You are on page 1of 14

- A independncia dos movimentos na vertical e na horizontal. - As diferenas entre lanamento horizontal e oblquo.

- Reconhecer e analisar algumas rbitas dos satlites. - Compreender a conservao de energia e movimento de satlites.

Vocs j perceberam que ao arremessar uma bola de basquete, em direo a cesta, ela executa um movimento parablico ? Uma pessoa conseguiria acertar todos os arremessos de um corpo em um ponto fixo ?

Nos esportes, muitas vezes, o corpo humano desempenha o papel de projtil. Observe estas duas modalidades esportivas: no salto em distncia, o atleta lana seu corpo para chegar o mais distante possvel e no salto em altura, o atleta se lana para atingir a maior altura possvel e ultrapassar a barra horizontal.

Balstica: a cincia que estuda o lanamento de projteis, por arma de fogo. Esse estudo normalmente feito em trs partes distintas: as balsticas interior, exterior e terminal.

A balstica interior analisa as variveis de estado (presso, volume e temperatura) dos gases emitidos pela exploso da plvora durante o disparo; a balstica exterior estuda a relao entre o projtil e a resistncia que o ar oferece sua passagem, mais conhecido como aerodinmica; a balstica terminal analisa as consequncias do impacto do projtil com o alvo, tais como, seu poder de penetrao e sua eventual fragmentao.

Em meados do sculo XIV, as armas de fogo j faziam parte de toda a Europa Oriental, Meridional e Central. No sculo XV, canhes foram

aperfeioados os projteis de pedra substitudos pelos de ferro, de modo que


atingisse maiores velocidades de lanamento. No sculo XVI, firam desenvolvidas tabelas que forneciam o alcance horizontal dos projteis para diversos ngulos de lanamento. Entretanto, em meados do sculo XVII, esses conhecimentos empricos de tiro mostram-se insuficientes, pois no se apoiaram em princpios balsticos bem fundamentados. Disso decorreu a interveno dos grandes fsicos da poca na histria do desenvolvimento blico, havendo evidncias da relao de seus trabalhos com os interesses da artilharia. Galileu Galilei, por exemplo, investigou a queda vertical dos corpos e cm isso, reconheceu a forma parablica da trajetria dos projteis sem considerar

a influncia de ar em seus movimentos.

Galileu Galilei famoso fsico e astrnomo italiano que viveu no


sculo XVII, introduziu o mtodo experimental e acabou por descobrir que o que Aristteles havia dito no se verificava na prtica. Considerado o pai da experimentao, Galileu acreditava que qualquer afirmativa s poderia ser confirmada aps a realizao de experimentos e a sua comprovao, afirmava que quando dois objetos de pesos diferentes, e de mesmo material, so soltos ao mesmo tempo de uma mesma altura em relao ao solo eles chegam (aproximadamente) juntos.

A queda de dois objetos de pesos diferentes para Aristteles e Galileu.

Aristteles Filsofo grego nasceu em 384 a.C., na cidade antiga de Estgira, e morreu
em 322 a.C. Seus pensamentos filosficos e idias sobre a humanidade tem influncias significativas na educao e no pensamento ocidental contemporneo. Aristteles considerado o criador do pensamento lgico Para, os objetos caam para se localizarem corretamente de acordo com a natureza: o ter, acima de tudo; logo abaixo, o fogo; depois o ar; depois a gua e, por ltimo, a terra. Para explicar o lanamento de projteis recorreu nica coisa que permanecia em contacto com o corpo: o meio no qual ele se encontrava, ou seja, o ar. Ele discutiu duas possibilidades para o processo pelo qual o ar exerceria a fora necessria. Uma possibilidade seria o meio prover a fora motora necessria atravs de um processo denominado "antiperistase", no qual o ar deslocado pela frente da flecha movia-se rapidamente ao longo da mesma para ocupar o "vazio" deixado pela mesma e, ao fazer isto, exercia uma fora, empurrando-a para a frente. Uma segunda possibilidade considerava que, no instante do lanamento, uma camada de ar era movimentada e que este movimento era transmitido s suas sucessivas camadas, que por sua vez exerciam fora sobre o projtil. Nos dois processos a intensidade da fora exercida pelo ar diminua com o deslocamento, e a tendncia natural do projtil de dirigir-se para o solo passava a predominar aps algum tempo, o que explica a sua queda.

Independncia dos movimentos


Na ausncia de gravidade, voc poderia atirar uma pedra para o cu com um certo ngulo e ela seguiria uma trajetria retilnea. Por causa da gravidade, entretanto, a trajetria se curva. A trajetria curvilnea de um projtil uma combinao de movimento horizontal com o vertical. A componente horizontal da velocidade do projtil completamente independente da componente vertical quando a resistncia aerodinmica ( resistncia do ar ) for suficientemente pequena para ser ignorada. Cada componente independe da outra. Seus efeitos combinados produzem as trajetrias curvilneas dos projteis.
Dois alunos do alto de uma ponte seguram, cada um, uma pedra com as mesmas massas. Um deles abandona a pedra do repouso, enquanto o outro, ao mesmo tempo e da mesma altura, lana a pedra exatamente para frente. Qual das duas pedras chegar antes superfcie? Aquela arremessada para frente ou a abandonada do repouso?

Lanamento horizontal
Primeiramente estudaremos o efeito do componente horizontal da velocidade de um corpo que lanado a partir de uma altura.

Para o movimento horizontal temos o (M.R.U.) onde a velocidade constante, j no movimento vertical existe a acelerao da gravidade que sempre apontada para o centro da terra logo temos o (M.R.U.V.). O intervalo de tempo em que um projtil faz um movimento horizontal o mesmo no movimento vertical.

Lanamento oblquo
Caso um corpo seja atirado com um ngulo acima da horizontal. Como seria sua trajetria? Na horizontal o projtil percorre distncias iguais em tempos iguais. Isso, porque no existe acelerao na direo horizontal. A nica acelerao que existe na vertical, na direo e sentido da gravidade terrestre. Com isso a trajetria de um lanamento horizontal e oblquo parablica.

O deslocamento horizontal (alcance) e a altura dependem do ngulo de lanamento feito com a superfcie.

Quando a resistncia aerodinmica suficientemente pequena para ser desprezada o projtil levar o mesmo tempo para alcanar a altura mxima e aps retornar ao ponto de lanamento. Porque isso acontece?

Porque nos esportes de lanamento de dardo ou por exemplo todos os atletas o fazem sob um ngulo de 45?

UFF - 2011
Aps um ataque frustrado do time adversrio, o goleiro se prepara para lanar a bola e armar um contra-ataque. Para dificultar a recuperao da defesa adversria, a bola deve chegar aos ps de um atacante no menor tempo possvel. O goleiro vai chutar a bola, imprimindo sempre a mesma velocidade, e deve controlar apenas o ngulo de lanamento. A figura mostra as duas trajetrias possveis da bola num certo momento da partida. Assinale a alternativa que expressa se possvel ou no determinar qual destes dois jogadores receberia a bola no menor tempo. Despreze o efeito da resistncia do ar.

(A) Sim, possvel, e o jogador mais prximo receberia a bola no menor tempo. (B) Sim, possvel, e o jogador mais distante receberia a bola no menor tempo. (C) Os dois jogadores receberiam a bola em tempos iguais. (D) No, pois necessrio conhecer os valores da velocidade inicial e dos ngulos de lanamento. (E) No, pois necessrio conhecer o valor da velocidade inicial.

PROJTEIS VELOZES SATLITES.

Com que rapidez o super-homem deveria atirar a pedra de modo a ultrapassar o horizonte sua frente? E com que rapidez ele deveria atir-la de modo que a trajetria curvada da pedra se ajustasse curvatura da terra?

Com tal rapidez um simples pedao de ferro seria queimado pelo atrito atmosfrico at torrar. Isso acontece com os meteoritos que penetram na atmosfera terrestre o incendeiam, aparecendo como estrela cadente. O movimento dos satlites foi compreendido por Isaac Newton, que argumentava que a lua era simplesmente um projtil circundando a terra sob atrao da forma da gravidade. Os satlites mantm-se em rbita ao invs de carem sobre a terra porque se encontram alm da gravidade da terra ?

You might also like