You are on page 1of 18

Prof.

Rodrigo Medina

Na

dcada de 70/80, foi verificado que os astronautas russos, ao retornarem da misso espacial, sofriam de flacidez, atrofia e fadiga muscular.
foi utilizado pelas equipes russa em treinamentos para olimpadas e competies. (Montreal, 1976)

Posteriormente,

1977

- pesquisador russo Yakov M. Kotz em um congresso no Canad, no qual foram atribudos ganhos de fora de 30 a 40 % em atletas olmpicos da equipe sovitica, atribudos ao uso de eletroestimulao associado ao treinamento. Aumento de 10cm de impulso no salto vertical e 10% no dimetro da seco transversa das miofibrilas. Os ganhos eram maiores que aqueles obtidos apenas atravs de exerccios.

Corrente

de mdia freqncia mais agradvel por atravessar resistncia da pela com mais facilidade comparada a de baixa freqncia.
utilizada pelos pesquisadores soviticos foi uma corrente alternada simtrica,sinusoidal de 2500Hz, modulada por burst a cada10ms para fornecer 50 burst por segundo.

Originalmente

Frequncia

portadora 2500Hz (4000Hz) a corrente de mdia frequncia que vai gerar a corrente baixa frequncia para estimulao muscular.

Frequncia

de modulao frequncia de ciclos por segundos,normalmente de 0 -150 Hz.

OBS:

a modulao da frequncia vai obedecer a caracterstica da fibra e a porcentag.em do ciclo a situao do paciente

Segundo

os estudos de Kots, em uma contrao voluntria no se recrutam todas as unidades motoras e a freqncia de descarga do motoneurnio no mxima, concluindo ento que o uso da eletroestimulao da corrente russa poderia diminuir tal dficit de fora em torno e 10%, ao se recrutar unidades motoras inertes durante o exerccio voluntrio.

um coadjuvante no fortalecimento muscular, exigindo assim que haja a realizao de exerccios ativos por parte do paciente Treinamento de endurance Reeducao muscular Melhora de edemas crnicos atravs de bomba muscular Aumenta oxigenao e nutrio

Frequncia portadora / carreadora (carrier) Frequncia moduladora (Burst rate) Rampa de subida e descida (Ramp up / down) Tempo ON: tempo durante o qual um trem de pulsos (ou AC) ou sries de bursts so aplicados durante o tto. Tempo OFF Duty cycle: tempo ON x 100% tempo ON + tempo OFF

Cuidados: - Condicionamento da musculatura que est sendo estimulada; - Processo de agudizao ou cronificao da doena; - Qualidade tecnolgica do aparelho; - Experincias pessoais do fisioterapeuta; - 10s ON/ 50s OFF para Ttotal de 10 min; - Trepouso > Tcontrao evita fadiga e gera + ganhos

Na subida: aumento progressivo da carga de pulso; Na descida: diminuio gradual da carga at o fim do tempo ON; Funo: dar um aspecto mais fisiolgico contrao eletroestimulada; Evita desconforto e receio do paciente pois gradual e agradvel;

Corresponde a quantidade de corrente dentro da rajada pode ser 20% - 30% - 50%

Fibras

Tipo I (vermelhas): Freqncias mais baixas (20 50 Hz) Fibras Tipo II (brancas): Alta freqncia (50 100 Hz)

Nela,

o componente galvnico anulado, o que possibilita no provocar queimaduras sob os eletrodos Alcana importantes profundidades Admite perfeitamente grandes eletrodos Invade amplas reas musculares muito bem tolervel pelo paciente.

Esta

deve ser orientada a fim de permitir a melhor resposta muscular.


estimulao mista, colocando o eletrodo prximo ao nervo que rege o grupo muscular e tambm colocar em direo aos pontos motores especficos da regio a ser tratada.

Busca-se

Aumenta

fora muscular Diminui flacidez Ps parto Drenagem linftica Diminui gordura localizada

Grvida
Cardiopatas Marcapasso Tumor

neoplasias Infeco Epilepsia Varizes -Tromboflebites Alteraes de sensibilidade e cognitivas Implantes metlicos

You might also like