You are on page 1of 33

Projeto Aprendiz ICM-PES

Ncleo de Ensino de Flauta Transversal


Monitores do Nvel 1: Ramon Fvero, Caroline Santos

Instrumentista
Qualidades de Davi
Adorador Valente Forte Homem de guerra Sisudo em palavras
Pontualidade Responsabilidade

Gentil aparncia O Senhor era com ele

Breve histria da flauta transversal


As flautas primitivas eram feitas de vrios materiais diferentes:

1 Apito de osso de avestruz 2 Apito de casca de fruta 7 Apito de falange, osso de alce 8 Flautas de Jiahu, osso de passarinho (China)

Breve histria da flauta transversal

Breve histria da flauta transversal


Na Bblia ela aparece logo no livro de Gnesis, no captulo 4, versculo 21. O nome do seu irmo era Jubal; este foi o pai de todos os que tocam harpa e flauta. A flauta foi utilizada tambm pelas civilizaes Egpcias e Sumrias, entre outras (ndia, China, Japo etc.). Na Idade Mdia chegou-se ao modelo padro tal qual a flauta doce atual, e logo aps foi-se utilizando o sistema de chaves, at evoluir no sculo XIX ao padro utilizado hoje nas nossas flautas transversais (sistema Boehm).

Partes da flauta

Como montar a flauta?


Antes de tudo, coloque o estojo em local seguro, onde no possa cair (uma mesa ou balco), evitando apoi-lo no colo. Retire da caixa o corpo da flauta com uma das mos e o bocal com a outra mo e encaixe uma parte na outra, conforme foto ao lado. Ao segurar o corpo da flauta, evite pegar no mecanismo (chaves), pois muito frgil e pode empenar. Segure sempre na parte superior do corpo onde est gravado a marca do fabricante e modelo da flauta.

Como montar a flauta?


Encaixado o bocal no corpo da flauta, devemos agora encaixar o p da flauta em seu corpo. Continue segurando a flauta com a mo direita e com a mo esquerda encaixe o p. Alinhe o eixo do p com o meio das chaves do corpo. O orifcio do bocal deve estar na mesma direo da chave de D.

Como montar a flauta?


Ao desmontar tenha o mesmo cuidado para no tocar o mecanismo e coloque a flauta bem encaixada no estojo para que no arranhe nem amasse durante o transporte. Na foto abaixo, a linha vermelha indica o alinhamento que deve ser feito: orifcio do bocal com chave de D, e eixo do p com centro da chaves do corpo.

Como segurar a flauta?

Posicionamento padro dos dedos

Posicionamento correto dos dedos

Posicionamento incorreto dos dedos

As flautas de modelo francs tm as chaves abertas (buracos) o que fora o posicionamento correto dos dedos!

Posicionamento padro dos dedos

Vista das mos sobre a flauta

Mo esquerda sem a flauta

Vista das mos sobre a flauta de forma incorreta

Como se sentar ao tocar flauta?

As irms devem estar atentas com a forma de se vestir e de sentar.

Manuteno aps tocar a flauta


Limpeza interna
Insira a ponta da gaze na fenda da vareta de limpeza. Enrole a gaze em torno da vareta de limpeza certificandose de que nenhuma parte da vareta fique exposta. Gire o corpo na mesma direo em que a gaze foi enrolada e retire a umidade do interior do instrumento. Seque tambm as junes de unio.

Manuteno aps tocar a flauta


Limpeza externa
Tomando cuidado para no pressionar as chaves, use um pano de limpeza para retirar as impresses digitais ou leo que estiverem na parte externa do instrumento. Quando limpar as chaves, tenha muito cuidado para no danificar as sapatilhas.

Manuteno aps tocar a flauta


As flautas banhadas a prata inevitavelmente ficaro escuras com o tempo por causa da oxidao natural.
Para minimizar esse efeito e conservar seu instrumento, limpe-o aps o uso e seque a parte interna antes de guard-lo no estojo. Nunca mergulhe seu instrumento em gua ou qualquer outro produto, isto pode danificar as sapatilhas e retirar a lubrificao total do instrumento.

Manuteno aps tocar a flauta


Nunca deixe seu instrumento "em p", sofs, cadeiras ou em algum lugar em que possa sofrer alguma queda ou o risco de pessoas sentarem ou apoiar-se sobre o instrumento, pois caso isto acontea, com certeza causar danos.
Nunca tente "consertar ou regular" seu instrumento. Em caso se algum problema consulte sempre a assistncia tcnica ou a loja onde adquiriu o instrumento. Lembre-se, mesmo que o instrumento sofra alguma avaria, sempre haver grandes chances de ser consertado. Evite a aplicao de limpa-pratas ou produtos afins, os cuidados normais devem ser suficientes.

Kit Flautista
-Flauta transversal -Suporte

-Estante

-Flanelas e vareta

Embocadura

Embocadura
O lbio inferior deve cobrir 1/3 do orifcio do bocal A coluna de ar deve ser emitida em um ngulo de cerca de 45 graus. fundamental emitir a coluna de ar uniforme e ininterruptamente e segurar o instrumento corretamente. Ao soprar, a garganta deve estar aberta como se pronunciasse a expresso Oh!. No soprar com fora. No incio do aprendizado da flauta as tonteiras so frequentes. Quando isso acontecer, pare e respire! A princpio treinar em casa somente com a cabea da flauta, at conseguir um som ntido e uniforme.

Embocadura

Embocadura

Som
Conceito: toda vibrao percebida pelo ouvido humano. O nosso ouvido percebe duas espcies de sons: musicais e no musicais. Espcies de som: -O som musical resultado de vibraes sonoras regulares, uniforme e pode ser grafado. -O som no musical, ou som indeterminado, o rudo, resulta de vibraes sonoras irregulares, no podemos graf-lo.

Propriedades do Som
Altura - a propriedade que possibilita ao som ser mais grave ou mais agudo. Durao - o tempo em que se prolonga o som. Intensidade - o volume do som; o que lhe permite ser mais forte ou mais fraco. Timbre - a qualidade do som ou atributo especial de cada som, pelo qual distinguimos a sua origem, que pode ser a voz humana ou sons de instrumentos.

Msica
Conceito: a arte de manifestar os diversos afetos da nossa alma mediante o som. Elementos da msica: -Melodia: a combinao de sons sucessivos, ou seja, um aps o outro. -Harmonia: a combinao de sons simultneos (tocados de uma s vez). -Ritmo: a combinao dos valores no discurso musical, regulados pela maior ou menor durao.

Notao Musical
Conceito: a escrita da msica. Pentagrama ou pauta: o conjunto de 5 (cinco) linhas paralelas, horizontais e equidistantes, formando entre si 4 (quatro) espaos. Pentagrama, do grego: penta = cinco; grama = linha. As linhas e espaos da pauta so contados de baixo para cima:

Notao Musical
Linhas e espaos suplementares: muitas vezes estas 5 linhas e 4 espaos no so suficientes para se escreverem todos os sons musicais, por isso usamse, quando necessrio, as linhas e espaos suplementares superiores e inferiores:

Obs.: as linhas suplementares so contadas a partir da pauta

Notao Musical
Notas: as notas para a escrita musical so 7 (sete). D - R - Mi - F - Sol - L - Si Essas notas ouvidas sucessivamente formam uma srie de sons a qual se d o nome de escala.

Notao Musical
Antes de receberem os nomes atuais (D-R-Mi-FSol-L-Si) os sons musicais eram chamados pelas sete primeiras letras do alfabeto (cifras).

Obs.: Note-se que o sistema de cifras utilizado ainda em alguns pases da Europa e da Amrica do Norte.

Notao Musical
Clave: um smbolo colocado no incio de uma pauta e serve para determinar o nome das notas e sua altura na escala. H trs sinais de clave: de sol, de f e de d (das letras G, F e C apareceram as atuais claves: sol, f e d). So elas que determinam os nomes e as alturas das notas; cada clave d o seu prprio nome nota escrita em sua linha.

Notao Musical
A clave de Sol escrita na 2 linha. A clave de D escrita na 1, 2, 3 e 4 linhas. A clave de F escrita na 3 e 4 linhas.

Notao Musical
Temos, portanto, algumas notas a serem lidas na Clave de Sol:

Projeto Aprendiz ICM-PES


Exerccios e materiais sero disponibilizados no blog:
http://oflautistaaprendiz.blogspot.com

E-mail dos Monitores:


Ramon Fvero (ramon.flauta@gmail.com) Caroline Santos (caahsaantos@hotmail.com)

You might also like