You are on page 1of 20

Escola Profissional Agostinho Roseta Trabalho de Grupo Curso Profissional de Tcnico de Turismo 9 de Fevereiro de 2011 11.

Ano de Escolaridade Ano Lectivo 2010/2011 Disciplina: Geografia Mdulo 6 Portugal: As reas Rurais

Agricultura Biolgica

ndice
Introduo Agricultura Biolgica
Conceito e Caractersticas Vantagens e Inconvenientes Estudo de Caso | Urze
Anlise do Vdeo

Concluso
Bibliografia

Agricultura Biolgica
2

Introduo
O presente trabalho foi realizado no mbito da disciplina

de Geografia e visa concretizar as competncias desenvolvidas ao longo do mdulo, permitindo apresentar um estudo sobre a Agricultura Biolgica.

A Agricultura Biolgica uma agricultura amiga do

ambiente, pois no recorre utilizao de fertilizantes nem outros qumicos. Tem como objectivo a sustentabilidade do ecossistema agrcola. Este tipo de agricultura apoiada na investigao , logo recusa tcnicas industriais e recorre rotao de culturas, adubos naturais e luta biolgica. diapositivo anterior (ndice).

Esta apresentao ir abordar os tpicos referidos no

Agricultura Biolgica

Conceito e Caractersticas
Agricultura Biolgica

Conceito

A agricultura biolgica um tipo de agricultura que dispensa a utilizao de todo o tipo de produtos qumicos quer na fertilizao, quer nos tratamentos, permitindo assim a obteno de produtos biologicamente puros e isentos de qualquer poluio agrcola. Pretende-se assim aumentar o valor nutritivo dos alimentos e simultaneamente manter um elevado grau de fertilidade do solo. Este tipo de agricultura , em certa medida, um regresso ao passado, pois coloca de novo a nfase na associao entre a policultura e a criao de gado, na rotao e diversidade de culturas e na utilizao de fertilizantes naturais, tal como o estrume em lugar de adubos qumicos, o que favorece a vida microbiana e impede o surgimento de determinadas doenas.

Agricultura Biolgica

Conceito
A agricultura biolgica tem como principais objectivos a

produo de alimentos com elevada qualidade nutritiva, liberto de qualquer resduo de pesticidas ou nitratos e com sabor e digestibilidade dos produtos tradicionais, e ainda, eliminar todas as formas de poluio provocadas pela agricultura nos alimentos, na gua e no ambiente. pois uma prtica agrcola sustentada.

Agricultura Biolgica
6

Caractersticas

A Agricultura Biolgica apresenta as seguintes caractersticas:


Caractersticas Agricultura Biolgica - Lavouras superficiais.

Formas de Trabalhar o Solo Rotao de Culturas Fertilizao Luta contra Inimigos Conservao Relao com o Ambiente

- Culturas adaptadas ao ambiente.


- Rotao de longa durao. - Pousio. - Adubo orgnico estrume. - Policultura. - Luta biolgica (bactrias e insectos no combate de pragas e doenas). - Recorre-se refrigerao. - Embalagens biodegradveis e recicladas. - Reutilizao de materiais. - Menor consumo de energia e gua. 7

Caractersticas

As Medidas da Nova PAC perante a Agricultura Biolgica:


Qualidade

Produo Extensiva

Proteco Ambiental

Subsdios centrados no Progresso Rural

Reproduo Natural da Pecuria

Agricultura Biolgica
Uso controlado de medicamentos e eliminao de uso de antibiticos Maior consumo de Produtos Agrcolas Regionais e Locais

Prioridade ao Consumidor

Caractersticas
Os produtos biolgicos tm de ter obrigatoriamente a

indicao do Organismo Privado de Controlo e Certificao e possuir o smbolo, ou ter a indicao escrita (caso no aparea o smbolo) que um produto proveniente de Agricultura Biolgica ou Modo de Produo biolgico.

Agricultura Biolgica
9

Vantagens e Inconvenientes
Agricultura Biolgica

10

Vantagens e Inconvenientes
Vantagens

So mais benficos para a sade; Provm de um mtodo de cultivo mais amigo do ambiente; Na sua produo, existe controlo e certificao; Contribui para uma sociedade mais justa e econmica; No so usados OGM (Organismos Geneticamente Modificados) na sua produo;

Os alimentos so mais saborosos; O mtodo de produo respeita o bemestar animal; So produtos que no contm aditivos prejudiciais;

Agricultura Biolgica

A sua produo dignifica o agricultor e o meio, dada prioridade s variedades regionais na produo;

A longo prazo a nica forma de deixarmos uma herana de orgulho s geraes vindouras.

11

Vantagens e Inconvenientes
Inconvenientes

So mais caros que os produtos normais. Existem poucos locais de venda, logo h um difcil acesso aos produtos; raro encontrar um restaurante que confeccione refeies apenas com estes produtos.

Agricultura Biolgica
12

Estudo de Caso | Urze


Agricultura Biolgica

13

14

Anlise do Vdeo

Joaquim Alves, foi um emigrante em Frana. Este especializou-se em diettica. Em 1988, dedica-se Agricultura Biolgica. Em Portugal, este e a sua famlia, comearam a produzir produtos biolgicos em 1990, onde a Urze insere-se como produtora destes produtos e inaugurada em finais de 1992. Em 1995, Joaquim Alves, fixa-se na direco da empresa de responsabilidade limitada, ou por outras palavras, uma empresa que funciona como uma cooperativa. Os scios desta empresa no recebem lucros, pois todos eles so reinvestidos na produo ou nos empregados.

15

Anlise do Vdeo

A Urze pressupe de 15 colaboradores, entre eles com 3 tipos de servios discrepantes, a venda para hiper-mercados, cadeias de distribuio e entrega de cabazes ao domiclio. Beneficia tambm de colabores e importadores nacionais e internacionais, onde j se verifica cerca de 90% de clientes domicilirios. A Urze produz todos os seus produtos sem qumicos, tornando-os mais saudveis para consumo, apesar de tudo estes tem custos mais elevados em comparao aos produtos no biolgicos. Este aumento deve-se ao maior acrscimo de dificuldade de produo dos produtos. Esta empresa prepara-se para ir alm fronteiras e apostar maduramente na exportao, representado assim mais de 50% das vendas da Urze.

16

Concluso

A Agricultura Biolgica um mtodo de produo agrcola que exclui totalmente o uso de fertilizantes qumicos e pesticidas, promove o melhoramento do solo, atravs do aumento do seu teor em hmus devido aplicao de matria orgnica, especialmente estrume, da correco das suas carncias minerais e do relanamento da actividade biolgica do solo pela prtica de rotaes variadas que incluem a cultura de leguminosas e o pousio. A evoluo do nmero de produtores tambm d uma ideia precisa de como este modo de produo tm vindo conquistar novos adeptos. Logo, a Agricultura Biolgica ganha assim cada vez mais produtores em Portugal, quer ao nvel da produo, quer do consumo. Prova disso, que nos ltimos anos a rea dedicada ao cultivo de produtos agrcolas biolgicas no s aumentou de pouco mais de dois hectares para cerca de 18 mil hectares, como existe a percepo, como existe a percepo de que um nmero crescente de consumidores tem vindo a optar por uma alimentao livre de produtos qumicos.
17

Agricultura Biolgica

Bibliografia / Sitografia

Para formular todo este trabalho, tivemos que recorrer a vrias fontes de maneira a apresentar com exactido e rigor, todos os conceitos que nos era pedido para realiz-lo. Nesse leque de fontes usadas, encontram-se os seguintes sites e manuais escolares:
Motor de Busca: http://www.google.pt/

Sites:
http://www.biologicaonline.com/pt/index.php?option=com_content&view=article&id=197&Ite mid=208 Http://www.drapc.minagricultura.pt/base/documentos/variedades_regionais_agricultura_biologica.pdf

http://www.ci.esapl.pt/off/apontamentos_maiores23/tema_agriculturabiologica.pdf http://www.madeiradapt.com/assets/pdfs/SRA.pdf

http://4.bp.blogspot.com/_O0JKhjiJcLE/SszsdTakcSI/AAAAAAAAAO8/TaGQen55aCY/s400/image Site1714.jpg

Agricultura Biolgica
18

Bibliografia / Sitografia

Sites: http://www.knoow.net/ciencterravida/geografia/agriculturabiologica.htm#ver mais http://geoefacil.blogs.sapo.pt/3970.html http://agribio.blogs.sapo.pt/690.html http://www.youtube.com/watch?v=L2hePws4LmQ

Manual Escolar:

RAMOS, Odete Paulo; SARAMAGO, Maria Jos; SOUSA, Helder Diniz de; Geografia, Porto Editora.

Agricultura Biolgica
19

Fim! Obrigado pela vossa ateno!

Por que persistimos em menosprezar a rvore de fruto? Por que razo ns, to pobres de bens, desdenhamos tal riqueza?
J. Vieira Natividade Boletim da JNF, Ano IX, n 1, 1949, p. 7

Nome dos Discentes: Nome da Docente responsvel pela disciplina: Andr Santos N.5 Pedro Machado N.16 Professora Filipa Farinheira Rben Palma N.18 Vanda Hagens N.22 11. Ano Turma TT

Agricultura Biolgica
20

You might also like