You are on page 1of 16

1.

O IMPRIO BIZANTINO E SUA CULTURA

civilizao bizantina

Realizao da civilizao bizantina: imponente apesar das fraquezas.


Gibbon: uma crnica tediosa e uniforme de debilidade e misria: O Imprio Bizantino no foi inovador; Viveu ameaado por invases externas; Sofreu vrias debilidades internas.

Realizaes: a) Ajudou a preservar o pensamento grego antigo; b) Criou magnficas obras de arte; c) Levou a cultura crist a povos pagos. Foi um imprio duradouro e influente.

Problemas de periodizao na histria Bizantina:


No se chegou a um consenso sobre a datao inicial da histria Bizantina: Diocleciano (284-305): poltica orientalizante; Constantino (306-337): mudana da capital; Teodsio (379-395): fez acordos com os germnicos; Justiniano (527-565): novas formas de pensamento e de arte, porm ele continuava a falar o latim e sonhava restaurar o ocidente.

S depois de 610 que surgiu uma nova dinastia oriunda do Oriente, que falava grego e seguiu uma poltica plenamente oriental:

Para Burns, ser utilizada 610 (sculo VII).


De 610 at 1071, os bizantinos iro resistir bravamente as incurses vindas do lado oriental.

O reinando de ascenso do Isl.

Herclio:

Herclio (610-641) O Imprio estava sendo ameaado pelos persas: Em 614 os persas invadiram Jerusalm e levaram uma relquia sagrada tido como um fragmento da cruz de Cristo; Em 627 Herclio recuperou o fragmento, e reduziu os persas a um estado vassalo.

A partir do surgimento da religio islmica os rabes, iro irromper: Contra os persas; Contra os bizantinos; Contra o mundo cristo ocidental.

Revivescncia bizantina antes da batalha de Manzikert:


Leo o Isauriano (717-741) resistiu aos rabes como a mesma percia com que Herclio resistiu aos persas: fogo grego.
Em 717 impediu a invaso de Constantinopla pelos rabes; Esse episdio permitiu: a) O Imprio durar mais alguns anos; b) Ajudou a salvar o Ocidente.

Em 1071, os turcos seldjcidas derrotaram os bizantinos em Manzikert, os quais passaram a dominar a sia Menor, que era territrio pertencente ao Imprio dos bizantinos.

Fim do Imprio bizantino:


Processo: 1. Derrota para os turcos seldjcidas em Manzikerte em 1071; 2. Pedido de auxlio ao Ocidente feito pelo imperado Aleixo Comneno contra os turcos: ajudou a criar o movimento cruzadista; 3. Em 1204, os cruzados saquearam Constantinopla; 4. Em 1453, os turco otomanos tomaram Constantinopla e a transformaram em Istambul.

Fatores da estabilidade do Imprio Bizantino:


1. Ocasionais governantes capazes; 2. Eficiente administrao burocrtica; 3. Firme base econmica.

1. Ocasionais capazes:

governantes

Poltica interna foi tumultuosa: Revoltas palacianas: intrigas e violncia: Mutilaes; Assassinatos; Envenenamento; Cegamentos.
Vez ou outra surgia um poltica com habilidade para usar seus poderes com eficcia.

2. Eficiente administrao burocrtica:


Burocracia eficiente ajudou na longevidade do Imprio: Supervisionavam a educao; Supervisionavam a religio: Obrigavam a observncia do sbado. Controlavam as atividades econmicas: Regulavam preos e salrios; Emitiam licenciamentos; Controlavam a exportaes. Regulavam o exrcito e marinha; Regulavam os tribunais e o servio diplomtico.

3. Firme base econmica:


Steven Ruciman: se Bizncio deveu sua fora e segurana a eficincia de seus servios (burocracia), foi seu comrcio que lhe permitiu pag-los:

Sculo IX e X Constantinopla se tornou um emprio para bens sunturios do Oriente e para matriasprimas ocidentais. Havia em Constantinopla a indstria da seda. Tambm cunhavam suas prprias moedas em ouro e prata.

Significado da histria agrcola bizantina:


Apesar da importncia do comrcio foi a agricultura que constituiu o corao da economia bizantina: At o sculo XI o campesinato sobreviveu; A partir da a aristocracia passou a administrar as terras mais frteis; Aps a batalha de Manzikert (1071) o campesinato desapareceu.

You might also like