You are on page 1of 39

VISES CRITICAS DA ADMINISTRAO

MBA GESTO DE PESSOAS.


Prof Mestrando Elcio Henrique dos Santos.

AS TEORIAS DA ADMINISTRAO.
Antecedendo um estudo mais profundo da Administrao, importante conhecer a evoluo do pensamento administrativo. Para compreender a estrutura empresarial moderna e agir com preciso, o administrador precisa conhecer o processo evolutivo das organizaes nos ltimos cem anos. Vrias correntes de pensamento foram aparecendo e influenciando a gesto dos negcios.

Administrao Cientifica.
Frederick Winslow Taylor foi o fundador da Administrao Cientfica. Revoluo Industrial. Sistema de Pagamento ( Peas ou Tarefa). Essas questes levaram Taylor a estudar o problema da produo para tentar uma soluo que atendesse a patres e empregados.

Taylor...
Primeiro Perodo e Segundo Perodo. Administra como Cincia. A Administrao Cientifica uma combinao de : Cincia em lugar de empirismo. Harmonia em vez de discrdia. Cooperao e no individualismo. Rendimento mximo em lugar de produo reduzida. Desenvolvimento de cada homem a fim de alcanar maior eficincia e prosperidade.

ORGANIZAO RACIONAL DO TRABALHO


Anlise do trabalho. Estudo da fadiga. Diviso do trabalho e especializao do operrio. Desenho de cargos e de tarefas. Incentivos salariais Conceito de homo economicus. Condies ambientais. Padronizao de mtodos e de mquinas. Superviso Funcional.

Henry Ford...
Amigo de Taylor. Popularizou um produto antes artesanal. Assistncia tcnica garantida. A Produo em Massa. Em 1913 j fabricava 800 carros por dia. Repartiu o controle acionrio com seus funcionrios.

Henry Ford...
Os princpios de Ford :
Intensificao. Economicidade. Produtividade.

TEORIA CLSSICA.

Funo Administrativa

Funo Comercial

Funo Financeira

Funo Tcnica

Funo de Segurana

Funo de Contabilidade

Teoria Clssica.
Henry Fayol fundador da Teoria Clssica. Para Fayol a organizao se caracteriza por uma diviso de trabalho claramente definida.
Vertical. Horizontal.

O processo Administrativo.
CONTROLAR ORGANIZAO

ORGANIZAO
COORDENAR COMANDAR

PREVISO

Teoria da Relao Humanas.


Surgiu nos estados Unidos, como consequencia das concluses da Experincia de Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo. Foi um movimento de reao e oposio teorias presentes. A Experincia de Hawthorne.

CONCLUSES DA EXPERINCIA DE HAWTHORNE.

Fator Social. O nvel de produo depende da integrao social. A ao do individuo no isolada. O grupo recompensa o individuo. Conscincia da existncia da Organizao Informal.

CONCLUSES SOBRE O OPERRIO


O comportamento humano complexo. O homem condicionado pelo ambiente. O homem tem necessidade de segurana afeto, aprovao, prestgio e auto realizao.

Escola do Comportamento Humano.


Na escola do Comportamento Humano os indivduos possuem atitudes, valores e objetivos que precisam ser estimulados par que obtenha deles a eficincia. Surgi as Teorias Motivacionais, voltadas para a Administrao.

Maslow
Livro : Motivao e Personalidade .
Hierarquia das necessidade:
Fisiolgicas Segurana Social Estima Auto Realizao.

NECESSIDADES HUMANAS
FISIOLGICA

SEGURANA

SOCIAL

ESTIMA

AUTO - REALIZAO

MASLOW
Necessidades distintas. O sh busca a satisfao de uma necessidade de nivel superior quando a imediatamente inferior j estiver satisfeita de modo pleno. A motiva a fora motriz que Motivao alavanca as pessoas a buscarem a satisfao. Necessidade = Carncia.
satisfao Necessidade

Ciclo

Motivao

necessidade

satisfao

MCGREGOR
As necessidades encontram satisfao no trabalho. Livro : O lado humano da empresa. Teoria X e Y. O ser ou o ver.
Trabalhador X e gerente X Trabalhador Y e Gerente Y

Outras Teorias ...


Teorias dos Dois Fatores de Herberg. Skinner Vromm e Rotter. Etc...

Escola de Administrao por Objetivo ( APO).

O pensamento administrativo, em certo momento, ficou confinado explicao de teorias. As organizaes, cada vez maiores e mais complexas, necessitavam investir no conhecimento da essncia, da finalidade ltima de suas atividades, Principiou, ento, a tomar forma uma corrente de pensamento voltada para os objetivos.

APO...
A origem da administrao por objetivo esta baseada na mudana de enfoque administrativo. A nfase saiu do processo, dos meios de produo, das atividades meio e passou s atividades fim, aos resultados e objetivos alcanados.

VISO GERAL DA APO.


Operacionais
Planos de Redues

Planos Tticos
Planejamento De Novos Projetos

Plano de Integraes Plano de Diversificaes


Plano de Pesquisa e Desenvolvimento

Planejamento e Desenvolvimento Produto/Mercado


Planejamento Estratgico

Plano de Fuses E Aquisies Plano de Recursos Humanos Plano de Materiais Plano de Facilidades Plano de Fluxos De Fundos Alcance De Objetivos Departamentais

Planejamento e Desenvolvimento De Recursos

Planejamento das Operaes

Plano de Marketing Plano de Fabricao Planos de Lucros A Curto Prazo

ESCOLA BUROCRTICA.
A abordagem clssica do pensamento de Taylor e Fayol com sua viso comportamental do ambiente organizacional, no atentou ao aspecto burocrtica das empresas como extenso da sociedade. E escola da burocracia vem assim preencher essa lacuna.

A Burocracia de Max Weber.


Segundo Max Weber, a burocracia constitui um exemplo tpico do modelo de organizao dotado de racionalidade, possvel de ser aplicado a todos os tipos de organizaes e empresas, independentemente da natureza das operaes, do tamanho etc. A burocracia visa atingir certas conseqncias desejadas, dentre elas a previsibilidade do comportamento das pessoas dentro da organizao, ou seja, uma certa padronizao do desempenho humano, buscando alcanar a mxima eficincia da organizao.

Sociedade e Autoridade
Tradicional. Carismtica. Legal, racional ou burocrtica. Legitima. Carismtica. Legal, racional ou burocrtica.

ENFASE ( Max Weber )


AUTORIDADE PODER ( burocracia) SUBORDINADOS

AUTORIDADE LEGTIMA.

ESCOLA ESTRUTURALISTA.
A escola estruturalista se preocupa com o todo, com a interdependncia entre as partes que formam o todo e que faz com que esse todo seja maior do que simplesmente a soma das partes. Os estruturalistas viam a sociedade moderna como uma sociedade de organizaes que interagem entre si, assim como os grupos sociais. O homem organizacional deve ter caractersticas cooperativistas e coletivistas e estar preparado para as constantes mudanas que ocorrem nas organizaes.

A COMPLEXIDADE ORGANIZACIONAL

PRODUZIR

PLANEJAMENTO

VENDER

$$$$$$$$

ESCOLA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL.

As origens do D.O. podem ser atribudas difcil aplicabilidade das Teorias Administrativas, ao aprofundamento dos estudos sobre a motivao humana e sua interferncia na dinmica das organizaes, conscientizao sobre as mudanas e fuso de duas tendncias no estudo da organizao: o estudo da estrutura e o estudo do comportamento humano.

D. O .
Esta escola pode ser caracterizada como um desdobramento da Teoria comportamental, pois estabelece mudanas e flexibilidade organizacional. Estes estudos visavam organizar os conceitos discutidos nas diversas escolas anteriores elaboradas at o momento, procurando aborda las de forma conjunta, j que cada uma delas enfatiza determinado aspecto, havendo at conflitos devido a algumas idias completamente antagnicas.

ESCOLA DE SISTEMAS.
ponto de vista comum entre os estudiosos que a teoria estruturalista esta a um passo da teoria dos sistemas. Ao dizer que a empresa atua em interao com o meio externo, estava aberto o caminho para o surgimento da viso sistmica da organizao, que a v como parte de um sistema amplo e dinmico, que a influncia e por ela influenciado .

ORGANIZAO

AMBIENTE

A TEORIA SISTMICA V A ORGANIZAO EM CONSTANTE INTERAO COM O MEIO EXTERNO.

SISTEMAS
Sistema a conjuno de todos os elementos que compem um unidade de valor individual. Outra definio de sistema a de um conjunto de elementos, interagentes e interdependentes, cada qual com sua funo especfica, que trabalham em sintonia para atingir determinado objetivo comum

SISTEMAS
SISTEMA

ABERTO

FECHADO

INTERAGEM

NO INTERAGEM

FORA DO AMBIENTE

FORA DO AMBIENTE

DINMICOS DINMICOS

ESTTICOS ESTTICOS

CIBERNTICA E ADMINISTRAO.
Uma cincia recente que proporcionou a administrao novos conceitos e principalmente novos produtos como mquinas inteligentes e computadores. A Teoria da informao proporcionou uma viso ampla dos fenmenos de informao e comunicao dentro das organizaes. Assim, a Ciberntica trouxe uma srie de conseqncia e influncia muito poderosa sobre a administrao, como a automao e a informtica.

TEORIA DA MATEMTICA.
A Teoria da Matemtica uma abordagem recente na administrao. Sua principal rea de aplicao na administrao o processo decisorial, principalmente e quando as decises so programveis ou quantitativas. A pesquisa operacional ( PO) uma das alternativas de mtodos quantitativos de enorme aplicao dentro da administrao, atravs de variadas tcnicas.

TEORIA DA CONTINGNCIA.
A Teoria da contingncia a mais recente das Teoria administrativas e marca uma passo alm da teoria de Sistema. Para a teoria da Contingncia as organizaes so decorrentes do que existe fora delas: seus ambientes. Passou a estudar os ambientes e a intera dependncia entre a organizao e o meio ambiente.

Contingncia...
As organizaes escolhem seus ambiente e depois passam a ser condicionadas por eles, necessitando adaptar se a eles para poderem sobreviver e crescer. A Teoria da Contingncia parte para novos modelos organizacionais mais flexveis e orgnicos, como a estrutura matricial, a estrutura em redes e a estrutura em equipes. Tambm enfatiza o modelo do homem complexo a abordagens contingncias sobre motivao e liderana.

Prof Elcio Henrique dos Santos.


Profelciohenrique@yahoo.com.br

SUCESSO !

FIM !

You might also like