You are on page 1of 19

ANTROPOLOGIAS CONTEMPORNEAS

A crise da Antropologia e o novo enfoque prtico

Fernanda Valli Nummer Junho/2011

CRISE MODERNA DA ANTROPOLOGIA


Globalizao: sistema mundial dominante em que um grupo de naes so hegemnicas cultural e economicamente; Despopulao de grupos tnicos tradicionais; Novas formas de excluso social; Desenvolvimento tecnolgico.

CRISE MODERNA DA ANTROPOLOGIA


Lvi-Strauss No incio da dcada de 60 Lvi-Strauss preocupou-se com o avano do Ocidente e o processo de depopulao de etnias primitivas; Mesmo assim, defendia que a diversidade cultural no desapareceria, logo nem a Antropologia por falta de objeto.

CRISE MODERNA DA ANTROPOLOGIA


Marshall Sahlins (dcada de 1990) O pessimismo sentimental: desde a origem da Antropologia, pois a idia era que a modernizao levava a aculturao; Critica aqueles que defende que o objeto da antropologia: cultura, est em vias de extino; Contato entre culturas primitivas e capitalistas: nova forma de intensificao cultural.

CRISE MODERNA DA ANTROPOLOGIA


Roberto Cardoso de Oliveira (dcada de 1990) Crise: referia-se ao exerccio da disciplina onde as prticas profissionais encontravam obstculos institucionais; Crise: sentido epistemolgico adotado por Thomas Kuhn - Revoluo de Paradigmas; Citando Stocking Jr. afirma que na Antropologia trata-se de um equilbrio poliparadigmtico.

REVISO DE TEMAS E CONCEITOS NA ANTROPOLOGIA


Etnicidade - transnacionalismo; Territorializao, desterritorializao e reterritorializao comunidades indgenas e quilombolas; Migraes - disporas; Tempo e espao - hiperespaos; Evitar plasticidades dos conceitos de cutura e identidade.

ANTROPOLOGIA DA PRTICA
Um novo smbolo chave de uma orientao de variedade de teorias e mtodos: prtica (ou ao, ouprxis); O enfoque pode ser definido como uma corrente nas cincias sociais que se desenvolveu nos anos de 1970, especialmente nos EUA, como crtica s vises essencialistas de sobredeterminao do ator social.

INFLUNCIAS
Dcada de 60 : Antropologia simblica; Geertz, como os smbolos operam como veculos de cultura (teia de signIficados); a cultura com ponto de vista do nativo; Turner, os smbolos como operadores no processo social, coisas que, quando colocadas juntas em certos arranjos em certos contextos (especialmente rituais), produzem transformaes sociais.

INFLUNCIAS
Dcadas de 60 e 70: Ecologia Cultural O interesse se deslocou, do modo como o ambiente estimula ou no o desenvolvimento de formas sociais ou culturais, para os modos em que as formas sociais e culturais funcionam para manter uma relao j existente com o ambiente.

INFLUNCIAS
Dcada de 60: Estruturalismo de Levi-Strauss Crticos da recusa da importncia de um sujeito intencional no processo social e cultural, e a recusa a qualquer impacto significativo da histria ou do evento sobre a estrutura.

INFLUNCIAS
Dcada de 70: Marxismo Nos EUA e na Frana movimentos sociais radicais emergiram em grande escala: a contracultura, o anti-guerra, o das mulheres; Os movimentos no afetaram s o mundo acadmico, mas se originaram em boa parte dentro dele; Crticas: relaes histricas da antropologia com o colonialismo e o imperialismo e encaravam os pressuposto da cultura ocidental burguesa.

INFLUNCIAS
Dcada de 70 Marxismo estrutural Os marxistas estruturais prestaram ateno ao parentesco, descendncia, casamento, intercmbio, organizao domstica, etc.; Incluram esses elementos dentro de suas consideraes sobre as relaes polticas e econmicas.

INFLUNCIAS
Anos 70 e 80 Economia poltica Criticavam a idia de que seja a estrutura ou o capitalismo o que era visto como o agente da sociedade/histria, certamente no so pessoas reais fazendo coisas reais.

ANTROPOLOGIA DA PRTICA
Nos anos 80 interesse em anlises centradas em termos inter-relacionados: 1) prtica, prxis, ao, interao, atividade,experincia, performance, 2) coloca o enfoque sobre quem realiza as aes: agente, ator, pessoa, self, indivduo, sujeito; Os agentes so ativos da histria e as anlises buscam explicaes para o impacto do sistema na prtica e o impacto da prtica no sistema;

ANTROPOLOGIA DA PRTICA
Alguns aspectos fundamentais: 1. o enfoque nas pessoas reais; 2. a desigualdade do sistema, que produz dominao e seus efeitos nas aes dos agentes; 3. a anlise do sistema como construo cultural e questionamento das dicotomias tradicionais da antropologia; 4. a posio poltica dos estudos antropolgicos, no que diz respeito escrita etnogrfica e na escolha de conceitos, definindo a viso do autor sobre a cultura estudada.

ANTROPOLOGIA DA PRTICA
nfase sobre o ator que age nos interstcios da estrutura social desigual; Poder de um poder descentrado, pois o agente que resiste ao hegemnico um agente ativo e criativo; A concepo da prtica como ao simblica perceber no vivido como as pessoas navegam em diferentes possibilidades sociais; Possibilita ao antroplogo uma posio de cumplicidade com a diferena;

AGENCY
Em Ortner, as aes com uma forte intencionalidade do agente, mesmo que no totalmente consciente, podem ser reconhecidas como agency, pois nesses casos os atores jogam com habilidades, talentos e inteno; A agency dos sujeitos uma disposio para a realizao de projetos individuais dentro da estrutura social;

AGENCY
Como os agentes jogam seus jogos culturais, definir o que so esses jogos, suas ideologias, e perceber se jogar o jogo os reproduz ou os transforma; A noo de agency envolve reconhecer que o sujeito faz parte de contexto social e de redes culturais e, ao mesmo tempo, tais sistemas so submetidos a desejos e projetos.

QUESTES PARA REFLEXO


Quais os conceitos que ocupam lugares centrais do modelo da prtica?

Como a perspectiva analtica da prtica retoma as relaes entre a sociedade e o indivduo?

You might also like