You are on page 1of 25

Fundamentos Lingusticos

Concepo de Lngua e Linguagem

LINGUAGEM
Um sistema de signos que permite construir uma interpretao da realidade atravs de sons, letras, cores, imagens, gestos etc.

DIFERENTES LINGUAGENS
- No nosso dia a dia, convivemos com diferentes linguagens:

As chamadas lnguas naturais (Ingls, Francs, Portugus, Russo, Guarani etc);


A pintura; A dana; A msica; Os sistemas gestuais; Os sistemas particulares de signos (logotipos, quadrinhos).

LINGUAGENS: LITERATURA
Imagem: Paulo Leminsk, Lua na gua / http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/mylinks/v iewcat.php?cid=4&min=280&orderby=titleA&show=10

Paulo Leminski - 1982 "Para o zen budismo, a lua na gua um smbolo da impermanncia de todas as coisas. Paulo Leminski

LINGUAGENS: MSICA

A MSICA IRRADIA.

Imagens: (a) Lhademmor / GNU Free Documentation License. (b) Sao.Rocker / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported.

LINGUAGENS: TEATRO

O TEATRO ENCENA O VERBAL, O VISUAL E O SONORO.

Imagens: (a) Ester Inbar / Use of image free for any purpose. (b) Malene Thyssen / GNU Free Documentation License.

LINGUAGENS: CINEMA
O CINEMA MOVIMENTA.

Imagem: Screenshot do filme "Snow White and the Huntsman", 2012 / Universal Pictures / http://www.imdb.com/video/imdb/vi2494275609/

LINGUAGENS: PINTURA
A PINTURA IMPRIME.

Imagem: Flix Ziem / O Grande Canal em Veneza / MASP / United States Public Domain.

LINGUAGENS: FOTOGRAFIA E DESENHO


A FOTOGRAFIA FLAGRA.

Imagem: Jebulon / Public Domain.

LINGUAGENS: TRNSITO

Imagens: Pava / Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 Italy.

LNGUA
um cdigo formado por palavras e leis combinatrias por meio do qual as pessoas se comunicam e interagem entre si.

(1)

LNGUA: VARIAO E NORMA


H situaes em que a lngua se apresenta de formas diferentes o que normal - alguns fatores que favorecem estas variaes so: - regio geogrfica; - o sexo; - a idade; - a classe social; - profissionais; (1) - o grau de formalidade do contexto.

TIPOS DE LINGUAGEM
No cotidiano, sem percebermos, usamos frequentemente a linguagem verbal e a linguagem no verbal.

(1)

LINGUAGEM VERBAL
Linguagem verbal uso da escrita ou da fala como meio de comunicao.
(1)

LINGUAGEM NO VERBAL
Linguagem no verbal o uso de imagens, figuras, desenhos, smbolos, dana, tom de voz, postura corporal, pintura, msica, mmica, escultura e gestos como meio de comunicao. A linguagem no verbal pode ser at percebida nos animais, exemplo: quando um cachorro balana a cauda quer dizer que est feliz ou se coloca a cauda entre as pernas, medo, tristeza.
(1)

Linguagem e diversidade lingustica


1.Nenhuma lngua homognea. 2.Cada variedade de uma lngua resultado das peculiaridades das experincias histricas do grupo que a fala.
(2)

Linguagem e diversidade lingustica 3.Do ponto de vista exclusivamente lingustico, todas as variedades de uma lngua se equivalem e no h como diferenci-las em termos de melhor ou pior, de certa ou errada. A diferena de valorao das variedades um fato exclusivamente social.
(2)

Linguagem e diversidade lingustica 4.As lnguas mudam constantemente no tempo. 5.A lngua varia conforme a regio em que falada. 6.A lngua reflete as diferenas socioeconmicas e culturais.
(2)

Linguagem e diversidade lingustica 7.Ns, falantes, variamos nosso modo de falar conforme a situao em que estamos. 8.No h lei contra o preconceito lingustico, alm disso, ele estimulado diariamente na mdia e na prtica pedaggica (Marcos Bagno). (2)

Linguagem e diversidade lingustica 9. A skrita na internet. Estudos lingustico-discursivos procuram mostrar que internets no mera reproduo da fala na escrita, mas, sim, uma forma de aproximao entre os falantes (Fabiana Cristina Komesu). (2)

Conceituando:
Interlocutores so as pessoas que participam do processo de interao por meio da linguagem. Cdigo um conjunto de sinais convencionados socialmente para a construo e a transmisso de mensagens.
(2)

Conceituando:
Lngua: cdigo lingustico social, formado por signos (palavras) e leis combinatrias, por meio do qual as pessoas se comunicam. Obs.: Idioma so normas lingusticas coletivas, nacionais.
(2)

Conceituando:
Dialeto: normas coletivas regionais, ou seja, originadas das diferenas de regio ou territrio, de idade, de sexo, de classes ou grupos sociais e da prpria evoluo histrica da lngua.
(2)

Conceituando:
Registros: variaes de acordo com o grau de formalismo na situao, modo de expresso (oral ou escrito), sintonia entre os interlocutores (cortesia, vocabulrios especfico) etc..
(2)

Conceituando:
Fala: normas lingusticas individuais. - no planejada; - fragmentria; - incompleta; - pouco elaborada; - predominncia de frases curtas, simples ou coordenadas; - pouco uso de passivas.
(2)

Conceituando:
Escrita: - planejada; - no fragmentria; - completa; - elaborada; - predominncia de frases complexas, com subordinao abundante; - emprego frequente de passivas.
(2)

You might also like