You are on page 1of 33

Fundao de Apoio a Escola Tcnica Unidade Santa Cruz Curso Tcnico em Enfermagem Fundamentos de Enfermagem Rio de Janeiro, 31 de julho

de 2012

Flvia Cristina Ribeiro de Almeida Marcos Geison Ribeiro Padilha Thais Oliveira Duro Vincius Lippm da Fonseca Passos Professor Orientador: Thiago Wilson

Turma: 2102

O QUE CNCER?
Cncer (ou Neoplasia) o crescimento desordenado (maligno) de clulas que invadem os tecidos e rgos, podendo espalhar-se (metstase) para outras regies do corpo.

O QUE CAUSA CNCER?


As causas de cncer so variadas, podendo ser externas ou internas ao organismo, estando ambas inter-relacionadas s:

Causas externas que relacionam-se ao meio ambiente e aos hbitos ou costumes prprios de um ambiente social e cultural. Causas internas so, na maioria das vezes, geneticamente pr-determinadas, esto ligadas capacidade do organismo de se defender das agresses externas.

CNCER NO BRASIL
O problema do cncer no Brasil ganha relevncia pelo perfil epidemiolgico que essa doena vem apresentando, e, com isso, o tema tem conquistado espao nas agendas polticas e tcnicas de todas as esferas de governo.

Alexandre Padilha Ministro da Sade

TIPOS DE CNCER MAIS INCIDENTES NO BRASIL EM 2010

TIPOS DE CNCER
Leucemia

A leucemia uma doena maligna dos glbulos brancos (leuccitos), geralmente, de origem desconhecida. Tem como principal caracterstica o acmulo de clulas jovens anormais na medula ssea, que substituem as clulas sanguneas normais.

TIPOS DE CNCER
Cncer de Colo de tero O cncer de colo de tero demora muito tempo para desenvolverse. Esse tipo de cncer facilmente descoberto no exame preventivo (Papanicolau). A principal causa a infeco por Papilomavrus (HPV).

TIPOS DE CNCER
Cncer de Mama

O cncer de mama ocorre quando as clulas deste rgo passam a se dividir e se reproduzir muito rpido e de forma desordenada. A maioria dos cnceres de mama acomete as clulas dos ductos mamrios.

TIPOS DE CNCER
Cncer de Prstata Tumores neste local podem crescer de forma rpida e desordenada, espalhando-se para outros rgos, podendo levar morte.

estimativa de cncer no mundo em 2030


25 20 15 10 5 0 2008 2030 Em milhes

90% desse aumento ocorrer em pases mais pobres e em desenvolvimento, de acordo com a pesquisa.

BRASIL: LOCAIS DE INCIDNCIA DE CNCER


O nmero estimado para 2012/2013 de 518.510 casos novos de cncer no Brasil. As regies Sul e Sudeste, de maneira geral, apresentaram as maiores taxas, enquanto as regies Norte e Nordeste, as menores. Taxas da regio Centro-Oeste apresentaram um padro intermedirio.

GASTOS PBLICOS E IMPORTNCIA DO CONHECIMENTO DA DOENA


R$ 2,2 bilhes no ano.
O cncer no poupa ningum. Ele toca o rico e o pobre, o jovem e o idoso, homens, mulheres e crianas. Para alm dos custos financeiros da doena, o cncer tem repercusses psicossociais e espirituais importantes para os doentes e seus familiares.

QUANDO SUSPEITAR DE CNCER?


Sintomas de cncer Dor: causada principalmente por consequncia da metstase; Caquexia: A caquexia uma diminuio do apetite associado a rpida perda de peso e massa muscular; Fadiga: pode ser causado pela prpria caquexia, por anemia, por dificuldade em dormir (normalmente pela dor), e pela ao direta de substncias produzidas pelo tumor; Anemia: A anemia um achado quase universal nos cnceres. Qualquer doena crnica pode causar uma inibio na produo de hemcias pela medula ssea, e o cncer no diferente. A anemia pode ser tambm por sangramentos do tumor e por inibio da absoro de ferro; Trombose: Pacientes com tumores malignos tendem a apresentar um estado de hipercoagulabilidade, ou seja, o sangue inapropriadamente coagula dentro do prprio vaso, formando trombos.

ANTINEOPLSICOS
A quimioterapia oncolgica era, at recentemente, reservada a etapas avanadas da doena cancerosa. Hoje empregada em fases iniciais. A terapia medicamentosa antineoplsica subdivide-se em: Adjuvante (aps tratamento cirrgico e/ou radioterpico);

Neoadjuvante (antes do radioterpico definitivo);


Paliativa; Curativa.

tratamento

cirrgico

ou

CLASSES DE FRMACOS
Agentes alquilantes Os alquilantes so doadores de radicais alquila. So frmacos que aps ativao formam ligao covalente cruzada com a dupla hlice do DNA, RNA e inibem a sntese proteica. Tm poder de adicionar um grupo alquila a diversos grupos eletronegativos do DNA celular (clula neoplsica e sadia), desta maneira alterando ou evitando a duplicao celular. Antimetablitos Drogas quimicamente similares aos metablitos que ocorrem na natureza, mas diferem o suficiente para interferir com as vias metablicas normais.

CLASSES DE FRMACOS
Produtos Naturais

So outro tipo de agente antineoplsico importante e eficiente, e que se refere a muitos frmacos usados na terapia clnica do cncer e que originalmente no so compostos sintticos. Miscelnea
Desse grupo fazem parte drogas antineoplsicas com mecanismo de ao variados, frequentemente desconhecidos, pouco compreendidos ou diferentes daqueles descritos anteriormente. Possuem caractersticas e toxicidades diversas.

AGENTES ALQUILANTES
Ciclofosfamida Mecanismo de ao: agente antineoplsico alquilante que impede a diviso celular. agente no-especfico de fase do ciclo celular, ou seja, a alquilao pode ocorrer em clulas em diviso ou em repouso. O pico de sua absoro ocorre 1 hora aps a administrao oral. Menos de 10% so excretados na urina como frmaco ntegro e 85% a 90%, na forma de metablitos.

O incio do efeito teraputico pode levar de 7 a 21 dias.

AGENTES ALQUILANTES
Nome Comercial: Genuxal (Baxter) Via de administrao: EV - infuso rpida ou contnua, VO, IM, Intraperitoneal e Intrapleural. Reaes adversas mais comuns: nuseas, vmitos, coriza, congesto nasal, dor de cabea, anemia. Meia vida: 1,3 a 16 horas.

C7H15Cl2N2O2P

ANTIMETABLITOS
Azacitidina Mecanismo de ao: Inibe o DNA metiltransferase (enzima responsvel pela metilao de DNA recm-sintetizado em clulas de mamferos). Causa hipometilao do DNA. Tambm possui efeito citotxico direto sobre clulas hematopoiticas anormais da medula ssea.
Administrao: aplicar o produto por via subcutnea na coxa ou no abdome (subcutnea). Deve ser reconstitudo assepticamente com 4 ml de gua estril para injeo. O diluente deve ser injetado lentamente no fracos. Agitar o frasco, obtendo 25 mg/ml de azacitidina.

Doses acima de 4 ml devem ser divididas em duas seringas, aplicadas em lugares diferentes.

ANTIMETABLITOS
Nome comercial: VIDAZA (United Medical Ltda) Via de administrao: injetvel subcutnea (uso adulto). Reaes adversas mais comuns: nusea, anemia, vmitos, diarria, fadiga, constipao e fraqueza. Composio: ampola com 100 mg de azacitidina e 100 mg de manitol como excipiente.

C8H12N4O5.

Meia vida: 8 minutos.

PRODUTOS NATURAIS
Vincristina

Mecanismo de ao: O sulfato de Vincristina um antineoplsico. Esta substncia inibe a diviso mittica das clulas na metfase. Deixa a corrente sangunea rapidamente, cerca de 90% de uma dose intravenosa sendo distribuda aos tecidos aps 15 a 30 minutos.
Cerca de 80% so excretados por bile e fezes e 10 a 20 %, pela urina. Indicaes: tratamento de leucemia linfoblstica aguda, cncer de mama, carcinoma de pulmo de pequenas clulas.

PRODUTOS NATURAIS
Nome comercial: Oncovin (Pharmacia Ind. Com. Ltda.) Via de administrao: intravenosa direta
A frmula C46H56N4O10

Reaes adversas mais comuns: constipao, irritao e necrose teciduais por extravasamento, alopcia, hipertenso, convulses, dor de cabea, nusea, vmito, perda de peso, fotofobia e estomatite.

Meia vida: 24 horas.

MISCELNEA
Cisplatina Mecanismo de ao: A sua atividade antitumoral atribuda ligao ao DNA, com formao de aductos. O efeito citotxico da cisplatina , assim, causado pela inibio da transcrio e replicao e induzindo a morte celular programada. A ligao a protenas plasmticas (albumina, transferrina e gamaglobulina) superior a 90%. Quantidades mnimas chegam ao SNC. H alta captao em rins, fgado, ovrios, tero e pulmes. O volume de distribuio de 11 a 12 L/m2. Excreta-se mais de 90% na urina e 10% na bile.

MISCELNEA
Nome comercial: Platinil (Biosintetica). Via de administrao: intravenosa lenta.
Cl2H6N2Pt

Reaes adversas mais comuns: nusea, vmito, bradicardia, viso turva, hipocalcemia, hipocalemia, feridas na boca, angina pectoris, estomatite e perda de apetite. Indicaes: cncer de bexiga, prstata, ovrio, testculo, cabea e pescoo, pulmo e pulmo de pequenas clulas e mama. Meia vida: varia entre 16 a 53 horas.

CUIDADOS DE ENFERMAGEM
Cuidados Paliatiativos: foram denidos pela OMS em 2002 como uma abordagem ou tratamento que melhora a qualidade de vida de pacientes e familiares diante de doenas que ameacem a continuidade da vida. Para tanto, necessrio avaliar e controlar de forma impecvel no somente a dor, mas, todos os sintomas de natureza fsica, social, emocional e espiritual.

Ateno na administrao medicamentos.

dos

CUIDADOS DE ENFERMAGEM
A equipe de enfermagem precisa ser profissional, qualificada e especializada, para que o cuidado contenha todos os elementos de compromisso, envolvimento, sensibilidade e solidariedade, pois o profissional de enfermagem que est em contato direto com o paciente e seus familiares. Desta forma, a equipe tem como diferencial o tratamento humanizado ao paciente com cncer. O cuidado no se aplica somente doena, e sim em cuidar do doente, da pessoa que, circunstancialmente est sofrendo. Enf Paula Andrea Soresini Gerente de Enfermagem COREN/PR 65687

CONCLUSO
O cncer um grave problema de ordem pblica. Todos os anos milhares de pessoas so diagnosticados com a doena. Novos medicamentos e formas de tratamento vm sendo desenvolvidos, mas ainda estamos muito longe da cura. A preveno e o diagnstico precoce so as melhores formas de diminuir os altos ndices de cncer no Brasil e no mundo.

OBRIGADO!
O pessimista v dificuldade em cada oportunidade; o otimista v oportunidade em cada dificuldade. Winston Churchill

BIBLIOGRAFIA
ADMINISTRAO de quimioterpicos antineoplsicos. UFTM Universidade Federal do Tringulo Mineiro. Disponvel em: http://www.uftm.edu.br/upload/hc/seenf/trabalhos/AVIhe07 0927085357.pdf. Acesso em: 26/05/2012.

AGENTES antineoplsicos. USP Universidade de So. Disponvel em: http://www.fcf.usp.br/Ensino/Graduacao/Disciplinas/Exclusi vo/Inserir/Anexos/LinkAnexos/antineoplasicos.pdf. Acesso em: 06/06/2012.
AZACITIDINA. Medicina Net. Disponvel em: http://www.medicinanet.com.br/conteudos/medicamentosinjetaveis/3347/azacitidina.htm. Acesso em: 02/07/2012.

BIBLIOGRAFIA
BUARQUE, Daniel. Pacientes de cncer no SUS em SP comentam tratamento de Lula Gastos pblicos. G1 O Portal de Notcias da Globo. Disponvel em: http://g1.globo.com/politica/noticia/2011/11/pacientesde-cancer-no-sus-em-sp-comentam-tratamento-de-lula.html. Acesso em: 06/06/2012. CNCER tipo mama. INCA Instituto Nacional do Cncer. Disponvel em: http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/ site/home/mama/cancer_mama++. Acesso em: 06/06/2012. CNCER tipo prstata. INCA Instituto Nacional do Cncer. Disponvel em: http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/ site/home/prostata/definicao. Acesso em: 06/06/2012.

BIBLIOGRAFIA
FORMULRIO Teraputico Nacional 2008. BVSMS Biblioteca Virtual em Sade, Ministrio da Sade. Disponvel em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/formulario_terapeut ico_nacional_2008.pdf. Acesso em: 02/07/2012. LEUCEMIA. Hospital de Cncer de Barretos. Disponvel em: http://www.hcancerbarretos.com.br/leucemia. Acesso em: 06/06/2012. MARTINS COSTA ALVES, Protsio e MARTINS LIMA, Cludio Luiz. Cncer de Prstata. Terra ABC da Sade. Disponvel em: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?63. Acesso em: 06/06/2012. MEDEIROS ZELMANOWICZ, Alice de. Cncer de Mama. Terra ABC da Sade. Disponvel em: http://www.abcdasaude.com.br/artig. php?611. Acesso em: 06/06/2012.

BIBLIOGRAFIA
O QUE o cncer? INCA Instituto Nacional do Cncer. Disponvel em: http://www1.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=322#topo. Acesso em: 06/06/2012. PINHEIRO, Pedro. O que o cncer. MD. Sade. Disponvel em: http://www.mdsaude.com/2009/02/cancer-cancrosintomas.html. Acesso em: 06/06/2012. PRESSE, Frence. Casos de cncer no mundo subiro 75% at 2030, afirma estudo. UOL Folha.com. Disponvel em: http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/1099291casos-de-cancer-no-mundo-subirao-75-ate-2030-afirmaestudo.shtml. Acesso em: 06/06/2012.

BIBLIOGRAFIA
SUMAN, Antnia Leonilda. Cuidados de enfermagem na preparao e administrao dos quimioterpicos. UNESP Universidade Estadual Paulista. Disponvel em: http://pt.scribd.com/doc/51721451/13-Cuidados-deenfermagem-na-quimioterapia. Acesso em: 07/06/2012.
VIDAZA. United Medical. Disponvel em: http://www.unitedmedical.com.br/bulasdownload/vidaza_pr ofissionais.pdf. Acesso em: 02/07/2012. WANNMACHER, Lenita. Frmacos utilizados em neoplasia Antineoplsicos. ANVISA Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria. Disponvel em: http://www.anvisa.gov.br/divulga/public/livro_eletronico/ne oplasia.html. Acesso em: 06/06/2012.

You might also like