You are on page 1of 56

TIPS / TRIZ

Theory of Inventive Problem Solving


Teoria da Soluo Inventiva de Problemas

TIPS / TRIZ
Segundo a teoria, existem dois grupos de problemas:
Com solues conhecidas
Com solues desconhecidas
SOLUES
Problema padro
a.x2 + b.x + c = 0

SOLUO PADRO
SOLUO INVENTIVA
PADRO
Soluo padro
(1/2.a).(-b(b2-4.c))1/2

Meu problema
x2 - 3 x + 4 - 0

Minha soluo
x = - 4; 1 INRCIA PSICOLGICA

PROBLEMA TRADICIONAL

Efeitos geomtricos, fsicos, qumicos e biolgicos

podem levar soluo de problemas


Atravs do estudo de patentes, Altshuller descobriu que, com freqncia, efeitos fsicos, qumicos, geomtricos e biolgicos so as chaves para a soluo de problemas tcnicos.

Parte da dificuldade de encontrar a soluo dos problemas tcnicos deriva do esquecimento ou desconhecimento de certos efeitos pelas pessoas envolvida em sua soluo. Assim, Altshuller e seus colaboradores criaram listas de efeitos, organizadas conforme a funo que se pretende realizar. As listas de efeitos compiladas podem ser encontradas na literatura.

A evoluo tecnolgica segue certos padres


A partir da anlise de patentes e de literatura relativa histria da tecnologia, Altshuller concluiu que a evoluo dos sistemas tcnicos um processo governado por padres.

Alguns exemplos dos padres da evoluo tecnolgica identificados so os seguintes: aumento do grau de fragmentao do sistema tcnico, aumento da controlabilidade do sistema tcnico e convoluo dos sistemas tcnicos (aumento da complexidade, seguido por simplificao do sistema tcnico). Tais padres podem ser teis para a previso tecnolgica.

PADRO DE Evoluo de Patentes


1. Evoluo em Estagios-Ciclo de vida 2. Idealidade Crescente 3. Desenvolvimento no uniforme dos subsistemas resulta em contradioes 4. Dinamica e controle crescente 5. Primeiro aumento da complexidade seguido de simplificao numa etapa posterior 6. Combinao e descombinao de partes 7. Automaao (reduo do envolvimento humano) 8 .TRANSIO DE Macro sistema para micro sistema
Fonte: Dissertao de Mestrado USP MARLY KIATE-2004-PAG 23

TIPS / TRIZ
Problema Inventivo - Aquele no qual a sua soluo faz gerar outro problema. Por exemplo, o aumento da resistncia de um prato faz aumentar o seu peso. Soluo no ideal do problema requer um tradeoff entre os parmetros de projeto Soluo ideal do problema no requer um trade. off entre os parmetros de projeto
.

Problemas que contm requisitos contraditrios

SOLUO INVENTIVA
Resolve uma contradio Exemplo: aumentar a capacidade de carga de um componente, no elevando seu custo ou peso

Ex: Celular Dimenses tm diminudo apesar da agregao denovas funes, como fotografia, GPS, MP3, etc.

TIPS / TRIZ
Problemas com solues fora do campo de conhecimento
A busca por uma soluo em campos de conhecimento distintos difcil e complexa, devido a chamada INRCIA PSICOLGICA das pessoas que, tendem a confiar na prpria experincia e no pensar fora da sua

especialidade . VENCER
INRCIA PSICOLGICA .

Teoria da Soluo de Problemas Inventivos

Existe 3 mtodos de utilizao

Existem trs formas de utilizar os princpios inventivos


Direta: a forma mais simples de aplicar os princpios, pois consiste em apenas em analisar cada um dos princpios inventivos e tentar aplic-lo no sistema.
Frequncia:Tentar aplicar os princpios inventivos na ordem de frequncia de uso dos mesmos. Altshuller fez um levantamento inicial e determinou seguinte seqencia na freqncia de utilizao dos princpios inventivos (iniciando do mais utilizado): 35, 10, 1, 28, 2, 15, 19, 18, 32, 13, 26, 3, 27,29, 34, 16, 40, 24, 17, 6, 14, 22, 39, 4, 30, 37, 36, 25, 11, 31, 38, 8, 5, 7, 21, 23, 12, 33, 9 e20. Matriz de Contradio: envolve a identificao de contradies, a modelagem das mesmas em termos de parmetros de engenharia conflitantes. Altshuller determinou 39 parmetros de engenharia,correspondente a grandezas genricas, presentes em problemas de diversas reas.

1. Peso do objeto mvel 2. Peso do objeto de esttico 3. Comprimento do objeto mvel 4. Comprimento do objeto esttico 5. rea do objeto mvel 6. rea do objeto de esttico 7. Volume do objeto mvel 8. Volume do objeto de esttico 9. Velocidade 10. Fora Tenso, presso Forma Estabilidade do objeto Resistncia

21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29.

Potncia Perda de energia Perda de substncia Perda de informao Perda de tempo Quantidade de substncia Confiabilidade Preciso de medida Preciso de manufatura

39 parmetros de engenharia

30. Fatores prejudiciais, externos, do objeto 31. Efeitos colaterais da ao do objeto 32. 33. 35 Manufaturabilidade Convenincia de uso Adaptabilidade ou versatilidade

Associar os requisitos em contradio aos parmetros de engenharia da TIPS

11. 12. 13. 14.

34. Reparabilidade

15. Durabilidade do objeto mvel 16. Durabilidade do objeto esttico 17. 18. Temperatura Brilho

36. Complexidade do dispositivo 37. Complexidade de controle 38. 39. Nvel de automao Produtividade

19. Energia gasta pelo objeto mvel 20. Energia gasta pelo objeto esttico

14. Resistncia Capacidade de o objeto absorver mudanas efeitos de fora, velocidade acelerao, tenso. 15.Durabilidade do objeto em movimento Perodo de tempo durante o qual o objeto pode desempenhar uma ao; Vida til.
16. Durabilidade do objeto em repouso Perodo de tempo durante o qual o objeto pode desempenhar uma ao; Vida til. 17. Temperatura Condio trmica de um objeto ou sistema;

Mtodo dos Princpios Inventivos Direta (MPI) - Exemplo

Problema:Dificuldade em obter o fluxo e a temperatura ideais da gua na torneira. Controlar a temperatura envolve aumentar ou reduzir o fluxo de gua, e vice-versa.

Mtodo dos Princpios Inventivos (MPI) - Exemplo


Problema genrico: controle independente de fluxo e temperatura. Soluo genrica: combinar os princpios de Consolidao e Segmentao

Soluo especfica:
Consolidar os dois registros (gua quente e gua fria) num nico. Separar o controle de fluxo da gua (movimento vertical) do controle de temperatura (movimento circular).

Formulao de contradies a partir de solues convencionais


Exemplo:Busca de solues para evitar a intoxicao de pessoas aps desinsetizaes.
O controle populacional de insetos domsticos tais como baratas, formigas, cupins, pulgas e aranhas desejado, tanto para evitar a proliferao de doenas como para evitar acidentes. A soluo convencional para alcanar o objetivo "reduzir populao de insetos" a desinsetizao do domiclio, de uma a duas vezes por ano. Esta prtica eficaz contra as pragas. Entretanto, os resduos das substncias utilizadas na desinsetizao, freqentemente,provocam intoxicaes nos habitantes dos domiclios. O contato com as substncias txicas pode provocar acmulo das mesmas em rgos do corpo e doenas a longo prazo ou reaes imediatas agudas em pessoas sensveis, como crianas.
Fonte:TRIZ no Desenvolvimento de Produto: Encontrando e Resolvendo Contradies Tcnicas e Fsicas Marco Aurlio de Carvalho (CEFET-PR),Nelson Back (UFSC), Andr Ogliari (UFSC) ogliari@emc.ufsc.br

formulao de contradies tcnicas


Confrontando-se o objetivo com o(s) efeito(s) indesejado(s) causado(s) pela soluo convencional.
A contradio tcnica, neste caso, (reduo da) populao de insetos versus (aumento da) intoxicao das pessoas. Para utilizar a matriz de contradies, preciso modelar a contradio tcnica original em termos de parmetros de engenharia. "Populao de insetos" o parmetro que se quer melhorar (reduzir) e pode ser modelado em termos de parmetros de engenharia como:

"volume do objeto mvel(7) ou como "durao da ao do objeto mvel". (15) "Intoxicao das pessoas", o parmetro afetado negativamente, pode ser modelado como "efeitos indesejados causados pelo objeto".(31)

formulao de contradies tcnicas


Para volume do objeto mvel versus efeitos indesejados causados pelo objeto, a matriz de contradies sugere os PIs (Princpios Inventivos) 17 (outra dimenso), 2 (remoo), 40 (materiais compsitos) e 1 (segmentao).
O PI 17 (outra dimenso) recomenda utilizar dimenses at agora no utilizadas, utilizar arranjos em camadas, virar o objeto e utilizar lados ainda no utilizados. Uma idia obtida com uso deste princpio a de aplicar o inseticida, por exemplo, somente sobre o forro, no teto, sob a moblia e em outros locais de difcil acesso para as pessoas.

formulao de contradies tcnicas


Remoo, o PI 2, sugere remover a parte ou propriedade indesejada, ou separar a parte desejada do objeto. Pensando no inseticida, o que no se deseja resduo txico no domiclio, nas regies onde transitam pessoas. Isto poderia ser implementado, por exemplo, atravs da idia descrita acima, obtida com o PI 17, ou da substituio da forma mais comum de aplicao do produto (pulverizao) por aplicaes localizadas, fora do acesso de pessoas. Massas e gis inseticidas ou armadilhas tambm seriam formas de realizar a soluo.
Uma possibilidade de aproveitar o PI 40 (materiais compsitos) para solucionar o problema adicionar uma substncia neutralizante na composio do inseticida. Esta seria projetada para ser ativada algum tempo aps a aplicao, liberando um neutralizante da ao txica doinseticida. Naturalmente, especialistas do domnio do conhecimento especfico teriam de ser consultados, para verificar a viabilidade da idia.

formulao de contradies tcnicas


Para a segunda contradio, durao da ao do objeto mvel versus efeitos indesejados causados pelo objeto, a matriz de contradies sugere os PIs 21 (acelerao), 39 (atmosferas inertes), 16 (ao parcial ou excessiva) e 22 (transformao de prejuzo em lucro).

O PI 21 (acelerao) sugere conduzir um processo ou certos estgios do mesmo a altas velocidades. O estgio a ser acelerado a eliminao dos resduos txicos das regies onde h trnsito de pessoas. A idia descrita acima, obtida com o PI 40 (materiais compsitos) poderia ter sido obtida, tambm, com o PI 21.

formulao de contradies tcnicas O PI 39 (atmosferas inertes) sugere a troca do ambiente normal por um ambiente inerte, ou o uso de partes ou aditivos neutros. A idia associada isolar a substncia txica das pessoas, atravs de uma substncia inerte. O uso deste PI pode resultar no desenvolvimento de uma armadilha (que isola, com partes inertes, a substncia txica das pessoas) ou de uma isca (eficaz somente para alguns tipos de insetos), que somente libera o efeito txico quando levado at o "domiclio" do inseto.

formulao de contradies tcnicas


O PI 16 (ao parcial ou excessiva) sugere realizar um pouco menos ou um pouco mais do que o estritamente necessrio. Este PI poderia levar s mesmas idias obtidas com uso PI 2, descritas acima. O PI 22 (transformao de prejuzo em lucro) sugere utilizar fatores indesejados ou amplific-los. No se conseguiu chegar a nenhuma idia com uso deste PI. Algumas das idias geradas acima j tm aplicao comercial. As novas idias, uma vez implementadas, poderiam levar oferta de novos servios, por empresas envolvidas com desinsetizao ou de novos produtos, por empresas envolvidas com a fabricao de inseticidas.

Exemplo TIPS
Neste caso, a TRIZ/IS foi usada na busca por solues alternativas para a distribuio de amaciante em lavadoras de roupa. As alternativas atualmente encontradas para realizar esta funo nas mquinas de lavar roupa disponveis no mercado so variaes em torno da mesma soluo tecnolgica, que o uso do efeito sifo. Esta soluo tem muitos problemas, vrios deles bem conhecidos pelos usurios do produto. O sistema, por vezes, no distribui amaciante. Outras vezes, o distribui no momento errado. Isso pode acontecer no momento da lavagem, por exemplo, primeiro prejudicando a limpeza, porque o amaciante anula parcialmente o efeito do sabo e, posteriormente, deixando a roupa sem ter sido amaciada, porque a distribuio do amaciante aconteceu no momento errado. Outro problema decorre do acmulo gradual de amaciante no sistema, com formao de uma borra que acaba, com o tempo, caindo nas roupas e manchando-as. Como visto, os problemas so mltiplos e seus mecanismos de ocorrncia e causas no so claros.

Com o auxlio das informaes levantadas, as concepes 4 (obtida por meio de pesquisa de patentes) e 8 (gerada com uso da TRIZ/) foram escolhidas as melhores e mais viveis e seguiram para a etapa de prototipagem e testes.

Exemplo
Num motor de automvel, deseja-se elevado desempenho e reduzido consumo de combustvel. Podemos imaginar solues extremistas, solues de compromisso e solues genuinamente criativas para este conflito. a)solues extremistas:privilegiam um dos requisitos, em detrimento do outro. No nosso exemplo, ter-se-ia o motor muito potente e com elevado consumo ou muito econmico, porm com baixo desempenho. b) solues de compromisso: buscam um meio-termo entre os requisitos conflitantes. Em nosso exemplo, isto levaria ao estabelecimento de um nvel de desempenho "razovel", que implicasse num consumo de combustvel "aceitvel". c) soluo criativa:atende aos dois parmetros conflitantes, sem extremismo nem compromisso. Para nosso exemplo, uma soluo deste tipo a descrita no resumo da patente de Carney Jr. (1999) - Veculo Eltrico Conservador de Energia:

"Um veculo e um sistema veicular contendo: clulas de bateria recarregvel,chaves, circuitos eltricos, meios de controle, uma transmisso e um ou mais dispositivos motores-geradores tais que, para cada dispositivo motor- gerador, o motor-gerador opera, alternadamente, tanto: a) como um motor, a uma voltagem mais alta, para impelir o veculo e, b) como um gerador, a uma voltagem mais baixa, transformando a energia cintica do veculo em energia eltrica armazenada nas clulas de bateria recarregvel, enquanto o motor-gerador funciona como um freio, para desacelerar e parar o veculo, conservando e reutilizando, assim, energia que dissipada e perdida por outros veculos."

alternativas de soluo para o produto 1/4 A elaborao de modelos de concepo para o


produto consiste na combinao dos princpios de soluo individuais para formar os princpios de soluo totais para o produto A Matriz Morfolgica permite esta combinao!!!
Permite ainda analisar as possveis configuraes do produto

A fase de projeto conceitual


Projeto Conceitual
Funo Total
decomposio complexidade

complexo

Especificaes
abstrato

Princpios de Soluo Total


composio

Concepo
concreto

Funes parciais
(Campo das funes)

resoluo

Princpios de Solues

(Campo dos princpios de solues)

simples

Alternativas de soluo

You might also like