You are on page 1of 7

Seminrio Nacional de Formao de Professores para o Ensino Religioso EIXO TEMTICO II Interculuralidade, Currculo e Clique para editar o estilo

o do subttulo mestre Cotidiano Escolar Sesso 2 Sala 22 Tema: O JOVEM EDUCANDO NO


CONTEXTO SCIO-CULTURAL: Conceitos Tericos e a Educao 3/19/13

O JOVEM EDUCANDO NO CONTEXTO SCIO-CULTURAL: Conceitos Tericos e a Educao para a Cidadania

Clique para editar o estilo do subttulo mestre

3/19/13

O jovem educando e o contexto scio-cultural


Para a articulao entre o jovem e o contexto scio-cultural, fez-se necessria a leitura de alguns conceitos. De acordo com Carrano: Os jovens compem agregados sociais com caractersticas continuamente flutuantes. As idealizaes polticas que procuram unificar os sentidos de movimentos sociais da juventude tendem a ser ultrapassadas pelo contnuo movimento da realidade (CARRANO, 2003, p. 110). Para Melucci, a juventude mais que uma condio biolgica, ela simblica: A juventude deixa de ser uma condio biolgica e se torna uma definio simblica. As pessoas no so jovens apenas pela idade, mas porque assumem culturalmente a caracterstica juvenil, atravs da mudana e da transitoriedade. Revela-se pelo modelo da condio juvenil um apelo mais geral: o direito de fazer retroceder o relgio da vida, tornando provisrias decises profissionais e existenciais, para dispor de um tempo 3/19/13 que no se pode medir somente em termos de objetivos instrumentais (MELUCCI, 1997, p.13).

Considera-se que os jovens como categoria social de um modo geral, so orientados por um conjunto de elementos materiais e imateriais, cdigos, smbolos, sistemas de representaes sociais que expressam modos de viver culturalmente.

Contexto scio-cultural: De acordo com o antroplogo Roque Laraia a primeira definio de cultura pertence a Edward Tylor:

Culture, que tomado em seu amplo sentido etnogrfico este todo complexo que inclui conhecimentos, crenas, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hbitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade. (TYLOR, apud. LARAIA, 2007, p.25).

Essa compreenso permeada por diferentes percursos histricos que pautam as condutas 3/19/13 sociais da vida cotidiana numa diversidade de

Educao para Cidadania Temos a necessidade de analisar os jovens em seus contextos culturais e em suas realidades cotidianas. Neste sentido, voltando importncia da cultura e a construo e leitura de mundo de acordo com Berger (1985), o processo dialtico fundamental de construo da sociedade, mundo ou cultura consiste em trs momentos: exteriorizao, objetivao e interiorizao.

A realidade social nasce de uma construo contnua pelo consenso e conscincia de seus indivduos. V-se, ento, que a sociedade, em si, produto da atividade humana, pois 3/19/13

Consideraes Finais

Repensado a educao e o fazer pedaggico educador Mostrar e ilustrar do o destino multifacetado

do humano: o destino da espcie humana, o destino individual, o destino social, o destino histrico, todos entrelaados e inseparveis. Assim, uma das vocaes essenciais da educao ser o exame e o estado da complexidade humana. (MORIN, 2007, p.61).

De acordo com Edgar Morin, essas iniciativas da educao conduziria tomada de conhecimento, por conseguinte de conscincia. Sendo muito rica e necessria para os dias atuais, pois ressalta a diversidade dos indivduos, dos povos, das culturas, sobre nosso Prof Mcs Rosngela da Silva enraizamento como cidado da terra. 3/19/13
Gomes

Referncias
CARRANO, Paulo Csar Rodrigues. Cidades Educadoras. Petrpolis, RJ. Vozes, 2003. BERGER, L. Peter. O dossel sagrado: elementos para uma teoria sociolgia da religio. So Paulo: Paulus, 1985. LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropolgico. 21. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007. MELUCCI, A. Juventude, tempo e movimentos sociais. Revista Brasileira de Educao, Belo Horizonte, n. 5/6, p. 13, 1997. Nmero especial MORIN, Edgar. Os sete saberes necessrios educao do futuro. Traduo de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya; reviso tcnica de Edgar de Assis Carvalho. 6. ed. So Paulo: Cortez; Braslia, DF: UNESCO. 2007.

3/19/13

You might also like