You are on page 1of 20

PLANO

DE UNIDADE / ENSINO

SEQUNCIAS

DIDTICAS

NOME DA ESCOLA: _______________________________________________________MUNICPIO: ______________________________ CURSO:____________________________________________ DISCIPLINA: _______________________________ CH _________________ SRIE: _____________________________ PERODO: ______________________________ TURNO: _______________________________ NOME DO PROFESSOR: _________________________________________________ MATRCULA/CPF: ___________________________

OBJETIVO GERAL: _________________________________________________________________________________________________

HABILIDADES

CONTEDOS

SITUAES DIDTICAS

RECURSOS

AVALIAO

ELEMENTOS DO PLANO DE ENSINO

1. OBJETIVO GERAL O professor considera o objetivo geral do curso (Ensino Fundamental, Ensino Mdio) e define o objetivo geral da srie para uma determinada disciplina. Objetivo geral a expectativa de uma dada srie, ao final de um ano ou ciclo. 2. HABILIDADES Descrevem gradualmente o que se deve desenvolver nos alunos ao longo do ano para que se atinja o objetivo geral.

3. CONTEDOS Meios para o desenvolvimento de habilidades. 4. SITUAES DIDTICAS Estratgias utilizadas pelo professor para favorecer a aprendizagem significativa de contedos que levem ao desenvolvimento de habilidades.

OBS: Cada situao didtica apresentada deve ser organizada em um conjunto ordenado de atividades, estruturadas e articuladas em progresso para a consecuo dos objetivos. A esse conjunto d-se o nome de SEQUNCIA DIDTICA.

5. AVALIAO Instrumento de acompanhamento para diagnosticar, observar, indicar resultados; Pode ser DIAGNSTICA, FORMATIVA, SOMATIVA; Pode ser feita atravs de diversos instrumentais como: Prova Objetiva, Prova Subjetiva, Seminrio, Trabalho em grupos, Relatrios, Autoavaliao, Jogos etc.

SEQUNCIA DIDTICA

O QUE ?
Conjunto de atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar um contedo por etapas. Definio mais ampla: um conjunto de sequncias de atividades progressivas, planificadas, guiadas por um tema, um objetivo geral ou uma produo.

Por que a noo de SD interessante? Permite um trabalho globalizante, que leva em conta os contedos de ensino fixados pelas instrues oficiais, os objetivos da aprendizagem e a necessidade de variar as atividades, os suportes de exerccios e as dominantes das aulas; Facilita planejamentos em contnuo e mais homogneos, assim como a explicitao dos objetivos para os alunos.

elemento unificador de uma atividade; d um objetivo geral e concreto ao conjunto das atividades; Coerente com o que se pensa do agir humano: agimos, damos vrios passos mais simples para chegarmos a um objetivo mais complexo, que resultado de todos os pequenos passos dados.

TRABALHO COM SEQUENCIAS DIDTICAS PRESSUPE:


RICO PROCESSO DE INTERAO EM AULA; O PROFESSOR COMO PARCEIRO MAIS EXPERIENTE E CONHECEDOR DO QUE ENSINA; CONTEXTUALIZAR O TRABALHO DE PRODUO DO CONHECIMENTO.

O que diz Joaquim Dolz sobre SD:

Joaquim Dolz professor e pesquisador em Didtica do Francs/Lngua Materna da Faculdade de Psicologia e Cincias da Educao (FAPSE) da Universidade de Genebra (UNIGE) e membro do Grupo Grafe.

1.

possvel trabalhar com projetos de comunicao;

2. Parte-se da produo inicial dos alunos, (Avaliao diagnstica) isso permite identificar as capacidades presentes e, tambm, as lacunas e os obstculos, e a partir dos obstculos pode-se adaptar o ensino;

3. A sequncia didtica organizada em oficinas, umas depois das outras, para facilitar o aumento das capacidades e a aprendizagem de dimenso por dimenso, pensando sempre na progresso dos alunos; 4. A sequncia didtica uma maneira de trabalhar intensivamente concentrado no conjunto de capacidades necessrias para escrever um texto.

5. A sequncia didtica permite avaliar o progresso do aluno entre o que sabia fazer inicialmente (produo inicial) e o quanto avanou (produo final); alm disso, o prprio aluno v seu progresso e o professor o avalia em relao ao trabalho desenvolvido em aula.

BLOCOS DE CONTEDOS DE LNGUA PORTUGUESA


1. 2. 3. 4.

Linguagem oral Leitura Produo de textos Anlise e reflexo sobre a lngua

BLOCOS DE CONTEDOS DE MATEMTICA


1. Nmeros e Operaes 2. Espao e Forma 3. Grandezas e Medidas 4. Tratamento da Informao

You might also like