You are on page 1of 54

DOENAS BACTERIANAS

Trabalho a ser apresentado disciplina de Microbiologia e Parasitologia, instruda pela Professora Cintia Fregonassi.

BACTRIAS

TIPOS DE BACTRIAS

TIPOS DE BACTRIAS
Rickettsia um gnero de bactrias que so carregadas como parasitas por vrios carrapatos, pulgas, e piolhos. Tais como os vrus,crescem apenas dentro de clulas vivas.

Formas de Transmisso das Doenas

Direta: Contato direto do organismo doente com o organismo sadio (beijo, ato sexual, espirro).

Formas de Transmisso das Doenas

Indiretas: Objetos usados por um individuo doente e que, posteriormente foram usados por um individuo sadio. (copos, talheres, agulhas e seringas).

Formas de transmisso das Doenas

Especfica: Agente de infeco atinge o individuo sadio atravs de outros organismos (moscas, mosquitos e outros vetores).

Vias de transmisso de Doenas

Pele
Ferimentos arranhes, picadas de insetos, mordedura de animais.

Ar
Reunio de muitas pessoas em ambientes com deficincia de ar.

Alimentos
Ingesto de alimentos mal lavados ou mal cozidos.

Objetos
Objetos inanimados como peas de vesturio, calados, toalhas e utenslios.

Vias de transmisso de Doenas

Relao sexual
O contato com os rgos sexuais de portadores de doenas que atingem as genitlias e ainda algumas doenas transmitidas pelo contato com sangue.

Sangue
Contato com sangue contaminado.

Vetores
Picaduras de vetores (especialmente artrpodes)

Placenta
Pode legar alguns agentes etiolgicos para o feto junto com o alimento

Patogenicidade dos microorganismos

Patogenicidade: Capacidade de um microorganismo causar doena superando a defesa do hospedeiro.


Microorganismo Primrio: Agente causador de doena em indivduos saudveis. No faz parte da microbiota. Oportunista: Pode fazer parte da microbiota normal mas dependendo da defesa do hospedeiro pode causar doena.

MICROBIOTA HUMANA

Infeces Transmitidas pelo ar

So aquelas que ocorrem pela entrada do microorganismo no aparelho respiratrio, resultado do contato direto com gotculas contaminadas.

Coqueluche Difteria Meningite Pneumonia Tuberculose

COQUELUCHE
Infeco das vias areas causada pela bactria Bordetella pertussis. O contgio pode ser direto: gotculas de saliva, objetos contaminados com secrees de pessoas doentes. Perodo de incubao: 7 15 dias. Fases da doena: 1-Muita secreo catarral na garganta; febre pouca intensa; mal-estar geral; coriza; tosse. 11-Crises fortes e frequentes de tosse, dificultando a respirao. 111-As crises de tosse continuam, mas diminuem de frequncia at o desaparecimento total. Profilaxia e controle: Imunizao com a Vacina trplice (DPT) (contra difteria, coqueluche e ttano), com doses administrativas a partir de 2 meses de idade; Tratamento e isolamento temporrio dos doentes. Complicaes: podem ocorrer distrbios neurolgicos e

DIFTERIA

Doena transmissvel aguda, causada pela toxina de uma bactria que se localiza na garganta, chamada Corynebacterium diphtheriae. Caracterizada por leso inflamatria nas vias respiratrias onde pode formar placas de membrana esbranquiada ou acinzentada. Tambm conhecida como crupe. Transmisso: Pessoa a pessoa atravs de aerossis( secrees orais e nasais). Sinais e sintomas: Febre, palidez, fraqueza,desnimo, dor de garganta, Sufocao quando a membrana diftrica envolve a faringe, a traqueia ou os brnquios. Complicaes: Leses cardacas Neurolgicas Renais

DIFTERIA
PROFILAXIA E CONTROLE:

A vacina trplice o melhor forma de conter a doena. Caso a doena se estabelea, assim como na coqueluche, recomenda-se o imediato isolamento do enfermo.
O tratamento pode ser feito com o soro antidiftrico, que inativa a toxina produzida pelo bacilo. Como profilaxia tambm recomendado a observao de todos que

estiveram em contato com o enfermo.

MENINGITE

Inflamao das meninges (membranas que cobrem o crebro e a medula ssea). Pode ser de origem viral, fngica e bacteriana. A forma mais grave e contagiosa a meningoccica, foco das descries a seguir. Agente etiolgico: Neisseria meningitidis(meningococ

MENINGITE
Sinais e sintomas: Febre; Dor de cabea; Rigidez na nuca; Problemas para encostar o queixo no peito; Nusea; Vmitos em jato;Confuso mental; Convulso; Abaulamento das fontanelas (aumento das moleiras).

Contgio:

transmitida

pelas

pessoas

infectadas atravs de gotculas e secrees do nariz e da garganta durante a fala, tosse

espirros e beijos.

MENINGITE

Contgio: transmitida pelas pessoas infectadas atravs de gotculas e secrees do nariz e da garganta durante a fala, tosse espirros e beijos. Podem levar a surdez, deficincia mental, hidrocefalia, evoluindo para bito. Profilaxia e controle: Isolamento dos doentes em hospital; vacinao da populao; garantia de higiene e alimentao

PNEUMONIA
Doena infecciosa aguda, de incio sbito e progressivo, que ocorre mais comumente em climas frios e no inverno. O pulmo pode ser comprometido total ou parcialmente. Em geral, so observadas febre expectorao abundante. Agente etiolgico: Streptococcus pneumoniae.

PNEUMONIA-CONTGIO E DESENVOLVIMENTO

transmitida pela inalao de gotculas (perdigoto) expelidas pelo doente no ar e pelo contato na boca com objetos contaminados por suas secrees respiratrias. Desenvolvimento Um deles, bem freqente, ocorre quando a pessoa inala um microorganismo, atravs da respirao, e este chega at um ou ambos pulmes, onde causa a doena. Outra maneira freqente quando bactrias, que normalmente vivem na boca, se proliferam e acabam sendo aspiradas para um local do pulmo. A forma mais incomum de contrair a doena atravs da circulao sangnea. Uma infeco por um microorganismo em outro local do corpo se alastra e, atravs do sangue que circula, chega aos pulmes, onde causa a infeco.

Pneumonia
Sinais e sintomas: Febre; Calafrios; Dor nas costas, no lado afetado, que agravada pela respirao e pela tosse; Respirao acelerada; Sudorese; Tosse com escarro mucoso, algumas vezes purulento, geralmente de cor rsea ou ferruginosa. Profilaxia e controle: Atualmente existe uma vacina que pode ser aplicada. Seu efeito dura 6 anos. Porm no todo caso que exige tal vacina. Processos bsicos de profilaxia e controle so recomendados: 1. Lavagem das mos, principalmente aps o contato com o doente e seus pertences; 2. Alimentao saudvel; 3. No beber em excesso; 4. No fumar; 5. Tratamento de adequado de doenas respiratrias comuns, como a gripe.

TUBERCULOSE

Infeco bacteriana, causada pela


Bactria, Mycobacterium tuberculosis, mais conhecido por, Bacilo de Koch,

cujas leses localizam-se nos pulmes, mas podem atingir tambm ossos, rins e outros rgos. Sinais e sintomas: Perda de peso; Falta de apetite; Febre; Transpirao noturna; Tosse com escarro e sangue

TUBERCULOSE

Contgio Transmisso Direta: Pessoa Pessoa Indireta: Talheres, Copos, etc. Complicaes Insuficincia respiratria, leses tuberculosas, nas meninges, corao, rins, fgado, ossos, e articulaes. Profilaxia e controle Vacina BCG e condies satisfatrias de alimentao, habitao e higiene. Tratamento com Isoniazida, Rifampicina e pirazinamida (2 meses).

Infeces transmitidas pelos alimentos

Alimentos e a gua podem ser veculos que transportam e introduzem microorganismos patognicos no homem. Uma medida fundamental em relao ao tratamento de gua consiste em: Pingar duas gotas de gua sanitria para cada litro de gua, agitar e esperar 30 minutos antes de consumir esta gua. Ou ferver a gua por 15 a 20 minutos tambm antes de consumir a gua em questo. Botulismo Clera Febre Tifide

BOTULISMO

O Botulismo uma forma de intoxicao alimentar rara mas potencialmente fatal, causada por uma toxina produzida pela bactria Clostridium botulinum, presente no solo e em alimentos contaminados e mal conservados.

Botulismo- Sinais e sintomas

Os sintomas vo de uma indisposio moderada a um quadro fulminante (aparecem de 12 a 36 horas aps a ingesto da toxina). Fraqueza, cansao e tonturas; Viso turva e dupla; Dificuldade de engolir e de falar; Pupilas dilatadas e fixas; A pior complicao desta doena a paralisia respiratria.

Contgio: Enlatados, embutidos e produtos embalados a vcuo so os principais alimentos aonde encontramos a toxina

Botulismo- Profilaxia e controle

Para controle, alm de exigir uma vigilncia sanitria eficiente sobre os alimentos, um consumidor deve ter ateno em: Latas de conservas estufadas;

Conservas de procedncias duvidosas;


Alimentos com tampas estufadas; Enlatados e embutidos com o prazo de validade; No consumir alimentos com aparncia duvidosa;

Ferver alimentos por mais de duas horas a

CLERA

infeco gastrintestinal aguda muito grave (gastrenterite) causada pelo Vibrio cholerae (vibrio colrico). Sinais e sintomas: A doena se caracteriza por diarria e vmitos intensos. A diarria parecida com gua turva e esbranquiada. Complicaes como desidratao devido ao excesso de vmitos e diarria comum. Contgio feito com a ingesto de alimentos e gua contaminadas pelas pessoas doentes e portadores.

Clera- Profilaxia e controle


Algumas medidas so fundamentais para evitar e controlar a clera.

Higiene dos alimentos (lavagem, cozimento e armazenagem, em especial frutos do mar); Higiene Pessoal (mos limpas e cuidados no manuseio de alimentos); Oferta de gua para consumo humano de boa qualidade e em quantidade suficiente;

FEBRE TIFIDE
Outra gastrenterite tambm conhecida como salmonelose, cujo agente etiolgico a Salmonella typhi. Ingesto de gua alimentos contaminados com bactria so a principal forma de transmisso (frutas verduras cruas, leite, mariscos, maioneses caseiras).

Febre Tifide
Sinais e sintomas: Dor de cabea; Mal estar; Manchas rosadas no tronco; Diarria e constipao; Febre alta continua; Dor abdominal; Tosse; Aumento do volume do bao; Hemorragia intestinal, desidratao grave e invaso bacteriana na corrente sangunea. Pode levar morte. Profilaxia e controle: o Higiene dos alimentos (lavagem, cozimento e armazenagem); o Higiene pessoal (mos limpas e cuidados no manuseio dos alimentos); o Oferta de gua para consumo humano de boa qualidade e em quantidade suficiente; o Destino adequado dos dejetos e do lixo.

Infeces transmitidas pela pele


Ferimentos, escoriaes e queimaduras podem ser uma grande porta de entrada para microorganismos nocivos pele e ao organismo; Objetos contaminados podem facilmente transmitir estes agentes de doena.

Erisipela Hansenase Impetigo Leptospirose Ttano

ERISIPELA

Infeco da pele e dos tecidos subcutneos que geralmente acomete a face e os membros inferiores, causada por exotoxinas da infeco superficial por Streptococcus pyogenes. Leso cutnea que se aprofunda, caracterizada por vermelhido,inchao e endurecimento. Podendo ocorrer, febre calafrios, cefalia, malestar geral. Tratamento imediato da leso na fase inicial com antibiticos segundo orientao mdica pode evitar complicaes. Alguns doentes, quando no so tratados, podem desenvolver inflamao grave nos rins.

HANSENASE

A lepra, ou doena de Hansen uma infeco lentamente progressiva causada pelo Mycobacterium leprae, afetando os nervos perifricos, resultando em deformidades incapacitantes. Pode-se apresentar na forma
Paucibacilar: Poucos bacilos; Multibacilar: Muitos bacilos

Hansenase- Sinais e sintomas Na manifestao branda


da doena a leso da pele acompanhada de perda de sensibilidade e despigmentao. Na forma mais grave, alm da perda da sensibilidade ttil, tambm ocorre: espessamento e enrugamento da face, que adquire o aspecto de face leonina.
Destruio das cartilagens das orelhas e do nariz, assim como das pontas dos dedos

Hansenase- Profilaxia e controle

Vias areas superiores e eventualmente a pele erodida, so portas de entrada da infeco. Vrias complicaes pode ocorrer se no bem cuidada. Desde maior incidncia de pancadas cortes e queimaduras devido falta de sensibilidade, paralisia das plpebras, esterilidade em homens, atrofia muscular e auto-amputao dos dedos, mos e ps. Profilaxia e controle feitas com exames regulares das leses na pele.

A Hansenase tem cura aps o tratamento que pode durar de seis meses a dois anos, caso no seja interrompido. Quanto mais rpido for feito o diagnstico, mais rpida ser a cura.

IMPETIGO

Infeco superficial da pele que produz leses avermelhadas, podendo ser acompanhado de leses pustulares ou bolhosas.

Impetigo no bolhoso

Streptococcus pyogenes: Impetigo no bolhoso. Staphylococcus aureus:Impetigo

Impetigo bolhoso

Impetigo

As leses causam irritao e coceira, alm de poderem deixar cicatrizes; Altamente contagiosa. A coceira leva o doente a espalhar pelo organismo as bactrias contidas nas feridas; Complicaes: Furunculose; Manter higiene pessoal, tratar os indivduos contaminados e evitar coar as feridas contaminadas so meios de profilaxia e controle.

LEPTOSPIROSE

uma doena infecciosa febril aguda, potencialmente grave, causada por bactrias do gnero Leptospira spp, com especial destaque para: Leptospira interrogans primariamente uma zoonose. Atinge roedores e outros mamferos e um problema veterinrio relevante, atingindo animais domsticos (ces, gatos) e outros (bois, cavalos, porcos, cabras, ovelhas). Esses animais, mesmo quando vacinados, podem tornar-se portadores assintomticos e eliminar Leptospira spp. junto com a urina. O rato de esgoto (Rattus novergicus) o principal responsvel pela infeco humana. A maior preocupao com esta doena durante enchentes. Em seres humanos, ocorre em pessoas de todas as idades e em

Leptospirose
Sinais e sintomas: Calafrios; Febre alta; Dor muscular intensa; Nuseas; Tosse discreta; Ictercia; Manchas distribudas no corpo e membros; Hematria; Hemorragia; Leses cutneas e musculares. Contgio: Atravs da pele, particularmente com leso aberta, em contato com gua, solo mido ou vegetao contaminada com urina de animais infectados; Ao nadar ou contato direto com urina de animais; Ingesto de alimentos contaminados; No ocorre transmisso de pessoa a pessoa.

Infeco aguda e grave provocada por microorganismo chamado Clostridium tetani, encontrado no solo, na poeira, nas fezes de animais e em objetos contaminados. Quando contamina ferimentos, sob condies favorveis torna-se capaz, de produzir a toxina, que atua em terminais nervosos, induzindo fortes contraes musculares. Sinais e sintomas: Inquietao; Dor de cabea; Estado febril; Espasmos musculares; Convulso generalizada. Contagio A bactria penetra no organismo atravs de feridas na pele contaminadas com terra, poeira, fezes de animais ou humanas. Cresce e produz

TTANO

Ttano

Complicaes
Quando no tratada, o ttano leva morte, e quando tratada, pode deixar problemas neurolgicos (na fala e espasmos musculares).

Profilaxia e controle
Lavar os ferimentos com gua e sabo; Vacinar com a vacina Trplice (Difteria, Ttano e coqueluche).

DSTS

Gonorria Sfilis

GONORRIA

Agente etiolgico: Neisseria gonorrheae


Doena infecto-contagiosa que se caracteriza pela presena de abundante secreo (corrimento) purulenta pela uretra no homem e vagina e/ou uretra na mulher. Este quadro freqentemente precedido por prurido (coceira) na uretra e disria (ardncia na hora de fazer xixi). Em alguns casos podem ocorrer sintomas gerais, como a febre. Nas mulheres os sintomas so mais brandos ou podem estar ausentes. A gonorria (blenorragia) uma doena sexualmente transmissvel, causada pela bactria Neisseria gonorrhoeae, que infecta o revestimento interno da uretra, do colo uterino, do reto e da garganta ou a esclera (branco dos olhos). Pode disseminar-se atravs da corrente sangunea para outras partes do corpo, especialmente para a pele e para as articulaes. Nas articulaes pode causar artrite.

Vaginite gonoccica

Uretrite gonoccica

Oftalmia gonoccica

Gonorria- Sinais e sintomas


No homem Dor e dificuldade para urinar; Corrimento de cor amarelada ou esverdeada ou at mesmo sangue, que sai do pnis. Mulher Corrimento vaginal; Aumento da freqncia urinria; Dor ao urinar. Contgio Transmitida pelo ato sexual, mas eventualmente pode ser transmitida a um recm-nascido durante o parto causando conjuntivite gonoccica. Complicaes Homens: Inflamao dos testculos e na prstata. Mulheres: Inflamao nas tubas uterinas que podem provocar esterilidade, alm disso pode provocar inflamao das articulaes.

Gonorria- Profilaxia e controle


No manter relaes sexuais com pessoas infectadas; Usar preservativo; Limitar o nmero de parceiros sexuais; Realizar exame ginecolgico, ao menos uma vez por ano; Urinar aps o ato sexual; Lavar os rgos genitais com gua e sabo logo aps a

SFILIS

Causada pela Treponema pallidum, uma infeco crnica que pode atingir qualquer tecido de qualquer parte do corpo. Pode ser transmitida sexualmente (adquirida) ou passada da me para o feto (congnita).
Estgio primrio. nica ferida (chamada de cancro), Incubao: 10 90 dias (mdia 21 dias). Morfologia: O cancro geralmente firme, redondo, pequeno e sem dor. Localizao: Ele aparece no local onde a sfilis entrou no corpo. Tempo de durao: 3 a 6

SFILIS-ADQUIRIDA

Estgio secundrio. Tempo de aparecimento: 2 semanas aps o cancro primrio; 10

Mltiplas feridas: Erupes na pele e leses na membrana mucosa; As erupes geralmente no causam coceira e podem aparecer enquanto o cancro est sarando; Algumas vezes as erupes do estgio secundrio so to leves que no so notadas.

Outros sintomas: Febre, dor na garganta, cefalia (dor de cabea), perda de peso, dores musculares e fadiga. Os sintomas do estgio secundrio da sfilis sumiro com ou sem tratamento

SFILIS-ADQUIRIDA

Estgio tercirio

Tempo de aparecimento: Anos aps o cancro.


Sintomas iniciais: danos aos rgos internos incluindo crebro, olhos, nervos, corao, vasos sanguneos, fgado e ossos. Complicaes: Dificuldade de coordenar os movimentos musculares, paralisia, cegueira gradual e demncia. No reversveis SFILIS CONGNITA Ocorrncia Aborto espontneo 5 meses;
Natimorto; Morte logo aps o parto;

Sintomas
Feridas no corpo; Pneumonias; Cegueira; Surdez; Defeitos nos ossos da face e dentes; Retardamento mental

SFILIS- CONTGIO

Adquirida Relao sexual; Beijo e mordedura; Transfuso de sangue contaminado


Congnita Me sifiltica passa a infeco atravs da placenta para o feto.
Profilaxia e controle:

o o

o
o o

No manter relaes com pessoas infectadas; Usar preservativo; Limitar o nmero de parceiros sexuais; Controlar rigorosamente o sangue doado; Tratar adequadamente os doentes.

OBRIGADA!

CURSO TCNICO EM ENFERMAGEM TURMA 72/2012

You might also like