You are on page 1of 52

Histria da Arte

Apresentao dos captulos 7, 8 e 9, do livro Histria da Arte. Alunas: Cludia Rosas e Gabriela Waleska

Captulo 7 - Olhando para o Oriente: Isl, China - sculos II XIII.


Oriente Mdio: A religio Crist era mais rigorosa quando ao uso de imagens quanto jamais fora. A realizao de imagens era completamente proibida, e principalmente a representao humana, portanto os artesos deixavam sua imaginao jogar com padres e formas. Os famosos Arabescos surgiram assim.

O impacto da religio sobre a arte foi ainda mais forte na China. Sabemos pouco acerca dos primrdios da arte chinesa, exceto o fato de os chineses terem sido muito eficientes na arte de fundir o bronze desde data remota, e de alguns dos vasos de bronze usados nos templos antigos remontarem ao primeiro milnio antes de Cristo.
Receptculo de bronze para Vinho da Dinastia Shang (1766 a.c 1122 a.c).

Alguns dos grandes mestres da China concebiam a arte como um meio de recordar ao povo os grandes exemplos de virtude nas eras douradas do passado.

Esttua de Shi Huangdi

Um jogo da lmpada porcabronze da dinastia Han ocidental.

Esculturas das empregadas domsticas e dos empregados, sculo II d.C .

Um punho de bronze dourado dado forma como um drago, dinastia Han oriental.

Cavalheiros na conversao, dinastia Han oriental.

Guardies do esprito do dia e da noite disfarados como os animais, pinturas na telha, dinastia Han.

O mais importante impulso arte chinesa deu-se provavelmente atravs do Budismo . Os monges e ascetas do crculo do Buda eram freqentemente representados em esttuas de um surpreendente realismo.

Buda Chins

O Budismo influenciou a arte chinesa no s fornecendo aos artistas novas tarefas, mas introduzindo uma abordagem inteiramente nova da pintura, os chineses foram o primeiro povo que no considerou a criao artstica uma tarefa subalterna, mas, pelo contrrio, colocou o pintor no mesmo nvel do poeta inspirado. As religies orientais ensinaram que nada era mais importante do que o tipo certo de meditao. Assim, o artista meditava apenas o ser, palavra ou imagem que gostaria de representar, e quando em sua mente este estivesse concreto e puro, poderia ser representado verdadeiramente.

A arte religiosa na China passou a ser empregada para narrar as lendas do Buda e dos mestres chineses, para na prtica da meditao. Os artistas devotos comearam a pintar gua e montanhas num esprito de reverncia, com o intuito de fornecer material para meditao profunda. a finalidade subjacente nas maiores pinturas chinesas de paisagens dos sculos XII e XI I I a contemplao e meditao.
Trs pedras e pinheiro, Dinastia Qing.

Os artistas chineses no iam para o campo sentar-se diante de algum motivo e esbo-lo. Aprenderam inclusive a sua arte por um estranho mtodo de meditao e concentrao em que adquiriam primeiro a habilidade estudando as obras de mestres famosos e no a prpria natureza. A ambio desses mestres chineses era adquirirem tal facilidade no manuseio do pincel e da tinta que pudessem materializar sua viso enquanto a inspirao ainda estava fresca. Os chineses, portanto, consideram uma infantilidade procurar detalhes em pinturas e depois compar-los com o mundo real.

Monte Fuji

Com o decorrer do tempo, quase todos os tipos de pinceladas com que uma haste de bambu ou um rochedo de superfcie rugosa podia ser pintado foram estabelecidos e rotulados pela tradio, e to grande era a admirao pelas obras do passado que os artistas cada vez menos se atreviam a confiar em sua prpria inspirao. Somente aps um novo contato com as realizaes da arte ocidental, no sculo XVIII, que os artistas japoneses se atreveram a aplicar mtodos orientais a novos temas.

Captulo 8 A Arte Ocidental em fase de Assimilao. Europa sculos VI a XI.

A histria da arte ocidental at o perodo de Constantino e aos sculos em que ela se adaptou ao preceito do Papa Gregrio, o Grande, baseia-se na idia de que as imagens so teis para ensinar aos leigos a palavra sagrada.

O perodo que se seguiu a essa era crist primitiva, o perodo que sobreveio derrocada do Imprio Romano, geralmente conhecido pelo nada lisonjeiro epteto de Idade das Trevas.

Representao do purgatrio.

Todos esses anos no viram o surgimento de qualquer estilo claro e uniforme, e sim o conflito de um grande nmero de estilos diferentes que s comearam a se fundir j em fins desse perodo. No foi apenas um perodo tenebroso; foi tambm desigual e variegado, com tremendas diferenas entre vrios povos e classes.

Camponeses na Idade Mdia

Os monges e missionrios da Irlanda cltica e da Inglaterra saxnia tentaram aplicar as tradies desses artfices nrdicos s tarefas da arte crist. Construram igrejas e campanrios em pedra imitando as estruturas de madeira usadas por artfices locais

Pagina do evangelho de Lidisfarne, Londres, pintado antes de 700 d.C.

Mas os monumentos mais surpreendentes ao xito deles so alguns dos manuscritos feitos na Inglaterra e Irlanda durante os sculos VII e VIII.

Manuscritos Medievais

O treinamento de mo e olho que o artista recebera, e que o capacitara a realizar um belo padro em suas obras, ajudara-o a trazer um novo elemento para a arte ocidental. Sem essa influncia, a arte ocidental ter-se-ia possivelmente desenvolvido numa direo semelhante da arte de Bizncio. Graas ao choque de duas tradies, a clssica e a dos artistas nativos, algo inteiramente novo comeou a crescer na Europa Ocidental.

Arte Bizantina Ave Maria e Menino Jesus.

O surgimento de um novo estilo medieval possibilitou arte fazer algo que nem a antiga arte oriental nem a clssica tinham feito: os egpcios tinham desenhado preponderantemente o que sabiam existir, os gregos o que viam; na Idade Mdia, o artista aprendeu a expressar tambm na sua obra o que sentia. A pintura medieval tambm foi marcada por uma forte presena da religio.

A adorao dos Reis Magos. (1504)

Esses artistas no pretendiam criar uma semelhana convincente com a natureza ou realizar belas coisas: queriam comunicar a seus irmos de f o contedo e a mensagem da Histria Sagrada.
Pintura a fresco da abobada da abside da igreja de Santa Mara de Tahul.

Mateus redigindo "seu" Evangelho. Iluminura de um manuscrito francs dos Evangelhos de Ebbo. sc. IX.

Segundo o ensinamento do Papa Gregrio, o Grande, a pintura pode fazer pelo analfabeto o que a escrita faz pelos que sabem ler. Essa busca de clareza destaca-se no s nas iluminuras, mas tambm nas obras de escultura.

No devemos imaginar, porm, que toda a arte nesse perodo existiu exclusivamente para servir idias religiosas. No apenas igrejas foram construdas na Idade Mdia, mas castelos tambm, e os bares e senhores feudais a quem os castelos pertenciam empregavam ocasionalmente artistas.

A batalha de Hastings, parte da tapearia de Bayeux. C. 1070-80.

Cena 32 da Tapearia de Bayeux em que Odo, em seu cavalo negro, brande a arma contra um inimigo.

A batalha de Hastings, parte da tapearia de Bayeux. C. 1070-80.

A arte religiosa era, de um modo geral, tratada com maior respeito, e cuidada com mais zelo do que meras decoraes de aposentos privados.

Captulo 9

A Igreja Militante

O termo Igreja Militante derivado do latim Ecclesia Militans, e em seu sentido original envolvia a noo de f ativa e combativa, semelhana dos soldados na batalha. Referese tambm idia de que a Salvao s pode ser atingida atravs do esforo pessoal e coletivo para a superao do vcio e do pecado.

Portal Sul, Abadia de Saint-Pierre de Moissac. Incio do sc. XII. Pedra.

Portal sul, Abadia de Saint-Pierre de Moissac. Jeremias. Incio do sc. XII. Pedra.

Portal sul, Abadia de Saint-Pierre de Moissac. Jeremias. Incio do sc. XII. Pedra. (detalhe)

A Idade das Trevas no apagara, em absoluto, a memria das primeiras igrejas, as baslicas, e as formas que os romanos haviam usado em sua construo. O plano fundamental era usualmente o mesmo uma nave central levando a uma abside ou coro. e duas ou quatro naves colaterais.

Igreja Medieval: Catedral de Tournai( Blgica).

Foi na Frana que as igrejas romnicas comearam a ser decoradas com esculturas, embora a palavra "decorar" tambm nesse caso seja um tanto enganadora. Tudo o que pertencia igreja tinha sua funo definida e expressava uma idia precisa, relacionada com os ensinamentos da Igreja.

Remanescentes da igreja beneditina de Murbach, Alscia(Frana), construda por volta de 1160.

Interior da catedral de Durham(1093-1128).

O prtico do final do sculo XII da catedral de SaintTrophime, em Arles (Sul da Frana), um dos mais completos exemplos do estilo romnico.

Os ensinamentos da Igreja acerca do objetivo final de nossa vida terrena foram consubstanciados nessas esculturas do prtico de uma igreja. Essas imagens perduraram no esprito das pessoas ainda mais poderosamente do que as palavras do sermo do pregador. Um poeta francs do final da Idade Mdia, Franois Villon, descreveu esse efeito nos comoventes versos escritos para sua me: Sou uma pobre e velha mulher. Muito ignorante, que nem ler sabe. Mostraram-me na igreja de minha aldeia Um Paraso pintado com harpas E o Inferno onde ferviam as almas danadas; Um enche-me de jbilo, o outro assusta-me...

Julgamento final, detalhe, catedral de Autun, c. 113035. Pedra.

O juzo final. Tmpano do portal da Catedral de Saint Lazare. Autun, Frana. c. 1130-35. Pedra.

Escultura - So Paulo. Abadia de SaintPierre de Moissac.

Tmpano do portal ocidental da Abadis de St. Foy, Frana.

Todos os pormenores no interior da igreja so pensados com igual esmero, de forma que se ajustem ao seu propsito e sua mensagem. Castial feito para a Catedral de Gloucester por volta de 1110. Uma inscrio latina em torno de sua coroa diz o seguinte: "Este porta-luz obra de virtude: com seu brilho prega a doutrina, para que muitos no se percam nas trevas do vcio". Significando que a luz que brilhou na escurido" pode faz-los triunfar sobre o poder do mal.

Reneir dHuy. Pia batismal. 1107-18. Bronze, 0,63m. Igreja de So Bartolomeu, Lige Blgica.

A figura representa a Anunciao. Parece quase to hirta e imvel quanto um relevo egpcio.

O artista no estava empenhado numa imitao de formas naturais e se preocupava exclusivamente com a disposio de tradicionais smbolos sagrados, que era tudo o que ele necessitava para ilustrar.

Santos Gereo, Wllimarus e Gall, martrio de santa rsula e suas 11.000 virgens.De um calendrio manuscrito feito entre 1137 e 1147, Stuttgart( Alemanha).

o artista pde prescindir de qualquer iluso de espao ou de qualquer ao dramtica, pde arranjar suas figuras e formas de acordo com linhas puramente ornamentais. A pintura estava, de fato, a caminho de se converter numa forma de escrita por imagens: mas esse retorno a mtodos mais simplificados de representao deu ao artista da Idade Mdia uma nova liberdade para experimentar com mais complexas formas de composio (composio = pr junto).

A Virgem com o Menino. Vitral do sculo XII, numa das 176 janelas ornamentadas da Catedral de Nossa Senhora de Chartres, em Frana.

Foi a emancipao da necessidade de imitar o mundo natural que capacitou os artistas a transmitir a idia do sobrenatural em suas obras.

Obrigada!

You might also like