You are on page 1of 22

Amor

Ela conta que sentiu entusiasmo, mas medo tambm. Eu no sabia o que fazer, diz. Tambm ficou confusa. E muito. At eu saber realmente se era verdade o que eu estava sentido, talvez poderia ser uma iluso. Mas o amor bateu muito mais forte. A reao dela originou um poema: Foi uma alegria a mais para a minha vida. Surgiu no momento em que eu estava cada no cho; veio no momento perfeito. Foi como se ele (o sentimento) segurasse na minha mo e me levantasse.
Dirio da Manh - Goinia - 9 fev. 2007

Curtindo
Quando chega a puberdade, e voc entende desse assunto mais do que qualquer um, os famosos hormnios sexuais despertam e explodem como uma bomba no corpo. E o que isso provoca? Um monte de sensaes novas, gostosas, diferentes, saborosas, prazerosas. Isso um pouco assustador para alguns porque tudo muito novo, mas, ao mesmo tempo, muito excitante, e geralmente essa a parte que voc descobre primeiro. Voc vai querer explorar esse novo universo de sensaes e vai querer experimentar uma vez, duas, trs vezes ou mais. Como? Voc pode fazer isso de vrias maneiras.Voc pode curtir essas novas sensaes sozinho, e voc pode curtir junto com outra pessoa.
Este texto faz parte do livro eletrnico "Sexo Cabea", escrito especialmente para a Internet e para o UOL pela psicloga Rosely Sayo.

PAIXO adolescncia A paixo caracterstica da adolescncia, tempo da descoberta do amor sensual e dos prazeres da libido. O adolescente est aprendendo a amar-se e a reconhecer o seu valor;

Sua atitude bsica :


Eu necessito que me amem como eu me amo.

ADOLESCNCIA

Sexo, paixo e amor na adolescncia: problemas e prazeres.

Prazeres

Problemas

Aprendizado do amor
(aprender a si amar) para isso precisa de confirmao (amor correspondido)

Sexo, paixo e amor na adolescncia: problemas e prazeres.

Apaixonar-se e no ser correspondido

A ideia do ficar
O(a) primeiro namorado (a) A descoberta do sexo oposto Iniciao sexual Fcil acesso as informaes
(meios de comunicao, mdia, internet)

Vrios parceiros, relaes superficiais


Conveno social namoradinho(a) Os conflitos emocionais feminino
X masculino

Virgindade/ Preveno/ Aumento dos casos de DST, AIDS, gravidez indesejada.


Informaes no compreendidas, gerando dvidas.

Iniciao sexual Adolescentes brasileiros

66,5% dos jovens (dois em cada trs) - tm a primeira relao sexual at os 16 anos.

66,5%

Em nmeros, so 25,3 milhes de pessoas.


Juventude, juventudes: o que une e o que separa. O estudo realizado pela Organizao das Naes Unidas para a Educao, Cincia e Cultura, a Unesco.

INICIAO SEXUAL Feminino


A jovem adolescente amadurece em mdia dois anos antes do rapaz. Busca fortificar sua feminilidade, prorrogar os encontros sexuais e selecionar um parceiro adequado para poder ter sua primeira relao sexual, o que ocorre de forma gradativa. Vai experimentando seus limites progressivamente.

Masculino
Os rapazes buscam encontros sexuais com mais ansiedade, geralmente, persuadindo as garotas ao sexo com eles.
Em nosso meio, h uma tendncia do jovem em experimentar sensaes sexuais com outros de sua idade, sem necessariamente buscar uma relao sexual propriamente dita. O termo que se usa atualmente "ficar".

INICIAO SEXUAL

Com

ele assim:

Sente-se pressionado pela famlia e pelos amigos a iniciar logo a vida sexual A maioria se relaciona primeira vez com a namorada e rejeita o sexo pago O prprio quarto o local predileto para a primeira relao Apenas um em cada trs usa camisinha na primeira vez Morre de medo de falhar Acha que quinze minutos bastam para uma boa relao sexual Tem certeza de que receber a aprovao dos pais quando contar que se relacionou sexualmente Se a namorada engravida, recebe a notcia com um misto de surpresa e felicidade

Fontes: Secretaria de Estado da Sade de So Paulo, Organizao Mundial de Sade, Sociedade Brasileira de Sexualidade Humana e Projeto Sexualidade da Faculdade de Medicina da USP

INICIAO SEXUAL Com

ela assim:

Valoriza mais a afetividade, o carinho e a confiana No acredita que o relacionamento sexual v levar ao casamento A plula o anticoncepcional preferido, mas poucas tomam cuidado para prevenir a gravidez na estria Sente-se pouco vontade nua e teme que seu corpo desagrade ao parceiro Acha que uma relao, para ser boa, deve durar no mnimo meia hora Apenas uma em cada cinco sente prazer na primeira vez Teme que os pais descubram a relao e passem a vigiar todos os seus passos Fica emocionalmente arrasada com a gravidez indesejada

Fontes: Secretaria de Estado da Sade de So Paulo, Organizao Mundial de Sade, Sociedade Brasileira de Sexualidade Humana e Projeto Sexualidade da Faculdade de Medicina da USP

SEXUALIDADE responsabilidade

RELAO PRECOCE adolescentes


A primeira relao costuma acontecer aos 15 anos para as meninas e aos 17 para os meninos.

Um ano mais cedo que os jovens dos anos 80

Fonte: Sec. Sade SP, OMS, SBRASH, Dossi Universo Jovem MTV e Saldiva & Associados

PREVENO adolescentes

Apenas 30% dos jovens usam algum tipo de anticoncepcional na primeira vez, embora 90% conheam bem os mtodos.

Fonte: Sec. Sade SP, OMS, SBRASH, Dossi Universo Jovem MTV e Saldiva & Associados

ESTATSTICA

gravidez na adolescncia
Uma entre trs garotas de 15 19 anos, tem vida sexual ativa.
** OBS- Esse nmero pode ser ainda maior, j que muitas no assumem que fazem sexo.

18% das jovens de 15 a 19 anos j ficaram grvidas alguma vez; 1 em cada 3 mulheres de 19 anos j so mes ou esto grvidas do primeiro filho;

49,1% desses filhos foram indesejados;


Fonte: BENFAN Sociedade para o BemEstar Familiar , para o Ministrio da Sade

AIDS

adolescncia
Os dados mais atuais do Ministrio da Sade afirmam que adolescentes e jovens so muito vulnerveis transmisso do HIV e necessrio uma ateno maior para esta parcela da populao. De 1980 at 2006, foram registrados 371.827 mil casos da doena no pas.

Desse total, 4.573 foram registrados entre pessoas de 13 a 19 anos.

Cenrio Epidemiolgico Municpios com pelo menos 01 caso de AIDS em mulher. Brasil, 1980-1989*.

nenhum caso pelo menos 01 caso

* Casos notificados no Sinan e registrados no Siscel at 30/06/2005.

Municpios com pelo menos 01 caso de AIDS em mulher. Brasil, 2001-2005*.

pelo menos 01 caso

nenhum caso

* Casos notificados no Sinan e registrados no Siscel at 30/06/2005.

Por que investir na sade de adolescentes?

Compromisso do Ministrio da Sade com o ECA.


assegurado o atendimento integral a sade da criana e do adolescente, por intermdio do SUS, garantido o acesso s aes e servios para a promoo, proteo e recuperao da sade.

Pela importncia do adolescente e jovem enquanto agente transformador das realidades, sujeito e cidado ativo.

Responder s necessidades de sade e aos anseios dos e das adolescentes populao estratgica.
Importante representao demogrfica 36 milhes de pessoas na faixa etria de 10 a 19 anos.Os impactos na sade de adolescentes decorrentes da violncia, das condies sociais e econmicas .

Por que investir na sade de adolescentes?


Das 49.695 mortes por homicdios no Pas, 40% foi na faixa etria de 10 a 24 1.650 bitos por causas relacionadas gravidez, parto e puerprio, destas 16% entre 10 e 19 anos e 42%, entre 20 e 29 anos; Dos abortos retidos por razes mdicas e legais, 30% foram na faixa de 20 a 24, 19% na de 15 a 19 anos e 1,1% de 10 aos 14 anos; 23% dos nascidos vivos so filhos de adolescentes na faixa de 10 a 19 anos; Em 2003 do total de 9.762 novos casos de AIDS, 7,2% eram jovens do sexo masculino de 13 a 24 anos de idade e 11,3%, jovens mulheres na mesma faixa etria.
Fonte: PN/DST/Aids - DATASUS

Por que investir na sade de adolescentes?


O uso das drogas lcitas, ocorre por volta dos 12 anos de idade; Em 2002 41,3% dos jovens viviam em famlias com renda familiar per capita acima de um salrio; A Taxa de desemprego para os jovens estava em torno de 18%, quando a mdia brasileira era de 9,4% (PNAD); Taxa mdia de escolaridade de 4 anos;

3,3 milhes, na faixa etria de 10 a 17 anos no freqentam a escola;


Fonte: CEBRID/2007 Instituto Cidadania

Necessidade de mudana de paradigma


na ateno sade de adolescentes e jovens
Dar continuidade na ateno sade, iniciada na infncia, para adolescentes de ambos os sexos.
Como estratgia indutora, importante, na continuidade da ateno sade desse grupo populacional estratgico . Como estratgia de preveno de agravos clnicos e psicossociais relacionados s violncias e ao uso,abuso de lcool e outras drogas. Como estratgia para preveno de distrbios nutricionais e distrbios respiratrios, para avaliao da acuidade visual e da sade bucal e para a cobertura imunizaes, dentre outros . Para a promoo dos direitos sexuais e direitos reprodutivos possibilitando o aprendizado das relaes afetivas de maneira, segura, livre, responsvel sem preconceitos e favorecendo a igualdade nas relaes entre homem e mulher .

Adolescentes

You might also like