindo na extremidade anterior uma ponta perfurante e na extremidade posterior um conjunto de trs aletas estabilizadoras, conhecidas como penas. As penas so fixas lateralmente no corpo da

A Flecha

flecha, enquanto na extremidade propriamente dita


colocada uma pea em forma de "U", conhecida como nock, cuja finalidade prender a flecha na corda do arco. As flechas modernas podem ser feitas de alumnio, madeira, de fibra de carbono com pontas de ao, nock plstico e aletas plsticas ou penas naturais

de ganso

FLECHAS
Pontas de ao

nockes

Pena direccional COR DIFERENTE Fica sempre para fora

ALVO ou BASTIDORES
Os alvos so feitos de papel simples ou entretelado, ou de materiais sintticos, como o Tyvek. Consiste em um diagrama de anis concntricos graduados de 10 a 6 a partir do centro, identificado pelas cores amarelo (10 e 9 pontos), vermelho (8 e 7) e azul (6 pontos). Nos torneios outdoor, o alvo complementado com anis no valor de 5 a 1, nas cores azul(5), preto (4 e 3) e branco (2 e 1). Quem manda uma flecha bem no meio, no nmero 10, "acerta na mosca", como popularmente chamado o ponto central do alvo identificado com um sinal de +.

A contagem de pontos ser feita do centro para a borda do seguinte modo:

Amarelo - 10+ , 10 e 9; Vermelho - 8 e 7; Azul - 6 e 5; Preto - 4 e 3; Branco - 2 e 1.

ALVO ou BASTIDORES
O alvo: Est dividido em 10 zonas pontuveis, desde a zona mais externa que vale 1 ponto, at zona mais interna que vale 10. Estas 10 zonas esto agrupadas 2 a 2 em 5 cores diferentes: Branco1-2; Preto 3-4; Azul 5-6; Vermelho 7-8; Amarelo 9-10.

O tamanho do alvo obedece padres internacionais de tamanho de acordo com a distncia em que as flechas so atiradas. No incio da aprendizagem os alvos so colocados a cinco ou dez metros de distncia.
Com o tempo, o atleta comea a treinar com distncias maiores, at chegar aos dezoito metros, medida padro das competies em ambientes fechados (indoor). Em competies indoor cada arqueiro dispara duas sries de trinta flechas, totalizando sessenta flechas em alvos de 20 centmetros de dimetro.

Em torneios ao ar livre, o alvo chega a 122 cm de dimetro para distncias de at 90 metros.

Como atirar ?
1. - Preparao Corporal: Colocao sobre a linha de tiro, com um p de cada lado desta e com a linha dos ombros perpendicular ao alvo. O peso do corpo deve ser repartido sobre os dois ps, procurando uma posio estvel. O afastamento dos ps geralmente largura dos

ombros.

Como atirar ?
2. - Preparao Material: Depois de se ter agarrado na flecha, deve-se colocar sobre a rampa, orientar devidamente a pena guia e encaixar o nock no ponto de nock.

A rampa

Como atirar ?
3. - Colocao da Mo de Corda: Ajustar a mo sobre a corda, colocando o dedo indicador por cima do ponto de nock, o

mdico e anelar por baixo. O encaixe feito na zona da ltima falange dos dedos,
evitando que os dedos apertem o nock da flecha.

Como segurar a flecha:

Como segurar a corda:

Como atirar ?
4. - Colocao da Mo de Corda:
Quase em simultneo, ajusta-se a mo de arco sobre o punho anatmico (zona carnuda na base do polegar).

Como atirar ?
5. - Preparao para a abertura do arco:
A partir deste estado efectua-se uma ligeira tenso para os ltimos ajustes e colocar-se o

olhar sobre o alvo.


A seguir eleva-se o cotovelo do brao de corda mantendo o brao que segura o arco em

extenso.
Finalmente eleva-se simultaneamente o brao de arco (que permite em extenso) e o cotovelo do brao de corda, de forma a que no final a linha se prolongue desde a face at mo de arco.

Como atirar ?
6. - Abertura do arco: Efectua-se a abertura do arco de forma a que no final a corda vem-se colocar debaixo do queixo e em contacto com este. No final desta fase deve-se procurar uma certa estabilidade.

Como esticar e apontar:

Como atirar ?
7. - Largada da corda: Uma vez conseguida a estabilidade frente (mo de arco/brao de arco,/mira +/estvel) e atrs (mo de corda debaixo do queixo/corda em contacto com o centro do

nariz), relaxam-se os 3 dedos que seguram a corda, devendo essa mesma mo deslizar
junto ao pescoo. Aps a largada, deve-se manter uma posio estvel 2 ou 3 segundos. Continuando durante esse tempo a fixar o alvo, de modo a mo perturbar a sada da flecha.

Como retirar a flecha do alvo


A mo esquerda apoia no bastidor e a mo direita roda e puxa simultaneamente a flecha em direo ao corpo.

REGRAS DE SEGURANA
O tiro com arco envolve uma arma e como tal devemos ter alguns cuidados ao utiliz-la:

Deves sempre aquecer antes de iniciar a actividade;


O material utilizado deve estar em boas condies de conservao e adequado s caractersticas de cada um; Nunca se deve brincar com flechas;

REGRAS DE SEGURANA
O tiro com arco envolve uma arma e como tal devemos ter alguns cuidados ao utiliz-

la:
Nunca se deve apontar o arco a ningum, mesmo que no esteja com uma flecha; Antes de iniciar o tiro devemos sempre certificamo-nos de que no est ningum frente da linha de tiro; Devemos caminhar calmamente para os bastidores quando vamos buscar as flechas porque estas esto l espetadas com os nockes antes de tudo certificarmo-nos que no est ningum atrs;

REGRAS DE SEGURANA
O tiro com arco envolve uma arma e como tal devemos ter alguns cuidados ao utiliz-la:

Devemos sempre caminhar com as flechas ao lado do corpo para que em caso de queda no nos aleijarmos; As flechas devem sempre ser entregues com os nockes virados para quem as vai receber.

OUTROS ELEMENTOS DE SEGURANA


A dedeira: Pequena pea feita de camadas de cabedal ou plstico, tem por funo proteger os dedos da mo que puxa a corda.

OUTROS ELEMENTOS DE SEGURANA

OUTROS ELEMENTOS DE SEGURANA

Fim

You might also like