You are on page 1of 9

Fundao de Ensino Superior de Olinda- FUNESO Unio das Escolas Superiores da Funeso- UNESF

Grupo:

Ana Carolina Andreza Cacilene Erica Jssica Neres Maryna Monteiro

DEPENDNCIA QUMICA X GRAVIDEZ

Drogas lcitas:
lcool:
Todo o lcool ingerido atravessa a barreira placentria e o feto fica exposto mesma concentrao que a me.

Sndrome Fetal Alcolica (SFA).


Padro de anomalias faciais. Retardo do crescimento. Anormalidades do sistema nervoso central.

Tabaco (cigarro)
A nicotina do tabaco tem um efeito importante sobre o crescimento do beb dentro do tero; O hbito de fumar da me uma causa bem conhecida de retardo no desenvolvimento do feto; Fumar 20 ou mais cigarros por dia aumenta o risco de parto prematuro e a criana nascer com baixo peso.

P.s: Fumantes que deixam de fumar antes da gravidez ou logo no incio desta, nenhum destes efeitos aparece.

Drogas ilcitas:
Maconha
O uso de maconha durante a gravidez pode causar efeitos extremamente variveis sobre o feto, dependendo da quantidade e frequncia do uso da droga, tais como: Menor durao da gestao; Baixo peso ao nascer.

Lol e/ou cola de sapateiro


O problema do contato com essas substncias est presente na vida de muitas mulheres, e muito importante, tanto naquelas que fazem uso abusivo quanto naquelas que trabalham em ambientes com altas concentraes dessas substncias no ar que respirado. O tolueno contido em muitos produtos grficos ou colas de sapateiro um agente altamente teratognico que, pelo contato freqente, pode levar a abortos de repetio.

Crack
Os problemas neonatais imediatos relacionados ao crack so: Sofrimento fetal; Alteraes do fluxo sanguneos e oxigenao; Asfixia; Crises convulsivas; Arritmias; Prematuridade; Baixo peso; Diminuio do comprimento e do tamanho da cabea; Alteraes do comportamento.

P.S: Outros problemas no recm-nascido esto associados ao potencial risco de transmisso de doenas cuja incidncia acaba sendo maior em usurias de drogas, como sfilis e HIV. O vinculo me-filho costuma ser afetado.

RECOMENDAES TEIS PARA GRVIDAS OU FUTURAS GESTANTES


No use lcool, cigarro, solventes (lol), maconha, cocana ou qualquer outra droga durante a gravidez. Se voc est planejando ficar grvida, suspenda o uso de qualquer droga. No use remdios por conta prpria durante a gravidez. Consulte antes um mdico e s tome os remdios que ele receitar. Procure seu mdico para fazer, no mnimo, seis consultas antes do beb nascer. Caso consulte outro mdico ou v ao dentista, informe-os de que est grvida. No pare de usar medicamentos para diabete, epilepsia ou presso alta (hipertenso arterial sistmica) sem antes consultar o mdico. A parada sbita destes tratamentos pode ser muito prejudicial para a me e para o beb.

Entrevista

You might also like