You are on page 1of 23

Transferncia de Calor

Ementa: Origem fsica e equaes da transferncia de calor e massa: conduo, conveco e radiao. A exigncia da Conservao de massa e energia (balano). Propriedades trmicas. Equao da difuso de calor e de massa e condies de contorno. Transferncia de calor e massa em regime permanente. Transferncia de calor e massa em regime transiente. Conveco.

Objetivos: Transmitir os conhecimentos bsicos de transferncia de calor, considerando a interpretao fsica dos diferentes tipos de processos envolvidos como tambm sua resoluo matemtica analtica e/ou numrica.

Objetivos
Compreender a relao entre a Termodinmica e a Transferncia de Calor, Distinguir a energia trmica de outros fontes de energia, e a transferncia de calor de outras formas de transferncia de energia, Aplicar balanos de energia em volumes e em superfcies de controle, Compreender os mecanismos bsicos de transferncia de calor, os quais so: conduo, conveco e radiao e suas respectivas formulaes Conduo Lei de Fourier, Conveco Lei de resfriamento de Newton, Radiao Lei de StefanBoltzmann. Identificar os mecanismos de transferncia de calor que ocorrem simultaneamente na prtica, Resolver problemas de transferncia de calor.

Transferncia de Calor
O requerimento bsico da Transferncia de Calor a presena de uma diferena de temperatura. A segunda lei da termodinmica requere que o calor transferido seja na direo da diminuio de temperatura. A taxa de transferncia de calor em uma certa direo depende da magnitude da diferena de temperatura nessa direo. Quanto maior for a diferena de temperatura, maior ser a transferncia de calor.

Aplicaes de Transferncia de Calor

Transferncia de Calor
Transferncia de calor ocorre quando dois sistemas (A e B), ou o sistema (A) e seu meio (B), que apresentam diferenas de temperaturas, so colocados em contato trmico. A taxa de transferncia de calor ser funo de: Q = f (TA , TB, tempo, propriedades termo-fsicas, tamanho, formas geomtricas, movimento relativo de A e B).

Problemas de Transferncia de Calor


Em geral podemos analisar trs grandes classes de problemas encontrados na engenharia: - Isolamentos Trmicos: nestes problemas as temperaturas extremas (TA,TB) so usualmente impostas ao meio que transfere calor, a incgnita a taxa de transferncia de calor Q (ou o fluxo de calor q=Q/A), o objetivo minimizar Q atravs da escolha criteriosa dos constituintes do isolamento, - Projeto de Trocadores de Calor: a incgnita a temperatura e o objetivo o aumento da taxa de transferncia de calor entre as temperaturas dos fluidos. - Controle de Temperatura: em alguns projetos trmicos torna-se necessrio conhecer o valor da temperatura da superfcie (TA ) que proporciona uma transferncia de calor Q, por exemplo: nos circuitos eltricos compactos, a temperatura da superfcie dos circuitos no pode ser muito maior temperatura do ambiente. Objetivo: determinar o escoamento de fluido refrigerante que garante a transferncia de calor adequada para o ambiente.

Calor e outras formas de Energia


Energia pode existir em numerosas formas tais como: Trmica, Mecnica, Cintica, Potencial, Eletrica, Magntica, Qumica, e Nuclear.

A soma constitui a energia total E (ou e por unidade de massa) do sistema.. A soma de todas as formas microscpicas de energia denominado energia interna do sistema.

Termodinmica e Transferncia de Calor

A Termodinmica trata de sistemas em equilbrios, pode ser utilizada para calcular a quantidade de calor necessria para que um sistema passe de um estado de equilbrio estvel para outro, porm no pode prever a rapidez com que esta mudana ira ocorrer, pois o sistema no esta em equilbrio durante este processo.

A Transferncia de Calor (TC) a energia em trnsito devido a uma diferena de temperatura, ela trata com a determinao da taxa de energia que pode ser transferido de um sistema para outro, como resultado dessa diferena de temperatura. A TC por essncia um processo de no equilbrio.

Transferncia de Calor
O requerimento bsico da Transferncia de Calor a presena de uma diferena de temperatura. A segunda lei da termodinmica requer que o calor transferido seja na direo da diminuio de temperatura.

A taxa de transferncia de calor em uma certa direo depende da magnitude da diferena de temperatura nessa direo. Quanto maior for a diferena de temperatura, maior ser a transferncia de calor.

Mecanismos de Transferncia de Calor Calor pode ser transferido em trs modos: conduo, conveco, radiao. Todos os modos de transferncia requerem da existncia de uma diferena de temperatura. Em todos os casos, a transferncia ocorre de altas temperaturas a baixas temperaturas.

Exemplo 1.1

A parede de um forno industrial e construda em tijolo refratrio com 0,15 m de espessura, cuja condutividade trmica e de 1,7 W/(mK). Medidas efetuadas ao longo da operao em regime estacionrio revelam temperaturas de 1400 e 1150 K nas paredes interna e externa, respectivamente. Qual e a taxa de calor perdida atravs de uma parede que me de 0,5 m por 1,2 m?

Exemplo 1.2
Uma tubulao de vapor d'agua sem isolamento trmico atravessa uma sala na qual o ar e as paredes se encontram a 25C. O dimetro externo do tubo de 70 mm, a temperatura de sua superfcie de 200C e esta superfcie tem emissividade igual a 0,8. Quais so o poder emissivo da superfcie e a sua irradiao? Sendo o coeficiente associado transferncia de calor por conveco natural da superfcie para o ar de ar de 15 W/(m2K), qual e a taxa de calor perdida pela superfcie por unidade de comprimento do tubo?

Aplicaes
Identificao de mecanismos: Identificao de mecanismos de transferncia de calor para janelas de vidro simples e duplo

You might also like