You are on page 1of 53

Marketing Pessoal e Profissional em um ambiente competitivo

Como se manter no mercado profissional

Ponto de chegada ou de partida?


Oba, me formei! Cheguei l!!! Chegou?

Sobre fazer revolues...


Iniciar uma revoluo difcil; vencer uma revoluo dificlimo; mas s a partir da vitria que comeam as reais dificuldades. Administrando uma revoluo vitoriosa: Manter uma carreira profissional de sucesso, aps cada grande realizao.

Nada do que foi, ser


Mudanas: uma certeza da vida Turbulncias do mercado
fuses e aquisies EMPRESAS conceito de valor CONSUMIDORES servios > produtos

downsizings meio ambiente alianas estratgicas TECNOLOGIA responsabilidade NAES pela carreira fronteiras no PROFISSIONAIS mais relevantes

Como?
SUCESSO

Conhecimento Perspectiva Atitude

Pr-requisito 1

Conhecimento

Eterna enquanto dure


A meia-vida de um curso superior 3-5 anos
rcado e m o l e rida p e u q e r l ssiona i f o r p a tnci Compe
Compet n cia mant

ida por

Bach. Master Ph.D.

inrcia

10

20

30

40

Aprendendo a aprender
Os profissionais formados tm que saber que suas sobrevivncias dependem da educao continuada. A maioria no sabe. Eles foram ensinados na escola a ser absorventesno a aprender o que preciso aprender nem como aprender a aprender.
Frank Splitt, Northwestern University

Aprendendo a aprender
A maior parte dos profissionais experimenta grandes mudanas de emprego ao longo de suas carreiras. O programa dos cursos universitrios no pode mais ignorar o fato de que ele no capaz de fornecer todo o conhecimento necessrio a que os profissionais permaneam competitivos durante suas vidas teis. O programa deve educar o estudante para a vida, no apenas para o emprego inicial. Os estudantes tm que saber como aprender, e como ser capazes de avaliar suas habilidades e suas (mutantes) necessidades educacionais
Restructuring Engineering Education An NSF Workshop on Engineering Education, June 1994

Obstculos educao
continuada Falta de um planejamento individual de
carreira. Ausncia de uma estrutura coerente de ofertas de educao continuada. Dificuldades de acesso a oportunidades de educao continuada. Falta de tempo para desenvolvimento profissional. (Real ou percebida) falta de apoio do empregador

10

Principais problemas do profissional


Incerteza face s mudanas tecnolgicas Segurana do emprego Habilidade de comunicao Status profissional Gerenciam. da carreira Produtividade Tempo 13 % 27 % 25 % 23 % 23 % 37 % 66 %

10

20

30

40

50

60

11

Alargue seus horizontes


Uma nova cultura preciso

Alterao curricular Suporte empresarial Envolvimento das Sociedades Profissionais Voc, multidisciplinar

12

Pr-requisito 2

Perspectiva

13

Construindo, hoje, o futuro


Perspectiva

Viso de futuro Viso sistmica

Marketing pessoal

14

Viso de futuro
Cabea nas nuvens, ps no cho
Quais so seus objetivos pessoais e profissionais? (3 anos; 5 anos; 10 anos)

Gerenciamento da carreira (1)


Ideal: acoplamento coerente entre valores/habilidades pessoais e necessidades/objetivos empresariais. Realidade: improvisaes, calcadas em premissas frouxas acerca do futuro.
mudanas oportunsticas - aumentos, promoes. crena burra - tudo bem, at agora f cega - habilidade e desempenho sero sempre reconhecidos simples fatalismo - determinado pela sorte.

15

Viso de futuro
Gerenciamento da carreira (2)
Tome voc a iniciativa:
Faa bem o que voc faz hoje. Desenvolva uma estratgia para sua carreira. Amplie habilidades e conhecimentos. Esteja sempre pronto para um headhunter ou para uma demisso.

Reveja seu progresso:

Pelo menos 1 vez por ano, buscando adequao a possveis mudanas de valores: Satisfao no trabalho? Crescimento pessoal? Realizao com a famlia? Cultura da empresa?

16

Viso de futuro
Gerenciamento da carreira (3)
A - Quem sou eu? O que estou fazendo agora? Em que
estgios(da carreira e da vida pessoal) estou? Quais so minhas credenciais (experincia, realizaes, competncias)? A quanto estou cotado? Como so meus relacionamentos com subordinados, colegas, patro, clientes, fornecedores, famlia, etc? Quais so meus valores? Quo bem gerencio meu tempo? e o equilbrio trabalho/lazer? Quo bem consigo expressar minhas credenciais? necessidades (essenciais e desejveis)? O que est acontecendo l fora? Onde quero estar (curto e longo prazo)? Quo diferente estou de onde quero chegar? Quo desafiadoras so minhas aspiraes?

B - Aonde eu quero chegar? Quais so minhas

17

Viso de futuro
Gerenciamento da carreira (4)
C - Como eu chego l? Defina objetivos e cronogramas.
Compile informaes relevantes. Englobe autoaprimoramento, marketing pessoal, networking. Aprenda a apreciar mudanas. Reconhea os riscos do est confortvel na sua atual situao. Inclua as prioridades da sua famlia. Encare e desafie a apatia e a sensao de impotncia. Sobrepuje o medo da falha e do desconhecido. Pea ajuda e suporte.

Faa progresso todos os dias

Viso sem ao no passa de sonho. Ao sem viso puro desperdcio de energia.

18

Viso sistmica
Colocando tijolos: O que vocs esto fazendo? Tarefa x Processo

S o processo (todo) cria valor para o consumidor. Uma tarefa (parte) bem realizada, sozinha, no gera valor real.

Conexes inusitadas

Voc Um(a) Secretrio(a) de Futuro? Leia, observe e escute o mercado constantemente. Perguntas mentais, o tempo todo.*

19

Viso sistmica
Pensar estrategicamente Criar novas oportunidades Comunicar-se e colaborar Desenvolver mais a perspectiva de Negcio

informao

Contribuir mais para a Organizao Tornar-se empreendedor Ultrapassar limites tradicionais Ressaltar suas qualidades de lder Fazer do aprendizado um processo perene

20

Marketing pessoal
Posse da carreira devolvida ao profissional

O profissional deve rebatizar-se de Voc&Cia ou de EmprEUsa (William Bridges e Jos Minarelli, respectivamente, citados na Exame de 22/05/96). Agora como um negcio, voc tem um produto: seu talento. Colocando os diversos Departamentos da EmprEUsa para funcionar.

Voc sabe se vender bem?


Ter consistncia. No estar em todas. Enxergar as oportunidades. Montar uma rede de relacionamentos.

Exame 639 - 07/97

Tratar bem as pessoas. Cuidar da aparncia. Escolher onde aparecer. Evitar exibicionismos.

21

Pr-requisito 3

Atitude

22

Atitude
Definio

Postura diante do trabalho = vontade. Vontade de aprender, vontade de contribuir. Trabalhar com paixo.

Premissas

Resultados do passado no so garantia de recompensa para hoje. Viso voltada para resultados. Determinao para enfrentar as adversidades (paredes de tijolos). * Transforme seus problemas em projetos!

23

O algo mais...
D e z a t i t u d e s e p o s t u r a
C T c a T e e T s o e T p r f le e x e e l a p a c id a d e e a s s u m ir e a h r r a S r e e a r l i z t a i c r o r is c o se n t e g r o p a

Pesquisa realizada pela Coopers & Lybrand. Objetivo: Saber se as empresas, hoje, esto querendo de seus executivos coisas diferentes do s que queriam q u e f a anos. z e m h alguns Amostra: 800 opinies de presidentes e diretores financeiros, de marketing e de RH de 200 grandes companhias brasileiras e multinacionais instaladas aqui.

v is o d e E f su t t au rr o o re i e n t a d o p a r a p r o c e s s c id a d e d e p p l ea sn se o j a a m s ee n r t eo s u Habilidades l t a d o s mais emocionais e a b ilid a d e e m T n e e r g e o s c p i a r i t o o comportamentais - logo, x ib ilid a d e p a i rn a o m v a u d d o a r n e ac r i a t i v o menos tangveis e mais difceis de serem r b o a l i d e r a n T a e er e n e r g i a adquiridas. r c - la p e lo e x e e dm i n p a l o m is m o O executivo desejado r h a b i l i d a d eS e m r b o m c o m u n i empresas c a d o r aquele , pelas u c i o n a r p r o ba lr e t i mc u a l a s d o r e a que s s je possui r t i v boa o parte dessas qualidades.

24

Percorrendo a estrada

25

Resumindo:
Planejamento

Comunicao

Transpirao

26

Para reflexo...
Ns sempre perdemos 100 % das chances que no tentamos.

OPORTUNIDADE
Sucesso uma jornada. No um destino.

SUCESSO

a m u m! m e a g a i a F av o b

27

Dicas de como buscar oportunidades e enfrentar desafios no mercado atual

28

Onde esto as oportunidades?

29

Nosso crebro precisa aprender a ver as oportunidades, pois na nossa educao no somos treinados para isto. Os atuais processos educativos focalizam os problemas e no as solues.

30

Cultive as possibilidades

31

Construindo nossas prprias prises


Eu no consigo fazer isto... Eu sou desajeitado... Eu sou feio mesmo... Eu no sou o mais brilhante... At sou meio burro de fato...

32

Irradiar possibilidades

33

Uma nova atitude


Fale de possibilidades. Torne os outros poderosos. Procure o brilho nos olhos. Cuidado com o instrutor negativo.

34

O sonho a criao mental ou espiritual da sua vida

35

Sonhos todo mundo tem. Mas nem todos conseguem hierarquiz-los. Voc sabe dizer qual o seu sonho mais importante?
A - No. Cada dia tenho um sonho diferente e no consigo priorizar apenas um. B - No. Tenho muitos projetos e me dedico com o mesmo empenho a todos. C - Sim. Mas isso no me impede de me dedicar tambm a outros projetos.

36

H quanto tempo voc fez seu ltimo progresso em busca do seu sonho?
A - No ano passado avancei bastante. Apesar de estar meio parado agora, ainda me surpreendo com os ltimos resultados. B - Todo dia me pego pensando no assunto. C - Esta semana mesmo fui atrs de algumas coisas.

37

Quem so seus aliados na execuo do seu sonho?


A - Prefiro guardar segredo. Essas uma luta pessoal. B - Convidei um scio para o projeto. Ele dedicado e muito competente. C - Todos minha volta ficaram contagiados. Meus pais, minha namorada (o), meus irmos e meus colegas do um super apoio.

38

Qual a parcela de tempo que voc dedica para alcanar seus objetivos?
A - Sempre que estou andando, ou mesmo no banho, meu sonho no sai da cabea. B - As manhs de segunda e quarta feira so sagradas. C - Penso o tempo todo no assunto, mas no consigo me concentrar nas questes prticas mais de meia hora por dia.

39

Voc j mudou de sonho por causa da opinio dos outros?


A - Sim. Teimosia no serve para nada. S quem olha de fora pode avaliar se um projeto perda de tempo ou se os resultados sero desastrosos. B - Sim. Por mais que confiasse na minha idia, acabei dando um tempo por falta de apoio. muito difcil avanar sem a cumplicidade dos amigos. C - No. Posso at ter mudado de estratgia, mas se o sonho verdadeiro, no pode ser descartado.

40

Resultado: 1 ponto para cada resposta A 2 pontos para cada resposta B 3 pontos para cada resposta C
Entre 5 e 8 pontos: Voc ainda no colocou a mo na massa. No adianta esperar que as coisa aconteam. Os sonhos precisam ser conquistados. Entre 9 e 12 pontos: Ainda falta definir prioridades e dedicar-se mais a seu sonho. Estabelea um roteiro de atividades e no deixe de cumpri-lo. Entre 13 e 15 pontos: Voc organizado e dedicado. Se ainda no chegou l, no desanime. Tudo indica que apenas uma questo de tempo.

41

Melhor estar preparado para uma oportunidade e no ter nenhuma, do que ter uma e no estar preparado
Whitney Young Jr 1921 - 1971

42

PREPARAO
PLANO DE AO

43

Planejamento
Definir misso. Formular objetivos. Definir os planos para alcana-los. Programar as atividades.

44

Planejamento
presente futuro

Onde estamos agora

planejamento

Onde pretendemos chegar

Situao atual

planos

Objetivos pretendidos

45

A vida s pode ser compreendida olhando-se para trs, mas s pode ser vivida olhando-se para a frente
Soren Kierkegaard (escrtitora dinamarquesa 1813 - 1855)

46

FASES DA CARREIRA
20 aos 30 anos - conquista
incio de carreira confiana e certeza da vitria busca desafios e movido pelo dinheiro avalia resultados frente ao planejado admite possveis falhas movido pelas necessidades familiares busca qualidade de vida e segurana

30 aos 45 anos - maturidade

45 aos 55 anos - pice

55 aposentadoria - fruio

gratificante em funo da experincia sentimento de satisfao e realizao conforto e estabilidade financeira usufruir, colher o que se plantou pode ser a melhor de toda a carreira

47

A HIERARQUIA DAS NECESSIDADES


( segundo Abraham H. Maslow, 1908-1970)
Auto realizao

Status e Estima Sociais (afeto) Segurana

Fisiolgicas

48

Planejamento
At 20 anos
ler escrever histria informtica lnguas habilidades prticas
cozinhar costurar esttica pessoal etiqueta esportes

De 20 a 30 anos
conhecimento, autoridade e direitos correspondentes
medicina odontologia contabilidade advocacia engenharia psicologia negociao trabalho em equipes liderana network agilidade

habilidades especiais

msica

49

Planejamento
De 30 a 45 anos
especializaes ps-graduaes mestrado vivncia internacional bom histrico profissional percepo estratgia a longo prazo

De 45 anos em diante
doutorado ps doutorado polivalncia amplas relaes pessoais saber correlacionar esforos

50

51

INCRVEL! QUANTO MAIS EU TRABALHO MAIS SORTE EU TENHO

52

Fim
Eliane Dias

53

You might also like