You are on page 1of 20

HUMANISMO

Eras Literrias
PORTUGAL Era Medieval Trovadorismo (sc. XII ao XIV) Humanismo (sc. XV e incio do XVI) Era CLssica Classicismo (sc. XVI) Barroco (sc. XVII) Neoclassicismo-Arcadismo (sc. XVIII) Era Moderna (Romntica) Romantismo (sc. XIX - 1 metade) Realismo/Naturalismo/Parnasianismo/ Simbolismo (sc. XIX - 2 metade) Modernismo (sc. XX)

BRASIL
Era Colonial (Clssica) Escritos de Formao* (sc. XVI) (Quinhentismo*) Escritos de Informao* (sc. XVI) Barroco (sc. XVII) Neoclassicismo-Arcadismo (sc. XVIII) Era Nacional (Romntica) Romantismo (sc. XIX - 1 metade) Realismo/Naturalismo/Parnasianismo/ Simbolismo (sc. XIX - 2 metade) Pr-Modernismo* (incio do sc. XX) Modernismo (sc. XX) - 1 Gerao (1922 - 1930) - 2 Gerao (1930 - 1945) - 3 Gerao (1945 - ?)

HUMANISMO
Humanismo o perodo intermedirio entre o mundo medieval e o mundo clssico e inaugura um perodo que a histria chamou de Renascimento. Neste perodo o homem passou a ser o centro dos pensamentos (antropocentrismo), em substituio ao teocentrismo. Surgimento da Burguesia, uma nova classe social voltada para o comrcio e decadncia do Feudalismo. Transio do Feudalismo para o Capitalismo. Outro fato que contribuiu para as mudanas ocorridas durante a transio do Trovadorismo para o Humanismo foi a generalizao do uso do papel em toda a Europa o que favoreceu, juntamente com a imprensa, a difuso dos manuscritos. Isso tudo acabou por determinar a supremacia da escrita sobre a oralidade, que anteriormente fora muito difundida.

HUMANISMO
Filosofia o homem deve ligar-se exclusivamente quilo que de ordem humana. Salvao fora humana x Deus e f Estrito ou histrico - Movimento intelectual; Esforo de realar a dignidade do esprito humano para valoriz-lo; Substrato ideolgico da Renascena.

HUMANISMO
Revoluo cultural dois princpios - A volta s origens do cristianismo - revalorizao do legado cultural da Antiguidade Clssica Autoritarismo e desvios da Igreja Difuso dos estudos clssicos Escolstica filosofia catlica que se dedicava explicao e descrio da verdade revelada nos textos sagrados

HUMANISMO
Liberdade intelectual abala teocentrismo Matria deve ser desprezada O reino da matria a natureza Homem deve lutar contra naureza corprea Humanistas adotam outra viso de mundo: - natureza como testemunho - razo, iniciativa, capacidade de ao sobre a natureza e a histria, poder de construo de seu prprio destino.

PERODO HISTRICO
Morte do rei D. Dinis (1325)
Revoluo de Avis (XIV) Conquista da costa ocidental da frica, a passagem pelo Cabo das Tormentas, a chegada s ndias e o descobrimento do Brasil Incio da expanso ultramarina

HUMANISMO
Didaticamente, convencionou-se determinar como marco inicial do Humanismo a nomeao de Ferno Lopes como guarda-mor da Torre do Tombo, em 1418, pelo rei D. Duarte. Ferno Lopes foi o mais importante cronista (historiador) da poca, tendo sido considerado o Pai da Histria de Portugal. Foi o incio da segunda Escola Literria de Portugal Seu trmino ocorre em 1527 quando S de Miranda retorna da Itlia e comea a introduzir em Portugal a nova esttica Clssica

FERNO LOPES
Foi o primeiro grande prosador Aps 16 anos (1434) cronista-mor - lngua portuguesa - deu grande ateno ao povo - Baseou-se em documentos, no em imposies eclesisticas GARCIA RESENDE - Retorno da poesia aps Revoluo de Avis Poesia palaciana 1516 Cancioneiro Geral

GIL VICENTE (1465-1537)


Teatrlogo da corte de D. Manuel e D. Joo III Gnero dramtico discurso direto, rubrica (movimentao, aes e sentimentos) 1502 O auto da visitao ou Monlogo do vaqueiro Caractersticas comuns das pea: Versos Discurso religioso, moral e conservador

Auto da barca do Inferno


ESTRUTURA DA O BRA: VERSOS REDONDILHOS MAIORES / bar / ca, / bar / ca, / hou / l! / ESTROFES: normalmente, compostas por OITO versos em que predomina o esquema (abbaacca): Ao inferno todavia A Inferno h a para mi?! B triste! Enquanto vivi B Nunca cri que o a havia. A Tive que era fantasia A Folgava ser adorado C Confiei em meu estado C E no vi que me perdia. A

Auto da barca do Inferno


Roteiro de leitura: preparativos Anjo e demnio contraditrios 1. Diabo 2. Fidalgo (D. Anrique) e Anjo 3. Onzeneiro 4. Bobo 5. Sapateiro - Joananto 6. Frade Babriel 7. Brsida Vaz 8. Judeu 9. Corregedor, Procurador e Enforcado 10. Cavaleiros

Auto da barca do Inferno


Personagens tipo: So aquelas que agem e falam, no como seres individualizados, mas como generalizaes, esteritipos, que representam uma classe social ou uma categoria profissional (tipo social );ou, ainda, um conjunto de pessoas identificadas por um trao psquico comum (tipo psicolgico) tipo social fidalgo, frade, juiz, sapateiro etc.; tipo psicolgico o velho apaixonado, a mulher malcasada, amoiola casadoira.

Auto da barca do Inferno


Alegoria metfora alongada; falar a para dizer b, ou seja, afirma uma coisa nas palavras e sugere outra no significado. Personagens alegricas: so personificaes de ideias ou instituies, ou seja, de coisas abstratas. Por meio delas, o dramaturgo/poeta/autor reveste de corpo e alma deuses, anjos, diabos, virtudes, a Igreja, um pas, as estaes do ano etc.

Auto da barca do Inferno


Arte gtica falta-lhe unidade de ao (clmax) = falta de perspectiva na pintura No segue a Lei das Trs Unidades do teatro clssico (ao, tempo e lugar), preconizada por Aristteles. Enfatiza o tema da morte revela a influncia das famosas Danas Macabras (Literatura da Idade Mdia) Pea de ao fragmentria no havia enredo , quadros mais ou menos independentes, ordem aleatria.

GIL VICENTE - OBRAS

Monlogo do Vaqueiro ou Auto da Visitao (1502) Auto Pastoril Castelhano (1502) Auto dos Reis Magos (1503) Auto de So Martinho (1504) Quem Tem Farelos? (1505) Auto da Alma (1508) Auto da ndia (1509) Auto da F (1510) O Velho da Horta (1512) Exortao da Guerra (1513) Comdia do Vivo (1514) Auto da Fama (1516) Auto da Barca do Inferno (1517) Auto da Barca do Purgatrio(1518) Auto da Barca da Glria (1519) Cortes de Jpiter (1521) Comdia de Rubena (1521) Pranto de Maria Parda Farsa de Ins Pereira (1523) Auto Pastoril Portugus (1523)

Auto Pastoril Portugus (1523) Frgua de Amor (1524) Farsa do Juiz da Beira (1525) Farsa do Templo de Apolo (1526) Auto da Nau de Amores (1527) Auto da Histria de Deus (1527) Tragicomdia Pastoril da Serra da Estrela (1527) Farsa dos Almocreves (1527) Auto da Feira (1528) Farsa do Clrigo da Beira (1529) Auto do Triunfo do Inverno (1529) Auto da Lusitnia, intercalado com o entremez Todo-o-Mundo e Ningum (1532) Auto de Amadis de Gaula (1533) Romagem dos Agravados (1533) Auto da Cananea (1534) Auto de Mofina Mendes (1534) Floresta de Enganos (1536)

HUMANISMO
GIL VICENTE
O autor deu o nome de Todo o Mundo e Ningum s suas personagens principais desta cena. Pretendeu com isso fazer humor, caracterizando o rico mercador, cheio de ganncia, vaidade, petulncia, como se ele representasse a maioria das pessoas na terra (todo o mundo). E atribuindo ao pobre, virtuoso, modesto, o nome de Ningum, para demonstrar que praticamente ningum assim no mundo. Ningum: Que andas tu a buscando? Todo o Mundo: Mil cousas ando a buscar:elas no posso achar, porm ando porfiando (teimando )por quo bom porfiar. Ningum: Como hs nome, Todo o Mundo: Eu hei nome Todo o Mundo e meu tempo todo inteiro sempre buscar dinheiro e sempre nisto me fundo (baseio). Ningum: Eu hei nome Ningum, e busco a conscincia. Belzebu: Esta boa experincia: Dinato, escreve isto bem. Dinato: Que escreverei, companheiro? Belzebu: Que ningum busca conscincia e todo o mundo dinheiro. Ningum: E agora que buscas l? Todo o Mundo: Busco honra muito grande. Ningum: E eu virtude, que Deus mande que tope com ela j. Belzebu: Outra adio nos acude (ocorre. ):escreve logo a, a fundo, que busca honra todo o mundo e ningum busca virtude.

HUMANISMO
GIL VICENTE
Ningum: Buscas outro mor (maior) bem ... Todo o Mundo: Busco mais quem me louvasse tudo quanto eu fizesse. Ningum: E eu quem me repreendesse em cada cousa que errasse. Belzebu: Escreve mais. Dinato: Que tens sabido? Belzebu: Que quer em extremo grado todo o mundo ser louvado, e ningum ser repreendido. Ningum: Buscas mais, amigo meu? Todo o Mundo: Busco a vida a quem ma d. Ningum: A vida no sei que , a morte conheo eu. Belzebu: Escreve l outra sorte. Dinato: Que sorte? Belzebu: Muito garrida (engraada ):Todo o mundo busca a vida e ningum conhece a morte. Todo o Mundo: E mais... queria o paraso, sem mo ningum estorvar. Ningum: E eu ponho-me (proponho) a pagar quanto devo para isso. Belzebu: Escreve com muito aviso. Dinato: Que escreverei? Belzebu: Escreve que todo o mundo quer paraso e ningum paga o que deve.

HUMANISMO
GIL VICENTE
Todo o Mundo: Folgo (gosto) muito d'enganar, e mentir nasceu comigo. Ningum: Eu sempre verdade digo sem nunca me desviar. Belzebu: Ora escreve l, compadre, no sejas tu preguioso. Dinato: Qu? Belzebu: Que todo o mundo mentiroso, E ningum diz a verdade. Ningum: Que mais buscas? Todo o Mundo: Lisonjear.(elogiar). Ningum: Eu sou todo desengano. Belzebu: Escreve, ande l, mano. Dinato: Que me mandas assentar? Belzebu: Pe a mui declarado, no te fique no tinteiro:Todo o mundo lisonjeiro, e ningum desenganado.

You might also like