You are on page 1of 25

Universidade Federal da Paraba Materiais de Construo Civil I

Prof. Belarmino Lira

O que calcrio?
Os calcrios ( do latim "calx -cis" , "cal" ) so rochas sedimentares que contm minerais com quantidades acima de 30% de carbonato de clcio ( aragonita ou calcita ). Quando o mineral predominante a dolomita (CaMg{ CO3}2 ou CaCO3 . MgCO3) a rocha calcria denominada calcrio dolomtico.

Formao
Os calcrios, na maioria das vezes, so formados pelo acmulo de organismos inferiores ou precipitao de carbonato de clcio na forma de bicarbonatos, principalmente em meio marinho. Tambm podem ser encontrados em rios, lagos e no subsolo (cavernas).

No caso do calcrio quimiognico, a formao em meio marinho: a calcite (CaCO3), um mineral que se pode formar a partir de sedimentos qumicos, nomeadamente ies de Clcio e Bicarbonato: Clcio + Bicarbonato --> CaCO3 (calcite) + H2O (gua) + CO2 (dixido de carbono) Isto acontece quando os meios marinhos sofrem perda de dixido de carbono (devido a forte ondulao, ao aumento da temperatura ou diminuio da presso).
Deste modo, para que os nveis de dixido de carbono que se perdeu sejam repostos, a equao qumica comea a evoluir no sentido de formar CO2, o que leva tambm a formao de Calcite e assim precipitao desta que, mais tarde, depois de uma deposio e de uma diagnese d origem ao calcrio

Impurezas
As principais impurezas que contm o calcrio so: Silicas, argilas, fosfatos, carbonato de magnsio, gipso, glauconita, fluorita, xidos de ferro e magnsio, sulfetos, siderita, dolomita e matria orgnica entre outros.

Coloraes
A colorao do calcrio passa do branco ao preto, podendo ser cinza claro ou cinza escuro. Muitos calcrios apresentam tons de vermelho, amarelo, azul ou verde dependendo do tipo e quantidade de impurezas que apresentam.

Lavra
As jazidas
Medida, indicada e inferida. O beneficiamento inicia-se na lavra,

Rejeitos
Em alguns casos, o rejeito utilizado para aterrar as partes baixas, para facilitar o trfego e estacionamento de veculos. Ultimamente tambm utilizado para aterrar lagos.

Classificao
CALCRIO DOLOMTICO - Faixa D Registro de Produto ES-05260 00002-9 Natureza fsica Poder de Neutralizao PRNT (poder relativo de neutralizao total) xido de Magnsio xido de Clcio P solvel Reteno nas Peneiras 98,0 % 100,0 % 100,0 % 98,0 % ABNT 50 (0,30mm) 97,0 % ABNT 20 (0,84mm) 13,0 % ABNT 10 (2,00mm) 37,0 % CALCRIO CALCTICO - Faixa C Registro de Produto ES-05260 00004-5

Natureza fsica
Poder de Neutralizao PRNT (poder relativo de neutralizao total) xido de Magnsio xido de Clcio

P solvel

Reteno nas Peneiras


85,0 % 99,1 % 100,0 %

92,3 % ABNT 50 (0,30mm) 86,0 % ABNT 20 (0,84mm) 4,0 % ABNT 10 (2,00mm) 46,0 %

Usos e Aplicaes
Os principais usos do calcrio so:
Produo de cimento Portland. Produo de cal (CaO). Correo do pH do solo para a agricultura. Produo de giz (material na forma de bastonete para escrever na lousa escolar} Fundente em metalurgia. Fabricao de vidro. Como pedra ornamental.

Calcrios para a indstria de cimento Cimentos hidrulicos


Cimento hidrulico se refere capacidade de endurecimento pela ao da gua sem interveno do ar. O tipo de cimento mais importante e de maior aplicao o cimento Portland. As matrias-primas para a sua fabricao so o calcrio, a argila e a gipsita. O calcrio fornece o xido de clcio, A argila fornece slica, xido de alumnio e xido de ferro. A gipsita adicionada ao clnquer (calcrio+argila), para regular o tempo de endurecimento da mistura aps a adio de gua.

Calcrios para a indstria da cal cimentos no-hidrulicos


A cal o resultado da calcinao de rochas calcrias quando aquecidas em fornos a temperaturas superiores a 725C. A qualidade comercial de uma cal depende sobretudo das propriedades qumicas do calcrio e da qualidade da queima. Basicamente compreendem quatro tipos, definidos pela sua composio: cales de calcrios puros (cales calcticas) cales dolomticas ou magnesianas cales silicosas cales argilosas

As cales so constitudas basicamente de xidos de clcio ou de uma mistura de xidos de clcio e magnsio e podem ser apresentadas sob a forma de pedras ou modas e ensacadas, recebendo a denominao de cal virgem ou cal viva.

Cal aglomerante j conhecido dos egpcios, gregos, romanos

Cal hidratada: hidrxido de clcio Ca(OH)2


(sempre tem tambm MgO)

vem da calcinao das rochas calcrias:

Cal aglomerante j conhecido dos egpcios, gregos, romanos

CO3 + Calor => CaO + CO2


CaO + gua => Ca(OH)2

Matria prima para produo Cal :


Rocha calcria CaCO3; MgCO3

Britagem

Calcinao

Jazida de calcrio

Calcrios aplicados in natura


blocos ornamentais: estaturia, revestimentos de interiores e exteriores, arte fnebre, lajes, etc. britado: usado na preparao de argamassas e agregados, em pavimentos rodovirios, lastros de ferrovias, pedras para enrocamento, pedriscos para cobertura, alvenaria e pedras para reas rurais. Quando a brita apresenta um bom aspecto, possibilitando o polimento, utilizada na confeco de blocos ornamentais (pedras para terraos, tampos de mesa, pias e banheiros), em mistura com cimento branco, constituindo as pedras chamadas marmorites.

modo: utilizado principalmente como corretivo de solo para a agricultura. Para a utilizao e comercializao as especificaes legais exigidas estabelecem que os calcrios devem ter as seguintes caractersticas fsicas: 100% das partculas menores que 2,00mm (peneira ABNT 10) 70% das partculas menores que 0,84mm (peneira ABNT - 20) 50% das partculas menores que 0,30mm (peneira ABNT 50) Os limites mnimos para as caractersticas qumicas so: 67% para o PN (poder de neutralizao) , equivalente em carbonato de clcio; 45% para o PRNT (poder relativo de neutralizao total) e 38% para a soma de CaO mais MgO. utilizado na correo de solos cidos sendo empregados calcrios, calcrios dolomticos e dolomitos.

Benefcios do calcrio ao solo


Proporciona os nutrientes Clcio e Magnsio para as plantas; Neutraliza a acidez do solo, reduzindo tambm a solubilidade do mangans, ferro e do alumnio, que so txicos s plantas quando em grandes quantidades; Aumenta a atividade e o nmero de bactrias benficas ao solo, acelerando a decomposio dos resduos das plantas, liberando Nitrognio e Fsforo, benficos ao crescimento dos vegetais; Com a aplicao de calcrio nos solos, ficam disponveis outros elementos mais raros s plantas; Melhora as condies de drenagem e arejamento do solo;

O Clcio afeta diretamente a ocorrncia e evoluo das doenas, aumentando a resistncia das plantas ao agente causador (fungo, bactria ou vrus), e, indiretamente, atravs da reao do solo.
A prtica de calagem tambm controla parcialmente a ocorrncia e a severidade das doenas modificando o solo de tal forma que proporciona um maior ou menor desenvolvimento de microrganismos prejudiciais planta.

CLASSIFICAO DOS CORRETIVOS DO SOLO

Natureza qumica dos constituintes; Poder de neutralizao (PN); Teores de clcio e de magnsio; Solubilidade; Granulometria; Reatividade e efeito residual; Poder Relativo de Neutralizao Total (PRNT).

OBTENO DO CaCO3 A PARTIR DO REAPROVEITAMENTO DOS RESDUOS DA MALACOCULTURA

Malacocultura o termo tcnico utilizado, basicamente, para designar toda atividade de criao ou cultivo de Moluscos para consumo humano, sejam estes indistintamente marinhos, de guas doces ou terrestres.

mais tradicional e popularmente conhecido tipo de criao de Moluscos no Brasil,

Referncias
www.arvore.com.br http://www.rc.unesp.br/museudpm/rochas/sedimentares/ calcarios.html www.pr.gov.br/mineropar http://pt.wikipedia.org/wiki/Calc%C3%A1rio www.conchasbrasil.org.br/materias/malacocultura/m marinha.asp

You might also like