You are on page 1of 34

A Santidade de YHWH

Santos sereis, porque eu, o SENHOR, vosso Deus, sou santo

LEVTICO

O TTULO
A Septuaginta deu o nome de Levtico (= Lv) a este terceiro livro da Bblia, possivelmente para indicar que se trata de um texto destinado de modo particular aos levitas. Estes estavam encarregados de exercer o ministrio sacerdotal e de atender aos mltiplos detalhes do culto tributado a Deus pelos israelitas. A Bblia Hebraica, conforme a norma observada em todo o Pentateuco, nomeia o livro pela sua primeira palavra, Wayiqr, que significa e chamou.

OS LEVITAS
Ao ser repartida a terra de Cana, os levitas (isto , os membros da tribo de Levi) receberam, em lugar de territrio, quarenta e oito cidades para habit-las (Nm 35.2-8; cf. Js 21.1-42; 1Cr 6.54-81), repartidas entre as terras atribudas s outras tribos. Eles, ao contrrio, haviam sido separados por Deus para servir-lhe, para cuidarem das coisas sagradas e celebrarem os ofcios religiosos. Esta a funo especfica a eles atribuda, especialmente depois que o culto e tudo que com ele se relacionava foram centralizados no templo de Jerusalm

CONTEDO DO LIVRO
Na sua maior parte, Levtico formado por um conjunto de prescries extremamente minuciosas, tendendo a fazer do cerimonial cltico, como expresso da f em Deus, o eixo ao redor do qual devia girar toda a vida do povo.

CONTEDO DO LIVRO
Este livro ritualista, cheio de instrues sobre o culto e disposies de carter legal, encerra uma mensagem de alto valor religioso, na qual a santidade aparece como o princpio teolgico predominante. Jav, o Deus de Israel, o Deus santo, requer do seu povo escolhido que seja igualmente santo: Santos sereis, porque eu, o SENHOR, vosso Deus, sou santo (19.2).

CONTEDO DO LIVRO
Em conseqncia, todas as normas e prescries de Levtico esto ordenadas com a finalidade de estabelecer sobre a terra uma nao diferente das demais, separada para o seu Deus, consagrada inteiramente ao servio do seu SENHOR. Por isso, todas as frmulas legais e todos os elementos simblicos do culto vestes, ornamentos, ofertas e sacrifcios tm uma dupla vertente: por um lado, louvar e homenagear devidamente ao Deus eterno, criador e senhor de todas as coisas; por outro lado, fazer com que Israel entenda o significado da santidade e disponha de instrumentos jurdicos, morais e religiosos para ser o povo santo que Deus quer que seja.

DIVISO DO LIVRO

Pode-se dividir o livro em vrias sees: A primeira delas (caps. 17) dedicada inteiramente regulamentao da apresentao das ofertas e sacrifcios oferecidos como demonstrao de gratido ao SENHOR ou como sinal de arrependimento e expiao de algum pecado cometido.

A segunda seo (caps. 810) descreve o ritual seguido por Moiss para consagrar como sacerdotes a Aro e aos seus filhos. Consiste em um conjunto de cerimnias oficiadas por Moiss conforme as instrues recebidas de Deus (cf. x 29.1-37). Esses ritos de consagrao, que incluam sacrifcios de animais e o uso de vestimentas especiais, foram o passo inicial para a instaurao do sacerdcio arnico-levtico, instituio que fundamenta a unidade corporativa do Israel antigo. O cap. 10 relata a morte de dois filhos de Aro, por causa de um pecado de carter ritual.

DIVISO DO LIVRO

Os caps. 1115 formam a terceira seo do livro, dedicada a definir os termos da pureza e da impureza rituais. Fixa tambm as normas s quais deveria se submeter todo aquele ou tudo aquilo que houvesse incorrido em algum tipo de impureza. A seo seguinte traz a descrio dos ritos prprios do grande Dia da Expiao (hebr. Yom Kippur), que todo o povo deve celebrar no dia 10 do stimo ms de cada ano.

DIVISO DO LIVRO

A quinta seo (caps. 1725) se ocupa da assim chamada Lei de santidade, enunciada de forma sinttica em 19.2. Aqui nos encontramos em pleno corao do livro de Levtico, onde junto a algumas instrues relativas ao culto, se assinalam as normas que Israel, tanto sacerdotes como o povo, est obrigado a observar para que a vida de cada um em particular e da comunidade em geral permanea regida pelos princpios da santidade, da justia e do amor fraterno. Os dois ltimos captulos incluem, respectivamente, uma srie de bnos e maldies, que correspondem a atitudes de obedincia ou desobedincia a Deus (cap. 26), e uma relao de pessoas, animais e coisas que esto consagradas a Deus (cap. 27).

SANTIDADE DE DEUS
Maior parte do livro contm leis e rituais a respeito da adorao formal de Israel. Entre outros tpicos, existe uma descrio de rito sacrificial e leis que dizem respeito a dieta e a pureza sexual Por trs de todas as leis e os principais conceitos de pureza e limpeza a doutrina central do livro : Deus Santo

TRS TEMAS TEOLGICOS


O

Sistema Sacrificial: Sob uma interpretao pactual:


oferta comunho reconciliao

TRS TEMAS TEOLGICOS

Sacerdcio:
Eles

so modelos de santidade Oferecem sacrifcios em favor do povo, mas tambm em favor prprio. Ensinar a Lei

Eles deviam proteger a santidade de Deus no Acampamento

TRS TEMAS TEOLGICOS

As principais leis esto relacionadas com a pureza cultual:


Dieta Parto Doenas de Pele e Mofo

ESBOO PARA COMPREENSO


1.

2.
3. 4.

5.

6.
7.

Base da santificao: ofertas me suas leis. 1-7 Exemplos de santificao e santidade. 8-10 Santidade Pratica: o limpo e o impuro. 11-15 A santidade de Deus e a necessidade de expiao. 16-17 A santidade nas relaes. 18-22 A santificao de dias e pocas. 23-26 Pessoas e coisas santificadas por voto. 27

O Povo no Deserto

NMEROS

O TTULO
O nome em portugus do quarto livro do Pentateuco vem do latim Liber numerorum (Livro dos Nmeros), que, por sua vez, vem do grego Arithmoi (como chamado este livro na LXX) e que significa nmeros. bvio que a razo de ser desse ttulo a presena no livro de dois recenseamentos do povo de Israel (cap. 1 e 26), da diviso dos despojos de guerra depois da vitria dos israelitas sobre os midianitas (cap. 31) e de certos esclarecimentos relacionados aos sacrifcios e s ofertas e que envolvem quantidades (caps. 7; 15; 2829). Em hebraico, o ttulo do livro Bemidbar (lit. no deserto), referncia expressa regio sinatica na qual tiveram lugar os acontecimentos que so narrados no

CONTEDO DO LIVRO
No livro de Nmeros (= Nm) aparecem com destaque a personalidade e a obra de Moiss, o grande libertador e legislador de Israel. A essa misso, que ele assumiu desde o princpio, se acrescenta agora a de organizar os israelitas e de gui-los durante os anos da sua peregrinao em busca da Terra Prometida. No cumprimento dessa misso, Moiss, que sempre atuou com total fidelidade a Deus e motivado pelo amor ao seu povo (14.13-19), sentiuse, s vezes, abatido pela pesada carga moral da sua responsabilidade (11.10-15) e pela incompreenso daqueles que o rodeavam. At os seus prprios irmos, Aro e Miri, o criticaram e murmuraram contra ele, que era pessoa mansa, mais do que todos os homens que havia sobre a terra (12.3). Contudo, Moiss no desistiu no seu empenho e continuou velando por Israel at o fim dos seus dias. Quando viu aproximar-se o momento da sua morte, tomou as precaues necessrias para que o seu sucessor, Josu, pudesse levar a bom termo a tarefa de chegar Terra Prometida e tomar posse dela (27.15-23).

CONTEDO DO LIVRO
Em contraste com a figura solitria de Moiss, a conduta dos israelitas descrita em Nmeros com traos bastante negativos. Do Egito certamente havia sado um misto de gente (x 12.38), que, no deserto, comeou a constituir uma coletividade animada pelos mesmos interesses e um destino comum. Mas com as agruras da penosa jornada rumo a uma meta ainda desconhecida e que devia lhes parecer sempre distante, aqueles que haviam sido libertados do duro cativeiro egpcio protestaram e se rebelaram de vez em quando; nas suas queixas, chegaram a considerar como melhores os tempos de escravido. Com tudo isso no cessaram de provocar a ira de Deus e atraam maiores desventuras sobre Israel, (cf., p. ex., cap. 14). No obstante, mesmo com to constantes faltas de fidelidade o SENHOR no deixou de se mostrar compassivo e perdoador: assim Deus, falando com Moiss boca a boca... claramente e no por enigmas (12.8), o escuta quando este intercede em favor do povo, quando lhe roga que perdoe aos culpados (11.2; 12.3; 14.13-19; 21.7-9).

COMPOSIO
Visto no seu conjunto e atendendo especialmente a razes geogrficas e cronolgicas, Nmeros no tem falta de unidade na sua composio. O relato, mantendo-se no mesmo fluxo narrativo que vem desde o livro do xodo, d conta dos movimentos de Israel depois do seu perodo de permanncia no Sinai, at a chegada ao rio Jordo: os preparativos para retomar a caminhada (caps. 18), a celebrao da Pscoa (cap. 9), a marcha do Sinai a Moabe (caps. 10.1121.35), a permanncia em Moabe (caps. 2232) e as instrues que Moiss d ao povo junto ao Jordo (caps. 3336). Sendo assim, apesar dessa certa unidade global do livro, preciso reconhecer que a sua estrutura literria consiste mais de uma cadeia de seqncias justapostas, independentes entre si, que alternam trechos narrativos de fcil leitura com trechos muito densos, de carter jurdico, legal, censitrio ou cltico ou dizem respeito aos censos levantados em diferentes momentos da seqncia narrativa. Poderia ser dito que o livro de Nmeros no foi escrito a partir de um plano inicial claro, mas que a sua formao foi um processo paulatino.

Filhos de

Tribo

Censo do 1 Cap.

Censo do 26 Cap.

Rben
Simeo Lia Jud Issacar Zebulon Efraim Raquel Manasss Benjamim D Bila (de Raquel) Naftali Gade Zilpa (De Lia)

46.500
59.300 74.600 54.400 57.400 40.500 32.200 35.400 62.700 53.400 45.650

43.730
22.200 76.500 64.300 60.500 32.500 52.700 45.600 64.400 45.400 40.500

Aser
Total

41,500
603.500

53.400
601.730

A MORTE DO ANTIGO E A ELEVAO DO NOVO


I.

O fim do Antigo: a primeira gerao do povo de Deus sada do Egito em marcha para o Deserto.(1.125.18)
A.
1. 2.

A preparao e inaugurao da marcha do povo santo de Israel.(1.1-36)


Preparao e inaugurao ritual da Marcha. (1.1-10.10) O inicio da marcha. (10.11-10.36)

B.

O ciclo da rebelio, morte e libertao do povo santo de Israel com elementos de esperana, execeto declinio final e morte.(11.1-25.18)
1.

2.

Ocorrncias freqentes de rebelio e expiao, cada uma envolvendo a morte e/ou ameaa de morte da parte da primeira gerao. (11.1-20-29) O fim da primeira gerao: sinais de esperana juntamente com o declnio final. (21.1-25.18)

A MORTE DO ANTIGO E A ELEVAO DO NOVO


I.

O Nascimento do novo: A segunda gerao do povo de Deus fora do Egito, como eles preparam a entrada na Terra Prometida (26.1 36.13)
A.

B.

A preparao e organizao do novo povo santo de Deus para entrar na terra prometida (26.1 e 36.13). Essa segunda gerao ser fiel e entrar na terra prometida (da promessa) ou se rebelar e fracassar como a primeira gerao (advertncia)?

DEUTERONMIO

DEUTERONMIO
O ttulo
O ttulo do quinto livro do Pentateuco, em hebraico, Debarim (palavras). A Septuaginta (LXX), antiga verso grega do Antigo Testamento, o chamou de Deuteronmio. O significado deste termo grego , propriamente, segunda lei. Quando aplicado a este livro, importante entender que aqui no se trata de uma nova lei diferente da primeira (a mosaica), mas de uma repetio da mesma.

A SITUAO HISTRICA
A chegada dos israelitas s terras de Moabe o fato que, praticamente, marcou o final da caminhada iniciada no Egito quarenta anos antes (1.3). As plancies de Moabe, situadas a leste do Jordo, foram a ltima etapa daquela longa caminhada, no curso da qual foram morrendo, um aps o outro, os membros do povo que tinham vivido a experincia de escravido e que, depois, coletivamente, haviam protagonizado o drama da libertao (1.34-39; cf. Nm 14.2138). Este foi o castigo para a pertinaz rebeldia de Israel: com a exceo de Calebe e de Josu, nenhum dos que fizeram parte da gerao do xodo entraria em Cana. Nem sequer o prprio Moiss, o fiel guia, legislador e profeta (1.34-40; 34.1-5; cf. Nm 14.21-38).

A SITUAO HISTRICA
Nas campinas de Moabe, em frente a Jeric, compreendendo que o fim da sua vida estava prximo, encarregou-se Moiss de explicar esta lei ao povo (1.5). Reuniu, pois, pela ltima vez, o povo, para entregar-lhe o que se poderia chamar de o seu testamento espiritual. Diante de todo o Israel (1.1), Moiss evoca os anos vividos em comum, instrui os israelitas acerca da conduta que deviam observar para serem realmente o povo de Deus e lhes recorda que a sua permanncia na Terra Prometida depende da fidelidade com que observem os mandamentos e preceitos divinos (8.11-20).

O CONTEDO DO LIVRO
O Deuteronmio (= Dt), tal como outros textos de carter normativo recolhidos no Pentateuco, expressa o que Deus requer do seu povo escolhido. E o faz explicitando concretamente o mandamento que Jesus qualificou de o principal: Amars, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu corao, de toda a tua alma e de toda a tua fora (6.5; cf. Mc 12.30). Estas palavras so a coluna vertebral de todo o discurso mosaico, que agora assume um carter mais pessoal do que quando o povo o ouvia no Sinai (chamado de Horebe em Dt, com exceo de 33.2), porque ali Moiss se limitou a transmitir o que recebia de Deus, enquanto que, em Moabe, ele fala na primeira pessoa, para, na sua qualidade de profeta (18.15-18), revelar ao povo a vontade do SENHOR (4.40; 5.15,22-27; 28.1).

O CONTEDO DO LIVRO
O Deuteronmio destaca essa imagem de Moiss mediante frases introdutrias como: So estas as palavras que Moiss falou a todo o Israel (1.1; cf., p. ex., 1.3,5; 4.44; 5.1). Um lugar de destaque neste livro ocupado pelo chamado cdigo deuteronmico (caps. 1226), que comea com uma srie de estatutos e juzos (12.1) relativos ao estabelecimento de um nico lugar de culto, de um nico santurio, ao qual todo o Israel estaria obrigado a peregrinar regularmente: Buscareis o lugar que o SENHOR, vosso Deus, escolher de todas as vossas tribos... (12.5; cf. vs. 1-28).

O CONTEDO DO LIVRO
A esse ncleo de carter legal, que aparece no livro precedido dos dois grandes discursos (1.6 4.40 e 5.111.32), seguem-se algumas disposies complementares (p. ex., no cap. 31, a nomeao de Josu como sucessor de Moiss) e tambm advertncias e exortaes de diferentes tipos (caps. 2731). Os ltimos caps. contm o cntico de Moiss, as bnos s doze tribos (caps. 3233), a morte de Moiss (34.5) e o seu sepultamento em um lugar ignorado da regio de Moabe (34.6).

A MENSAGEM
O relacionamento especial que Deus estabelece com o seu povo , sem dvida, a proclamao que o Deuteronmio sublinha com a maior nfase. O SENHOR , certamente, o Deus criador do cu e da terra (10.14); porm, com base exclusivamente no seu amor, ele escolheu Israel para com este povo estabelecer uma aliana particular. Antes que o prprio Israel fosse chamado existncia, Deus j havia escolhido os patriarcas Abrao, Isaque e Jac, aos quais prometeu que os seus descendentes herdariam a terra de Cana (6.10; 7.6-8).

A MENSAGEM
O cumprimento da promessa est permanentemente no horizonte do Deuteronmio. Isso se evidencia, por um lado, na evocao dos acontecimentos que puseram fim escravido de Israel no Egito e, por outro lado, na evocao dos muitos prodgios de que o povo foi testemunha durante os anos do deserto. E, agora, junto margem oriental do Jordo, quando o cumprimento da promessa j est a ponto de se converter numa esplndida realidade.

A MENSAGEM
Moiss exorta os israelitas a que, livremente, se atenham ao compromisso a que a aliana de Deus os obriga: ... te propus a vida e a morte, a bno e a maldio; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendncia, amando o SENHOR, teu Deus, dando ouvidos sua voz e apegando-te a ele (30.19-20). Ao amor de Deus, Israel deve corresponder com a sua entrega total e sem reservas, acatando a vontade divina: Amars, pois, o SENHOR, teu Deus, e todos os dias guardars os seus preceitos, os seus estatutos, os seus juzos e os seus mandamentos (11.1).

You might also like