You are on page 1of 50

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR INSTITUTO DE TECNOLOGIA FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL

Elementos de Cincia dos Materiais TE:02078


Prof. Dr. Bernardo Borges Pompeu Neto Faculdade de Engenharia Civil
e-mail : pompeu@ufpa.br Tel: 3201-7254
pompeu 1

Programa
Propriedades Mecnicas. Introduo Propriedades vs. estrutura. Objetivo. Os materiais na Engenharia. Deformao elstica. Deformao plstica. Ligao Atmica. Uma reviso. Diagrama tenso e deformao de engenharia e real. Modelos de tomos. Ligaes qumicas. Caracterizao mecnica dos materiais: Ordenao Atmica dos Materiais. limite de resistncia, limite de escoamento, Cristalinidade. Estrutura cristalina. ductilidade. Sistemas cristalinos. Escoamento e encruamento. Indexao de pontos, direes e planos Endurecimento, recuperao, recristalizao em cristais. Difrao de R-X. e crescimento de gro. Desordem atmica dos Materiais. Fratura. Fadiga. Fluncia. Os Materiais Metlicos. Cristais perfeitos, imperfeitos e materiais amorfos. Ligas ferrosas. Ferros fundidos Ligas no-ferrosas Defeitos na rede cristalina : pontuais, lineares, superficiais e volumtricos. Os Materiais Cermicos. Estrutura cristalina e fases amorfas. Vibraes atmicas. Difuso. Comportamento mecnico, eltrico e ptico. Diagramas de Fase. Os Materiais Polimricos. Definio de fase. Estrutura. Reaes de Polimerizao. Diagramas de fase de substncias puras Termoplsticos e termofixos. Aditivos. ou elementos. Propriedades mecnicas. Diagrama isomorfo. Regra da alavanca. Os Materiais Compsitos. Diagrama euttico. Classificao. Diagrama ferro-carbono. pompeu Propriedades mecnicas. Regra das 2 Misturas.

Livro Texto e Referncias eBibliogrficas

W.D.Callister, Ciencia e Engenharia de Materiais : Uma introduo LTC- Livros tcnicos e Cientficos Editora S.A , 2002

J. F. Shackelford, Introduction to Materials Science for EngineerrsPrentice Hall, Inc, 2000


Van Vlack, L.H, Prcipios de Cincia e Tecnologia dos Materiais Editora Campus, 1984

pompeu

OBJETIVO DO CURSO
Desenvolver uma avaliao em Materiais.

Entender os princpios fundamentais de Cincia de Materiais e como aplic-lo em materiais de Engenharia Civil Desenvolver Habilidades de laboratriais: a) como fazer medies, b) o que isso significa, c) por que importante. (lab relatrio) Melhorar interao com seus colegas. Ter uma experincia agradvel com a " prtica" de Engenharia
pompeu 4

AVALIAO

1. Exerccio semanal ( 10 %) 2. SEMINRIOS (20% ) 3. PROVA S (70%) N = (1 + 2 + 3)/3 x 1,30 5

pompeu

SEMINRIOS
1- Caractersticas, Aplicaes, e processamento dos polmeros (27/09/2007)

2- Microestrutura do Concreto (02/10)


3- Aplicaes e processamento das Cermicas(16/10)

4- Propriedades Mecnicas de Materiais Cermicos(18/10) 5- Diagrama de fase (25/10) 6- Aplicao e Processamento dos Polmeros (06/11) 7- Corroso de Mat.Cermicos e Degradao de polmeros (27/11)
8- Corroso de Metais (27/11)

9- Compsitos Reforados com Fibras e com Partculas grandes (18/12)


10-Questes Econmicas, Ambientais e Sociais na Cincia e Eng dos Mat. (06/12)
pompeu 6

ALGUMAS PALAVRAS SOBRE OS RELATRIOS


Brevemente voc ser um MESTRE, portanto, dever ser capaz de comunicar suas idias claramente. Aqui , algumas sugestes para por em prtica:
Escreva uma introduo clara; a) Explique quais so os objetivos b) O que voc fez Prximo item descreva as condies do experimento; Equipamento, Materiais e Mtodos;

Fornea os resultados experimentais em TABELAS E GRFICOS que so fceis para entender; seja extremamente cuidadoso com as UNIDADES. Discusso: Aqui sua chance para distinguir voc dos colegas. Os resultados fazem sentido? eles seguem o que seriam teoricamente esperados? se no, por que ?

Concluso: Pargrafo nico, bem resumido sobre seu trabalho Anexos Referncias Bibliogrficas
pompeu 7

"Materiais: quanto melhores forem, melhores sero as obras de engenharia. Por isso, todas as engenharias so, ou deveriam ser, em certo grau... Engenharia de Materiais." William. F. Smith
pompeu 8

1. Introduo 1.1 Perspectiva Histrica Ns vivemos em um mundo em que a posse de materiais define nossas relao social e qualidade de vida econmica.

Transportes, habitao, vesturio, recreao e produtos alimentcios.

comunicao,

Cada seguimento de nossas vidas dirias influenciado em maior ou menor grau pelos materiais. Historicamente, o desenvolvimento e o avano das sociedades tm estado intimamente ligados s habilidades dos seus membros em produzir e manipular materiais para satisfazer as suas pompeu 9 necessidades.

As civilizaes antigas foram designadas pelo nvel de seus desenvolvimentos em relao aos materiais: Idade da pedra, idade do bronze. Os primeiros seres humanos tiveram acesso a apenas um nmero limitado de materiais Ex: pedra, madeira, argila, peles etc.

Com o tempo descobriram tcnicas para a produo de materiais que tinham propriedades superiores s dos produtos naturais Ex : cermica e vrios metais
Alm disso, foi descoberto que as propriedades de um material poderiam ser alteradas atravs de tratamentos trmicos e pela adio de outras substncias.
pompeu 10

A utilizao de um material era totalmente um processo de seleo: Decidia-se, a partir de um conjunto relativamente limitado de materiais disponveis, aquele que era o mais adequado para uma dada aplicao em virtude de suas caractersticas. No foi seno em tempos relativamente recentes que os cientistas compreenderam as relaes entre os elementos estruturais dos materiais e suas propriedades. Dezenas de milhares de materiais diferentes foram desenvolvidos com caractersticas relativamente especficas que atendem as necessidades de nossa moderna e complexa sociedade; estes incluem metais, plsticos, vidros e fibras.
pompeu 11

O desenvolvimento de muitas tecnologias que tornam a nossa existncia to confortvel tem estado intimamente associado com a acessibilidade a materiais adequados.

Um avano na compresso de um tipo de material freqentemente o precursor da progresso escalonada de uma tecnologia Por exemplo: Os automveis no teriam sido possveis sem a disponibilidade de ao a baixo custo ou de algum outro substituto comparvel. Em nossos tempos, dispositivos eletrnicos sofisticados dependem de componentes que so feitos a partir dos chamados materiais semicondutores.
pompeu 12

1.2 Cincias e Engenharia dos Materiais Cincia dos materiais: Envolve a investigao das relaes que existem entre as estruturas e as propriedades dos materiais

Engenharia de Materiais: Consiste, na escolha e uso da estrutura de um material para produzir uma srie de propriedades pr - determinadas.
Devemos chamar a ateno para as relaes existentes entre as propriedades dos materiais e os elementos estruturais A estrutura de um material est geralmente relacionada ao arranjo de seus componentes internos.

Devem ser considerados vrios nveis de estudo:


pompeu 13

A estrutura subatmica envolve eltrons no interior dos tomos individuais e a interao com seus ncleos. No nvel atmico, a estrutura engloba a organizao dos tomos ou molculas entre si Ex : estrutura eletrnica; estrutura cristalina Nvel microscpico: grandes grupos de tomos ou molculas aglomerados (com a possibilidade de observao direta da estrutura com um microscpio). Ex : microestrutura

Nvel Macroscpico : so os elementos estruturais que podem ser vistos a olho nu.
pompeu 14

Relao Estrutura x Propriedades


As propriedades cotidianas dos materiais dependem
da estrutura em escala atmica da microestrutura (estrutura em escala intermediria)

Alumnio
(estrutura cbica)

Magnsio
(estrutura hexagonal)
pompeu

Fibras de vidro em uma matriz de polmero.


15

Propriedade uma peculiaridade do material em termos do tipo e da intensidade da resposta a um estmulo especfico que lhe imposto. Ex : Enquanto em uso, todos os materiais esto expostos a estmulos externos que provocam algum tipo de resposta uma amostra sujeita a fora ir experimentar uma deformao.
Virtualmente, todas as propriedades importantes dos materiais slidos podem ser agrupadas em seis categorias diferentes: mecnica eltrica trmica magntica tica e deteriorativa. Mecnicas relacionam deformaes com uma carga ou fora aplicada. Ex. mdulo de elasticidade e a resistncia.
pompeu 16

Eltricas: O estmulo um campo eltrico. Ex.condutividade eltrica e a constante dieltrica. Trmica - O comportamento trmico de um slido pode ser representado em termos da capacidade calorfica e da condutividade trmica. Magnticas demonstram a resposta de um material aplicao de um campo magntico. ticas o estmulo a radiao eletromagntica ou luminosa. Ex. ndice de refrao e a refletividade Deteriorativas - indicam a reatividade qumica dos materiais.
pompeu 17

Alm da estrutura e propriedade, dois outros componentes importantes esto envolvidos na cincia e na engenharia dos materiais, quais sejam, processamento e desempenho.
Com respeito s relaes destes quatro componentes, a estrutura de um material ir depender da maneira como ele processado Alm disso, o desempenho de um material ser uma funo das suas propriedades.Assim, a inter-relao entre processamento, estrutura, propriedades e desempenho linear, conforme esquema abaixo.

Processamento Estrutura Propriedade Desempenho

pompeu

18

Ex: propriedades pticas(TRANSMITNCIA DA LUZ) cada um dos trs materiais so diferentes.

de

Material xido de Aluminio 1)monocristal;2)numerosos monocristais muitos pequenos3) composta no somente por muitos cristais pequenos interligados, mas tambm por um grande nmero de poros ou espaos vazios muitos pequenos

pompeu

19

Ex: Alumina porosa e no-porosa


Poros

50 m

50 m

A presena de poros causa espalhamento de luz e o material se torna opaco.


Lmpada de vapor de sdio. O gs em alta temperatura (1000C) guardado dentro de um cilindro translcido de alumina.
pompeu

A eliminao dos poros atravs da adio de 0.1% de MgO gera um material translcido.

20

1.3 Porque estudar Cincia e engenharia dos Materiais? Muitos engenheiros(civis, mecnicos, qumicos ou eltricos) iro uma vez ou outra ficar expostos a um problema de projeto que envolva materiais. Ex: a superestrutura de uma ponte, uma engrenagem de transmisso, um componente de uma refinaria de petrleo, ou um chip de circuito integrado Muitas vezes, um problema de materiais consiste na seleo do material correto dentre muitos milhares de materiais disponveis:

pompeu

21

QUANTOS MATERIAIS DIFERENTES EXISTEM ?

COMO ESCOLHER ??
pompeu 22

Como definir qual o melhor material para um determinado fim?


Exemplo: Copo Custo Tempo de vida ou Durabilidade Aparncia Finalidade: Natureza do lquido (ex: copo de metal e papel no pode ser usado para caf, suco de laranja no pode ser armazenado numa taa antiga de peltre porque remove o Pb da liga)
23

Vidro Cermica Plstico Madeira Metal Papel

Depende

pompeu

Existem vrios critrios nos quais a deciso final est normalmente baseada: Em primeiro lugar, as condies de servio devem ser caracterizadas, uma vez que estas iro ditar as propriedades exigidas do material.

Somente em raras ocasies que um material possui a combinao mxima ou ideal de propriedades.
Um exemplo: envolve a resistncia e a ductilidade; normalmente, um material que possui uma alta resistncia ter apenas uma ductilidade limitada.
pompeu 24

Uma segunda considerao de seleo qualquer deteriorao das propriedades dos materiais que possa ocorrer durante a operao em servio. Por exemplo, redues significativas na resistncia mecnica podem resultar da exposio a temperaturas elevadas ou a ambientes corrosivos.
Por fim, provavelmente a considerao dominante estar relacionada aos fatores econmicos:

Quanto ir custar o produto j acabado?

pompeu

25

Quanto

mais

familiarizado

estiver

engenheiro com as varias caractersticas e

relaes estrutura propriedades, bem como


com as tcnicas de processamento dos

materiais, mais capacitado e confiante ele


estar para fazer opes ponderadas de

materiais com base nestes critrios.


pompeu 26

Seleo de Materiais
Ex: Cilindro de armazenamento de gases
Requerimento: resistir a altas presses (14MPa)

Resistncia Metais Cermicas Polmeros Semicondutores Compsitos

Flexibilidade

Custo

pompeu

27

Seleo de Materiais
Ex: Vaso de presso de uma aeronave
Requerimento: resistir a altas presses e ser leve Aqui o custo menos importante do que a funcionalidade
Prefere-se um material leve e forte, mesmo sendo caro. Resistncia Metais Cermicas Polmeros Semicondutores Compsitos Flexibilidade Leveza

pompeu

28

Seleo de Materiais
Reator Nuclear

Decises profissionais: Desempenho Atualizao

Manuteno
Aspectos econmicos

Consideraes ambientais.
pompeu 29

Casa construda com materiais reciclados, conservando os recursos da terra e energia, ao mesmo tempo em que se preserva o meio ambiente.
Para fabricar os metais reciclados, vidros, concretos, etc necessrio empregar um alto nvel de tecnologia e de desenvolvimento de materiais, a fim de poder competir em custo e qualidade com os materiais convencionais.

pompeu

30

SELEO DOS MATERIAIS POR NDICE DE MRITO Ex. Resistncia: Material Ao-liga
(alta resist.)

Ti

Al
(AA7074)

PRFC

Resist. (MPa) trao

1000

800

500

700

PRFC= Polmero reforado com fibra de carbono


pompeu 31

SELEO DOS MATERIAIS POR NDICE DE MRITO

Ex. Resistncia/peso:
Ao-liga (alta resist.) 133 Ti Al PRFC (AA7074) 185 390

Material

170

pompeu

32

1.4 Classificao dos Materiais Os materiais slidos tm sido convenientemente agrupados em trs classificaes bsicas:

metais, cermicos e polmeros.


Baseado principalmente na composio qumica e estrutura atmica, e a maioria dos materiais se encaixa em um outro grupo distinto, embora existam alguns materiais intermedirios.

Outros grupos de materiais importantes na engenharia:


compsitos, semicondutores e biomateriais.
pompeu 33

METAIS
Materiais metlicos: So normalmente combinaes de elementos metlicos. Possuem um nmero grande de eltrons no localizados, isto , estes eltrons no esto ligados a qualquer tomo em particular. Muitas propriedades dos metais so atribudas diretamente a estes eltrons. Os metais so condutores extremamente bons de eletricidade e calor. No so transparentes luz visvel.

Uma superfcie metlica polida possui uma aparncia lustrosa.


Os metais so muito resistentes, e ainda assim deformveis.
pompeu 34

METAIS
Ex; ao estrutural, molas, grampos

pompeu

35

Os metais na tabela peridica

pompeu

36

CERMICOS So compostos formados entre os elementos metlicos e no metlicos; So freqentemente xidos, nitretos e carbetos.
A grande variedade de materiais que se enquadra nesta classificao inclui cermicos que so compostos por minerais argilosos, cimento e vidro. So materiais tipicamente isolantes passagem de eletricidade e calor e so mais resistentes a altas temperaturas e ambientes abrasivos do que os metais e polmeros. Com relao ao comportamento mecnico, os cermicos so duros, porm muito quebradios.
pompeu 37

ALUMINA

Cermicas e vidros

Fornos feitos de cermica e vidro prov boas propriedades trmicas e mecnicas. A caarola pode resistir ao choque trmico simultneo de alta e baixa temperatura.
pompeu 38

As cermicas na tabela peridica

Cermicas so formadas por combinao de metais (quadrados mais claros) com os elementos C, N, O, P e S. Si e Ge so semicondutores mas so usados em cermicas de forma equivalente a metais
pompeu 39

POLMEROS

Os polmeros compreendem os materiais comuns de plsticos e


borracha. Muitos deles so compostos orgnicos que tm sua qumica baseada no carbono, no hidrognio e em outros elementos nometlicos; alm disso, eles possuem estruturas moleculares muito grandes.

Estes materiais possuem tipicamente baixas densidades e podem


ser extremamente flexveis.

pompeu

40

POLMEROS

Fonte: Materials Science for engineers : Shackelford J. F.


pompeu 41

Os polmeros na tabela peridica

pompeu

42

COMPSITOS um material formado por uma mistura ou combinao de dois ou


mais micro ou macro constituintes que diferem na forma e na composio qumica e que, na sua essncia, so insolveis uns nos outros.

A fibra de vidro um exemplo familiar, no qual fibras de vidro so


incorporadas no interior de um material polimrico.

Um compsito projetado para mostrar uma combinao das


melhores caractersticas de cada um dos materiais que o compe.
pompeu 43

Compsitos
Fibra de Vidro Madeira Concreto

pompeu

44

SEMICONDUTORES

Possuem propriedades eltricas que so intermedirias entre


aquelas apresentadas pelos condutores eltricos e pelos isolantes. Alm disso, as caractersticas eltricas destes materiais so

extremamente sensveis presena de minsculas concentraes


de tomos de impurezas, concentraes que podem ser controladas ao longo de regies espaciais muito pequenas. Os semicondutores tornaram possvel o advento dos circuitos integrados
pompeu 45

Semicondutores

pompeu

46

Os semicondutores na tabela peridica

Quando combinados entre si (coluna III-V e II-VI) os metais (quadrados claros) assumem propriedades semicondutoras.
pompeu 47

BIOMATERIAIS Os biomateriais so empregados em componentes implantados no interior do corpo humano para a substituio de partes do corpo doentes ou danificados. Esses materiais no devem produzir substncias txicas e devem ser compatveis com os tecidos do corpo.

pompeu

48

MATERIAIS AVANADOS
So materiais utilizados em aplicaes de tecnologia de ponta, ou seja, so materias utilizados para a fabricao de dispositivos ou componentes que funcionam ou operam usando princpios sofiscados Exemplos destas aplicaes incluem: equipamentos eletrnicos (VCRs, CD players, DVDs), computadores, sistemas de fibra ptica, foguetes e msseis militares, detectores, lasers, displays de cristal lquido, indstria aeroespacial, etc. Estes materiais so geralmente materiais tradicionais cujas propriedades so optimizadas ou materiais novos de alto desempenho.

pompeu

49

ALGUMAS CONSIDERAES SOBRE A NECESSIDADE DE MATERIAIS MODERNOS

Materias que apresentem: Alto desempenho Baixo peso e alta resistncia Resistncia altas temperaturas Desenvolvimento de materiais que sejam menos danosos ao meio ambiente e mais fceis de serem reciclados ou regenerados

pompeu

50

You might also like