You are on page 1of 24

Microusina com aduo por tubulao

Microusina com aduo aberta

Microusina de derivao.

Barragem de Terra

Barragem de Enrocamento

Barragem de Concreto tipo Gravidade

Escolha do Vertedouro

Escolha do Vertedouro

Tomada dgua
A tomada pode ser ligada diretamente turbina forada que leva a gua mquina ou, dependendo da topografia do local, pode descarregar a gua captada em um canal aberto de aduo ou em uma tubulao de baixa presso que transportar a gua at o local mais adequado para a implantao da tubulao forada.

Dispositivos de Proteo
Proteo contra corpos flutuantes: A tomada dgua dever ser dotada de uma grade de proteo nos arranjos em que d acesso direto a uma tubulao forada. Proteo contra sedimentos transportados pelo escoamento: na frente da tomada dgua instalada uma estrutura denominada desarenador que tem como funo criar uma zona de escoamento de baixa velocidade a montante da tomada dgua, fazendo com que os sedimentos trazidos pela gua se depositem.

Canal de aduo
Nos casos dos aproveitamentos por derivao, quando aproveitada a conformao topogrfica de uma queda natural e a barragem tem o objetivo apenas de garantir o afogamento da boca da estrutura de captao, torna-se geralmente necessrio a utilizao de um canal de aduo ligando a tomada dgua de captao at a cmara de carga, a qual por sua vez acopla-se ao conduto forado.

Canal de aduo

Extravasor de excessos do canal


O canal de aduo dever ser dotado de um extravasor lateral que permite o vertimento com segurana de excessos de descarga devido ocorrncia de oscilaes de nvel dgua.

Extravasor de excessos do canal

CMARA DE CARGA
Dependendo das condies topogeolgicas do terreno, a tomada d gua, que capta no rio a gua necessria para movimentar a turbina, pode descarregar a gua em um canal aberto de aduo ou em uma tubulao de baixa presso, que conduzem a gua at o ponto mais conveniente para a instalao da tubulao forada. Quando a soluo escolhida for um canal a cu aberto de aduo, a transio entre o canal e a tubulao forada efetuada atravs de uma estrutura semelhante tomada d gua, chamada de carga.

O nvel dgua normal em frente cmara de carga deve ser estimado da seguinte forma:

NACC NORMAL NARES NORMAL Lx 0,0004


NACCNORMAL = Nvel dgua normal em frente cmara de carga. NARESNORMAL = Nvel dgua normal no reservatrio, que corresponde cota de fundo do canal extravassor, ou cota da crista do vertedouro( sangradouro). L = Extenso do canal de aduo, medida em metros. Quando a aduo em baixa presso for projetada atravs de uma tubulao, a cmara de carga ser substituda, geralmente, por uma chamin de equilbrio.

CHAMIN DE EQUILBRIO
A chamin de equilbrio uma estrutura, em concreto ou ao, constituda de um reservatrio cilndrico, de eixo vertical, implantada entre o trecho de aduo de baixa declividade, constitudo por uma tubulao em baixa presso e o trecho de aduo de grande declividade, constitudo por uma tubulao forada. A chamin de equilbrio tem como finalidade amortecer os efeitos dos aumentos de presso e velocidade da gua no interior da tubulao forada causados pelo golpe de arete durante um acionamento rpido do dispositivo de fechamento da turbina.

Tem tambm a funo de armazenar a gua que penetra no seu interior durante o refluxo resultante do aumento de presso, liberando-a para a turbina quando o dispositivo de fechamento abrir novamente. Quando necessria a sua instalao, a chamin de equilbrio deve ficar o mais prximo possvel da casa de mquinas, a fim de reduzir o comprimento da tubulao forada e, com isso, diminuir os efeitos do golpe de arete.

A condio para que no haja necessidade da instalao de uma chamin de equilbrio conhecida pela relao:

La 5 H
onde: La = comprimento total do sistema de aduo H = queda bruta Ambos os parmetros tomados com a mesma unidade de dimenso linear.

GOLPE DE ARETE
A presso normal no interior de uma tubulao forada sofre variaes quando h mudanas sbitas de descarga. Essas mudanas so resultantes de fechamentos ou aberturas rpidas, parciais ou totais, do dispositivo de fechamento da turbina. As variaes de presso podem ser positivas ou negativas, conforme o engolimento da turbina diminua ou aumente repentinamente. Atuam em todos os pontos da tubulao forada situados entre a turbina e a boca livre da tubulao situada na tomada dgua, cmara de carga ou chamin de equilbrio.

DETERMINAO DA ESPESSURA DE PAREDE DA TUBULAO FORADA pi = p + ps


sendo:
pi = presso hidrosttica mxima interna, em Kgf/cm2; p = presso hidrosttica interna devido altura da queda bruta H, em Kgf/cm2; ps = sobrepresso hidrosttica interna devido ao golpe de arete hs, em Kgf/cm2.

BLOCOS DE APOIO E DE ANCORAGEM


A tubulao que aduz a gua desde a tomada dgua at s mquinas deve ser instalada sobre blocos de apoio e de ancoragem. Os primeiros do o necessrio apoio tubulao, permitindo seu deslizamento livre sobre eles e so geralmente construdos com espaamentos iguais entre si. Os segundos tm a funo de absorver os esforos longitudinais desenvolvidos na tubulao e so construdos em trechos retos e longos e em pontos de mudana de direo. Os blocos de ancoragem devem ser utilizados em longos trechos retos de tubulao, com espaamento mximo entre si de 80m e nos pontos de mudana de direo do alinhamento do eixo da tubulao.

CASA DE MQUINAS E CANAL DE FUGA


A casa de mquinas a edificao que abriga os grupos geradores destinados produo de energia eltrica, bem como os equipamentos auxiliares necessrios ao funcionamento da central hidreltrica. A posio da casa de mquinas em relao a cmara de carga e ao canal de fuga ou seja, local onde se deve restituir as guas turbinadas ao rio, de suma importncia devido basicamente aos custos envolvidos. Uma vez que a melhor posio da casa de mquinas for estabelecida, deve ser tambm verificado com bastante cuidado a cota do seu piso, de forma a evitar ser atingido pela cheia do rio.Canal de fuga a estrutura que faz reconduo da gua ao rio, aps a passagem pela turbina.

DESVIO DO RIO
Na execuo de vrias barragens( homognea de terra, concreto, madeira, de enrocamento com vedao central) eu exigem construo a seco, o desvio do rio assume elevada importncia nos locais que podem ser atingidos pelas guas do rio. Na execuo de barragens de enrocamento com vedao a montante, o desvio do rio pode no se constituir em uma fase distinta, podendo a estrutura ser construda totalmente com materiais lanados na gua, no necessitando de ensecadeiras para construo a seco do corpo da barragem.

You might also like