You are on page 1of 14

MOVIMENTO RETILNEO

O mundo e tudo que est nele, se move. A classificao e comparao de movimentos chamada de cinemtica.
1. O movimento ocorre ao longo de uma linha reta. (horizontal, vertical ou inclinada) 2. O objeto em movimento ou uma partcula ou um objeto que se move como uma partcula.

Posio e deslocamento
Localizar um objeto significa determinar sua posio relativa a algum ponto de referncia. Uma mudana de uma posio x para outra posio x chamada de deslocamento x, onde x = x - x. Deslocamento grandeza vetorial, que possui mdulo, direo e sentido.

Velocidade mdia
a razo entre deslocamento x e o intervalo de tempo t durante o qual ocorre este deslocamento.
x x2 x1 Vm t t 2 t1

Velocidade Escalar Mdia


A velocidade escalar mdia envolve a distncia total percorrida, independente da direo e sentido.

distncia total Sm t

Exemplo: Voc dirige uma picape mal conservada numa estrada reta por 8,4km a 70km/h, quando a picape pra por falta de gasolina. Nos 30 min seguintes, voc caminha adiante outros 2km pela estrada at chegar a um posto de gasolina. a) Qual o seu deslocamento total desde a sada com a picape at a sua chegada ao posto? b) Qual o intervalo de tempo t do incio da sua viagem at a chegada ao posto? c) Qual a sua velocidade mdia do incio da viagem at a chegada no posto? Determine esta velocidade numrica e graficamente. d) Suponha que para colocar gasolina, pagar e voltar para a picape voc leve mais 45 min. Qual a sua velocidade escalar mdia do incio da viagem at voc voltar para a picape com gasolina?

Velocidade Instantnea
a rapidez com que uma partcula est se movendo em um dado instante. A velocidade em qualquer instante obtida a partir da velocidade mdia, encolhendo o intervalo de tempo, fazendo-o tender a zero.

x dx v lim t 0 t dt 1. v a taxa com que a posio varia com o tempo 2. v em qualquer instante a declividade da curva posio-tempo da partcula num determinado instante.

Exemplo: A posio de uma partcula que se move sobre um eixo x dada por

x 7,8 9,2t 2,1t Com x em metros e t em segundos. Qual a velocidade em t=3,5s? A velocidade constante ou ela est variando continuamente?
3

Acelerao
a variao da velocidade de uma partcula.
amed v2 v1 v t 2 t1 t

A acelerao instantnea a derivada da velocidade em relao ao tempo:

dv a dt

Exemplo: A posio de uma partcula no eixo x dada por

x 4 27t t

com x em metros e t em segundos. a) Determine a funo v(t) que fornece a velocidade da partcula e a funo a(t) que fornece a acelerao. b) Existe algum tempo no qual v = 0? c) Descreva o movimento da partcula para t=0.

Acelerao Constante
Quando a acelerao mdia e instantnea so iguais: vv
a amed
o

t 0

Aqui v em t = 0, sendo v vo at Em v x t o grfico uma reta, a velocidade mdia a mdia das velocidades:
1 at v (vo v) x xo vo .t 2 2
2

Equao de Torricelli
Como:
at 2 x xo vo t 2

v vo at

Elevando a 2 equao ao quadrado, teremos:

v vo 2ax
2 2

Exemplo: Ao avistar um carro da polcia, voc freia um Porsche de uma velocidade de 100km/h para uma velocidade de 80km/h durante um deslocamento de 88m, com acelerao constante. a) Qual essa acelerao? b) Qual o tempo necessrio para a reduo fornecida do mdulo da velocidade?

Queda Livre
Um corpo em queda livre, eliminando os efeitos do ar, ter acelerao de mdulo g = 9,8m/s. - Movimento para cima: g - Movimento para baixo: g + gt 2 - Funes:
x x0 v0 t
2

v v0 gt v v0 2 gx
2

Exemplo: Um lanador arremessa uma bola de beisebol para cima ao longo de um eixo y, com uma velocidade inicial de 12m/s. a) Quanto tempo a bola leva para atingir a sua altura mxima? b) Qual a altura mxima da bola acima do seu ponto de lanamento? c) Quanto tempo a bola leva para atingir um ponto 5m acima do seu ponto de lanamento?

You might also like