You are on page 1of 28

Introduo a Cincia do Direito

Epistemologia e Relaes do Direito

Epistemologia
Conceito: teoria do conhecimento, estuda a origem, a estrutura, os mtodos e a validade do conhecimento. - Epistema x doxa - Cincia Rigor - Assero fundamento - nexo de coerncia Conceitos associados: - senso comum - um tipo de conhecimento adquirido pelo homem a partir de experincias, vivncias e observao do mundo. uma forma de conhecimento vulgar ou popular. Se caracteriza por conhecimentos empricos acumulados ao longo da vida e passados de gerao em gerao. No se baseia em mtodos ou concluses cientficas, uma herana cultural que tem a funo de orientar a sobrevivncia humana nos mais variados aspectos.

Epistemologia
- crenas - uma condio psicolgica que se define pela sensao de veracidade relativa a uma determinada ideia a despeito de sua procedncia ou possibilidade de verificao objetiva. Logo pode no ser fidedigna realidade e representa o elemento subjetivo do conhecimento. Pode tambm ser entendida como sinnimo de f .

Epistemologia
Essncia x Aparncia Existncia cogito ergo suum existencialismo Conhecimento - O estudo do conhecimento a Gnoseologia (o conhecimento aquilo que se sabe de algo ou algum, estabelecendo um processo comunicativo). Consiste em levar para a conscincia do sujeito cognoscente algo que est fora dele (o objeto); Sujeito cognoscente aquele que aprende, que obtm conhecimento, sujeito cognoscvel aquele que tem a capacidade de aprender. "O conhecimento o resultado de uma relao que se estabelece entre um sujeito que conhece, que podemos chamar de sujeito cognoscente, e um objeto a ser conhecido, o objeto cognoscvel" (MEZZAROBA; Monteiro, 2008 p. 7). - Sujeito cognoscente - Objeto cognoscvel - No importa se o objeto existe ou no, basta que dele se possa pensar e dizer algo.

Epistemologia
Ato e Potncia - Uma coisa em potncia uma coisa que tende a ser outra, como uma semente (uma rvore em potncia). Uma coisa em ato algo que j est realizado, como uma rvore (uma semente em ato). Para Aristteles, os objetos caam para se localizarem corretamente de acordo com a natureza: o ter, acima de tudo; logo abaixo, o fogo; depois o ar; depois a gua e, por ltimo, a terra. - verdade (?) Conjecturas e Refutaes, Popper explica o motivo pelo interesse no problema da demarcao que baseiase no desafio de alcanar um critrio que diferencia as teorias empricas verdadeiramente cientificas das teorias pseudocientficas

Modos de aquisio de conhecimento


Empirismo sabedoria adquirida por percepes. Normalmente utilizada no mtodo cientifico tradicional. Comprovada pelos sentidos, fruto da nossa experincia sensvel. Sentidos so enganveis?

Razo atividade abstrata e intelectiva, pensar.


Categorias espao e tempo.

Modos de aquisio de conhecimento


Racionalismo abstrao e paradoxo. Uma ou mais proposies para extrair concluses se uma ou outra proposio verdadeira. Desvios: ceticismo duvidar de tudo, no aceita qualquer verdade. Aporia 2 argumentos igualmente fortes Ataraxia para Pirro quando se est em aporia deve-se suspender o juzo, entrando nesse estado de semi conscincia mental Aspectos positivos da atuao: importante para a cincia progredir, crticas.

Modos de aquisio de conhecimento


Dogmatismo crena sem embasamento cientfico. No aceita ser alterado ou questionado, ou se aceita ou se renega. Religio. Cientfico: quando uma teoria se estabiliza, foi testada por muito tempo e no teve alteraes, ningum contesta mais. Relativismo subjetivismo, doxa, opinio, sem fundamento. Sofistas: sem verdade de carter universal e absoluta, depende dos casos. Protgoras o homem a medida de todas as coisas, no h nada de humano que me seja estranho Terncio o que eu sinto se reproduz no outro porque ele tambm humano.

O mtodo
Sistema de verificao, mecanismo de teste, valida ou no uma afirmao como cientfica. Dar validade cientfica a uma afirmao fundamento (coerncia)

Obs. Fundamento sustenta a afirmao para ser cientfica, sem ele mera opinio. Espcies: Lgica e Dialtica.

Mtodos cientficos: Dialtica e Lgica


Dialtica

Lgica

Dialtica
Mtodo pelo qual a contraposio de ideias feita de forma contnua na busca do aperfeioamento. Zeno, Aristteles, Hegel, Marx. Dialtica Mtodo Dialgica Dilogo

Esquema elementar dialtica:


Tese Anttese Sntese ( Aberta T+A=S Concluso ) Inquestionvel No finda!

Princpios da Dialtica:
Ao Recproca (tese anttese) Sntese. Constante Transformao no fixo. Herclito: constante mudana. Privilgio da Qualidade (no quantidade) qualidade do fundamento, afirmao e fundamentos coerentes. Interpenetrao dos Contrrios admite convivncia harmnica de verses contraditrias, que se contradizem.

Dialtica
Fragilidades: - A anttese no valida nada. - indispensvel a convivncia pacfica dos contrrios.

Lgica
Logos pensamento, ato de pensar. Natureza formal verifica critrios que devem ser obedecidos, forma de procedimento seguido a risca. Ausncia de ambiguidade s h uma resposta correta Conjunes e disjunes
Liga pensamentos, e indica mais de uma opo, ou.

Silogismo: forma de conexo entre ideias, onde h uma premissa maior, uma premissa menor e uma concluso decorrente delas

Silogismos:
Premissa maior antecede o desenvolvimento intelectual posterior, mais genrica. Premissa menor confirma a premissa maior. Concluso fim, pode analisar o todo.

Premissa Maior

Premissa Menor

Premissa Menor

Premissa Menor

Concluso

Princpios da Lgica
Identidade A=A, por meio diferena que se descobre a identidade. No - contradio A=A sem sua prpria contradio, se no, no chega a concluso.

Terceiro Excludo S tem duas opes, V ou F, sem 3 opo, talvez excludo!

Lgica indutiva/dedutiva
Indutiva: situao Dedutiva: situao geral particular generalizada particularizada Indutiva Dedutiva

mtodo de amostragens para chegar no objeto.

Lgica
Fragilidades: - Reductio ab absurdo (formalismo) todas as etapas da forma sendo seguidas, logicamente correto, no se preocupa com a qualidade dos argumentos mas sim em seguir a forma lgica. - Falcias mais comum: falcia ad hominen, no combate ao argumento em sim, mas a quem o diz. - tica lgico, mas no pode avaliar qualitativamente os resultados.

Direito e Economia
Economia: cincia que estuda os fenmenos ligados a produo, distribuio e consumo de bens e servios. Economia Poltica: a parte da economia que estuda o fato (fenmeno) econmico na forma como ele , isto , como ele se apresenta na realidade, sem fazer nenhum julgamento de valor.

Teoria econmica
Microeconomia a parte da teoria econmica que estuda os agentes econmicos (consumidores, produtores e possuidores de recursos) de forma individualizada. Macroeconomia a parte da teoria econmica que estuda a economia como um todo, de forma globalizada, nos seus agregados econmicos.

Economia Poltica
Escassez falta Abundncia excesso Trabalho energia gasta para produzir um bem servio. Valor desperta interesse, algo irrelevante Preo valor nominal Trabalho - (energia gasta para produzir um bem servio) Valor - trabalho - ( o quanto foi necessrio para gerar um produto) Salrio - (contraprestao que o trabalhador recebe pelo gasto de energia) Exrcito industrial de reserva - (presso que desvaloriza o trabalhador) Demanda e oferta

Economia Poltica
Mo invisvel e o mercado: 1 capitalismo (sem a participao do Estado) 2 economia planificada (participao do Estado) O direito inserido na economia: - Law and economics - Direito como instrumento de regulao econmica - Influncia da regulao

Direito e Poltica
Campos de atuao e Interdependncia A poltica como criadora do Direito O Direito como limitao da atuao da Poltica O Contrato Social: Estado de Direito Quem soberano? Estado de Exceo

Direito e Linguagem
A lngua como fator restritivo do conhecimento linguagem como vetor de externalizao do que pensa; restrio do modo de pensar. (Pensa Fala)

A linguagem como ferramenta do Direito linguagem determina o que eu penso. (Fala Pensa)
sujeito/predicado. Sintaxe e teoria do conhecimento estrutura a orao. Podese falar a mesma coisa de vrias maneiras. No Direito a maneira de se falar irrelevante! Semntica interpretar, se utilizar de informaes j guardadas na memria e aplicar ao que se est interpretando.

Direito e Linguagem
Oratria: alcance e atualidade tcnica, esttica/ estilstica. Retrica (logos, ethos, pathos) conhecimento; palavras/pensamentos, paixo, tica. Auditrio Universal/Particular - Universal: disposto a compreender e eventualmente mudar de opinio. - Particular: sem disposio para mudar de opinio, j tem preconceitos. Hermenutica Jurdica

Grata a todos.
Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina. Cora Coralina
fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer. Aristteles

You might also like