You are on page 1of 36

Trocadores de calor

Diego Adalberto, Felipe Mascarenhas Renata Carvalho, Silmara Caldas.

Apresentao
1 - Introduo 2 - Fundamentao terica 2.1. Objetivo do trocador de calor 2.2. Funcionamento a) Pela mistura de fluidos b) Com armazenagem intermediria c) Atravs de uma parede que separa os fluidos 2.3. Mdia logartmica das diferenas de temperaturas 3. Principais Tipos de Trocadores de Calor 3.1. Trocadores tubulares a) Trocadores de carcaa e tubo b) Trocador tubo duplo c) Trocador de calor em serpentina 3.2. Trocadores de calor tipo placa 4 - Aplicaes na Indstria 5 - Concluso

1. Introduo
Importncia para a engenharia. Usinas eltricas, processamento qumico, aquecimento e condicionamento de ar, alm de aplicaes domsticas. Projetados para trocar calor entre fluidos e proporcionar reaproveitamento da energia trmica: grande ferramenta de preservao do meio ambiente. Conduo, conveco ou irradiao.

1. Introduo
Transferncia por conduo: transferncia de energia atravs de partculas que se tocam. Ex.: cabo da panela.

1. Introduo
Transferncia por conveco: surge a partir da movimentao dos fluidos. Quanto maior a movimentao, maior a transferncia por conveco. Ex.: geladeira.

1. Introduo
Transferncia por irradiao: troca atravs de ondas eletromagnticas emitidas por corpos em qualquer temperatura.

2. Fundamentao terica
Objetivo: Realizar a troca trmica entre dois sistemas. Pode acontecer entre sistemas separados ou entre fluidos misturados. Utilizado em aquecedores, refrigerao, condicionamento de ar, recuperao de calor, usinas de gerao de energia, plantas qumicas, plantas petroqumicas, refinaria de petrleo, processamento de gs natural e tratamento de guas residuais.

2. Fundamentao terica
Funcionamento: a) Pela mistura de fluidos

Fluidos com temperaturas diferentes se misturam num nico sistema: equilbrio trmico. Quase sempre com transferncia de massa. Taxa muito alta. Limitao: O contato precisa ser permissvel.

2. Fundamentao terica

2. Fundamentao terica
Funcionamento: b) Com armazenagem intermediria

Ambos os fluidos percorrem alternadamente as mesmas passagens de troca de calor. A matriz absorve a temperatura do fluido primeiramente inserido e transmite para o que passa em seguida. Tambm pode ser chamado de regenerador. Ex.: Aquecedor e refrigerador.

2. Fundamentao terica

c) Atravs de uma parede que separa os fluidos:


Nesse tipo de trocador de calor um fludo separado do outro por uma parede, atravs da qual passa o calor; As paredes geralmente so feitas de metais de alta condutibilidade trmica como: o cobre e o alumnio, ou ligas metlicas; Este tipo compreende basicamente os recuperadores, alm dos trocadores de calor com leito fluidizado. Eles podem ser classificados quanto :

Utilizao: -Permutadores; Resfriadores ; Aquecedores; Condensadores; Evaporadores e Vaporizadores

Construo:
Trocadores tipo tubo duplo; Trocadores tipo casco e tubo; Trocadores de calor de placas; Trocadores de calor com superfcies estendidas; Trocador de calor de placas espiraladas; Trocador de calor de lamelas; Vasos encamisados; Serpentinas; Caixas resfriadoras; Resfriadores tipo trombone; Trocadores tipo baioneta; Trocador de filme descendente; Tubos de calor

O escoamento pode ser dado de duas formas:

De modo geral, o escoamento em corrente cruzada bastante aplicado em aquecimento de gases e sistemas de refrigerao.

2.3. Mdia logartmica das diferenas de temperaturas:


Um fluido d um passe quando percorre uma vez o comprimento do trocado. NP Vf = TC

Figura Notao para designar o nmero de passes de cada fluido .

Desvantagens: dificulta a construo e a limpeza, e encarece o trocador de calor.

Figura Tipos de escoamento relativo dos fluidos do casco e dos tubos

FQ: tudo central FF: entre o tubo central e a carcaa

Figura- Grfico que representa a variao da temperatura de cada um dos fluidos ao longo do comprimento do trocador

As diferenas de temperatura entre os fluidos nas extremidades do trocador: correntes paralelas : - ( te - Te ) que sempre mxima ( DT mx) e ( ts - Ts ) que sempre mnima ( DT min ). correntes opostas: - ( te - Ts ) e ( ts - Te ) podem ser mxima ( DT mx ) ou mnima ( DT min ) dependendo das condies especficas de cada caso.
Para retratar a diferena mdia de temperatura entre os fluidos usada ento a Mdia Logartmica das Diferenas de Temperatura (MLDT) :

3. Principais tipos de trocadores de calor


3.1 Trocadores tubulares

3. Principais tipos de trocadores de calor


3.1 Trocadores tubulares So geralmente construdos com tubos circulares, existindo uma variao de acordo com o fabricante.

So usados para aplicaes de transferncia de calor lquido/lquido (uma ou duas fases).


Eles trabalham de maneira tima em aplicaes de transferncia de calor gs/gs, principalmente quando presses e/ou temperaturas operacionais so muito altas onde nenhum outro tipo de trocador pode operar.

3. Principais tipos de trocadores de calor


a) Trocador de calor carcaa e tubos
Um dos fluidos passa por dentro dos tubos, e o outro pelo espao entre a carcaa e os tubos. Existe uma variedade de construes diferentes destes trocadores dependendo da transferncia de calor desejada, do desempenho, da queda de presso e dos mtodos usados para reduzir tenses trmicas, prevenir vazamentos, facilidade de limpeza, para conter presses operacionais e temperaturas altas, controlar corroso, etc. Trocadores de carcaa e tubo so os mais usados para quaisquer capacidades e condies operacionais, tais como presses e temperaturas altas, atmosferas altamente corrosivas, fluidos muito viscosos, misturas de multicomponentes, etc. Estes so trocadores muito versteis, feitos de uma variedade de materiais e tamanhos e so extensivamente usados em processos industriais.

3. Principais tipos de trocadores de calor


a) Trocador de calor carcaa e tubos

3. Principais tipos de trocadores de calor


b) Trocador de calor tubo duplo
O trocador de tubo duplo consiste de dois tubos concntricos.

Um dos fluidos escoa pelo tubo interno e o outro pela parte anular entre tubos, em uma direo de contrafluxo. Este talvez o mais simples de todos os tipos de trocador de calor pela fcil manuteno envolvida.
geralmente usado em aplicaes de pequenas capacidades.

3. Principais tipos de trocadores de calor


b) Trocador de calor tubo duplo

3. Principais tipos de trocadores de calor


c) Trocador de calor de serpentina
Este tipo de trocador consiste em uma ou mais serpentinas (de tubos circulares) ordenadas em uma carcaa. A transferncia de calor associada a um tubo espiral mais alta que para um tubo duplo. Alm disto, uma grande superfcie pode ser acomodada em um determinado espao utilizando as serpentinas. As expanses trmicas no so nenhum problema, mas a limpeza muito problemtica.

3. Principais tipos de trocadores de calor


c) Trocador de calor de serpentina

3.2 Trocadores de calor tipo placa


Dividem-se em trs tipos: Placas planas Placas espirais Placas delgadas

a) Placas Planas
Escoamento contra corrente Temperatura e presso limitados Altos coeficientes de tranferncia de calor Indstria alimentcia Leves e compactos Fcil manuteno

b) Placas Espirais
Placas paralelas em forma espiral Presso e temperatura limitados Compacto Alto custo

c) Placas Delgadas
Placas paralelas finas Canais longitudinais acomodados em um casco

4. Aplicaes na indstria
Torres de refrigerao de gua Refrigerao em geral Recuperadores Condensadores Caldeiras

Conforto ambiental -> condicionadores de ar, aquecedores de gua domsticos e de frigorficos Bebidas destiladas -> alambiques, chopeiras Motores de automveis -> radiadores

Torres de refrigerao
As torres de refrigerao so utilizadas para o resfriamento de gua para a indstria.

A gua quente goteja da parte superior da torre e encontra uma corrente de ar em temperatura ambiente. O ar flui em corrente contrria devido a um exaustor no topo da torre.
A troca de calor ocorre por contato direto entre o ar e a gua. Assim a gua resfriada e pode ser reaproveitada.

Esquema de torre de refrigerao

Refrigerao em geral

Na refrigerao em geral, usa-se dois trocadores de calor em sistema fechado, com um nico gs, o fron (um fluorcarboneto no inflamvel qualquer).

Diagrama do ciclo de refrigerao

Recuperadores

Os recuperadores baseiam-se em um trocador de calor tipo duplo tubo. Em um dos tubos existe um fluido quente e no outro um fluido que necessita ser aquecido. Assim o trocador de calor aproveita a energia trmica para aquecer o outro fluido.

Condensadores

Os condensadores so empregados em processos de separao de misturas por destilao, eles so responsveis, pela condensao de vapores de substncias que foram separadas no processo de destilao. Esse mtodo comum na extrao de leos e na purificao de lquidos.

Caldeiras

As caldeiras produzem vapor para alimentar mquinas trmicas, autoclaves para esterilizao de materiais diversos, cozimento de alimentos e de outros produtos orgnicos, calefao ambiental e outras aplicaes do calor utilizando-se o vapor.

5. Concluso
Os trocadores de calor no apenas realizam trocas trmicas, mas tambm so responsveis pelo melhor aproveitamento energtico nas indstrias. Um trocador bem projetado e adequadamente dimensionado para a sua operao, e com manuteno em dia, capaz de realizar um processo de troca trmica mais eficiente, e, portanto, mais atrativo do ponto de vista econmico. Assim aumenta-se a competitividade do produto final. Alm disso, do ponto de vista ambiental, o uso de trocadores de calor favorece o meio ambiente no momento em que se evita o descarte de fluidos em temperaturas elevadas ou ento quando possibilita o reaproveitamento desse mesmo fluido para algum outro processo na indstria.

You might also like