You are on page 1of 28

Desenvolvimento Sustentvel

Sustentabilidade
Relacionado com a continuidade dos aspectos econmicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana; a sustentabilidade atinge vrios nveis de organizao, desde a vizinhana local at o planeta inteiro; e para um empreendimento humano ser sustentvel, tem de ter em vista quatro requisitos bsicos: ecologicamente correto, economicamente vivel, socialmente justo e culturalmente aceito.

Sustentabilidade
"suprir as necessidades da gerao presente sem afetar a habilidade das geraes futuras de suprirem as suas".

MEIO AMBIENTE fornece INSUMOS ao processo produtivo, e serve como REPOSITRIO DE RESDUOS do processo

ECONOMIA fluxo de produtos, de recursos, de capital ECOLOGIA fluxo de nutrientes entre indivduos do ecossistema, de recursos naturais, de resduos, de efluentes

Sustentabilidade

Reduzir o Consumo, Reaproveitar e Reciclar devem fazer parte da rotina de todos os cidados.

Sustentabilidade Social
Conceito associado ao Desenvolvimento Sustentvel, envolve a melhoria e a manuteno do bem estar social, encarado numa perspectiva de longo prazo. Em termos sociais, sustentabilidade significa distribuio de renda mais equnime, aumento da participao dos diferentes segmentos da sociedade na tomada de decises, equidade entre sexos, grupos tnicos,

Relatrio da Sustentabilidade
Retrata o caminho percorrido pela empresa na busca da sustentabilidade e apresenta os resultados obtidos nos negcios e nos indicadores dos processos de gesto das iniciativas sociais e ambientais.

Resduo
Material ou resto de material cujo proprietrio ou produtor no mais o considera com valor suficiente para conserv-lo.

Envolve a definio e a monitorao de metas compatveis com o desenvolvimento sustentvel do planeta e de toda a sociedade.

Ecoeficincia
Obcecadas em reduzir custos, as empresas continuam investindo pesado em iniciativas que possam diminuir o consumo de gua, energia e outros insumos. Na nova fbrica da Masisa, que fica no Rio Grande do Sul foi construda uma lagoa para armazenar gua da chuva - que dever abastecer todos os processos fabris. O custo do projeto foi de 2,3 milhes de reais.

Comrcio justo e certificao


Para agradar consumidores preocupados com questes sociais e ambientais e,de quebra, melhorar sua imagem muitas empresas de alimentos tm se comprometido a aumentar o volume de compra de matrias-primas de fornecedores de pequeno e mdio porte de pases em desenvolvimento. A Starbucks declarou recentemente que vai dobrar neste ano a compra de caf

Investimento Social Privado


Preocupada com a reputao, a maioria das empresas optou por manter praticamente inalterado o volume de recursos destinados a projetos sociais prprios. No universo de 80 companhias pesquisadas pela Revista Exame, 65% delas Ampla, Intel, Nokia, Natura e outras afirmaram no ter promovido cortes nessa rea.

Pirmide da Sustentabilidade

Processo de reciclagem

Sustentabilidade Corporativa

Sustentabilidade Corporativa
Um novo tipo de empresa tem surgido no cenrio internacional. Socialmente responsvel, preocupada com questes ambientais, estas organizaes incluem em seus planejamentos estratgicos questes muito mais abrangentes do que as tradicionais metas econmicofinanceiro.

So corporaes preocupadas com sua insero no meio de onde operam que buscam levar em conta necessidades e preocupaes de todos os pblicos de interesse cientes, empregados, comunidades, governo, parceiros, fornecedores. E mais: visam a criao de valor ao acionista no longo prazo Entre outras caractersticas podemos citar a transparncia frente a investidores, padres de governana elevados a gesto de recursos humanos orientada pela capacitao e satisfao de seus funcionrios.

O sucesso deste tipo de empresa constantemente apontado por investidores nos EUA e na Europa, que, h algum tempo, passam a analisar em suas prospeces, os ndices e relatrios de sustentabilidade, alem de outros indicadores, divulgados pelas Bolas de Nova York e Londres. A FBDS acredita ser importante fomentar esta nova postura das corporaes brasileiras e vem desenvolvendo formas de parceria, buscando auxiliar as empresas a identificar oportunidades e implantar novas praticas. Responsabilidade social corporativa um projeto de estratgia, gesto corporativa e postura perante a sociedade, para o qual a FBDS est habilitada a ajudlo.

You might also like