You are on page 1of 20

NICOLAU MACHIAVELLI

NICOLAU MAQUIAVEL - BIOGRAFIA De famlia humilde: seu pai era advogado, estudioso das humanidades, transmitiu uma educao clssica a seu filho. Com 12 anos Maquiavel escrevia no melhor estilo em latim; Com 29 anos Maquiavel exerce seu primeiro cargo pblico. Foi nesse ano que MAQUIAVEL passou a ocupar a segunda chancelaria, depois da demisso de Savonarola e de todos os detentores de cargos pblicos importantes da repblica florentina; Em So Cassiano, cidade prxima de Florena comea escrever a Primeira Dcada de Tito Lvio, mas interrompe para escrever O Prncipe;

Em So Cassiano, onde estava confinado, tinha o hbito de pela manh cuidar de sua propriedade, a tarde jogar cartas com as pessoas do povoado e a noite vestia trajes de gala para conviver, atravs da leitura, com pessoas ilustres; Sua obra fundamentada em experincia: seja atravs de sua pesquisa em autores do passado, seja como os anos em que passou como chanceler. Em 1527 se da a queda dos Medicis e a restaurao da repblica. Maquiavel achava que seus problemas tinham chegado ao fim, mas viuse identificado por jovens republicanos como algum que tinha ligaes com tiranos despticos.

Esgotaram-se suas foras. A repblica considerou-o seu inimigo. Desgostoso com a vida que estava levando, adoece e morre em junho de 1559; Sua obra foi colocada no Index pelo Conclio de Trento, o que o levou, ento, a ser objeto de excreo dos moralistas; Maquiavel no chegou a ver a Itlia unificada, seu grande sonho; O florentino revolucionou a histria da poltica, constitui um marco que modificou as teorias do Estado. A poltica est dividida em antes e depois de Maquiavel; Seu universo mental foi completamente diverso;

Rompe com o dogmatismo medieval onde imperava o pensamento filosfico da Escolstica. Como todo renascentista Maquiavel se preocupou em fundar uma nova cincia, defendendo o mtodo da investigao emprica.

NICOLAU MAQUIAVEL
Viveu numa poca de constantes guerras e fragmentaes territoriais; Em 1507 foi indicado chanceler; Tornou-se especialista em assuntos militares; As suas obras apresentam um estilo paradoxal, instigante e desconexo; Tem uma viso negativa da natureza humana: os homens so mentirosos, corruptos, invejosos, maldosos. VIRTU habilidade, firmeza, treinamento, persistncia, causa dos xitos; FORTUNA sorte, acaso: os homens so vtimas importantes das circunstncias.

Corrupo sempre existiu entre os seres humanos... Obra principal: O Prncipe (1513) destina-se ao novo prncipe dos Mdicis, ensina como manter, aumentar e conquistar o poder poltico. Esse prncipe triunfar apenas se dedicar suas energias guerra. Pai da cincia Poltica: Todos os Estados, todas as dominaes que tiverem e tem imprio sobre os homens foram e so repblica ou principados.

O PRNCIPE
Maquiavlico: adjetivo. Maquiavelismo: substantivos. Os termos acima esto ligados a: astucioso, velhaco, traioeiro. Sentido pejorativo, idia luntica, atia satnica. O Prncipe um manual de poltica; Os fins justificam os meios; Para compreender Maquiavel preciso compreender o perodo histrico em que viveu: a renascena. Neste perodo o poder se funda em atos de fora, previsvel e natural que pela fora seja deslocado, deste para aquele senhor;

Tambm no h um Estado central; Em 1494 com Loureno o Magnfico a pennsula experimentou uma certa tranqilidade; Logo aps a desordem e a instabilidade voltaram a imperar; Conflitos internos; Invaso da Frana e da Espanha; Ningum conseguia se manter no poder por mais de dois meses. Perodo em que Maquiavel passou sua infncia e Adolescncia.

PRINCPIOS MAQUIAVLICOS Os fins justificam os meios. Sntese de seu pensamento. O objetivo de M. ao escrever o prncipe era ver a Itlia unificada, onde governasse um prncipe desmedido e forte que defendesse seu povo sem escrpulos e sem medir esforos; Maquiavel no Prncipe elogia Csar Brgia por tomar deciso unilateral em relao ao seu ministro Dom Ramiro D Orco que governou a Romanha tiranicamente. Para recuperar a popularidade manda partir seu ministro ao meio em praa pblica. O povo ficou, ao mesmo tempo, satisfeito e chocado.

O prncipe, para Maquiavel no devia medir esforos nem hesitar, mesmo diante da crueldade e da trapaa, se o que estiver em jogo for a integridade nacional e o bem do seu povo. Para M. ao contrrio de Aristteles, a prudncia no o melhor caminho. Para ele (Maquiavel), a coerncia est contida na arte de governar. Maquiavel procura a prtica, a execuo fria das observaes meticulosamente analisada, feita sobre o Estado, a sociedade. Maquiavel renascentista supera o medieval. Quer separar os interesses do Estado dos dogmas da Igreja. Maquiavel no era um vilo ou coisa parecida. Apenas queria instituir o Estado italiano.

MXIMAS DE MAQUIAVEL
No se pode chamar de valor assassinar seus cidados, trair seus amigos, faltar palavra dada, ser desapiedado, no ter religio. Essas atitudes podem levar a conquista de um imprio, mas no glria. Os homens ofendem por medo ou por dio. Um prncipe sbio deve observar modos similares e nunca, em tempos de paz ficar ocioso. O homem que queira professar o bem por toda a parte natural que se arrune entre tantos que no so bons. Vindo a necessidade com os tempos adversos, no se tem tempo para fazer o mal e o bem que se faz no traz benefcios, pois se julga feito fora e no traz reconhecimento.

MAIS ALGUMAS INFORMAES Principados: Milo, Veneza, o papado, Florena, Npoles... Maquiavel ficou 15 anos exilado. Relao entre poltica e religio: contradio e legitimao. Na idade mdia: teorias teocrticas. No renascimento: procura-se evitar a idia de que o poder seria uma graa ou um favor divino, embora os tericos ignorassem a teocracia, no podiam negar a idia crist, ou seja; o poder poltico s bom ser for justo e s ser justo se estiver de acordo com a vontade de Deus.

Maquiavel no admite um fundamento interior poltica. O autor tambm no aceita a idia de que a comunidade constituda para o bem comum e a justia. Tambm recusa a idia do bom governo encarnado no prncipe portador de virtudes morais. No aceita a diviso clssica da monarquia, aristocracia e democracia e suas formas corruptas. Para Maquiavel o critrio para a avaliao de um lder a liberdade.

THOMAS HOBBES 1588-1679


Hobbes era um defensor do regime monrquico (ABSOLUTISMO) Foi o primeiro terico considerado contratualista, ou seja, defendia a idia de que a origem do Estado e/ou sociedade est em um contrato. Obra principal: O Leviat. A teoria da liberdade: s h liberdade dentro do Estado. Estado de natureza: homo homini lupus

LEVIAT O DEUS MORTAL DE THOMAS HOBBES


No estado de natureza existe insegurana: no h lei ou norma, cada um faz o que bem entende. No estado natural o homem goza de liberdade total, tendo todos os direitos e nenhum dever. Mas, sendo sua natureza egosta, cada um busca satisfazer os seus prprios instintos, sem nenhuma considerao plos outros. Hobbes se contrape tese de Aristteles: O homem, para Hobbes, contrariando a tese de Aristteles, no um ser essencialmente poltico, "feito para viver com os outros em sociedade politicamente estruturada"; para Hobbes, os homens so diferentes uns dos outros, so separados entre si pelo egosmo, dio e inveja.

O Estado artificial: Assim o Estado no natural entre os


homens, mas urgente que se construa um Estado artificial com a finalidade de organizar, preservar e proteger o homem do prprio homem. No estado de natureza: no existe propriedade, liberdade e segurana. O contrato social: O contrato social um Estado artificial. produto de uma conveno. um pacto, um acordo. Para pr fim a este conflito, o autor apresenta o Contrato Social, que uma renncia do estado de natureza para ento estabelecer regras e leis, formando, assim, o estado artificial. O contrato feito entre os sditos. Esse pacto social consiste na transferncia do poder de governar a si prprio a um terceiro - o Estado - para que esse governea todos, impondo ordem, segurana e direo conduta da vida social.

No existe pacto sem espada: Ningum tem a liberdade de resistir espada do Estado em defesa de outrem, seja culpado ou inocente. Por essa liberdade, priva a soberania dos meios para proteger-nos, sendo, portanto, destrutiva da prpria essncia do Estado. preciso que exista um Estado dotado da espada, armado, para forar os homens ao respeito. O Soberano (Estado) garante aos sditos: 1 - a defesa dos ataques estrangeiros e das injrias recprocas; 2 - a paz e o progresso (industrial) e a satisfao do bem viver; 3 - a centralizao dos poderes, que se dar nas mos de um homem (ou assemblia) medida que representam toda a vontade coletiva, por meio da pluralidade de vozes, a uma s vontade; 4 - o pacto entre os homens, que fundamental para a estruturao de um governo Soberano: "Eu autorizo e cedo o meu direito de governar-me a mim mesmo a esse homem ou a essa assemblia de homens, com a condio de que tu lhe cedas o teu direito e autorizes todas as tuas aes da mesma forma"; 5 - a superao do medo e da morte pela esperana, que garantira a segurana e o direito vida.

ESTADOS ABSOLUTISTAS SCULO XVII

Pictured above: Louis XIV, The Sun King, King of France as painted by Hyacinthe Rigaud

You might also like