You are on page 1of 15

Depresso

Conceito
Poderamos consider-la como uma emoo estragada. As emoes naturais devem ser passageiras, circularem normalmente, sem desequilibrar o ser. A tristeza por exemplo, uma emoo natural, que nos leva a entrar em contato conosco, introspeco e reflexo sobre nossas atitudes. Agora, uma vez estagnada, prolongada, acompanhada de sentimento de culpa, nos leva a depresso.

Tipos de depresso
- Depresso Reativa ou Neurose Depressiva: - esta depende de um fator externo desencadeante, geralmente perdas ou frustraes, tais como separao, perda de um ente querido, etc. - Depresso Secundria a Doenas Orgnicas: acidente vascular cerebral ("Derrame"), tumor cerebral, doenas da tireide, etc. - Depresso Endgena: por deficincia de neurotransmissores. Exs.: depresso do velho, depresso familiar e psicose manacodepressiva.

Autores Espritas
Andr Luiz cita nas suas obras que os estados da mente so projetados sobre o corpo atravs dos biforos que so unidades de fora psicossomticas, que se localizam nas mitocndrias. A mente transmite seus estados felizes ou infelizes a todas as clulas do nosso organismo, atravs dos biforos. Ela funciona ora como um sol irradiando calor e luz, equilibrando e harmonizando todas as clulas do nosso organismo, e ora como tempestades, gerando raios e fascas destruidoras que desequilibram o ser. Segundo Emmanuel, a depresso interfere na mitose (diviso) celular, contribuindo para o aparecimento do cncer e de outras doenas imunolgicas, sobretudo a deficincia imunitria facilitando s infeces.

O indivduo perde energia por dois mecanismos principais:


1) Perde sintonia com a Fonte Divina de Energia Vital: o indivduo no se armando como deve, com sentimento de auto-estima em baixa, afasta de si mesmo, da sua natureza divina, elo de ligao com a fonte inesgotvel do Amor Divino. Alm do mais, o indivduo ao se fechar em seus problemas e suas mgoas, cria um ambiente vibracional negativo, que dificulta o acesso da espiritualidade Maior em seu benefcio. 2) Gasto Energtico Improdutivo: o indivduo ao invs de utilizar o seu potencial energtico para desenvolver potencialidades evolutivas, vivendo intensamente as experincias e os desafios que a vida lhe apresenta, desperdia energia nos sentimentos de auto-compaixo, tristeza e lamentaes. Sofre e no evolui.

Causas Principais
A depresso est freqentemente associada a dois sentimentos bsicos: a tristeza e culpa degenerada em remorso. Quando por algum motivo infringimos a lei natural, ao tomarmos conscincia do erro cometido, temos dois caminhos a seguir:

1 - Erro>Conscincia>Arrependimento>Tristeza>Reparao 2 - Erro>Conscincia>Culpa-remorso (idia fixa)>Depresso

Tratamento
A depresso um sintoma que nos diz que no estamos nos amando como deveramos.

Uma pessoa consciente de sua riqueza interior passa a ter segurana e f nas suas potencialidades infinitas, comeando a gostar e acreditar em si, amando-se e a partir de ento, sentindo necessidade de expandir este sentimento a tudo e todos.

A terapia contra a depresso se baseia no

amar e no servir, se envolvendo em


trabalhos teis e no servio do bem. Seja no trabalho profissional, no trabalho do lazer, ou no trabalho de servir ao prximo, o indivduo se ocupa, exercita o amor, e deixa de se envolver com as lamentaes, pois a infelicidade faz seu ninho no escuro dos sentimentos de cada um. Dificilmente conheceremos um deprimido, entre aqueles que trabalham a servio do bem.

O homem alcanou um enorme progresso intelectual, satisfazendo suas necessidades materiais com os avanos tecnolgicos. Porm, ainda se depara com enormes dificuldades na convivncia fraterna com o seu semelhante. Estamos cada vez mais prximos um dos outros atravs dos meios de comunicao e, no entanto, mais afastados emocionalmente. Agora, o homem est sentindo a necessidade premente de desenvolver a afetividade, de se envolver, amar e sentir o seu semelhante.

Leituras edificantes, uma conversa com um amigo, um terapeuta ou um orientador espiritual, ajuda voc a ver o problema por um outro ngulo.

A orao um recurso indispensvel no processo de recuperao. Atravs dela estabelecemos sintonia com a Espiritualidade Maior, facilitando o caminho para que nos inspirem e revigorem nossas energias.

No nascemos para sofrer. A vontade de Deus a nossa alegria e a nossa felicidade. Se sofrermos por nossa causa. Os nossos problemas e nossas dificuldades devem ser interpretadas como instrumentos para nossa evoluo.

Nunca devemos nos deprimir ou nos revoltar contra eles. O melhor aprendizado, aquele que tiramos de nossa prpria vida. Vocbulo "crise" em algumas lnguas podem ter dois significados: a oportunidade ou perigo. Oportunidade de crescimento ou perigo de queda.

Como disse o Mestre Jesus: " O Pai no coloca fardos pesados em ombros fracos".

You might also like