You are on page 1of 16

OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DO LDER CRISTO Fp. 4.

Por Professora Rosane Oliveira Jornada Seducam

Tema: Os Processos de Aprendizagem do Lder Cristo Fp. 4.9 Por Prof, Rosane Oliveira.
Introduo: Corroborando com o tema central, a temtica vem propor a compreenso dos processos de aprendizagem cognitiva, no processo de aprendizagem de um lder cristo, o que queremos dizer que ao falarmos de Educao Cognitiva, estamos falando da Educao extremamente ligada a saberes= conhecimentos; no somente para a vida, mas principalmente, como em nosso caso, para a vida crist/ministerial.
Objetivo: Habilitar Lderes e Educadores cristos, na prtica do Aprendizado Cognitivo. Conceitos: A palavra cognio ou cognitivo vem do Latim Cognitione e significa ao de adquirir e absorver conhecimentos; Processo cognitivo = processo de conhecimento; Cognio ou poder cognitivo = poder do conhecimento/cognio; Desenvolvimento cognitivo = desenvolvimento da cognio ou do conhecimento; etc.

Entendendo o que Significa Aprendizagem


o processo pelo qual as competncias, habilidades, conhecimentos, comportamento ou valores so adquiridos ou modificados, como resultado de estudo, experincia, formao, raciocnio e observao; este processo pode ser analisado a partir de diferentes perspectivas, de forma que h diferentes teorias de aprendizagem, muitos aspectos envolvem um processo de aprendizagem significativa, diante do conceito acima, indagamos o seguinte: quando acontece uma aprendizagem verdadeiramente efetiva? Significativa? Durante um longo tempo, vimos aprendizagem de forma equivocada, extremamente conteudista e exaustiva, focada somente em objetos e contedos, mas entre o sujeito e o objeto, est o processo: o processo de aprendizagem, a construo do conhecimento, atravs de uma mediao e sua utilizao. A aprendizagem uma das funes mentais mais importantes em humanos e animais (condicionamento) e a aprendizagem humana est relacionada educao e o desenvolvimento pessoal, est inteiramente relacionada com as Fases do Desenvolvimento Humano: como se em cada fase acontecesse de forma diferente, porm devidamente progressiva, se faz necessrio saber, que a maturidade, pressupe aprendizado significativo.

Entendendo o que Significa Aprendizagem Pensemos na totalidade do indivduo para um aproveitamento efetivo no processo de aprendizagem, caracterizado, em aspectos: social, afetivo, cognitivo, metacognitivo e psicomotor, e em nosso caso por que no: espiritual, essa completude apresenta um bom potencial para o processo de aprendizagem. A aprendizagem compreende fatores importantes, tais como: exposio, descoberta e investigao, diante das seguintes questes como. Quem aprende? Como aprende? O quem aprende? Queremos redirecionar o nosso pblico, para o processo de aprender a aprender, apesar de custoso se faz necessrio, tal como proposto em Os. 6.3, pois, ensino e aprendizagem so um binmio inseparvel, de repente se ensina e de repente se aprende. A aprendizagem e as questes psicopedaggicas: Aprender a Aprender necessrio, pois deve se tornar prazeroso ao lder cristo o ato de compreender, descobrir, construir e reconstruir o conhecimento para que no seja efmero, para que se mantenha ao longo do tempo e para que valorize a curiosidade, a autonomia e a ateno permanentemente; preciso tambm pensar o novo, reconstruir o velho e reinventar o pensar. o desenvolvimento do sujeito ativo e pensante no processo depende de como v-lo quem ensina ... e que dizeis vs que eu sou? Mt.16.15, Jesus via seus discpulos, como sujeitos ativos no processo, embora, estivesse lhes passando conhecimentos, que no eram sujeitos a investigaes ou discusses.

Educador<Professor<Ensinador <Facilitador

Os aspectos afetivos e sociais esto intrinsecamente relacionados cognio e qualidade do ensino.

Os Processos de Aprendizagem segundo os principais Tericos da Educao


Piaget: A construo do conhecimento seja d de dentro para fora, levando-se em considerao o aspecto cognitivo do indivduo por meio da maturidade. Vigotski: Todas as atividades cognitivas bsicas do indivduo ocorrem de acordo com sua histria social e acabam se constituindo no produto do desenvolvimento histrico-social de sua comunidade. Henry Wallon: condies emocionais vigentes no processo foram o primeiro a levar no s o corpo da criana, mas tambm, suas emoes para dentro da sala de aula dizia que reprovar sinnimo de expulsar, negar, excluir. Ou seja, a prpria negao do ensino. Paulo Freire: A educao um ato de conhecimento e na educao escolar, atravs da relao dialgica entre professor, educando e objeto cognoscvel; a proposta pedaggica freireana requer um educador problematizador, pois se trata de uma pedagogia da pergunta, uma vez que [...] ensinar no transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua produo ou sua construo. Jesus Cristo. O Mestre por Excelncia: o Maior de todos. Fornece-nos o padro de ensino, no exemplo exmio de perfeio da Pedagogia, Ele a autoridade e o prottipo Mximo do ensino, ainda que nunca tivesse discutido o assunto, suas aes modelaram a disciplina tu sabes Jo. 21.15-17. Reconhecido como Mestre, por outros mestres, Mestre vindo de Deus Jo. 3.2; 13.13-18 ensinava com objetivo de fazer com que o homem (a humanidade) conhecesse a Deus Jo. 17.3, em seus pressupostos pedaggicos Jesus conferiu o aprendizado de seus alunos, nos extensos usos de imperativos empregados em Seu ensino, como: Vigiai e orai; Estai apercebidos; Vinde; Vede; Ide; Pregai com isto Ele coage-nos ao compromisso de aprender e viver de fato o que est sendo ensinado Tg.1.22-25, a que se isso ocorre, porque efetivamente houve aprendizagem.

Os Processos de Aprendizagem do Lder Cristo Fp.4.9 1 Processo. Aprender (Adquirir saberes) 2 Processo. Receber (Permitir acesso)

3 Processo. Ouvir (concientizar-se: a vozzinha)


4 Processo. Ver (abstrair= ter imagens do que esta se aprendendo 85%) 5 Processo. Fazer (Praticar = Aprendizagem) A Bblia enftica em mostrar que o processo de aprendizagem concluise, quando houve abstrao do conhecimento, ou seja, a cognio aconteceu na prtica, isso constitui-se maturidade 1Co.13.11; Hb.5.11-14; 2 Pe.2.2.
A todo o que ouve a palavra do reino e no a entende, vem o Maligno e arrebata o que lhe foi semeado no corao; este o que foi semeado beira do caminho. Mt.13.19

Resultado:Caractersticas Fenomenolgicas de um Lder que Aprendeu


Lidera com cuidado Rm. 12.7 Lidera com esmero Rm. 12.8 Lidera com objetivo Cristocntrico Ef. 4.13 Lidera com objetivo pessoal (aprender, praticar, e ensinar) Ed.7.10 Lidera com proposta de formao continuada Os. 6.3 Lidera com transparncia Lc. 10.21 Lidera Iluminando Mt.13.1ss; Lc. 24.31-32 Lidera repreendendo = desmistificando Mc. 8.33; sem esmagar Mt.12.20

Lidera projetando para alm dele prprio Jo. 14.12


Lidera sendo o prprio exemplo Mt.4.19; Jo.21.21 Lidera conhecendo o seu lugar sem humilhar Mt.23.8 Lidera relacionando-se no processo ensino, pois o mesmo exige contato por parte de quem o faz com quem lhe sujeito, saber: isto caracteriza o marco relacional na educao, tambm utilizada por Jesus, que amor! Mt.10.24-25;Jo.13.16; 21.7ss.
Portanto, as habilidades cognitivas e as formas de estruturar o pensamento do indivduo no so determinadas por fatores congnitos; so resultados das atividades praticadas de acordo com os hbitos sociais da cultura em que o indivduo se desenvolve. Paulo Freire.

Concluso Faamos como os discpulos peamos a Jesus que nos ensine e Ele certamente nos convidar a aprender Dele Mt.6.1-7;11.28-29 e ns diremos aprendi Fp.4.12. E ainda que haja variantes de processos, necessrio que todo lder questione o seu processo de desenvolvimento educativo = aprendizado = conhecimento geral e real, questionando-se: De quem? Com quem devo aprender? Ou aprendi? Isto esta inteiramente ligado a Fonte 1Co.11.23. Como conservo o que aprendi? (abstrao memorizao decorao- mentalizao - meditao) 2 Tm.1.13,14. Como sei que aprendi? Avaliao: a investigao sobre o resultado dessa aprendizagem, ou seja, de fato ela ocorreu? 1Co.11.28.

Todo Lder que Aprende torna-se Discpulo Voc crente ou Discpulo? A Diferena entre o Crente e o Discpulo
O crente espera pes e peixes; o discpulo pescador.

O crente luta para crescer; o discpulo luta pra reproduzir-se.


O crente se ganha; o discpulo se faz. O crente depende de afagos de seu pastor; o discpulo est determinado a servir a Deus. O crente gosta de elogios; o discpulo do sacrifcio vivo. O crente entrega parte de suas finanas; o discpulo entrega toda sua vida. O crente cai facilmente na rotina; o discpulo um revolucionrio. O crente precisa ser sempre estimulado; o discpulo procura estimular os outros. O crente espera que algum lhe diga o que fazer; o discpulo solcito em assumir responsabilidades.

O crente reclama e murmura; o discpulo obedece e nega a si mesmo. O crente condicionado pelas circunstncias; o discpulo as aproveita para exercer a sua f em Jesus.

O crente exige que os outros o visitem; o discpulo visita. O crente busca na Palavra promessas para sua vida; o discpulo busca vida para receber as promessas da Palavra. O crente pensa em si mesmo; o discpulo pensa, nos outros. O crente se senta para adorar; o discpulo anda adorando. O crente pertence a uma instituio; o discpulo parte do Corpo de Cristo.

Para o crente, a habitao do Esprito Santo em si sua meta; para o discpulo, meio para alcanar a meta de ser testemunha viva de Cristo a toda criatura.
O crente vale porque soma; o discpulo vale porque multiplica. Os crentes aumentam a comunidade; os discpulos as comunidades.

Os crentes foram transformados pelo mundo; os discpulos transformaram, transformam e transformaro o mundo.
Os crentes esperam milagres; os discpulos so usados por Jesus para faz-los. O crente velho problema para a igreja; o discpulo idoso problema para o reino das trevas. Os crentes se destacam construindo templos; os discpulos se fazem de templo do Esprito para conquistar o mundo.

Os crentes so fortes soldados defensores; os discpulos so invencveis soldados invasores.


O crente cuida das estacas de sua tenda; o discpulo desbrava e aumenta o territrio do Reino de Deus. O crente se habitua; o discpulo rompe com os velhos moldes. O crente sonha com a igreja ideal; o discpulo se entrega para fazer uma igreja ideal. A meta do crente ir para o cu; a meta do discpulo ganhar almas para Jesus, para povoar o cu. O crente maduro finalmente um discpulo; o discpulo maduro assume o ministrio para o qual Deus o chamou no Corpo de Cristo. O crente necessita de festas para estar alegre; o discpulo vive em festa porque alegre.

O crente espera um avivamento; o discpulo parte dele.

O crente agoniza sem nunca morrer; o discpulo morre e ressuscita espiritualmente para ser usado pelo Esprito para dar vida a outros.
O crente longe de sua congregao lamenta por no estar em seu ambiente; o discpulo cria um ambiente para formar uma congregao.

Ao crente se promete uma almofada; ao discpulo se entrega uma cruz.


O crente scio; o discpulo servo. O crente cai nas ciladas do diabo; o discpulo as supera com o discernimento do Esprito e no se deixa confundir. O crente responde talvez...; o discpulo responde eis-me aqui. O crente preocupa-se s em pregar o evangelho; o discpulo prega o evangelho e faz outros discpulos.

O crente espera recompensa para dar; o discpulo recompensado porque d de si mesmo ao Reino de Deus.
O crente pastoreado como ovelha; o discpulo apascenta os cordeiros.

O crente se retira quando incomodado; o discpulo expulsa quem realmente quer incomod-lo: os demnios. O crente pede que os outros orem por ele; o discpulo ora pelos outros.

Os crentes se renem para buscar a presena do Senhor; o discpulo carrega a sua presena atravs do Esprito Santo.
O crente segue tentando limpar-se para ser digno de Deus; o discpulo vive na dependncia da limpeza do Esprito e faz a obra na f de que Cristo j o limpou. O crente espera que algum lhe interprete as Escrituras; o discpulo busca no Esprito Santo a compreenso da Palavra para sua vida. O crente no se relaciona com membros de outras igrejas; o discpulo ama a todos, pois amar ordem de Deus, e s assim o mundo o reconhecer como discpulo de Jesus. O crente espera que o mundo melhore; o discpulo trabalha para melhorar o mundo. O crente diz: Eu realizo; o discpulo s realiza aquilo que o Pai mandar.

Bibliografia CARVALHO, Antonio Vieira. Teologia da Educao. Editora Hagnos.

THOMPSOM, Frank Charles. Bblia de Estudo Thompson. Editora: VIDA, 4 ed.1995. Traduo de Joo Ferreira de Almeida. Compilada.
CAMPANH. Josu. Discipulado que Transforma: princpios e passos para revigorar a Igreja. Editora. Hagnos. So Paulo, 2012.

A aprendizagem, para uma pessoa, abre o caminho da vida, do mundo das possibilidades, at ser feliz... (Jorge Visca).

You might also like