You are on page 1of 38

EMERGNCIA PEDITRICA

Eliane Alves de vila Marins Martins Afonso Meirielen Danubia Marra

INTRODUO
Na grande maioria das emergncias que chegam em hospitais, so da rea peditrica. Por isso precisamos estar atentos com nossas crianas.

CORPOS ESTRANHOS NAS VIAS AREAS SUPERIORES

Os corpos estranhos das vias areas superiores so os que produzem, geralmente, quadro mais alarmantes Pode suceder nos casos de corpos estranhos mltiplos. Somente a administrao rpida de oxignio, seguida de broncoscopia, poder salvar estas crianas.

OBSTRUO DE VIAS AREAS POR CORPOS ESTRANHOS


Perguntar vtima consciente: Voc est engasgado? Se a vtima acenar positivamente com a cabea Abrir vias areas Inspecionar a boca e remover objetos, se houver No elevar a lngua e mandbula No realizar varredura digital s cegas Se vtima consciente: manobra de Heimlich Se vtima inconsciente: RCP sem compresses abdominais.

Manobra de desobstruo das VAS

Manobra de Heimlich

Manobra de desobstruo das VAS

O mdico deve recorrer, sempre que possa, ao auxlio dos Raios X. Se confirmado, a conduta ser sempre manter a criana em repouso, se possvel em jejum ou com alimentao lquida, at que o broncoscopista possa selecionar o material adequado e retirar o corpo estranho por via endoscpica. Na grande maioria das vezes, os corpos estranhos podem ser retirados das vias areas por meio da laringoscopia e broncoscopia.

APRESENTAO CLNICA E DIAGNSTICO

Auriculares Nasais Esofgicos Larngeos e traqueais Brnquicos

CONDUTA NA EMERGNCIA

Remoo no canal auditivo externo: de fcil execuo, utilizando-se aspirao, ala de arame, cureta ou pina. Podese usar irrigao para objetos que no sejam vegetais. Afogue um inseto vivo com leo mineral ou lcool a 95% antes de retirlo.

Antes de tentar remover um corpo estranho nasal, contenha a criana com a cabea imobilizada, anestesie a mucosa nasal com spray de lidocana a 4%, reduza o edema com gotas nasais de fenilefrina a 0,5% e proceda suco das secrees para aumentar a visualizao do objeto. O uso de uma cureta ou pequena pina jacar em geral bem-sucedido.

O tratamento de um corpo estranho esofgico remoo durante esofagoscopia.

O tratamento dos corpos estranhos na laringe ou traquia controverso. Se o paciente tem algum grau de dificuldade respiratria, convoque um anestesista e um otorrinolaringologista e experimente um golpe abdominal.

INDICAES PARA INTERNAO

Corpo estranho esofgico, traqueal ou brnquico. Corpo estranho no canal auditivo externo, nariz ou laringe que no foi removido durante o atendimento de emergncias.

SUPORTE DE VIDA EM PEDIATRIA


Manobras de RCP
A Abertura das vias areas (Airway)

B Respirao (Breathing)
C Circulao (Circulation)

Seqncia do ABC

RCP em crianas (1-8 anos) Guidelines 2005


RCP em crianas desta idade similar aos adultos, a compresso e ventilao tambm 30:2. H no entanto 3 diferenas. 1) Se voc estiver sozinho deve executar RCP durante dois minutos antes de ligar 192. 2) Use uma s mo para efetuar as compresses torcicas. 3) Pressione o esterno e faa-o baixar 2 a 3 centmetros (1/3 do seu dimetro).

SUPORTE BSICO DE VIDA EM PEDIATRIA

Se o lactente (0-12 meses) ou a criana maior de (1-8 anos) no responde e voc est sozinho, comece a RCP imediatamente. Continue por um minuto e ento chame por socorro.

AVALIANDO A CONSCINCIA

ABERTURA DE VIAS AREAS

ABERTURA DE VIAS AREAS

VER-OUVIR-SENTIR

RESIRAO BOCA/NARIZ/BOCA EM LACTENTES

COMPRESSO TORCICA EM LACTENTES

COMPRESSO TORCICA EM MAIORES DE 8 ANOS E EM ADULTOS

TRAUMA
uma das principais causas de morte nos pacientes peditricos. Mais comuns: Crnio-enceflico Trax Abdmen Raquimedular

ABERTURA DE VIAS AREAS NO TRAUMA

FONTES DO TRAUMA

Infante (1-12 meses): queimaduras, uso indevido de equipamentos, quedas do bero. 1 infncia (1-3 anos): queda de altura, acidentes em brinquedos, envenenamentos (ingesto de substncias txicas). Pr-escolar e escolar (4-12 anos): atropelamentos, acidentes com bicicletas, acidentes na prtica de esportes. Adolescentes (13-18 anos): acidentes em veculos motorizados, em bicicletas, em prticas esportivas, ferimentos por armas.

TRAUMATISMO CRNIOENCEFLICO

Resultante, quase sempre, de quedas, acidentes automobilsticos ou agresses fsicas. So freqentes as hemorragias intracranianas, provocadas por ruptura de vasos. Alguns ferimentos, como fraturas com afundamento, fraturas abertas, hemorragias epidurais e subdurais, indicam sempre interveno cirrgica. A avaliao neurolgica da criana pode ser feita atravs da escala de Coma de Glasgow modificada.

TRAUMATISMO TORCICO

Mais freqente na pr-infncia e idade escolar, com o aparecimento de contuses pulmonares, rupturas de brnquios, fraturas de costelas e leses de esfago (mais ocasionalmente).

CHOQUE HIPOVOLMICO

O volume sanguneo normal, em uma criana, cerca de 8 a 9% do seu peso total, ou 80 a 90 ml/Kg. O choque hipovolmico ocorre quando h uma perda de 40% ou mais desse volume. Com perdas menores, de 25 a 40% aparecem sinais e sintomas do choque.

Uma criana em choque hipovolmico apresenta-se hipotensa, bradicrdica, comatosa, plida e com a pele fria, com acentuada queda do volume urinrio.

Valores normais de SSVV:


Infante: FC: 140 a 160 bpm FR: 40 ipm Presso sistlica: 80 mmHg Criana maior: FC: 140 bpm FR: 30 ipm Presso sistlica: 90 mmHg

PARADA CRDIORESPIRATRIA

Raramente um evento primrio em crianas; geralmente secundria hipxia causada pela parada respiratria.

Ventilao/respirao Circulao Desfibrilao

SALA DE ATENDIMENTO DE EMERGNCIA

Recebimento da criana, com a imediata acomodao na mesa de exames e retirada de toda a roupa e outros objetos pessoais. Avaliao concomitante das condies neurolgicas: alerta, respondendo ou no a estmulos verbais e dolorosos, inconsciente. Ventilao com mscara e ambu: aspiraes de secrees orais. Massagem cardaca externa se for o caso. Infantes: 100 compresses/minuto. Crianas maiores: 80-100 compresses/minutos. Monitorizao cardaca e estabelecimento de uma via de acesso venosa, com coleta de sangue para exames laboratoriais. Oferta de material para a intubao endotraqueal e fixao do tubo. Passagem de sonda nasogstrica. Administrao de drogas e solues. Controle de pulsos carotdeos, femorais e braquiais.

Apresentao de material para procedimentos mdicos invasivos: disseco de veia, drenagem de trax, cateter em subclvia etc. Estabilizao de fraturas e proteo a ferimentos. Cateterismo vesical de demora. Controle da temperatura. Apresentao de material para a desfibrilao, se necessrio (ajuste da carga eltrica). Registro de traados eletrocardiogrficos. Apresentao e instalao, com o mdico, do aparelho para a ventilao mecnica. Anotaes de enfermagem. Preparo da criana para a transferncia: UTI ou Sala de repouso e Observao.

PONTOS IMPORTANTES NA ASSISTNCIA

Vigilncia constante; Ventilao; Fixao do tubo endotraqueal; Preparo da pele para a puno intrassea; Combate hipotermia; Posio no leito; Restries no leito; Acompanhante; Administrao de drogas e solues; Transporte.

Obrigado!

You might also like