You are on page 1of 52

Gesto 2012 - 2013

OBJETIVO DO CURSO

Levar ao conhecimento do membro da CIPA as principais normas, instrues e rotinas sobre segurana e sade do trabalho. Definir competncias relativas s atividades desenvolvidas pelo membro da CIPA. Fixar diretrizes de atuao da CIPA. Conhecer e identificar Riscos Ambientais.

CONTEDO PROGRAMTICO
Estudo do ambiente, das condies de trabalho; Metodologia de investigao e anlise de acidentes e doenas do trabalho; Acidentes e Doenas do trabalho decorrentes de exposio aos riscos; Noes sobre a Sndrome da Imunodeficincia Adquirida - AIDS ou SIDA; Noes sobre legislaes trabalhistas e previdenciria relativas Segurana e Sade; Princpios gerais de higiene do trabalho e de medidas de controle dos riscos; Organizao e outros assuntos necessrios as atribuies da CIPA; Preveno e Combate a Incndio; Mapeamento de Riscos Ambientais; Primeiros Socorros

O que C.I.P.A.?
uma Comisso Interna de Preveno de Acidentes formada por funcionrios da empresa, composta por representantes do empregador e dos empregados, cujo objetivo principal a preveno de acidentes no trabalho. Conforme a Portaria 3214 de 08 de junho de 1978, todas as empresas privadas e pblicas so obrigadas a organizar e manter em funcionamento, por estabelecimento, uma CIPA. Surgiu como uma recomendao da O.I.T. em 1921 e transformou-se em determinao legal no Brasil em 1944 .

Objetivo
Prevenir acidentes e doenas decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatvel permanentemente o trabalho com a preservao da vida e a promoo da sade do trabalhador.

Organizao
Composta de representantes do empregador e dos empregados; Os representantes dos empregadores sero por eles designados; Os representantes dos empregados sero eleitos em escrutnio secreto; O mandato ter a durao de um ano, permitida uma reeleio; O empregador designar entre seus representantes o Presidente da CIPA, e os representantes dos empregados escolhero entre os titulares o Vice-Presidente.

Principais Atribuies
Identificar os riscos do processo de trabalho;
Propor medidas para evitar a ocorrncia de acidentes e doenas no ambiente de trabalho; Realizar, periodicamente, verificaes nos ambientes e condies de trabalho; Divulgar aos trabalhadores informaes relativas segurana e sade no trabalho; Participar em conjunto com o SESMT, da anlise das causas das doenas e acidentes do trabalho e propor medidas de soluo; Promover, anualmente em conjunto com o SESMT, a Semana Interna de Preveno de Acidentes do Trabalho - SIPAT;

Principais Atribuies
Observar e relatar as condies inseguras no ambiente de trabalho; Solicitar medidas para reduzir e at eliminar os riscos existentes e ou neutralizar os mesmos;

Discutir os acidentes ocorridos e solicitar medidas que


previnam acidentes; Orientar os demais trabalhadores quanto preveno de acidentes;

DIMENSIONAMENTO (Representantes)

COMPOSIO (Representantes)
EMPREGADOR
TRABALHADORES ELEIO 8 TITULARES 7 SUPLENTES

INDICAO 8 TITULARES 7 SUPLENTES

Presidente Membros Suplentes SECRETRIO

Vice-Presidente Membros Suplentes

Atribuies do Presidente
Convocar os membros para as reunies; Coordenar as reunies; Encaminhar ao empregador e ao SESMT, cpia das atas de reunio e as decises da comisso; Manter o empregador informado sobre os trabalhos da CIPA; Coordenar e supervisionar as atividades do secretrio; Delegar atribuies ao Vice-Presidente; Encaminhar as reivindicaes da CIPA s reas responsveis.

Atribuies do VicePresidente
Executar as atribuies que lhe forem delegadas pelo Presidente; Substituir o Presidente nos seus impedimentos eventuais ou nos afastamentos temporrios.

Cuidar para que a CIPA disponha de condies necessrias para o desenvolvimento de seus trabalhos; Coordenar e supervisionar as atividades da CIPA, zelando para que os objetivos propostos sejam alcanados; Promover o relacionamento da CIPA com o SESMT; Divulgar as decises da CIPA a todos os trabalhadores da empresa; Constituir a Comisso Eleitoral.

Atribuies do Presidente e Vice

Atribuies do Secretrio
Acompanhar as reunies da CIPA, e redigir as atas
apresentando-as para aprovao e assinatura dos membros presentes;

Preparar as correspondncias;
Executar as atribuies que lhe forem conferidas; Enviar cpias da Ata para os demais membros, ao

SESMT e s demais CIPAs de outras empresas no


mesmo estabelecimento

Funcionamento
A CIPA ter reunies ordinrias mensais, de acordo com o calendrio preestabelecido; As reunies ordinrias da CIPA sero realizadas durante o expediente normal da empresa;

REUNIO DA CIPA
uma reunio de trabalho onde um grupo formal de empregados se renem periodicamente em local previamente estabelecido, com o seguintes objetivos: corretivas.

REUNIO DA CIPA
a) Proporcionar intercmbio de informaes para que as aes dos trabalhadores sejam desenvolvidas com segurana; b) Debater e analisar os riscos, os quase acidentes e os acidentes, decorrentes das inspees de segurana e das investigaes, visando a elimina-los propondo aes que melhorem condies e/ou mtodos de trabalho.

Consideraes
O membro titular perder o mandato, sendo substitudo pelo suplente, quando faltar a mais de 4 reunies ordinrias sem justificativa; No caso de afastamento definitivo do Presidente, o empregador indicar o substituto, em 2 dias teis, preferencialmente entre seus membros; No caso de afastamento definitivo do Vice-Presidente, os membros titulares da representao dos empregados escolhero o substituto, entre seus titulares, em 2 dias teis.

Processo Eleitoral

ELEIO DA CIPA 2.003

Compete ao empregador convocar eleies para escolha dos representantes dos empregados da CIPA, at 60 dias antes do trmino do mandato em curso; O Presidente e o Vice-Presidente da CIPA constituiro dentre seus membros, com no mnimo 55 dias antes do incio do pleito, a Comisso Eleitoral - C.E., que ser a rsponsvel pela organizao e acompanhamento do processo eleitoral;

Processo Eleitoral

ELEIO DA CIPA 2.003

Publicao e divulgao do Edital, no mnimo 45 dias antes da data da eleio; Inscrio e eleio individual, sendo que o perodo mnimo para inscrio ser de 15 dias; Realizar eleio em dia normal de trabalho, respeitando os horrios dos turnos; Voto secreto;

CONSIDERAES FINAIS
O MEMBRO DA CIPA, INDICADO OU ELEITO, EST SENDO ESCOLHIDO DEVIDO SUA COMPETNCIA PARA A CAUSA PREVENCIONISTA E, PRINCIPALMENTE, POR SER RESPONSVEL. COMPORTAMENTO GERA COMPORTAMENTO, E O CIPEIRO DEVE SER, ANTES DE TUDO, UM AGENTE DE MUDANA NO COMPORTAMENTO DO AMBIENTE DE TRABALHO POR MEIO DE CONTATO HUMANO. COM O PASSAR DOS ANOS, COMPROVADAMENTE AS EMPRESAS QUE POSSUEM CIPA VEM REDUZINDO SEUS PROBLEMAS COM ACIDENTES E DOENAS DO TRABALHO. O CIPEIRO O AGENTE PRINCIPAL DE MUDANAS, OBSERVANDO, INSPECIONANDO, RECOMENDANDO E PARTICIPANDO ATIVAMENTE DA PREVENO DE ACIDENTES.

RISCOS AMBIENTAIS
RISCOS AMBIENTAIS
Podemos conceituar Riscos Ambientais ou Riscos Profissionais, como sendo quaisquer agentes, presentes no local de trabalho e capazes de alterar a sade dos trabalhadores, a segurana, a produtividade, a eficincia e a qualidade de vida e do trabalho. Estes riscos decorrem das condies adversas inerentes ao ambiente ou ao prprio processo operacional das mais variadas atividades profissionais.

RISCOS FSICOS RISCOS QUMICOS RISCOS BIOLGICOS

RISCOS ERGONMICOS
RISCOS DE ACIDENTES

FATORES QUE INFLUENCIAM

TEMPO DE EXPOSIO

CONCENTRAO INTENSIDADE NATUREZA DO RISCO

SENSIBILIDADE INDIVIDUAL

VIAS DE PENETRAO

CUTNEA

DIGESTIVA RESPIRATRIA

AGENTE
Rudo

DEFINIO
Barulho ou som indesejvel produzido por mquinas,equipamentos ou processos. Oscilaes, tremores, balanos, movimentos vibratrios e trepidaes produzidos por Mquinas e equipamentos. Alta temperatura Utilizada em processos industriais ou produzidos por mquinas e equipamentos como: caldeira, fundio,siderurgia, cozimento,etc. Energia eletromagntica,apresenta-se na forma de raios infravermelhos,ultravioletas, microondas e laser. Energia produzida por Materiais artificiais ou naturais que afetam gravemente o organismo humano como: csio,cobalto, aparelho de RX, etc. Condies de trabalho em locais que se faz o uso como:limpeza, lavadores, vapor da gua, processos,industriais etc. da gua

Vibraes

Calor

Radiao no-ionizante

Radiao ionizante

Umidade

Presses anormais

Atividades que expe o homem a condio de presso diferente atmosfrica.como mergulho aqutico,tubules pneumticos, tneis pressurizados, etc.

RISCOS FSICOS
Rudo

CONSEQNCIAS
Cansao, irritao, dores de cabea, diminuio da audio, problemas do aparelho digestivo, contrao dos Vasos sangneos e Musculares. Cansao, irritao, dores nos membros, dores na coluna, doena do movimento, artrite, problemas digestivos, leses sseas, leses dos tecidos moles. Taquicardia, aumento da pulsao, cansao, irritao, intermao, prostrao trmica, choque trmico, fadiga trmica, perturbao das funes digestivas, hipertenso etc. Queimaduras, leses nos olhos, na pele e em outros rgos Alteraes celulares, cncer, fadiga, problemas visuais, acidente do trabalho. Doenas do aparelho respiratrio, quedas, doenas da pele, doenas circulatrias. Barotraumas, narcose do nitrognio no crebro, embolia gasosa,Espasmos musculares.

Vibraes

Calor

Radiao no-ionizante Radiao ionizante


Umidade

Presses anormais

AGENTE
Poeiras Fumos Metlicos Nvoas Neblinas Gases Vapores

DEFINIO
Partculas slidas em suspenso no ar derivadas de:esmerilhamento, triturao, impacto,manejo de materiais, etc. Partculas slidas Suspensas no ar geradas pelo processo de condensao de Vapores metlicos como:chumbo, antimnio,mangans, ferro, etc. Partculas lquidas em suspenso derivadas de: pintura por pistola,spray, processo de lubrificao, etc. Partculas finas em suspenso no ar.

Substncias que nas CNTP (Condies Normais de Temperatura e Presso) esto no estado gasoso como:metano, monxido de carbono, etc.
a fase gasoso de uma substncia que nas condies normais de temperatura e presso slida ou lquida como: vapor de gasolina,lcool, benzeno, etc.

Substncias, compostos ou produtos qumicos em geral

Podem englobar qualquer uma das formas de riscos qumicos apresentadas anteriormente como: Soda custica,cidos,clcio.

Riscos Qumicos
Poeiras Fumos Metlicos
minerais vegetais alcalinas incmodas

CONSEQNCIAS
silicose, asbestose bissinose, bagaose enfizema pulmonar potencializa nocividade

Intoxicao especfica de acordo com o metal, febre dos fumos metlicos, doena pulmonar obstrutiva. Irritantes: irritao das vias areas superiores. Ac. Clordrico, Soda Custica, Ac.Sulfrico etc.

Nvoas, Neblinas, Gases e Vapores

Asfixiantes: dor de cabea, nuseas, sonolncia, convulses, coma e morte. Ex.: Hidrognio, Nitrognio, Hlio, Acetileno, Metano, Dixido de Carbono, Monxido de Carbono etc. Anestsicos: ao depressiva sobre o sistema nervoso, danos aos diversos rgos, ao sistema formador do sangue. Ex.: Butano, Propano, Aldedos, Cetonas, Cloreto de Carbono, Tricloroetileno, Benzeno, Tolueno, lcoois, Percloroetileno, Xileno etc.

Substncias, compostos ou produtos qumicos em geral

AGENTE

DEFINIO

Vrus Bactrias/Bacilos Protozorios Fungos

Microorganismos patognicos presentes em ambientes de trabalho que so encontrados em situaes e locais como: Alimentos deteriorados, cemitrios, esgotos, laboratrios, lixo urbano, rea hospitalar, etc.

Vermes outros Parasitas

Seres biolgicos causadores de doenas como:solitria,esquistossoma, ascarides lumbricides, etc.,presentes em esgotos fossas, animais doentes, etc

Insetos

Seres vivos portadores de microorganismos patognicos, substncias alrgicas e txicas, como: mosquito, moscas, abelhas, etc.

RISCOS BIOLGICOS

CONSEQNCIAS
Hepatite, poliomielite, herpes, varola, febre amarela, raiva (hidrofobia), rubola, aids, dengue, meningite. Hanseniese, tuberculose, ttano, febre tifide, pneumonia, difteria, clera, leptospirose, disenterias. Malria, mal de chagas, toxoplasmose, disenterias.

Vrus

Bactrias/Bacilos

Protozorios

Fungos

Alergias, micoses.

Vermes outros e Parasitas

Verminose em geral, diarria, esquistossomose.

Insetos

Clera, diarrias, infeces, alergias, irritao, chagas, febre amarela, dengue, etc.

AGENTE
Esforo fsico intenso Levantamento e transporte manual de peso Exigncia de postura inadequada Controle rgido de produtividade Imposio de ritmos excessivos Trabalho em turno ou noturno Jornada prolongada de trabalho Monotonia e repetitividade

DEFINIO

Situaes de inadaptao das condies de trabalho s caractersticas psicofisiolgicas dos Trabalhadores como: desorganizao do trabalho, sobrecarga muscular, fadiga, etc.

Outras situaes causadoras de stress fsico e/ou psquico

RISCOS ERGONMICOS
Esforo fsico intenso Levantamento e transporte manual de peso Exigncia de postura inadequada

CONSEQNCIAS

De um modo geral, devendo haver uma anlise mais detalhada, caso a caso, tais riscos podem causar: cansao, dores musculares, fraquezas, doenas como hipertenso arterial, lceras, doenas nervosas, agravamento do diabetes, alteraes do sono,da libido, da vida social com reflexos na sade e no comportamento, acidentes, problemas na coluna vertebral, taquicardia, cardiopatia (angina, infarto), agravamento da asma, tenso, ansiedade, medo, comportamentos estereotipados.

Controle rgido de produtividade


Imposio de ritmos excessivos Trabalho em turno ou noturno Jornada prolongada de trabalho Monotonia e repetitividade

Outras situaes causadoras de stress fsico e/ou psquico

AGENTE
Arranjo fsico inadequado Mquinas e equipamentos sem proteo

DEFINIO
Disposio irracional de mquinas, equipamentos e processos do Ambiente de trabalho. Defeito ou ausncia de Sinalizao ou proteo das mquinas ou equipamentos. Atividades realizadas em ambientes com deficincia ou excesso de luminosidade, como: ambientes mal iluminados, iluminao mal distribuda

Iluminao inadequada

Eletricidade
Probabilidade de incndio ou exploso Armazenamento inadequado Animais peonhentos Outras situaes de risco que podero contribuir para a ocorrncia de acidentes

Instalaes e circuitos eltricos.


Situaes envolvendo produtos de alta inflamabilidade.

Incompatibilidade Entre quantidade/produto/local.

Animais portadores de Substncias venenosas, alrgicas que podem atacar o homem, em situaes como:desmatamentos, limpezas, manipulao de lenha, etc.
Situaes envolvendo:Transporte de animais; Edificaes com defeitos;Deficincia de equipamentos de combate a incndios;Ausncia de EPI ou inadequao;Matria-prima sem especificao; Popular gambiarra.

RISCOS DE ACIDENTES
Arranjo fsico inadequado Mquinas e equipamentos sem proteo Ferramentas inadequadas ou defeituosas Iluminao inadequada Eletricidade Probabilidade de incndio ou exploso Armazenamento inadequado Animais peonhentos Outras situaes de risco que podero contribuir para a ocorrncia de acidentes

CONSEQNCIAS
acidentes, desgaste fsico

acidentes graves

acidentes com repercusso nos membros superiores

acidentes acidentes graves acidentes graves

acidentes graves acidentes graves

acidentes e doenas profissionais

MEDIDAS DE CONTROLE

Tcnica

EPC EPI

Mdica
Administrativa Educativa

MEDIDAS DE PREVENO
RISCOS FSICOS
RUIDO TEMPERATURA EXTREMAS VIBRAO RADIAO

Controle de rudo na fonte; Controle de rudo na trajetria Controle de rudo no trabalhador.

Uso de barreira

Instalao de suporte antivibratrio da no Manuteno Limitao tempo exposio Treinamento Controle mdico do de

Portar Dosmetro

Isolamento Operao Controle trabalhador

Limitar tempo de exposio Controle radiomtrico peridico. Controle mdico EPI chumbo base de

Comunicao Coletiva nas reas de risco Barreiras Treinamento

MEDIDAS DE PREVENO
RISCOS QUMICOS
Substituio do produto Txico: A substituio de um produto txica por outro de
menor toxidade representa a maneira mais segura de eliminar ou reduzir um risco.

Mudana do processo ou Operao: Uma mudana no processo oferece, em geral,


oportunidade para melhoria das condies de trabalho.

Enclausuramento da Operao: Esta medida consiste no isolamento do local, em uma


operao onde haja contaminao.

Segregao da Operao ou Processo: A tarefa isolada do restante da


operao,assim a maioria dos trabalhadores no exposta ao risco. Os que ficarem expostos devero usar EPI

Ventilao Geral ou Diluidora:Visa reduzir a concentrao de contaminante a nveis


aceitveis.

Ventilao Geral ou Exaustora: O objetivo deste sistema de impedir que o


contaminate chegue ao nvel respiratrio do trabalhador. um sistema muito eficaz e de custo relativamente baixo. Este sistema deve conter mecanismos que filtre os poluentes antes de lana-los na atmosfera.

MEDIDAS DE PREVENO
RISCOS BIOLGICOS RISCOS ERGONMICOS Modificar processos e modos de operao RISCOS DE ACIDENTE Programa de inspeo de segurnaa. Vacinao Higiene

Introduzir exerccios musculares ( ginstica laboral ) Ajustes em mquinas e postos de trabalho


Pausas durante a jornada de trabalho Promover rodzio de funes Enriquecer a tarefa eliminando a monotonia e movimentos repetitivos Enriquecer a tarefa eliminando a monotonia e movimentos repetitivos Respeitar o ritimo prprio de cada indivduo

Manuteno corretiva Manuteno preventiva

EPI

Controle Mdico

MAPA DE RISCO

MAPA DE RISCO

MAPA DE RISCOS AMBIENTAIS O que ?


Apresentao grfica do reconhecimento dos riscos existentes no local de trabalho

MAPA DE RISCOS
Objetivos

a) reunir as informaes necessrias para estabelecer o diagnstico da situao de segurana e sade no trabalho na empresa; b) possibilitar, durante a sua elaborao, a troca e divulgao de informaes entre os trabalhadores, bem como estimular a sua participao nas atividades de preveno.

MAPA DE RISCOS AMBIENTAIS -Providncias LEVANTAMENTO DOS RISCOS ELABORAR O MAPA AFIXAR O MAPA DE RISCOS AMBIENTAIS PARA CONHECIMENTO DOS TRABALHADORES PROPOR MEDIDAS CORRETIVAS

MAPA DE RISCOS AMBIENTAIS Quem elabora?


(*)

CIPA (*) TRABALHADORES de todos os setores do estabelecimento (*)


Com colaborao do SESMT - Servio Especializado em Engenharia de Segurana e Medicina do Trabalho Imprescindvel a participao dos TRABALHADORES devido ao:

IMPORTANTE

CONHECIMENTO DA REA ENVOLVIMENTO COM OS RISCOS

RISCOS AMBIENTAIS
FISICOS QUMICOS BIOLGICOS ERGONMICOS ACIDENTES

VERDE

VERMELHO

MARRON

AMARELO
ESFORO FISICO INTENSO

AZUL
ARRANJO FSICO INADEQUADO MQUINAS E EQUIPAMENTOS SEM PRETEO FERRAMENTAS INADEQUADAS OU DEFEITUOSAS ILUMINAO INADEQUADA ELETRICIDADE PROBABILIDADE DE INCNDIO OU EXPLOSO ARMAZENAMENTO INADEQUADO ANIMAIS PEONHENTOS

RUDOS
POEIRAS VIBRAES FUMOS RADIAES IONIZANTES VRUS NVOAS BACTRIAS
LEVANTAMENTO E TRANSPORTE MANUAL DE PESO EXIGNCIA DE POSTURA INADEQUADA CONTROLE RGIDO DE PRODUTIVIDADE IMPOSIO DE RITMOS EXCESSIVOS TRABALHO EM TURNO E NOTURNO JORNADA DE TRABALHOS PROLONGADAS MONOTONIA E REPETITIVIDADE

RADIAES NO IONIZANTES
FRIO CALOR PRESSES ANORMAIS UMIDADE

NEBLINAS
PROTOZORIOS GASES FUNGOS VAPORES PARASTAS SUBSTNCIAS, COMPOSTOS OU PRODUTOS QUMICOS EM GERAL

BACILOS

OUTRAS SITUAES DE RISCO QUE OUTRAS SITUAES PODERO CONTRIBUIR CAUSADORAS DE STRESS PARA OCORRNCIA FSICO E/OU PSQUICO DE ACIDENTES

MAPA DE RISCOS AMBIENTAIS O significado

PEQUENO

MDIO

GRANDE

CRCULO = GRAU DE INTENSIDADE

VERDE VERMELHO MARROM AMARELO AZUL

Fsicos Qumicos Biolgicos Ergonmicos De Acidentes

You might also like