You are on page 1of 37

PSI 2221 Prticas de Eletricidade e Eletrnica I

Experincia 1 - Componentes Passivos

Objetivos
Poder explicar caracterstica eltrica dominante de um componente. Conceituar o que um componente eletrnico. passivo e um componente eletrnico ativo, dando exemplos. Descrever os processos construtivos dos componentes eletrnicos passivos. Compreender o conceito de curva caracterstica. Fazer a leitura dos valores nominais dos componentes eletrnicos passivos. Enumerar os critrios mais importantes para a especificao de resistores, capacitores e indutores.

Resistores
Resistores so componentes eletrnicos cuja principal finalidade controlar a passagem de corrente eltrica. Denomina-se resistor todo condutor, no qual a energia eltrica consumida transformada exclusivamente, em energia trmica.

Aplicao dos resistores

Constituio do Resistor
A resistncia eltrica diretamente proporcional ao comprimento do condutor
A resistncia eltrica inversamente proporcional seo transversal do condutor

A resistncia eltrica depende do material do condutor.

Segunda lei de Ohm


R= r. L/A
R: valor da resistncia (W) r : resistividade do material (W.m) L: comprimento do material (m) A: rea da seco transversal (m2).

Resistividade a 20 C de alguns materiais


Material
Cobre Alumnio Bismuto Prata Nquel Nicromel

Resistividade (W.m)
1,77.10-8 2,83.10-8 119.10-8 1,63.10-8 7,77.10-8 99,5.10-8

Processos de Fabricao
Por deposio de filme de material resistivo
Resistncia de carbono aglomerado Resistncia de pelcula de carbono Resistncia de pelcula metlica

Fio resistivo enrolado

Resistncia bobinada
Resistncia bobinada vitrificada

Resistores de carbono aglomerado


Estes resistores so fabricados utilizando uma mistura de p de grafite com um material neutro (talco, argila, areia ou resina acrlica). A resistncia dada pela densidade de p de grafite na mistura. O acabamento deste componente feito com camadas de verniz, esmalte ou resina.

Caractersticas
Desvantagens Vantagens Apresenta baixa preciso. baixo custo de 3 a 6 Tolerncias de 5%, 10 vezes menor que os de e 20 %. pelcula metlica. A oxidao do carbono pode provocar a alterao do valor nominal da resistncia. Apresenta altos nveis de tenso de rudo .

Resistor de pelcula de carbono


Este componente fabricado pela deposio em vcuo de uma fina pelcula de carbono cristalino e puro sobre um basto cermico, para resistores de valor elevado , o valor ajustado pela abertura de um suco espiralado sobre sua superfcie.

Resistor de pelcula de carbono

Vantagens
Estes resistores so bastante precisos. Apresentam baixos nveis de rudo. Apresentam grande estabilidade nos circuitos. So fabricados com tolerncia de 1% Alcanam valores de 100 M W.

Resistor de pelcula metlica


Este componente fabricado de um modo muito semelhante ao do resistor de carbono onde o grafite substituido por uma liga metlica que apresenta alta resistividade ou por um xido metlico. A pelcula normalmente inoxidvel, o que impede a variao do valor da resistncia com o passar do tempo. Pode ser fabricado em espiral o que aumenta a resistncia.

Resistor de pelcula metlica

Caractersticas
Vantagens
Apresentam grande preciso Tolerncias entre 0,1% e 2%.

Desvantagens
alto custo

baixa potncia dissipao.

de

Apresentao
Resistncia de carbono aglomerado Resistncia de pelcula de carbono
Resistncia de pelcula metlica

Representao de potncia em resistores

Resistor bobinado
Este componente pode ser fabricado com um material de resistncia especfica ou pela unio de vrios materiais, ou pelo uso de ligas metlicas. O fio condutor enrolado em um tubo cermico e para evitar curto-circuito entre as espiras, feito o recobrimento do fio com esmalte que suporta altas temperaturas.

Caractersticas
Vantagens
Baixo custo. Alta dissipao de potncia.

Desvantagens
Grandes dimenses Baixa preciso

Resistor bobinado vitrificado


O processo de fabricao o mesmo do resistor bobinado, tendo como diferenas que o tubo onde enrolado o condutor vitrificado e a isolaco entre as espiras feita com uma camada de material vtreo de grande espessura. Isto permite um melhor isolamento trmico da resistncia de outros componentes que podem interferir em suas caractersticas eltricas.

Apresentao

Resistncia bobinada Resistncia bobinada vitrificada

Resistores variveis
Tambm existem resistores com valores variveis. Estes componentes so bastantre empregados em controle de volume, controle de fontes de alimentao e em filtros, so conhecidos por Trimpots, potencimetros ou reostatos e podem ser fabricados tanto com pelculas de carbono, metlicas ou por fio enrolado, e a variao da resistncia obtida pela variao comprimento do condutor ou pela rea da pelcula metlica definida entre o cursor e e os terminais do componente.

Apresentao

Potnciometros

Apresentao

Potnciometros deslizantes

Representao grfica
A representao de um resistor est associada sua principal caracterstica de dificultar a passagem de corrente eltrica. Ocorreram variaes nesta representao na dcada de 70 por isso apresentamos as duas representaes, que podem ser encontradas em circuitos eltricos.

Representao grfica

Esquema da posio dos anis de valores


Os resistores das sries E6, E12 e E 24 no apresentam o 4anel com isso o fator de multiplicao dado pelo 3 anel.

Esquema da posio dos anis de valores

Curva Caracterstica
A curva caracterstica de um resistor dada pela 1 lei de Ohm U=R.I Onde: U: tenso aplicada R: Resistncia I: Corrente
35

Resistncia
30 1
5 3

Tenso (V)

25 20 15 10 5 0 0 1

Corrente (A)

Outros resistores (LDR)


A parte sensvel luz, no LDR, uma trilha ondulada feita de sulfeto de cdmio. A energia luminosa inerente ao feixe de luz que atinge essa trilha, provoca uma liberao de portadores de carga eltrica alm do normal, nesse material. Essa quantidade extra de portadores faz com que a resistncia do elemento diminua drasticamente conforme o nvel de iluminao aumenta.

Outros resistores (LDR)

Outros resistores (Termistores)


Um resistor sensvel temperatura chamado de termstor Na maioria dos tipos comuns de termstores a resistncia diminui medida que a temperatura aumenta. Eles so denominados termstores de coeficiente negativo de temperatura e indicados como NTC.

Outros resistores (Termistores)

Outros resistores (Termistores)

You might also like