You are on page 1of 47

NR-15 : ATIVIDADES E OPERAES INSALUBRES

AGENTES FSICOS
Igmar A. Flores Janderson M. Souza Renann B. G. L. Rebello EQUIPE :G

Introduo
A palavra insalubre vem do latim e significa tudo aquilo que origina doena sendo que a insalubridade a qualidade de insalubre, A primeira abordagem sobre insalubridade na legislao brasileira foi em 1932, e se referia a proibio do trabalho de mulheres em servios perigosos e insalubres, A segunda em 1943, proibia os menores neste tipo de atividade.

Introduo
O conceito legal de insalubridade dado pelo artigo 189 da consolidao da lei do trabalho (CLT) : sero consideradas atividades ou operaes insalubres aquelas que, por sua natureza, condies ou mtodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos sade, acima dos limites de tolerncias fixadas em razo da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposio aos seus efeitos. Este trabalho aborda os seguintes agentes fsicos insalubres: rudo, calor, umidade, frio e vibrao.

NR-15: Atividades e operaes Insalubres


O Ministrio do Trabalho aprovar o quadro das atividades e operaes insalubres e adotar normas sobre os critrios de caracterizao da insalubridade, os limites de tolerncia aos agentes agressivos, meios de proteo e o tempo mximo de exposio do empregado a esses agentes.

NR-15: Atividades e operaes Insalubres


Comprovado o exerccio de trabalho em condies insalubres, acima dos limites de tolerncia estabelecidos pelo Ministrio do Trabalho, assegura a percepo de adicional respectivamente de 40% (quarenta por cento), 20% (vinte por cento) e 10% (dez por cento) do salriomnimo da regio, segundo se classifiquem nos graus mximo, mdio e mnimo.

NR-15: Atividades e operaes Insalubres


No caso de incidncia de mais de um fator de insalubridade, ser apenas considerado o de grau mais elevado, para efeito de acrscimo salarial, sendo vedada a percepo cumulativa.

NR-15: Atividades e operaes Insalubres


A eliminao ou neutralizao da insalubridade determinar a cessao do pagamento do adicional respectivo. A eliminao ou neutralizao da insalubridade dever ocorrer: a) com a adoo de medidas de ordem geral que conservem o ambiente de trabalho dentro dos limites de tolerncia;

NR-15: Atividades e operaes Insalubres


b) com a utilizao de equipamentos de proteo individual ao trabalhador, que diminuam a intensidade do agente agressivo a limites de tolerncia.

NR-15: Atividades e operaes Insalubres


A eliminao ou neutralizao da insalubridade ficar caracterizada atravs de avaliao pericial por rgo competente, que comprove a inexistncia de risco sade do trabalhador. Caber s Delegacias Regionais do Trabalho, comprovada a insalubridade, notificar as empresas, estipulando prazos para sua eliminao ou neutralizao, na forma deste artigo.

NR-15: Atividades e operaes Insalubres


Cabe autoridade regional competente em matria de segurana e sade do trabalhador, comprovada a insalubridade por laudo tcnico de engenheiro de segurana do trabalho ou mdico do trabalho, devidamente habilitado, fixar adicional devido aos empregados expostos insalubridade quando impraticvel sua eliminao ou neutralizao.

NR-15: Atividades e operaes Insalubres


facultado s empresas e aos sindicatos das categorias profissionais interessadas requererem ao Ministrio do Trabalho, atravs das DRTs, a realizao de percia em estabelecimento ou setor deste, com o objetivo de caracterizar e classificar ou determinar atividade insalubre. Nas percias requeridas s Delegacias Regionais do Trabalho, desde que comprovada a insalubridade, o perito do Ministrio do Trabalho indicar o adicional devido. O perito descrever no laudo a tcnica e a aparelhagem utilizadas.

Rudos

Os rudos podem ser classificados como rudos contnuos ou intermitentes e como rudos de impactos.

Rudo Contnuo ou Intermitente


Entende-se por Rudo Contnuo ou Intermitente, para os fins de aplicao de Limites de Tolerncia, o rudo que no seja rudo de impacto.

Rudo Contnuo ou Intermitente


Os nveis de rudo contnuo ou intermitente devem ser medidos em decibis (dB) com instrumento de nvel de presso sonora operando no circuito de compensao "A" e circuito de resposta lenta (SLOW). As leituras devem ser feitas prximas ao ouvido do trabalhador. Os tempos de exposio aos nveis de rudo no devem exceder os limites de tolerncia fixados na tabela 1 abaixo.

Rudo Contnuo ou Intermitente

Tabela 1: Limites de tolerncia para rudo contnuo ou intermitente

Rudo Contnuo ou Intermitente


Para os valores encontrados de nvel de rudo intermedirio ser considerada a mxima exposio diria permissvel relativa ao nvel imediatamente mais elevado. No permitida exposio a nveis de rudo acima de 115 dB(A) para indivduos que no estejam adequadamente protegidos.

Rudo Contnuo ou Intermitente


Se durante a jornada de trabalho ocorrerem dois ou mais perodos de exposio a rudo de diferentes nveis, devem ser considerados os seus efeitos combinados, de forma que, se a soma das seguintes fraes abaixo, exceder a unidade, a exposio estar acima do limite de tolerncia.

Rudo Contnuo ou Intermitente

Na equao acima, Cn indica o tempo total que o trabalhador fica exposto a um nvel de rudo especfico, e Tn indica a mxima exposio diria permissvel a este nvel, segundo a tabela 1. As atividades ou operaes que exponham os trabalhadores a nveis de rudo, contnuo ou intermitente, superiores a 115 dB(A), sem proteo adequada, oferecero risco grave e iminente.

Rudo Contnuo ou Intermitente

Rudos de Impacto
Entende-se por rudo de impacto aquele que apresenta picos de energia acstica de durao inferior a 1 (um) segundo, a intervalos superiores a 1 (um) segundo. Os nveis de impacto devero ser avaliados em decibis (dB), com medidor de nvel de presso sonora operando no circuito linear e circuito de resposta para impacto. As leituras devem ser feitas prximas ao ouvido do trabalhador. O limite de tolerncia para rudo de impacto ser de 130 dB (linear). Nos intervalos entre os picos, o rudo existente dever ser avaliado como rudo contnuo.

Rudos de Impacto
Em caso de no se dispor de medidor de nvel de presso sonora com circuito de resposta para impacto, ser vlida a leitura feita no circuito de resposta rpida (FAST) e circuito de compensao "C". Neste caso, o limite de tolerncia ser de 120 dB(C). As atividades ou operaes que exponham os trabalhadores, sem proteo adequada, a nveis de rudo de impacto superiores a 140 dB(LINEAR), medidos no circuito de resposta para impacto, ou superiores a 130 dB(C), medidos no circuito de resposta rpida (FAST), oferecero risco grave e iminente.

Medidas de Controle de Rudo.


Para reduzir o rudo importante saber que o som se propaga no ar e nos slidos sob forma de vibrao. A maior parte das fontes sonoras produzem simultaneamente rudos areos e rudos transmitidos por vibraes de slidos. Para controlar ou reduzir o nvel de emisso de rudo de maquinas e equipamentos autores sugerem alguns tipos de procedimentos.

Medidas de Controle de Rudo.


Instalar motores e transmisses eltricas mais silenciosas. Evitar ou reduzir o choque entre os componentes das maquinas. Substituir partes metlicas por partes plsticas, mais silenciosas. Blindar as partes ruidosas das maquinas. Utilizar materiais absorventes de som, como por exemplo, l de vidro, espuma de poliuretano,ou borracha Os materiais absorventes podem absorver de 50 a 90% da energia sonora incidente, ajudando assim a diminuir o nvel de rudo, graas a o seu coeficiente de absoro.

Exposio ao Calor
A exposio ao calor deve ser avaliada atravs do "ndice de Bulbo mido Termmetro de Globo" - IBUTG definido pelas equaes que se seguem: Ambientes internos ou externos sem carga solar: IBUTG = 0,7 tbn + 0,3 tg

Exposio ao Calor
Ambientes externos com carga solar: IBUTG = 0,7 tbn + 0,1 tbs + 0,2 tg onde: tbn = temperatura de bulbo mido natural tg = temperatura de globo tbs = temperatura de bulbo seco.

Exposio ao Calor
Os aparelhos que devem ser usados nesta avaliao so: termmetro de bulbo mido natural, termmetro de globo e termmetro de mercrio comum. As medies devem ser efetuadas no local onde permanece o trabalhador, altura da regio do corpo mais atingida.

Exposio ao Calor
Limites de tolerncia para exposio ao calor, em regime de trabalho intermitente com perodos de descanso no prprio local de prestao de servio. Em funo do ndice obtido, o regime de trabalho intermitente ser definido na tabela 2.

Exposio ao Calor

Tabela 2: Regime de trabalho intermitente com descanso no prprio local de trabalho

Exposio ao Calor
Os perodos de descanso sero considerados tempo de servio para todos os efeitos legais. A determinao do tipo de atividade (Leve, Moderada ou Pesada) feita consultando-se a tabela 3.

Exposio ao Calor

Tabela 3: Taxas de metabolismo por tipo de atividade

Exposio ao Calor
Limites de Tolerncia para exposio ao calor, em regime de trabalho intermitente com perodo de descanso em outro local (local de descanso). Para os fins deste item, considera-se como local de descanso ambiente termicamente mais ameno, com o trabalhador em repouso ou exercendo atividade leve. Os limites de tolerncia so dados segundo a tabela 4.

Exposio ao Calor

Tabela 4: Limites de tolerncia

Exposio ao Calor
M a taxa de metabolismo mdia ponderada para uma hora, determinada pela seguinte frmula:

Mt - taxa de metabolismo no local de trabalho. Tt - soma dos tempos, em minutos, em que se permanece no local de trabalho. Md - taxa de metabolismo no local de descanso. Td - soma dos tempos, em minutos, em que se permanece no local de descanso.

Exposio ao Calor
IBUTG o valor IBUTG mdio ponderado para uma hora, determinado pela seguinte frmula:

IBUTGt = valor do IBUTG no local de trabalho. IBUTGd = valor do IBUTG no local de descanso. Tt e Td = como anteriormente definidos. Os tempos Tt e Td devem ser tomados no perodo mais desfavorvel do ciclo de trabalho, sendo Tt + Td = 60 minutos corridos. As taxas de metabolismo Mt e Md sero obtidas consultando-se o tabela 3. Os perodos de descanso sero considerados tempo de servio para todos os efeitos legais.

Exposio ao Calor

Exposio ao Calor
Utilizao correta de equipamento de proteo contra o calor.

Observaes Quanto a NR 15
Segundo Tuffi Messias Saliba (fevereiro/99), ento consultor em Segurana e Higiene do Trabalho da Astec, em Belo Horizonte/MG, embora do ponto de vista tcnico o ndice IBUTG adotado seja mais aceito, inclusive pela ACGIH (American Conference of Governamental Industrial Hygienists), ele precisa ser revisado. Ele defende que, do ponto de vista legal, para fins de caracterizao de insalubridade, h vrios pontos possveis de interpretaes divergentes e at mesmos absurdas por parte dos aplicadores.Tuffi destaca trs pontos a serem alterados. Primeiramente, o IBUTG deveria sofrer correes em funo da regio (zonas climticas).

Observaes Quanto a NR 15
Em segundo lugar, o quadro n 3 ( estimativa de calor metablico) deveria ser mais detalhado e mais claro. Finalmente, a avaliao, na grande maioria dos casos, deveria ser feita com base no quadro n2, isto , atravs da mdia ponderada, e s em casos muito excepcionais seria usado o quadro n 1.

Observaes Quanto a NR 15
J Rudolf Nielsen (fevereiro/99) indica apenas a necessidade de incluir informaes suplementares no anexo da norma NR-15. Considera que com medies complementares (como batimentos cardacos, temperatura corprea, capacidade de recuperao), aqueles limites de tolerncia podem ser ultrapassados. Mas acrescenta que isto no quer dizer que esses limites sejam adequados, mas somente conservadores.

Vibraes
As atividades e operaes que exponham os trabalhadores, sem a proteo adequada, s vibraes localizadas ou de corpo inteiro, sero caracterizadas como insalubres, atravs de percia realizada no local de trabalho. A percia, visando comprovao ou no da exposio, deve tomar por base os limites de tolerncia definidos pela Organizao Internacional para a Normalizao - ISO, em suas normas ISO 2631 e ISO/DIS 5349 ou suas substitutas.

Vibraes
Constaro obrigatoriamente do laudo da percia: a) o critrio adotado; b) o instrumental utilizado; c) a metodologia de avaliao; d) a descrio das condies de trabalho e o tempo de exposio s vibraes; e) o resultado da avaliao quantitativa; f) as medidas para eliminao e/ou neutralizao da insalubridade, quando houver. A insalubridade, quando constatada, ser de grau mdio.

Vibraes

Frio
As atividades ou operaes executadas no interior de cmaras frigorficas, ou em locais que apresentem condies similares, que exponham os trabalhadores ao frio, sem a proteo adequada, sero consideradas insalubres em decorrncia de laudo de inspeo realizada no local de trabalho.

Umidade
As atividades ou operaes executadas em locais alagados ou encharcados, com umidade excessiva, capazes de produzir danos sade dos trabalhadores, sero consideradas insalubres em decorrncia de laudo de inspeo realizada no local de trabalho.

TIPO DE RISCO

CARACTERISTICAS/ LOCALIZAO
CALOR / EXPOSIO AO SOL E SOLDAS (OFICINAS) RUIDO / MAQUINA ELEVATRIA, EQUIPAMENTO DE COMPACTAO

PREVENO / MEDIDAS
USO DE PROTETOR SOLAR ,USO DE EPI PROGRAMA DE CONTROLE DE RIUDO E CONSERVAO AUDITIVA, USO DE EPI PAUSAS EXAMES DERMATOLGICOS, USO DE EPI PROGRAMA DE ERGONOMIA / LAYOUT DAS INSTALAES

ATIVIDADES INSALUBRES NO TRATAMENTO DE AGUA

VIBRAES / MAQUINAS UMIDADE / INTERIOR DE TANQUES CONTUSES E TRAUMAS

Concluso
Este trabalho exps de maneira didtica as maneiras pelas quais os agentes fsicos Rudo, Calor, Vibraes, Umidade e Frio podem, se ultrapassarem os limites prfixados em normas, provocar conseqncias danosas integridade fsica dos trabalhadores que se submetem s condies impostas por empregadores. fundamental ressaltar novamente, que estes agentes no so por si s, elementos determinantes de riscos, devendo atentar para as situaes em que a convivncia com estes fenmenos totalmente segura sade humana. No entanto, sempre existiro as circunstncias em que a eliminao ou neutralizao dos riscos seja impraticvel, o que no necessariamente acarretar no no exerccio das atividades.

OBRIGADO
BOM FERIADO!

You might also like