You are on page 1of 21

ESTADO DO MARANHO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAO SECRETARIA ADJUNTA DE ENSINO SUPERINTENDNCIA DA EDUCAO BSICA SUPERVISO DE AVALIAO EDUCACIONAL

ORIENTAES SOBRE AVALIAO DA APRENDIZAGEM NA REDE ESTADUAL DE ENSINO

So Lus - MA 2013

AVALIAO DA APRENDIZAGEM

ENSINO MDIO

Estabeleceu-se, para esse nvel de ensino, o currculo voltado para as competncias bsicas, com viso orgnica do conhecimento, no qual os contedos de ensino devem estar ligados a situaes de aprendizagem significativa e estabeleam relaes com os contextos da vida social e pessoal, e uma relao ativa entre o aluno e o objeto do conhecimento e a desenvolver capacidade de relacionar o aprendido com o observado, a teoria com suas consequncias e aplicaes prticas (PCNEM, 1999, p.75).

COMPETNCIA
CAPACIDADE
de articular e mobilizar diferentes recursos cognitivos.
P. Perrenoud

PROCEDIMENTOS

para

RESOLUO DE PROBLEMAS

SISTEMTICA DE AVALIAO ENSINO MDIO


Notas de 0 a 10;
Anlise qualitativa do desempenho por eixos de competncias; Recuperao Paralela; Novo Momento Avaliativo; Promoo: mdia anual 7,0; Reprovao: inferior a 7,0 aps novo momento avaliativo;

DIRIO DE CLASSE DO ENSINO MDIO E SEUS REGISTROS


ESTADO DO MARANHO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAO

Educao Bsica Ensino Mdio


UNIDADE REGIONAL DE EDUCAO

MUNICPIO

ESCOLA

DIRIO DE CLASSE
ANO LETIVO ENDEREO

TURNO SRIE PROFESSOR(A) TURMA

SIMULAO DE REGISTRO Lngua Portuguesa e Estrangeira COMPETNCIAS E HABILIDADES DESENVOLVIDAS DATA CONTEDOS TRABALHADOS E TCNICAS APLICADAS

Destacar num resumo escrito 24/04 os eventos mais importantes de um texto Narrativo, Gnero conto Tradicional. Refletir e debater a principal idia de um texto musical grifando as partes mais importantes de uma msica. 29/04

Texto tipo Narrativo, Gnero Conto Tradicional.As roupas novas do Imperador Produo Individual orientada. Leitura, grifo dos principais perodos no quadro de giz e reflexo coletiva sobre a letra da msica Aquarela

DESCRIO DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS DO PERODO 1 3

Seminrio Auto-avaliao

2 4

Debate Prova Escrita

SIMULAO DE RENDIMENTO
1 PERIODO

EIXOS DE COMPETENCIAS
REPRESENTAO E COMUNICAO ITENS AVALIATIVOS INVESTIGAO E COMPREENSO ITENS AVALIATIVOS CONTEXTUALIZAO SOCIOCULTURAL ITENS AVALIATIVOS
MDIA

ALUNO

1
01 02 03 04

2
6,0 10 4,5 4,5

3
5,5 9,0 6,5 7,5

1
7,0 8,5 5,0 10

2
7,5 6,5 4,5 8,5

3
8,5 7,5 6,5 7,5

1
6,0 7,5 7,5 8,5

2
6,5 6,5 5,5 8,0

3
7,5 7,5 6,5 6,5

4
6,5 8,0 5,5 7,5

Ana Joo Maria Pedro

5,0 9,0 3,5 7,5

DESCRIO DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS 1 -

Seminrio Prova escrita

Relatrio (ou produo)

OS TRS EIXOS DE COMPETNCIAS


COMPETNCIA: capacidade de mobilizar diversos recursos cognitivos
REPRESENTAO E COMUNICAO
Capacidade de como operar com o conhecimento: como apresent-lo, represent-lo, discutilo, confront-lo, apliclo, analis-lo, etc.

INVESTIGAO E COMPREENSO
Capacidade ligada a busca do conhecimento: analis-lo, entend-lo, pesquis-lo, articular informaes, relacionar fontes, etc.

CONTEXTUALIZAO SOCIOCULTURAL
Capacidade de relacionar o conhecimento com suas experincias pessoais no dia-a-dia, aplicando-o nas relaes com as pessoas e com o mundo.

INSTRUMENTOS AVALIATIVOS
TRABALHOS EM GRUPO RELATRIOS (ou produes) PESQUISA PROVA

PROVA OBJETIVA PORTIFLIO


AUTOAVALIAO

SEMINRIOS

TRABALHO EM GRUPO

um valioso instrumento de avaliao utilizado para a realizao de atividades de maneira integrada, pois proporciona a discusso, debate, troca de idias e opinies. Nele o aluno se expe em diferentes linguagens, por meio da oralidade, escrita e sinais.

Competncias :
Cooperar, estar disposto a aprender com os companheiros, encorajar os outros, construir esprito de equipe, resolver conflitos, compartilhar informaes, expressar expectativas positivas e ampliar a aprendizagem.

ORIENTAES PARA ORGANIZAO DO TRABALHO EM GRUPO


Papel do Professor: Estabelecer os objetivos e contedos; Definir o critrio de diviso dos grupos; Orientar os alunos na elaborao e execuo do trabalho; Oferecer material/bibliografia; Observar todo o processo, fazer registros, observaes e correes; Papel do Aluno: Elaborar um cronograma; Pesquisar; Selecionar textos; Fazer resumos; Discutir com o professor; Apresentar o trabalho; Auto-avaliar.

TRABALHO EM GRUPO
REPRESENTAO E COMUNICAO INVESTIGAO E COMPREENSO CONTEXTUALIZAO SOCIOCULTURAL

Como o aluno se comunica em grupo? Como representa suas ideias? Respeita as opinies? Tem postura e esprito coletivo? Sua postura favorece o desenvolvimento prprio e do grupo? Etc

O aluno participa do processo de pesquisa da equipe? Ao expressar-se, como demonstra suas hipteses de aprendizagens? Quais as representaes de seus esquemas? Sua postura favorece o desenvolvimento prprio e do grupo? Etc

Ao trabalhar em grupo, demonstra relacionar as experincias de aprendizagens com suas vivncias? Que aproximaes consegue fazer junto ao grupo entre contedo trabalhado (pesquisado) e a realidade? Etc

AUTO-AVALIAO
Instrumento concebido para possibilitar que os alunos analisem seu prprio desempenho. Tal anlise pode se apresentar de forma oral ou por escrito, destacando pontos positivos ou negativos, necessidades ou avanos, ou seja, sua evoluo e condies de produo no processo de aprendizagem.

A prtica da auto-avaliao deve se apresentar de forma individual e grupal, privilegiando o currculo de forma global e no apenas atitudinal. Os estudantes nos mais diversos nveis de ensino devem refletir sobre seus avanos e dificuldades relativos a sua socializao e sua aprendizagem.

ETAPAS A SE CONSIDERAR NA AUTO-AVALIAO:

1 Cercar a auto-avaliao do maior grau de legitimidade; 2 Usar o depoimento ou documento (fichas, relatrios e

etc.) como fontes para o planejamento das atividades de


aprendizagem; 3- Desenvolver um clima de confiana entre si e os alunos;

4- Mostrar ao aluno o que esperado dele no mbito da


aprendizagem, para que ele possa fazer sua auto-avaliao com eficcia.

AUTO-AVALIAO
REPRESENTAO E COMUNICAO INVESTIGAO E COMPREENSO CONTEXTUALIZAO SOCIOCULTURAL

Que representaes o aluno faz de sua prpria imagem de estudante, de suas habilidades e competncias e aprendizagens? Como se expressa e representa suas prprias aprendizagens e desenvolvimento?

Na anlise do seu prprio desempenho, demonstra que pesquisou, investigou e estudou? Que desenvolveu conhecimentos e avanou em relao s suas hipteses e aprendizagens?

Ao analisar o seu prprio desempenho e desenvolvimento, consegue relacionar as informaes e conhecimentos desenvolvidos com sua percepo de mundo, de vida e sociedade?

PROVA
A Prova um instrumento avaliativo que deve ser bem elaborado, para atingir seu real objetivo, ou seja, se houve ou no aprendizagem significativa.
QUESTES DISSERTATIVAS : O aluno organiza e escreve a resposta utilizando suas prprias palavras. Indicada para avaliar as habilidades:

Organizar, analisar, aplicar contedos; Relacionar fatos ou idias; interpretar dados e princpios; Realizar inferncias; Analisar criticamente uma idia emitindo juzos de valor; Expressar as idias e opinies por escrito, com clareza e exatido.

QUESTES OBJETIVAS:
As questes so to especficas que cada qual s admite uma resposta previamente definida, o que lhe assegura a impessoalidade de julgamento e perfeito acordo entre examinadores diferentes. Vantagens:
Fornece uma amostra ampla do conhecimento; Permite um julgamento rpido e objetivo; So fceis de corrigir; Podem medir tanto o raciocnio quanto a memria; Aplicveis a qualquer rea do conhecimento.

Desvantagens:
Restringe-se aos contedos dados, eliminando os traos pessoais do examinando, pontos de vista e crtica; Encorajam a adivinhao; No so adequadas para testar assuntos controvertidos; De elaborao difcil e demorada, exigindo conhecimento tcnico e treino para que as questes sejam mesmo objetivas e no se constituam em charadas , exigindo ao aluno que adivinhe a inteno do examinador.

PROVA
(Objetiva e Dissertativa)
REPRESENTAO E COMUNICAO INVESTIGAO E COMPREENSO CONTEXTUALIZAO SOCIOCULTURAL

Como so apresentadas as respostas das questes e em sua estrutura, organizao, coerncia e coeso? Usa smbolos, rascunhos, resenhas, grficos ou tabelas para demonstrar como compreendeu? Em geral, como expressa sua aprendizagem e desenvolvimento?

As respostas dadas possibilitam demonstrar o quanto pesquisou, investigou e estudou? Suas respostas mostram o quanto aprendeu e desenvolveu em relao aos contedos, competncias e habilidades propostos? Que hipteses e aprendizagens manifestam?

Em suas respostas relaciona as informaes e conhecimentos com sua percepo de mundo, de vida e sociedade? No caso de mltiplas escolhas, demonstra coerncia ao relacionar respostas a situaes reais?

AVALIAO DA APRENDIZAGEM
ANO LETIVO AVALIAES PARCIAIS
800 HORAS

RECUPERAO PARALELA

Novo momento avaliativo

SUGESTES DE BIBLIOGRAFIA
HOFFMANN, Jussara. Avaliao: mito e desafio - uma perspectiva construtivista. 14 ed. Porto Alegre: Educao e Realidade, 1991. ______. Avaliao mediadora: uma prtica em construo da prescola universidade. Porto Alegre: Educao e Realidade, 1994. ______. Pontos e contrapontos: do pensar ao agir em avaliao. Porto Alegre: Mediao, 1998.

LUCKESI, Cipriano. Avaliao da aprendizagem. In: I Seminrio Brasileiro de Educao (Coletnea). Joo Pessoa: Ed. Universitria, 2002. LUCKESI, Cipriano C. Avaliao da aprendizagem escolar. So Paulo: Cortez, 1995.

PERRENOUD, Philippe. Avaliao: da excelncia regulao das aprendizagens, entre duas lgicas. Porto Alegre: Artes Mdicas Sul, 1999. ______. Construir as competncias desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.

You might also like