You are on page 1of 16

Percepo Social

Jorge Correia Jesuino

Modelo de Processamento da Informao Social


1 fase ateno selectiva/ compreenso 2 fase 3 fase 4 fase codificao e armazenamento recuperao e simplificao e reteno resposta

Estmulos Concorrentes
pessoas acontecimentos

objectos

a b c d e f

Interpretao e Categorizao

a c f

Juzo

Memria

e Decises

Estmulos Salientes
Novidade nica pessoa num grupo dessa raa, gnero, cor do cabelo, idade. Brilho usar uma camisa amarela. Pouco usual nessa pessoa comportamento inesperado. Pouco usual para a categoria director do hospital deslocar-se de bicicleta. Pouco usual para as pessoas em geral conduzir na autoestrada a 60 km/h. Extremamente positivo (celebridade) ou negativo (vtima dum acidente grave). Dominante no campo visual sentado no topo da mesa.

Codificao e Simplificao
Esquema - representao mental dum acontecimento ou objecto. Exemplo do restaurante
D.Rumelhart (1977). Introduction to Human Information Processing. New York: John Wiley & Sons.

Armazenamento e Reteno
Memria episdica - diz respeito a informao sobre acontecimentos tanto especificos como gerais. Descrevem sequncias de acontecimentos em situaes familiares, como por exemplo, ir a um restaurante, ou ao cinema. Memria semntica - refere-se ao conhecimento geral sobre o mundo. Funciona como um dicionrio mental de conceitos. Cada conceito contm uma definio (p.e. um bom lder) e traos associados (desembarao), estados emocionais (feliz), caracteristicas fsicas (alto) e comportamento (trabalha muito). Memria das pessoas - contm informao relativa a um individuo (o chefe) ou grupos de pessoas (a Direco).

Implicaes para a Gesto


Recrutamento e contratao dos colaboradores

Avaliao de desempenho
Liderana

Esteretipos
Crenas sobre as caracteristicas dum grupo

Gnero Crenas sobre papis diferenciais que cabem aos homens e s mulheres.
Idade Crena de que o desempenho decresce com a idade a despeito da evidncia emprica. Raa Discriminao das minorias baseada em crenas negativas.

Erros de Percepo
Efeito de halo - Forma-se uma impresso global sobre um objecto/pessoa que em seguida se aplica a todas as caracteristicas ou comportamentos desse objecto. Exemplo: Considera-se que o professor tem qualidades pedaggicas e competncia cientifica porque se gosta dele.

Erros de Percepo
Lenincia - Tendncia para fazer avaliaes extremamente positivas. Exemplo: Cota-se um colaborador em termos positivos independentemente do desempenho. O avaliador detesta formular juzos negativos sobre os outros.

Erros de Percepo
Tendncia central - Tendncia para evitar os extremos e avaliar as pessoas e objectos em termos mdios ou neutros. Exemplo: Avaliar desempenho dum colaborador em termos mdios sem ter em conta o seu desempenho efectivos.

Erros de Percepo
Efeitos de recentidade - Tendncia para recordar a informao mais recente. Se for negativa a pessoa ou objecto avaliada negativamente. Exemplo: Embora um professor tenha dado boas lies durante 12 semanas avaliado negativamente porque as ltimas 3 lies foram menos boas.

Erros de Percepo
Efeitos de contraste - Tendncia para avaliar as pessoas ou objectos comparando-as com caracteristicas de pessoas ou objectos recentemente observados. Exemplo: Avaliar um professor como mdio porque o comparamos com professores que tivemos no curso, os quais so os melhores professores da instituio.

Erros de Percepo
Efeito de Pigmaleo - Auto-profecia (self-fulfilling prophecy).

- As expectativas das pessoas determinam o comportamento e o desempenho. D. Eden (1984). Self-fulfilling prophecy as a managerial tool: Harnessing Pygmalion. Academy of Management Review, January 1984, p.67.

Dinmica da Auto-profecia
Expectativas do Supervisor 6 4 Motivao 3 2 Expectativa do Subordinado sobre si prprio

5 Desempenho

1 Liderana

Como tornar-se Pigmaleo?


1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Reconhea que todos os seus colaboradores tm potencial para melhorar o seu desempenho; Instale confiana nos seus colaboradores; Estabelea objectivos elevados; Reforce positivamente os colaboradores que dm boas provas; D feed-back construtivo quando necessrio; Ajude os colaboradores a progredirem na carreira; Apresente os novos colaboradores como se tivessem elevado potencial;

(...)

Como tornar-se Pigmaleo?


(...) 8. Adquira conscincia dos seus preconceitos pessoais e de quaisquer mensagens no-verbais que possam desencorajar os outros; 9. Encorage os colaboradores a visualizarem a forma como as tarefas podem ser realizadas com xito; 10. Ajude os colaboradores a dominarem as competncias-chave requeridas pelas funes que desempenham.

You might also like