You are on page 1of 10

Sumario: Tpicos a tratar; Metodologias usada; Condutividade eltrica dos metais

O que condutividade eltrica dos metais Composio do ncleo Processo de conduo eltrica Resistividade eltrica dos metais

Para execuo desse trabalho baseamos sobre tudo a internet. O objetivos do nosso trabalho de fornecer os principais informaes sobre a condutividade eltrica dos metais. O objetivo deste trabalho mostrar os conceitos bsicos da condutividade eltrica ( ou seu inverso a resistividade eltrica) dos metais atravs de um modelo mecnico que contm os principais efeitos presentes no sistema real.

Na natureza, as cargas eltricas esto presentes em todos os materiais. Basicamente, todos os materiais so compostos de molculas constitudas de tomos. Estes so compostos por partculas menores, os prtons, eltrons e nutrons. Os nutrons no possuem carga eltrica. J os prtons possuem carga eltrica positiva e os eltrons possuem carga eltrica negativa. O valor da carga elementar constante. So pacotes quantizados, de intensidade igual a 1,610-19C para o prton e 1,610-19C para o eltron. Portanto, um tomo neutro possui mesmo nmero de prtons e eltrons.

O ncleo atmico composto pelos prtons e J os eltrons esto situados mais nas regies externas do tomo. As foras responsveis pela coeso nuclear so a fora nuclear forte e a fora nuclear fraca. Estas foras tm intensidade suficiente pra vencer as foras de repulso eletrosttica entre os prtons, dado que cargas de mesmo sinal se repelem. Desta forma, o ncleo atmico encontra-se numa configurao na qual os nutrons e prtons ficam relativamente bastante prximos conforme mostra a figura 01.

Em geral, o processo de conduo eltrica acontece nos metais. Este tipo de substncia possui um bom ordenamento em sua estrutura cristalina, e tambm eltrons livres que podem se locomover atravs da rede de tomos. Os eltrons se movimentam em virtude das diferenas de potencial aplicadas nas extremidades deste material. Estas diferenas de potencial surgem devido falta de eltrons em algumas regies e sobra de eltrons em outra regio. A diferena de potencial est associada s foras de atrao entre as cargas eltricas. Ou seja, a regio de carga positiva, onde faltam eltrons, atrai os eltrons, de carga negativa. Durante o deslocamento destas cargas ocorrem interaes entre os eltrons e a cadeia de tomos. Isto causa alguma resistncia ao movimento destes eltrons conforme mostra a figura 02.

Figura 02: representao de trs eltrons em uma rede cristalina. Ao se mover pela rede de tomos, ocorrem perturbao da cadeia de tomos. Esta resistncia passagem da corrente eltrica devido resistividade, que uma caracterstica de cada material. Matematicamente, esta resistividade eltrica dada por: = R.S/l (1) Nota-se que a resistividade proporcional resistncia eltrica R e a rea de seo transversal S do material e inversamente ao comprimento do material em questo. Ou seja, quanto maior a resistncia medida em um material, para uma dada rea de seo transversal reta e um determinado comprimento, maior ser sua resistividade. A condutividade eltrica simplesmente o inverso da resistividade. Ou seja, quanto maior a resistividade, menor ser a condutividade. o que mostra a equao 2: = 1/

FIM

Ailton Gomes Varela Walter Antnio de Pina Milton Moreira da Cunha Wilson de Pina Garcia

You might also like