You are on page 1of 36

A ADOLESCNCIA

CONSTRUO DA IDENTIDADE

ADOLESCNCIA
Perodo evolutivo de transio entre a infncia e a idade adulta, caracterizado por alteraes fsicas, psquicas e sociais.

CONSIDERAES:
Entrar no mundo dos adultos - desejado e

temido (perda definitiva da condio de criana); Tudo posto em causa (nos outros, mas sobretudo neles prprios); Curiosidade/gosto pelo risco/aventura da transgresso; Os adolescentes no so todos iguais, mas so diferentes dos do passado (poca/cultura). Necessrio tempo, espao e liberdade para a construo do seu saber.

IDENTIDADE
A busca e construo da identidade pessoal o foco central da adolescncia. Ao buscar a sua identidade , o jovem ope-se aos valores estabelecidos. Crianas e jovens precisam de auto-disciplina para enfrentar o mundo moderno, mas tambm necessitam de auto-confiana, independncia e adaptabilidade.

ADOLESCNCIA Vai pr tudo em causa e, sob o ponto de vista da sade mental, a ltima oportunidade para uma entrada saudvel na vida adulta Daniel Sampaio

Caractersticas da adolescncia
Desenvolvimento Fsico Sexual
Transformao de um corpo infantil num corpo adulto (puberdade) Maturao e socializao sexual Reconstruo da imagem corporal

Testemunhos de jovens:
A minha primeira experincia sexual? Quando penso nisso, apetece-me vomitar. No fui eu que dei o primeiro passo, evidentemente. Dormi com uma rapariga bonita, verdade. Mas eu nem sequer a conhecia. Estvamos vrios a dormir no mesmo quarto e eu nem sequer tive de pedir-lhe que fosse para outro quarto comigo. Naquele momento, nem pensei nisso. Mas agora, quando me lembro, terrvel. Eu gostava que a minha primeira experincia sexual fosse cheia de amor, de paixo. Falhei nesse aspecto porque s senti um prazer muito vago.

Tenho 16 anos e ele tem 18. Conhecemo-nos h mais de um ano, num campo de frias para jovens. E aos sentimentos vieram juntar-se a ternura e a sexualidade. No tenho vergonha de o dizer. Tambm no me vanglorio. Mas reconheo, tenho mesmo a certeza, que os sentimentos no so suficientes para fazer amor. A sexualidade desempenha um papel fundamental no amor e consolida-o. O contacto fsico maravilhoso! O simples facto de darmos as mos motivo de alegria. E quando so dois corpos a unirem-se, que felicidade!

Desenvolvimento Cognitivo
Utiliza hipteses planeadas para resolver problemas: o pensamento expande-se a ideias e no apenas realidade concreta
pensamento lgico-concreto pensamento lgico-abstracto

O pensamento alarga-se perspectiva dos outros O adolescente comea a considerar-se igual ao adulto O adolescente comea a pensar no futuro e a elaborar projectos de vida O adolescente prope-se reformar a sociedade dos adultos no qual chamado a viver

Desenvolvimento Social
Emancipao da tutela parental Autonomia afectiva e de comportamento Lidar com a influncia acrescida dos pares Adaptar-se a novos grupos sociais Aderir a novos valores na escolha dos amigos

Desenvolvimento Moral
A moral torna-se autnoma: a moralidade baseada no controlo externo substituda por uma moralidade baseada no controlo interno. A moral baseada na conformidade ao grupo d progressivamente lugar a um raciocnio moral baseado em leis ou cdigos sociais. Constroem-se juzos de valor sobre a sociedade, adopta-se um distanciamento crtico em relao a ela, assumindo-se as obrigaes e responsabilidades.

Desenvolvimento pessoal e emocional


Construo da identidade pessoal

A construo da identidade pessoal uma das tarefas mais importantes da adolescncia. Uma vez que a sua imagem pessoal se modifica de momento a momento, fruto das transformaes em diversas reas como a fsico-sexual, cognitiva, moral e social, importante que o jovem desenvolva um sentimento de continuidade interior, de forma a perceber uma certa estabilidade em si prprio.

Erikson
Para Erikson, os adolescentes procuram criar uma identidade que lhes permita a participao no mundo adulto, adquirindo confiana, autonomia, iniciativa e competncia. Segue-se uma perodo de tempo em que o adolescente explora diversas alternativas com o objectivo de se autodefinir de uma forma autntica e em que pode parecer deriva mas, no fundo, est procura do que e vai ser - esta fase denominada de moratria psicossocial.

Ver Manual (Pg.248-256)


Conceito de identidade pessoal (Pg.253) Modo singular de ser reconhecido pelos outros, resultante da interaco com as experincias por que passmos ao longo da vida

Identidade factor distintivo entre os seres humanos


Conjunto das percepes, sentimentos e representaes que uma pessoa tem de si prpria, que lhe permitem reconhecer-se e ser reconhecido pelos outros (ser reconhecido socialmente). - o que essencial de uma pessoa, o eu contnuo, o conceito interno e subjectivo do sujeito como indivduo (sentimento intrnseco de ser o mesmo); - o conceito de si, isto , o modo como nos definimos e que nos permite dizer eu sou eu.

A identidade depende das diferenas que estabelecemos entre o eu e o outro. Somos algum quando descobrimos o outro porque, desta forma, adquirimos termos de comparao que permitem o destaque das caractersticas prprias de cada um. O processo de construo de identidade contnuo e nunca est terminado.

Caractersticas da identidade (Pg.254)


Construo global e interactiva Construo dinmica e aberta Construo social e cultural Construo aglutinadora e significativa

Caractersticas da identidade
Continuidade sentimento de nos reconhecermos os mesmos ao longo do tempo; Estabilidade representao mais ou menos estruturada e estvel que tenho de mim prprio; Unicidade unidade, coerncia; Diversidade vrias personagens numa nica pessoa (aluno, filho, amigo, elemento de uma banda, etc); Realizao a identidade remete para a aco (construmo-nos, agindo); Auto-estima a identidade est ligada a uma viso positiva de si prprio.

. Socializao . Contexto de vida . Experincias pessoais

Identidade pessoal
Identidade cultural Identidade social

Autoconceito (Pg.255)
Conjunto de noes, pensamentos e sentimentos que cada um possui acerca de si enquanto pessoa

Auto-estima (Pg.256)
Sentimento positivo ou negativo que resulta da avaliao que o sujeito faz de si prprio com a ajuda dos juzos sociais que interiorizou a seu respeito

Distrbios de identidade
A crise de identidade deve-se, principalmente, a dois factores: a exigncia social e a insegurana pessoal.
O indivduo tem dois grandes desafios pela frente:

1. Encontrar uma orientao para a vida que no traia as suas aspiraes, valores, atitudes e crenas mas que seja consistente com o que a sociedade espera de si; 2. Construir uma identidade que exprima uma autonomia e independncia em relao aos pais sem romper a ligao com a famlia. (identificao/diferenciao)

Fixar ideais irrealistas face a si prprio, dar-se conta de fortes desencontros entre a sua personalidade real e a ideal, sentir-se insatisfeito face aos seus sucessos e fracassos podero desenvolver sentimentos de inferioridade, incompetncia, ansiedade e um mal-estar geral que contribuiro para a difuso dessa mesma identidade. A atitude que o adolescente desenvolver face a si prprio determinar em grande medida a forma como se sentir adaptado e feliz aquando da sua integrao no mundo adulto.

ADOLESCNCIA
Modificao na relao com os pais Abandono da posio infantil de dependncia em relao aos pais luta pela autonomia Separao progressiva dos pais, capacidade de decidir e segurana em si prprio Famlia mudana da relao de forma permitir a autonomia, atravs da redefinio da fronteira entre o sistemas parental e filial e maior flexibilidade das regras familiares. A comunicao pais-filhos central para ultrapassar as dificuldades deste perodo

Modificao na relao com os amigos

Para o adolescente os amigos so fundamentais. O relacionamento com os amigos est estreitamente relacionado com a progressiva independncia face famlia.
O grupo adolescente desempenha uma funo de catalizador do crescimento individual e de permanente aglutinador e protector face a uma ameaa externa

Os Adolescentes da Sociedade Actual


Mudam-se os tempos, mudam tambm os valores e as preocupaes dos jovens adolescentes. Para os adolescentes dos nossos dias, conseguir evitar a droga parece quase um milagre. Comea-se pelo haxixe e no se sabe onde se vai parar... Mas tambm o tabaco e lcool so srias ameaas. A sociedade de hoje est muito atenta aos factores de instabilidade da adolescncia, pelos perigos que decorrem quando da sua formao, da SIDA, da hepatite B., e de flagelos do sc. XXI.

O QUE OS ASSUSTA
Sida 28% Desemprego 22% Perigo de Guerra 12,1% Futuro Pessoal 10,4% Terrorismo 8% Falta de Dinheiro 4,6% Centrais Nucleares 4,3% Falta de Habitao 2,7% Desastres Ecolgicos 2,7% Crise de Valores Morais 2,2% Racismo 1,7% No sabe/No responde 1,3%
Fonte: Instituto de Cincias Sociais e Secretaria de Estado da Juventude Artigo (4/02/2001)

alguns amigos meus com quem costumo andar andam a fumar charros. Eu estou com eles e s vezes no me sinto l muito bemsinto-me confusoj me disseram para experimentarno sei se medomas no me apetece entrar naquilopor vezes sinto que posso perder os amigos e que eles se afastem de mim.
Daniel Sampaio in Vozes e Rudos

DVIDAS?
O que fazer? Eles so mesmo meus amigos? Far mal se eu experimentar? O que que eu perco com isto? Se no experimentar ser que perco os meus amigos? Mas o que ganho se no o fizer? Poderei ser amigo dele se no fizer o que ele faz? Como posso ter a certeza do meu no, da minha escolha, se eu no tenho a certeza de nada ?

AJUDAS
Alguns amigos diferente de todos os amigos; o universo das amizades no se resume s quele grupo; Existem alternativas. Est nas mos de cada um marcar as diferenas, acreditar nas alternativas; A escolha: o no ter tudo e o no ter medo de o assumir. Dizer no acreditando que se est a ganhar; No se perde os amigos se tambm os outros no o quiserem perder; A verdadeira amizade no sinnimo de fuso, aceita e permite as diferenas; Estar informado; saber-se os riscos que se corre; Falar com algum que oua e em quem se confie; Gostar de si prprio.

IDEIA
A presena das drogas destri laos afectivos dentro do grupo, anula um espao e um tempo de relao. E cansa-se a amizade. Daniel Sampaio, in Vozes e Rudos

A Escola e os seus Actores


na escola onde os jovens passam muitas horas da sua juventude. Ter a escola condies humanas e materiais para tal ? Ser devidamente dimensionada, equipada de recursos humanos e materiais, ter condies para ser humanizada? Ser que na escola os alunos so actores da sua dinmica? E ser que os pais esto em ligao com a escola e com os actores que l vivem? Muitos pais pedem escola, aos professores e aos funcionrios que exeram o papel de encarregados de educao, mas isso um paradoxo: no assumem a sua funo e exigem que outros o faam.

Na escola faz-se, para alm do ensino, um processo de sociabilizao, que complementa a funo pedaggica da famlia mas no a substitui. Face aos jovens, a escola tem responsabilidades pelas suas funes de formao, de educao, de ajudante num crescimento estruturado.

Conselhos para lidar melhor com a adolescncia


No ds demasiada importncia ao que os outros pensam;
Tenta compreender os pais porque, s vezes eles tambm no sabem lidar com o nosso crescimento; Cuida de ti e tenta ser um adolescente informado sobre tudo, prevenindo-te; Preserva e alimenta as amizades e relaes, escolhendo bem as companhias; No faas os que os outros querem, s tu mesmo, tem personalidade; No sejas obcecado nem paranico, pois tudo tem soluo; S FELIZ

You might also like