You are on page 1of 61

Prof. MsC.

AUGUSTO TRINDADE

A Conquista do Brasil

- 22 de abril 1500: frota portuguesa de Cabral chega a Porto Seguro na Bahia - 1 contato com os ndios : troca de sorrisos e presentes - A 1 Missa no Brasil rezada no Brasil

As naes indgenas em 1500

- tupi-guarani, J, aruaque, caraba, charrua, pano, tucano e outros - tupinambas: eram canibais - Explorao, violncia, escravido (contra o ndio)

A Explorao do pau-brasil

- a mo-de-obra indgena - trabalho por quinquilharias = escambo - venda da tinta na Europa = lucros para Portugal

A colonizao necessria

- ameaa de invases estrangeiras (piratas holandeses, franceses e ingleses ameaavam o litoral)

No ano de 1530, o rei de Portugal organizou a primeira expedio com objetivos de colonizao. Esta foi comandada por Martin Afonso de Souza e tinha como objetivos: povoar o territrio brasileiro, expulsar os invasores e iniciar o cultivo de cana-de-acar no Brasil.

Para melhor organizar a colnia, o rei resolveu dividir o Brasil em Capitanias Hereditrias. O territrio foi dividido em faixas de terras que foram doadas aos donatrios. Estes podiam explorar os recursos da terra, porm ficavam encarregados de povoar, proteger e estabelecer o cultivo da cana-de-acar.

O sistema de Capitanias Hereditrias fracassou, em funo: da distncia da Metrpole; da falta de recursos e dos ataques de indgenas e piratas. As capitanias de So Vicente e Pernambuco foram as nicas que apresentaram resultados satisfatrios.

Aps a tentativa fracassada de estabelecer as

Capitanias Hereditrias, a coroa portuguesa estabeleceu no Brasil o Governo-Geral. Era uma forma de centralizar e ter mais controle da colnia.
TOM DE SOUSA
Tambm existiam as Cmaras Municipais que eram

rgos polticos compostos pelos "homens-bons". Estes eram os ricos proprietrios que definiam os rumos polticos das vilas e cidades. A capital do Brasil neste perodo foi Salvador.

DUARTE DA COSTA MEM DE S

A base da economia colonial era o engenho de acar. O senhor de engenho era um fazendeiro proprietrio da unidade de produo de acar. Alm do acar destacou-se tambm a produo de tabaco e algodo. As plantaes eram grandes fazendas LATIFUNDIOS, ocorriam no sistema de PLANTATION, produtoras de um nico genero MONOCULTURAS, utilizando mode-obra ESCRAVA, ou seja, e visando o comrcio exterior.

MEL
O Pacto Colonial imposto por Portugal estabelecia que o Brasil s podia fazer comrcio com a metrpole.

A base da economia colonial era o engenho de acar. O senhor de engenho era um fazendeiro proprietrio da unidade de produo de acar.

REAL: Movido gua

A base da economia colonial era o engenho de acar. O senhor de engenho era um fazendeiro proprietrio da unidade de produo de acar. Alm do acar destacou-se tambm a produo de tabaco e algodo.

TRAPICHES: Movido trao animal ou elica

A sociedade aucareira era patriarcal, pois o senhor de engenho exercia um

grande poder familiar, social e poltico. As mulheres tinham poucos poderes e nenhuma participao poltica, deviam apenas cuidar do lar e dos filhos. Era tambm imobilista e estratificada.

Os prisioneiros das guerras tribais eram encarcerados em BARRACES, em armazns costeiros, onde ficavam a espera da chegada dos navios tumbeiros ou negreiros que os levariam como carga humana pelas rotas transatlnticas.

Os principais pontos de abastecimento de escravos, pelos menos entre os sculos XVII e XVIII eram o Senegal, Gmbia a Costa do Ouro e a Costa dos Escravos.
O delta do Nger, o Congo e Angola foram grandes exportadores nos sculos XVIII e XIX.

A Vida do escravo

- Muito trabalho sem remunerao (coisificao) - Castigos fsicos e tratamento desumano - Preconceito - Fugas, revoltas e formao dos Quilombos - Quilombo dos Palmares lder Zumbi

O trfico internacional de escravos africanos movimentou milhares de indivduos entre os sculos XV e XIX, como ilustra a tabela a seguir. A] Indique a principal contribuio do trfico negreiro para os interesses mercantis europeus na Amrica durante a colonizao. B] Aponte dois fatores responsveis pela diminuio do comrcio de escravos para o Brasil, a partir de 1830.

O trfico internacional de escravos africanos movimentou milhares de indivduos entre os sculos XV e XIX, como ilustra a tabela a seguir. A] Indique a principal contribuio do trfico negreiro para os interesses mercantis europeus na Amrica durante a colonizao. B] Aponte dois fatores responsveis pela diminuio do comrcio de escravos para o Brasil, a partir de 1830.

O uso da mo de obra escrava de africanos, no perodo de colonizao das terras americanas por governos europeus, foi predominante em regies onde se instalou a grande lavoura voltada para o mercado externo. O comrcio de cativos tornou-se por isso uma atividade extremamente rentvel. Assim, grande lavoura e comrcio de escravos contriburam ambos para a acumulao de capitais e expanso das atividades mercantis europeias, propiciando o enriquecimento da burguesia comercial e beneficiando os governos monrquicos promotores da colonizao. No Brasil, a diminuio do trfico negreiro, a partir da dcada de 1830, foi causada por um conjunto de fatores diferenciados. Por um lado, havia o crescimento das presses europeias pela ampliao dos mercados externos, em funo da industrializao e da difuso dos preceitos liberais defensores do trabalho livre. Destaca-se aqui, principalmente, a ao da Inglaterra pelo cumprimento do Tratado de 1827 com clusulas de restrio ao trfico negreiro. Por outro lado, convivia-se com o temor de proprietrios em relao a rebelies escravas similares s do Haiti, devido significativa concentrao de populaes escravizadas em diversas regies brasileiras.

AS ETNIAS AFRICANAS NO BRASIL

Aps domnio da Espanha em Portugal (Unio Ibrica) a Holanda, em busca de

acar, resolveu enviar suas expedies para invadirem o Nordeste do Brasil. Sua primeira expedio ocorreu em 1621, na Bahia, contudo, esta no foi bem sucedida.
Em 1630 os holandeses invadiram Pernambuco e ali impuseram seu domnio.

A Holanda enviou seu prncipe (Maurcio de Nassau) para governar a colnia

holandesa no Brasil. Nassau dominou enorme parte do territrio nordestino e os portos que forneciam escravos, na frica. Com o tempo, os colonos demonstram descontentamento com a poltica holandesa e estoura um movimento de contestao. A Insurreio Pernambucana durou de 1645 a 1654 quando os colonos conseguiram expulsar definitivamente os holandeses do Brasil.

As misses jesuticas na Amrica, tambm chamadas de redues, foram os aldeamentos indgenas organizados e administrados pelos padres jesutas. O objetivo principal das misses jesuticas foi o de evangelizar e catequizar os nativos.

As bandeiras eram expedies particulares que partiam de So Paulo durante os sculos XVI, XVII e XVIII. Geralmente ultrapassavam a linha do Meridiano de Tordesilhas o que contribuiu para aumentar consideravelmente o territrio brasileiro. Utilizavam os rios Tiet, Paran, So Francisco e os afluentes meridionais do Amazonas. De apresamento: captura de ndios

De prospeco: busca de metais preciosos


Sertanismo de contrato: captura de escravos fugitivos Mones: bandeirismo de comrcio por vias fluviais Ex: Borba Gato, Raposo Tavares, Ferno Dias, Domingos Jorge Velho.

O Tratado de Tordesilhas, na realidade, nunca foi respeitado. A situao se agravou com a Unio Ibrica. A cobia dos portugueses pela rea do Prata comprovada pela fundao da Colnia do Sacramento em 1680, defronte a Buenos Aires, centro da disputa entre espanhis e portugueses. O contrabando, facilitado pela presena da Colnia do Sacramento provocou intensos choques entre portugueses e espanhis, levando-os a assinarem diversos tratados a respeito da regio.

Primeiro Tratado de Utrecht (1713) Firmado entre Portugal e a Frana para estabelecer os limites entre os dois paises na costa norte do Brasil. Defendia a posio brasileira na questo do Amap. Segundo Tratado de Utrecht (1715) Firmado entre Portugal e a Espanha, garantindo a posse da Colnia de Sacramento para Portugal.

Tratado de Madri (1750) Estabeleceu os limites respeitando o princpio do uti posseditis e abandonando inteiramente a "linha de Tordesilhas". A Colnia de Sacramento passaria para o domnio da Espanha e o Brasil teria a posse da regio de Sete Povos das Misses.

Os padres jesutas espanhis, juntamente com os comerciantes da regio no se conformaram com as decises do Tratado de passar a regio dos Sete Povos das Misses para o domnio portugus: instigaram os ndios a uma luta, ocasionando a "Guerra Guarantica.

Tratado de Santo Ildefonso (1777): Seguiu em linhas gerais os limites estabelecidos pelo Tratado de Madri, embora com prejuzo para Portugal no extremo sul do Brasil.

A descoberta de ouro nos sculos XVII e XVIII vai provocar uma profunda mudana na estrutura do Brasil colonial.

Para administrar a regio mineradora foi criada, em 1702, a Intendncia das Minas, rgo responsvel pela fiscalizao e explorao das minas. Realizava a distribuio de datas-lotes a serem explorados, e pela cobrana do quinto (20% do ouro encontrado).

Em1720, foram criadas as Casas de Fundiotransformavam o ouro bruto ( p ou pepita ) em barras j quintadas.
Quando ocorre o esgotamento da explorao aurfera, o governo portugus fixa uma nova forma de arrecadar o quinto: 100 arrobas anuais de ouro por municpio.

A minerao mudou o eixo econmico da vida colonial -do litoral nordestino para a regio Centro-Sul; incentivou o comrcio interno, garantindo a interligao da regio das minas com outras regies do Brasil. Houve tambm um grande aumento populacional na regio das minas. A sociedade passa a ter um carter urbano e multiplica-se o nmero de comerciantes, intelectuais, pequenos proprietrios, funcionrios pblicos, artesos. A sociedade mineradora passa a apresentar uma certa flexibilidade e mobilidade.

Na arte barroca predominam as emoes e no o racionalismo da arte renascentista.

uma poca de conflitos espirituais e religiosos. O estilo barroco traduz a tentativa angustiante de conciliar foras antagnicas: bem e mal; Deus e Diabo; cu e terra; pureza e pecado; alegria e tristeza; paganismo e cristianismo; esprito e matria.

Caractersticas so: * emocional sobre o racional; * efeitos decorativos e visuais * entrelaamento entre a arquitetura e escultura; * violentos contrastes de luz e sombra; * pintura com efeitos ilusionistas

Nos sculos XVII e XVIII, os tropeiros eram partes da vida da zona rural e cidades pequenas dentro do sul do Brasil. Os tropeiros conduziam o gado e levaram mercadorias para serem comercializadas na feira de Sorocaba. De So Paulo seguiam para os estados de Minas Gerais, Gois e Mato Grosso.

Em direo s minas, o transporte feito no lombo de animais foi fundamental devido aos acidentes geogrficos da regio, que dificultavam o transporte. O tropeiro passou a ser o principal abastecedor do mercado das Minas Gerais.

Contestavam aspectos especficos do Pacto Colonial, no propriamente falando em independncia, possuindo carter regionalista.

Aclamao de Amador Bueno (1641)


Com o fim da Unio Ibrica, o governo portugus proibiu a escravizao indgena. Inconformados com essa exigncia da metrpole, um grupo de bandeirantes paulistas resolveu armar um levante. Buscando a vitria, os bandeirantes se dirigiram ao rico fazendeiro Amador Bueno, que tambm era a favor da escravizao indgena. Os bandeirantes paulistas convocaram Amador Bueno para que liderasse a revolta, aceitando o cargo de governador da provncia de So Paulo.

Amador Bueno no aceitou a proposta e jurou fidelidade ao governo portugus, temendo represlias. Assim, a revolta bandeirante perdeu sua sustentao

Revolta de Beckman (Maranho - 1648)


Latifundirios do Maranho revoltaram-se porque faltavam escravos e os jesutas condenavam a escravido indgena. O governo portugus criou a Companhia de Comrcio do Maranho para controlar o comrcio na regio. Chefiados por Manuel e Tomas Beckman, os colonos se rebelaram, expulsando os jesutas do Maranho, abolindo o monoplio da Companhia e constituindo um novo governo, que durou quase um ano Com a interveno da Coroa Portuguesa, foi nomeado um novo governador para a regio que puniu os revoltosos com a condenao priso ou ao exlio. Manuel Beckman e Jorge Sampaio foram condenados morte.

Guerra dos Emboabas


Pelo fato de terem sido os primeiros a descobrir, os paulistas queriam ter mais direitos e benefcios sobre o ouro que haviam encontrado. Entretanto, os forasteiros, chamados emboabas, formaram suas prprias comunidades, dentro da regio de explorao aurfera. Formaram-se asiim, dois grupos rivais. Os paulistas eram chefiados pelo bandeirante Manuel de Borba Gato e o lder dos emboabas era o portugus Manuel Nunes Viana.

Entre as lutas mais intensas, o combate desenvolvido no Capo da Traio ficou conhecido pela morte de 300 paulistas pela mo dos emboabas. No ano de 1709, a Coroa Portuguesa determinou a imediata separao territorial das capitanias de Minas Gerais, Rio de Janeiro e So Paulo. Ao fim da guerra, os bandeirantes buscaram outras jazidas nas regies de Mato Grosso e Gois

Guerra dos Mascates

(1710-1714)

Conflito ocorrido em Pernambuco, resultado do choque entre a aristocracia rural de Olinda e os comerciantes ("Mascates") de Recife. A principal causa do confronto foi a decadncia da lavoura aucareira devido a concorrncia antilhana que levou os senhores de engenho de Olinda a endividar-se com os comerciantes de Recife. Olinda era Vila, possua Cmara Municipal e tinha autonomia em relao a Recife, que era sua comarca e subordinada administrativamente.

A elevao de Recife a categoria de vila pelo rei de Portugal no final de 1709, por presso dos "mascates" separando-a de Olinda precipitou a guerra. Os senhores de engenho de Olinda, liderados por Bernardo Vieira de Melo, invadiram Recife em 1710, derrubando o pelourinho (smbolo de autonomia administrativa) e obrigando o governador a fugir para a Bahia. Logo em seguida, os recifenses conseguiram retomar o controle de sua cidade em uma reao militar apoiada por autoridades polticas de outras capitanias. Em 1711, Flix Jos de Mendona foi nomeado governador da provncia com a misso de pacificar o conflito.

O novo governador apoiou os mascates portugueses e estipulou a priso de todos os latifundirios olindenses envolvidos com a guerra. Determinou tambm a administrao semestral para cada uma das cidades garantindo autonomia poltica de Recife.

Revolta de Felipe dos Santos


(1720)
O principal motivo dessa revolta foi a instalao, pelo governo portugus, das Casas de Fundio para controlar a cobrana do quinto.
Os mineiros, chefiados por Filipe dos Santos, revoltaram-se, exigindo que o governo portugus acabasse com as Casas de Fundio e diminusse o valor dos impostos cobrados.

A revolta foi denunciada ao governo de Minas Gerais, que mandou prender Filipe dos Santos. Condenando morte, ele foi enforcado e esquartejado em praa pblica, em Vila Rica.

reconstruiu Lisboa aps o terremoto de 1755 ; criou diversas companhias de comrcio. garantiu o controle da Amaznia ; criou o Banco Real , organizou a arrecadao de impostos (estabeleceu a derrama)

organizou alfndegas, tribunais e outras instituies do Estado ; procurou reaquecer a lavoura aucareira do nordeste .
tentou diminuir a dependncia econmica de Portugal com a Inglaterra; expulsou os jesutas de Portugal e suas colnias, confiscando seus bens (Terror Pombalino)

mudou a capital pro RJ; incentivou manufaturas na colnia

O grupo composto pelo alferes Joaquim Jos da Silva Xavier, conhecido por Tiradentes, pelos poetas Tomas Antonio Gonzaga e Cludio Manuel da Costa, pelo dono de mina Incio de Alvarenga e pelo padre Rolim, entre outros representantes da elite mineira decidiu lutar contra os abusivos impostos cobrados pela Coroa portuguesa na regio de Minas Gerais.
Influenciados pelos ideais iluministas e pela Guerra de Independncia dos Estados Unidos, o objetivo do grupo era conquistar a liberdade definitiva e implantar o sistema de governo republicano em nosso pas. Sobre a questo da escravido, o grupo no possua uma posio definida. Estes inconfidentes chegaram a definir at mesmo uma nova bandeira para o Brasil. Ela seria composta por um triangulo vermelho num fundo branco, com a inscrio em latim : Libertas Quae Sera Tamen (Liberdade ainda que Tardia).

Atravs da delao de Joaquim Silvrio dos Reis, que entregou seus companheiros em troca do perdo de suas dvidas, vrias pessoas foram presas pelas autoridades de Portugal. O governador da provncia, Visconde de Barbacena iniciou o processo da devassa. Num primeiro momento, onze foram os condenados morte pela forca, os outros eram condenados ao degredo perptuo na frica. Ao fim da devassa, somente Tiradentes foi condenado a morte: foi enforcado na cidade do Rio de Janeiro no dia 21 de abril de 1792. Logo depois foi esquartejado, e seus quartos foram espalhados pela estrada real, sendo a cabea exposta na praa central de Vila Rica

Foi um movimento separatista que contou com a participao de sapateiros, alfaiates, bordadores, ex-escravos e escravos. Em alguns momentos, teve o apoio de padres, mdicos e advogados. A transferncia da capital para o Rio de Janeiro, em 1763 fez com que privilgios fossem retirados de Salvador e os recursos destinados cidade foram reduzidos. O aumento de impostos prejudicou sensivelmente as condies de vida da populao local. O movimento foi fortemente influenciados pelos ideais iluministas propagados pela Revoluo francesa, pela luta de independncia do Haiti e dos Estados Unidos e pela maonaria. Formou-se ento a sociedade secrete Cavaleiros da Luz. Alguns dos participantes do movimento distribuam panfletos convocando a populao a se posicionar contra o domnio de Portugal. Passaram a difundir propostas e ideais radicais entre os regimentos de soldados e a populao em geral.

O mdico Cipriano Barata foi um ativo propagandista do movimento, atuando principalmente entre a populao mais humilde e junto aos escravos. Desse modo, a Conjurao baiana foi assumindo feies revolucionrias, tendo em vista a defesa dos interesses das camadas sociais mais pobres, dos humildes e dos escravos. Com a delao do movimento, seus representantes foram presos pelas autoridades Os membros da elite que estavam envolvidos no movimento foram condenados a penas mais leves ou tiveram suas acusaes retiradas. Em contrapartida, os populares que encabearam o movimento conspiratrio foram presos, torturados e, ainda outros, mortos e esquartejados.

Cipriano Barata

Em agosto de 1807, Portugal estava preste a ser invadido pelas tropas francesas comandadas por Napoleo Bonaparte. Sem condies militares para enfrentar os franceses, o prncipe regente de Portugal, D. Joo, resolveu transferir a corte portuguesa para sua mais importante colnia, o Brasil. Contou, neste empreendimento, com a ajuda dos aliados ingleses.
Nos quatorze navios, alm da famlia real, vieram centenas de funcionrios, criados, assessores e pessoas ligadas corte portuguesa. Trouxeram tambm muito dinheiro, obras de arte, documentos, livros, bens pessoais e outros objetos de valor. Em maro de 1808, a corte portuguesa foi instalada no Rio de Janeiro. Muitos moradores, sob ordem de D. Joo, foram despejados para que os imveis fossem usados pelos funcionrios do governo.

Uma das principais medidas tomadas por D. Joo foi decretar a abertura dos portos brasileiros aos pases amigos de Portugal. A principal beneficiada com a medida foi Inglaterra, que passou a ter vantagens comerciais e dominar o comrcio com o Brasil. Os produtos ingleses chegavam ao Brasil com impostos de 15%, enquanto de outros pases deveriam pagar 24% (Tratados de 1810). Este privilgio fez com que nosso pas fosse inundado por produtos ingleses, prejudicando o desenvolvimento da indstria brasileira. D. Joo tambm incentivou o estabelecimento de indstrias no Brasil, promoveu a construo de estradas e reformas em portos; criou o Banco do Brasil e instalou a Junta de Comrcio.

O rei trouxe a Misso Francesa para o Brasil, estimulando o desenvolvimento das artes em nosso pas. Criou o Museu Nacional, a Biblioteca Real, a Escola Real de Artes, o Jardim Botnico e o Observatrio Astronmico. Vrios cursos foram criados (agricultura, cirurgia, qumica, desenho tcnico), nos estados da Bahia e Rio de Janeiro. Na regio da Guiana Francesa, estabeleceu o envio de um destacamento vindo do Par sob o comando do tenente-coronel Manuel Marques com o apoio de uma esquadra inglesa vinda pelo mar.

O objetivo era invadir a regio de colonizao francesa como retaliao ao processo de invaso das tropas napolenicas a Portugal. Aps sucessivos ataques, os portugueses conquistaram a rendio do governo da Guiana em 12 de janeiro de 1809.

Entre as causas da Revoluo Pernambucana de 1817 destacam-se o declnio da cultura da cana-de-acar e a influncia da Maonaria. O movimento foi liderado por Domingos Jos Martins, com o apoio de Antnio Carlos de Andrada e Silva e do Frei Caneca, chegando a proclamar a Repblica.

Os rebeldes conseguiram conquistar Pernambuco, instalaram um governo provisrio que deveria abolir alguns impostos e elaborar uma constituio que estabelecesse a liberdade religiosa e de imprensa, bem como a igualdade de todos perante a lei.
D. Joo VI apressou-se em enviar tropas para combater os rebeldes. Aps dois meses, as tropas sufocaram o movimento e os principais lderes foram condenados a morte.

A chamada Revoluo do Porto foi um movimento iniciado na cidade do Porto no dia 24 de agosto de 1820. A burguesia portuguesa se ressentia dos efeitos do Decreto de Abertura dos Portos que deslocara para o Brasil parte expressiva da vida econmica da metrpole. O movimento exigia o imediato retorno da Corte para o reino o estabelecimento, em Portugal, de uma Monarquia constitucional a restaurao da exclusividade de comrcio com o Brasil (reinstaurao do Pacto Colonial). A junta governativa de Lord Beresford foi substituda por uma junta provisria, que convocou as Cortes Gerais Extraordinrias e Constituintes da Nao Portuguesa para elaborar uma Constituio para Portugal. D. Joo retornou para Portugal no ano de 1821.

Partido Portugus comerciantes portugueses, militares e funcionrios pblicos interessados na manuteno da presena de D.Joo VI no Brasil e na recolonizao. Partido Brasileiro os homens mais ricos da colnia, contra a recolonizao. Eram escravistas, maons e proprietrios de terras influenciados pelo liberalismo

Liberais radicais setores mdios urbanos, querendo algo inspirado na independncia dos EUA e na Revoluo Francesa. Aceitavam a ideia republicana.

Cedendo s presses de Portugal, dom Joo voltou em 26 de abril de 1821. Deixou, contudo, seu filho dom Pedro como regente do Brasil. Assim, agradava aos portugueses e aos brasileiros que tinham lucrado com a vinda da corte portuguesa para o Brasil, especialmente com a abertura dos portos.

No final de 1821 chegaram ao Rio de Janeiro decretos da corte que exigiam a completa obedincia do Brasil s ordens vindas da metrpole. No dia 9 de dezembro de 1821, o governo brasileiro voltou a ser dependente de Portugal.

Dom Pedro recebeu ordens para voltar a Portugal, mas o Partido Brasileiro, grupo formado por grandes fazendeiros, comerciantes e altos funcionrios pblicos, o convenceu a ficar.

D. Pedro nasceu em Portugal, em 1798. Morreu em 1834,


Foi o primeiro imperador do Brasil e 28 rei de Portugal, ainda que o reinado em Portugal tenha durado sete dias, em 1826. Era filho de D. Joo VI e Carlota Joaquina. Alm disso, foi pai de D. Pedro II, segundo imperador do Brasil. Aos 18 anos casou-se com dona Leopoldina, arquiduquesa dustria, Maria

Seu nome completo era: Pedro de Alcntara Francisco Antnio Joo Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim Jos Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragana e Bourbon.

D. Pedro recebeu listas com assinaturas de cerca de 8.000 pessoas pedindo que ele permanecesse no pas. Em 9 de janeiro de 1822, apoiado pelas provncias do Rio de Janeiro, So Paulo e Minas Gerais, dom Pedro decidiu permanecer. Ele foi sacada e disse: "Se para o bem de todos e felicidade geral da nao, diga ao povo que fico!". Conhecido como o Dia do Fico.

Portugal no aceitou pacificamente a deciso de Dom Pedro. As tropas portuguesas sediadas no Rio de Janeiro tentaram for-lo a embarcar, o povo reagiu em defesa de Dom Pedro.

Em maio de 1822, D. Pedro determinou que qualquer decreto das Cortes s poderia ser executado mediante o "Cumpra-se" assinado por ele. Na prtica, isso significava conferir plena soberania ao Brasil. Essa medida teve imediato apoio: a 13 de maio, o Senado da Cmara do Rio de Janeiro conferiu ao prncipe regente o ttulo de Defensor Perptuo do Brasil. Enquanto isso, os liberais radicais sugeriam a D. Pedro a convocao de uma Assemblia Constituinte. O prncipe acatou a sugesto e decretou a sua convocao em junho de 1822. No dia 14 de agosto, Dom Pedro partiu para a provncia de So Paulo que se encontrava agitada por lutas internas. A regncia ficou entregue sua esposa dona Leopoldina. Durante a sua ausncia, chega ao Rio de Janeiro uma carta das Cortes Portuguesas, na qual exigia a volta imediata de Dom Pedro Portugal e a anulao da convocao da Assemblia Nacional Constituinte.

Leopoldina e Jos Bonifcio enviaram um correio para levar essa carta a Dom Pedro. Jos Bonifcio e Leopoldina enviam outra carta, cada um reforava a idia de que havia chegado a hora de tomar uma deciso.

s 16 horas e 30 minutos do dia 07 de setembro de 1822, o correio alcanou Dom Pedro nas margens do rio Ipiranga e entregou-lhe as cartas.

No dia 1 de dezembro de 1822, aos 24 anos, foi coroado imperador do Brasil e recebeu o ttulo de Dom Pedro I.

Ao contrrio de outros pases da Amrica Latina, que adotaram o sistema republicano, o Brasil adotou o governo monrquico, baseado no poder de um rei.

Para ser reconhecido oficialmente, o Brasil aceitou pagar indenizaes de 2 milhes de libras esterlinas a Portugal. Para isso, pediu um emprstimo Inglaterra, fato que iniciou a dvida externa do Brasil.

FORMATAO:
Prof. Esp. Jos Augusto Rodrigues Trindade jartrin22@hotmail.com LICENCIATURA EM HISTRIA Secretaria de Estado de Educao SEDUC - PA INSTITUTO D. BOSCO

You might also like