You are on page 1of 912

PALEOLTICO

CARACTERSTICAS
a principal caracterstica dos desenhos da Idade da Pedra Lascada o naturalismo. O artista pintava os seres, um animal, por exemplo, do modo como o via de uma determinada perspectiva, reproduzindo a natureza tal qual sua vista captava. Atualmente, a explicao mais aceita que essa arte era realizada por caadores, e que fazia parte do processo de magia por meio do qual procurava-se interferir na captura de animais, ou seja, o pintor-caador do Paleoltico supunha ter poder sobre o animal desde que possusse a sua imagem. Acreditava que poderia matar o animal verdadeiro desde que o representasse ferido mortalmente num desenho. Utilizavam as pinturas rupestres, isto , feitas em rochedos e paredes de cavernas. O homem deste perodo era nmade. Os artistas do Paleoltico realizaram tambm trabalhos em escultura. Mas, tanto na pintura quanto na escultura, nota-se a ausncia de figuras masculinas. Predominam figuras femininas, com a cabea surgindo como prolongamento do pescoo, seios volumosos, ventre saltado e grandes ndegas. Destaca-se: Vnus de Willendorf.

NEOLTICO

CARACTERSTICAS
a fixao do homem da Idade da Pedra Polida, garantida pelo cultivo da terra e pela manuteno de manadas, ocasionou um aumento rpido da populao e o desenvolvimento das primeiras instituies, como famlia e a diviso do trabalho. Assim, o homem do Neoltico desenvolveu a tcnica de tecer panos, de fabricar cermicas e construiu as primeiras moradias, constituindo-se os primeiros arquitetos do mundo. Conseguiu ainda, produzir o fogo atravs do atrito e deu incio ao trabalho com metais. Todas essas conquistas tcnicas tiveram um forte reflexo na arte. O homem, que se tornara um campons, no precisava mais ter os sentidos apurados do caador do Paleoltico, e o seu poder de observao foi substitudo pela abstrao e racionalizao. Como conseqncia surge um estilo simplificador e geometrizante, sinais e figuras mais que sugerem do que reproduzem os seres. Os prprios temas da arte mudaram: comearam as representaes da vida coletiva. Alm de desenhos e pinturas, o artista do Neoltico produziu uma cermica que revela sua preocupao com a beleza e no apenas com a utilidade do objeto, tambm esculturas de metal.

Desse perodo temos as construes denominadas dolmens. Consistem em duas ou mais pedras grandes fincadas verticalmente no cho, como se fossem paredes, e uma grande pedra era colocada horizontalmente sobre elas, parecendo um teto. E o menir que era monumento megaltico que consiste num nico bloco de pedra fincado no solo em sentido vertical.
O Santurio de Stonehenge, no sul da Inglaterra, pode ser considerado uma das primeiras obras da arquitetura que a Histria registra. Ele apresenta um enorme crculo de pedras erguidas a intervalos regulares, que sustentam traves horizontais rodeando outros dois crculos interiores. No centro do ltimo est um bloco semelhante a um altar. O conjunto est orientado para o ponto do horizonte onde nasce o Sol no dia do solstcio de vero, indcio de que se destinava s prticas rituais de um culto solar. Lembrando que as pedras eram colocadas umas sobre as outras sem a unio de nenhuma argamassa.

MESOPOTMIA

CARACTERSTICAS
A arte da Mesopotmia desenvolveu-se ao longo de muitos sculos e de diferentes civilizaes, no sendo, portanto, muito coesa em suas manifestaes. A arquitetura, mais desenvolvida das artes, no era porm to notvel quanto a egpcia. Caracterizou-se pelo exibicionismo e pelo luxo. Construram templos e palcios, que eram considerados cpias dos existentes nos cus, de tijolos, por ser escassa a pedra na regio. O zigurate, torre de vrios andares, foi a construo caracterstica das cidades-estados sumerianas. Nas construes, empregavam argila, ladrilhos e tijolos.

ARTE EGPCIA

CARACTERSTICAS
Uma das principais civilizaes da Antigidade foi a que se desenvolveu no Egito. Era uma civilizao j bastante complexa em sua organizao social e riqussima em suas realizaes culturais. A religio invadiu toda a vida egpcia, interpretando o universo, justificando sua organizao social e poltica, determinando o papel de cada classe social e, conseqentemente, orientando toda a produo artstica desse povo. Alm de crer em deuses que poderiam interferir na histria humana, os egpcios acreditavam tambm numa vida aps a morte e achavam que essa vida era mais importante do que a que viviam no presente. O fundamento ideolgico da arte egpcia a glorificao dos deuses e do rei defunto divinizado, para o qual se erguiam templos funerrios e tmulos grandiosos. As pirmides do deserto de Giz so as obras arquitetnicas mais famosas e, foram construdas por importantes reis do Antigo Imprio: Quops, Qufren e Miquerinos. Junto a essas trs pirmides est a esfinge mais conhecida do Egito, que representa o fara Qufren, mas a ao erosiva do vento e das areias do deserto deram-lhe, ao longo dos sculos, um aspecto enigmtico e misterioso.

As caractersticas gerais da arquitetura egpcia so:

* solidez e durabilidade; * sentimento de eternidade; e * aspecto misterioso e impenetrvel.


As pirmides tinham base quandrangular eram feitas com pedras que pesavam cerca de vinte toneladas e mediam dez metros de largura, alm de serem admiravelmente lapidadas. A porta da frente da pirmide voltava-se para a estrela polar, a fim de que seu influxo se concentrasse sobre a mmia. O interior era um verdadeiro labirinto que ia dar na cmara funerria, local onde estava a mmia do fara e seus pertences. A decorao colorida era um poderoso elemento de complementao das atitudes religiosas.

Suas caractersticas gerais so:


* ausncia de trs dimenses; * ignorncia da profundidade; * colorido a tinta lisa, sem claro-escuro e sem indicao do relevo; e * Lei da Frontalidade que determinava que o tronco da pessoa fosse representado sempre de frente, enquanto sua cabea, suas pernas e seus ps eram vistos de perfil.

ARTE GREGA

CARACTERSTICAS
Enquanto a arte egpcia uma arte ligada ao esprito, a arte grega liga-se inteligncia, pois os seus reis no eram deuses, mas seres inteligentes e justos que se dedicavam ao bem-estar do povo. A arte grega volta-se para o gozo da vida presente. Contemplando a natureza, o artista se empolga pela vida e tenta, atravs da arte, exprimir suas manifestaes. Na sua constante busca da perfeio, o artista grego cria uma arte de elaborao intelectual em que predominam o ritmo, o equilbrio, a harmonia ideal. Eles tem como caractersticas: o racionalismo; amor pela beleza; interesse pelo homem, essa pequena criatura que a medida de todas as coisas; e a democracia. As edificaes que despertaram maior interesse so os templos. A caracterstica mais evidente dos templos gregos a simetria entre o prtico de entrada e o dos fundos. O templo era construdo sobre uma base de trs degraus. As colunas eram construdas segundo os modelos da ordem drica, jnica e corntia.

A pintura grega encontra-se na arte cermica. Os vasos gregos so tambm conhecidos no s pelo equilbrio de sua forma, mas tambm pela harmonia entre o desenho, as cores e o espao utilizado para a ornamentao. Alm de servir para rituais religiosos, esses vasos eram usados para armazenar, entre outras coisas, gua, vinho, azeite e mantimentos. Por isso, a sua forma correspondia funo para que eram destinados: ESCULTURA
A estaturia grega representa os mais altos padres j atingidos pelo homem. Na escultura, o antropomorfismo - esculturas de formas humanas - foi insupervel. As esttuas adquiriram, alm do equilbrio e perfeio das formas, o movimento. No Perodo Arcaico os gregos comearam a esculpir, em mrmores, grandes figuras de homens. Primeiramente aparecem esculturas simtricas, em rigorosa posio frontal, com o peso do corpo igualmente distribudo sobre as duas pernas. Esse tipo de esttua chamado Kouros (palavra grega: homem jovem)

ARTE ROMANA

CARACTERSTICAS
A arte romana sofreu duas fortes influncias: a da arte etrusca popular e voltada para a expresso da realidade vivida, e a da grecohelenstica, orientada para a expresso de um ideal de beleza. Um dos legados culturais mais importantes que os etruscos deixaram aos romanos foi o uso do arco e da abbada nas construes.

ARQUITETURA As caractersticas gerais da arquitetura romana so: * busca do til imediato, senso de realismo; * grandeza material, realando a idia de fora; * energia e sentimento; * predomnio do carter sobre a beleza; * originais: urbanismo, vias de comunicao, anfiteatro, termas

PINTURA A maior parte das pinturas romanas que conhecemos hoje provm das cidades de Pompia e Herculano, que foram soterradas pela erupo do Vesvio em 79 a.C. Os estudiosos da pintura existente em Pompia classificam a decorao das paredes internas dos edifcios em quatro estilos. ESCULTURA Os romanos eram grandes admiradores da arte grega, mas por temperamento, eram muito diferentes dos gregos. Por serem realistas e prticos, suas esculturas so uma representao fiel das pessoas e no a de um ideal de beleza humana, como fizeram os gregos. Retratavam os imperadores e os homens da sociedade. Mais realista que idealista, a estaturia romana teve seu maior xito nos retratos. MOSAICO Partidrios de um profundo respeito pelo ambiente arquitetnico, adotando solues de clara matriz decorativa, os mosastas chegaram a resultados onde existe uma certa parte de estudo direto da natureza. As cores vivas e a possibilidade de colocao sobre qualquer superfcie e a durao dos materiais levaram a que os mosaicos viessem a prevalecer sobre a pintura. Nos sculos seguintes, tornar-se-o essenciais para medir a ampliao das primeiras igrejas crists.

ARTE CRIST PRIMITIVA

CARACTERSTICAS
Enquanto os romanos desenvolviam uma arte colossal e espalhavam seu estilo por toda a Europa e parte da sia, os cristos (aqueles que seguiam os ensinamentos de Jesus Cristo) comearam a criar uma arte simples e simblica executada por pessoas que no eram grandes artistas.Surge a arte crist primitiva. Os romanos testemunharam o nascimento de Jesus Cristo, o qual marcou uma nova era e uma nova filosofia.Com o surgimento de um "novo reino" espiritual, o poder romano viu-se extremamente abalado e teve incio um perodo de perseguio no s a Jesus, mas tambm a todos aqueles que aceitaram sua condio de profeta e acreditaram nos seus princpios. Esta perseguio marcou a primeira fase da arte paleocrist: a fase catacumbria, que recebe este nome devido s catacumbas, cemitrios subterrneos em Roma, onde os primeiros cristos secretamente celebravam seus cultos.Nesses locais, a pintura simblica.

Para entender melhor a simbologia:


Jesus Cristo poderia estar simbolizado por um crculo ou por um peixe, pois a palavra peixe, em grego ichtus, forma as iniciais da frase: "Jesus Cristo de Deus Filho Salvador". Outra forma de simboliza-lo o desenho do pastor com ovelhas "Jesus Cristo o Bom Pastor" e tambm, o cordeiro "Jesus Cristo o Cordeiro de Deus". Passagens da Bblia tambm eram ali simbolizadas, por exemplo: Arca de No; Jonas engolido pelo peixe e Daniel na

cova dos lees.

ARTE BIZANTINA

CARACTERSTICAS
O cristianismo no foi a nica preocupao para o Imprio Romano nos primeiros sculos de nossa era.Por volta do sculo IV, comeou a invaso dos povos brbaros e que levou Constantino a transferir a capital do Imprio para Bizncio, cidade grega, depois batizada por Constantinopla.A mudana da capital foi um golpe de misericrdia para a j enfraquecida Roma; facilitou a formao dos Reinos Brbaros e possibilitou o aparecimento do primeiro estilo de arte crist - Arte Bizantina. Graas a sua localizao(Constantinopla) a arte bizantina sofreu influncias de Roma, Grcia e do Oriente. A unio de alguns elementos dessa cultura formou um estilo novo, rico tanto na tcnica como na cor.

A arquitetura das igrejas foi a que recebeu maior ateno da arte bizantina, elas eram planejadas sobre uma base circular, octogonal ou quadrada imensas cpulas, criando-se prdios enormes e espaosos totalmente decorados. A Igreja de Santa Sofia (Sofia = Sabedoria), na hoje Istambul, foi um dos maiores triunfos da nova tcnica bizantina, projetada pelos arquitetos Antmio de Tralles e Isidoro de Mileto, ela possui uma cpula de 55 metros apoiada em quatro arcos plenos.Tal mtodo tornou a cpula extremamente elevada, sugerindo, por associao abbada celeste, sentimentos de universalidade e poder absoluto. Apresenta pinturas nas paredes, colunas com capitel ricamente decorado com mosaicos e o cho de mrmore polido.

IDADE MDIA

ARTE ROMNICA

CARACTERSTICAS
Em 476, com a tomada de Roma pelos povos brbaros, tem incio o perodo histrico conhecido por Idade Mdia. Na Idade Mdia a arte tem suas razes na poca conhecida como Paleocrist, trazendo modificaes no comportamento humano, com o Cristianismo a arte se voltou para a valorizao do esprito. Os valores da religio crist vo impregnar todos os aspectos da vida medieval. A concepo de mundo dominada pela figura de Deus proposto pelo cristianismo chamada de teocentrismo (teos = Deus). Deus o centro do universo e a medida de todas as coisas. A igreja como representante de Deus na Terra, tinha poderes ilimitados.

ARQUITETURA No final dos sculos XI e XII, na Europa, surge a arte

romnica cuja a estrutura era semelhante s


construes dos antigos romanos. As caractersticas mais significativas da arquitetura romnica so: * abbadas em substituio ao telhado das baslicas; * pilares macios que sustentavam e das paredes espessas; * aberturas raras e estreitas usadas como janelas; * torres, que aparecem no cruzamento das naves ou na fachada; e * arcos que so formados por 180 graus.

A primeira coisa que chama a ateno nas igrejas romnicas o seu tamanho. Elas so sempre grandes e slidas. Da serem chamadas: fortalezas de Deus. A explicao mais aceita para as formas volumosas, estilizadas e duras dessas igrejas o fato da arte romnica no ser fruto do gosto refinado da nobreza nem das idias desenvolvidas nos centros urbanos, um estilo essencialmente clerical. A arte desse perodo passa, assim a ser encarada como uma extenso do servio divino e uma oferenda divindade. A mais famosa a Catedral de Pisa sendo o edifcio mais conhecido do seu conjunto o campanrio que comeou a ser construdo em 1.174. Trata-se da Torre de Pisa que se inclinou porque, com o passar do tempo, o terreno cedeu. Na Itlia, diferente do resto da Europa, no apresenta formas pesadas, duras e primitivas.

PINTURA E ESCULTURA Numa poca em que poucas pessoas sabiam ler, a Igreja recorria pintura e escultura para narrar histrias bblicas ou comunicar valores religiosos aos fiis. No podemos estud-las desassociadas da arquitetura. A pintura romnica desenvolveu-se sobretudo nas grandes decoraes murais, atravs da tcnica do afresco, que originalmente era uma tcnica de pintar sobre a parede mida. Os motivos usados pelos pintores eram de natureza religiosa. As caractersticas essenciais da pintura romnica foram a deformao e o colorismo. A deformao, na verdade, traduz os sentimentos religiosos e a interpretao mstica que os artistas faziam da realidade. A figura de Cristo, por exemplo, sempre maior do que as outras que o cercam. O colorismo realizou-se no emprego de cores chapadas, sem preocupao com meios tons ou jogos de luz e sombra, pois no havia a menor inteno de imitar a natureza. Na porta, a rea mais ocupada pelas esculturas era o tmpano, nome que recebe a parede semicircular que fica logo abaixo dos arcos que arrematam o vo superior da porta. Imitao de formas rudes, curtas ou alongadas, ausncia de movimentos naturais.

ARTE GTICA

CARACTERSTICAS
No sculo XII, entre os anos 1150 e 1500, tem incio uma economia fundamentada no comrcio. Isso faz com que o centro da vida social se desloque do campo para a cidade e aparea a burguesia urbana. No comeo do sculo XII, a arquitetura predominante ainda a romnica, mas j comearam a aparecer as primeiras mudanas que conduziram a uma revoluo profunda na arte de projetar e construir grandes edifcios.

ARQUITETURA

A primeira diferena que notamos entre a igreja gtica e a romnica a fachada. Enquanto, de modo geral, a igreja romnica apresenta um nico portal, a igreja gtica tem trs portais que do acesso trs naves do interior da igreja: a nave central e as duas naves laterais. A arquitetura expressa a grandiosidade, a crena na existncia de um Deus que vive num plano superior; tudo se volta para o alto, projetando-se na direo do cu, como se v nas pontas agulhadas das torres de algumas igrejas gticas. A roscea um elemento arquitetnico muito caracterstico do estilo gtico e est presente em quase todas as igrejas construdas entre os sculos XII e XIV. Outros elementos caractersticos da arquitetura gtica so os arcos gticos ou ogivais e os vitrais coloridssimos que filtram a luminosidade para o interior da igreja. As catedrais gticas mais conhecidas so: Catedral de Notre Dame de Paris e a Catedral de Notre Dame de Chartres.

ESCULTURA As esculturas esto ligadas arquitetura e se alongam para o alto, demonstrando verticalidade, alongamento exagerado das formas, e as feies so caracterizadas de formas a que o fiel possa reconhecer facilmente a personagem representada, exercendo a funo de ilustrar os ensinamentos propostos pela igreja.. PINTURA A pintura gtica desenvolveu-se nos sculos XII, XIV e no incio do sculo XV, quando comeou a ganhar novas caractersticas que prenunciam o Renascimento. Sua principal particularidade foi a procura o realismo na representao dos seres que compunham as obras pintadas, quase sempre tratando de temas religiosos, apresentava personagens de corpos pouco volumosos, cobertos por muita roupa, com o olhar voltado para cima, em direo ao plano celeste.

RENASCIMENTO

CARACTERSTICAS
O termo Renascimento comumente aplicado civilizao europia que se desenvolveu entre 1300 e 1650. Alm de reviver a antiga cultura grecoromana, ocorreram nesse perodo muitos progressos e incontveis realizaes no campo das artes, da literatura e das cincias, que superaram a herana clssica. O ideal do humanismo foi sem duvida o mvel desse progresso e tornou-se o prprio esprito do Renascimento. Trata-se de uma volta deliberada, que propunha a ressurreio consciente (o re-nascimento) do passado, considerado agora como fonte de inspirao e modelo de civilizao. Num sentido amplo, esse ideal pode ser entendido como a valorizao do homem (Humanismo) e da natureza, em oposio ao divino e ao sobrenatural, conceitos que haviam impregnado a cultura da Idade Mdia.

Caractersticas gerais: * Racionalidade * Dignidade do Ser Humano * Rigor Cientfico * Ideal Humanista * Reutilizao das artes greco-romana

ARQUITETURA Na arquitetura renascentista, a ocupao do espao pelo edifcio baseiase em relaes matemticas estabelecidas de tal forma que o observador possa compreender a lei que o organiza, de qualquer ponto em que se coloque. J no o edifcio que possui o homem, mas este que, aprendendo a lei simples do espao, possui o segredo do edifcio (Bruno Zevi, Saber Ver a Arquitetura) Principais caractersticas: * Ordens Arquitetnicas * Arcos de Volta-Perfeita * Simplicidade na construo * A escultura e a pintura se desprendem da arquitetura e passam a ser autnomas * Construes; palcios, igrejas, vilas (casa de descanso fora da cidade), fortalezas (funes militares)

PINTURA
Principais caractersticas: * Perspectiva: arte de figura, no desenho ou pintura, as diversas distncias e propores que tm entre si os objetos vistos distncia, segundo os princpios da matemtica e da geometria. * Uso do claro-escuro: pintar algumas reas iluminadas e outras na sombra, esse jogo de contrastes refora a sugesto de volume dos corpos. * Realismo: o artistas do Renascimento no v mais o homem como simples observador do mundo que expressa a grandeza de Deus, mas como a expresso mais grandiosa do prprio Deus. E o mundo pensado como uma realidade a ser compreendida cientificamente, e no apenas admirada. * Inicia-se o uso da tela e da tinta leo. * Tanto a pintura como a escultura que antes apareciam quase que exclusivamente como detalhes de obras arquitetnicas, tornam-se manifestaes independentes. * Surgimento de artistas com um estilo pessoal, diferente dos demais, j que o perodo marcado pelo ideal de liberdade e, conseqentemente, pelo individualismo.

ESCULTURA Em meados do sculo XV, com a volta dos papas de Avinho para Roma, esta adquire o seu prestgio. Protetores das artes, os papas deixam o palcio de Latro e passam a residir no Vaticano. Ali, grandes escultores se revelam, o maior dos quais Michelngelo, que domina toda a escultura italiana do sculo XVI. Algumas obras: Moiss, Davi (4,10m) e Piet. Outro grande escultor desse perodo foi Andrea del Verrochio. Trabalhou em ourivesaria e esse fato acabou influenciando sua escultura. Obra destacada: Davi (1,26m) em bronze. Principais Caractersticas: * Buscavam representar o homem tal como ele na realidade * Proporo da figura mantendo a sua relao com a realidade * Profundidade e perspectiva * Estudo do corpo e do carter humano

MANEIRISMO

CARACTERSTICAS
Paralelamente ao renascimento clssico, desenvolve-se em Roma, do ano de 1520 at por volta de 1610, um movimento artstico afastado conscientemente do modelo da antiguidade clssica: o maneirismo (maniera, em italiano, significa maneira). Uma evidente tendncia para a estilizao exagerada e um capricho nos detalhes comea a ser sua marca, extrapolando assim as rgidas linhas dos cnones clssicos.
ARQUITETURA A arquitetura maneirista d prioridade construo de igrejas de plano longitudinal, com espaos mais longos do que largos, com a cpula principal sobre o transepto, deixando de lado as de plano centralizado, tpicas do renascimento clssico. No entanto, pode-se dizer que as verdadeiras mudanas que este novo estilo introduz refletem-se no somente na construo em si, mas tambm na distribuio da luz e na decorao.

Principais caractersticas: Naves escuras, iluminadas apenas de ngulos diferentes, coros com escadas em espiral, que na maior parte das vezes no levam a lugar nenhum, produzem uma atmosfera de rara singularidade. Guirlandas de frutas e flores, balaustradas povoadas de figuras caprichosas so a decorao mais caracterstica desse estilo. Caracis, conchas e volutas cobrem muros e altares, lembrando uma exuberante selva de pedra que confunde a vista.

PINTURA na pintura que o esprito maneirista se manifesta em primeiro lugar. So os pintores da segunda dcada do sculo XV que, afastados dos cnones renascentistas, criam esse novo estilo, procurando deformar uma realidade que j no os satisfaz e tentando revalorizar a arte pela prpria arte. Principais caractersticas :

Composio em que uma multido de figuras se comprime em espaos arquitetnicos reduzidos. O resultado a formao de planos paralelos, completamente irreais, e uma atmosfera de tenso permanente. Nos corpos, as formas esguias e alongadas substituem os membros bem-torneados do renascimento. Os msculos fazem agora contorses absolutamente imprprias para os seres humanos. Rostos melanclicos e misteriosos surgem entre as vestes, de um drapeado minucioso e cores brilhantes. A luz se detm sobre objetos e figuras, produzindo sombras inadmissveis. Os verdadeiros protagonistas do quadro j no se posicionam no centro da perspectiva, mas em algum ponto da arquitetura, onde o olho atento deve, no sem certa dificuldade, encontr-lo.

ESCULTURA

Na escultura, o maneirismo segue o caminho traado por Michelangelo: s formas clssicas soma-se o novo conceito intelectual da arte pela arte e o distanciamento da realidade. Em resumo, repetemse as caractersticas da arquitetura e da pintura. No faltam as formas caprichosas, as propores estranhas, as superposies de planos, ou ainda o exagero nos detalhes, elementos que criam essa atmosfera de tenso to caracterstica do esprito maneirista.
Principais caractersticas: A composio tpica desse estilo apresenta um grupo de figuras dispostas umas sobre as outras, num equilbrio aparentemente frgil, as figuras so unidas por contores extremadas e exagerado alongamento dos msculos. O modo de enlaar as figuras, atribuindo-lhes uma infinidade de posturas impossveis, permite que elas compartilhem a reduzida base que tm como cenrio, isso sempre respeitando a composio geral da pea e a graciosidade de todo o conjunto.

BARROCO

CARACTERSTICAS
A arte barroca originou-se na Itlia (sc. XVII) mas no tardou a irradiar-se por outros pases da Europa e a chegar tambm ao continente americano, trazida pelos colonizadores portugueses e espanhis. As obras barrocas romperam o equilbrio entre o sentimento e a razo ou entre a arte e a cincia, que os artistas renascentistas procuram realizar de forma muito consciente; na arte barroca predominam as emoes e no o racionalismo da arte renascentista. uma poca de conflitos espirituais e religiosos. O estilo barroco traduz a tentativa angustiante de conciliar foras antagnicas: bem e mal; Deus e Diabo; cu e terra; pureza e pecado; alegria e tristeza; paganismo e cristianismo; esprito e matria.

Suas caractersticas gerais so:


* emocional sobre o racional; seu propsito impressionar os sentidos do observador, baseando-se no princpio segundo o qual a f deveria ser atingida atravs dos sentidos e da emoo e no apenas pelo raciocnio. * busca de efeitos decorativos e visuais, atravs de curvas, contracurvas, colunas retorcidas; * entrelaamento entre a arquitetura e escultura; * violentos contrastes de luz e sombra; * pintura com efeitos ilusionistas, dando-nos s vezes a impresso de ver o cu, tal a aparncia de profundidade conseguida.

PINTURA Caractersticas da pintura barroca: * Composio assimtrica, em diagonal - que se revela num estilo grandioso, monumental, retorcido, substituindo a unidade geomtrica e o equilbrio da arte renascentista. * Acentuado contraste de claro-escuro (expresso dos sentimentos) - era um recurso que visava a intensificar a sensao de profundidade. * Realista, abrangendo todas as camadas sociais. * Escolha de cenas no seu momento de maior intensidade dramtica.

ESCULTURA

Suas caractersticas so: o predomo das linhas curvas, dos drapeados das vestes e do uso do dourado; e os gestos e os rostos das personagens revelam emoes violentas e atingem uma dramaticidade desconhecida no Renascimento. Bernini - arquiteto, urbanista, decorador e escultor, algumas de suas obras serviram de elementos decorativos das igrejas, como, por exemplo, o baldaquino e a cadeira de So Pedro, ambos na Baslica de So Pedro, no Vaticano. Obra destacada: A Praa de So Pedro, Vaticano e o xtase de Santa Teresa.

ARQUITETURA

Na arquitetura barroca, a expresso tpica so as Igrejas, construdas em grande quantidade durante o movimento de Contra-Reforma. Rejeitando a simetria do renascimento, destacam o dinamismo e a imponncia, reforados pela emotividade conseguida atravs de meandros, elementos contorcidos e espirais, produzindo diferentes efeitos visuais, tanto nas fachadas quanto no desenho dos interiores. Quanto arquitetura sacra, compe-se de variados elementos que pretendem dar o efeito de intensa emoo e grandeza. O teto elevado e elaborado com elementos de escultura do uma dimenso do infinito; as janelas permitem a penetrao da luz de modo a destacar as principais esculturas; as colunas transmitem uma impresso de poder e de movimento.

ROCOC

CARACTERSTICAS
Rococ o estilo artstico que surgiu na Frana como desdobramento do barroco, mais leve e intimista que aquele e usado inicialmente em decorao de interiores. Desenvolveu-se na Europa do sculo XVIII, e da arquitetura disseminou-se para todas as artes. Vigoroso at o advento da reao neoclssica, por volta de 1770, difundiu-se principalmente na parte catlica da Alemanha, na Prssia e em Portugal. Os temas utilizados eram cenas erticas ou galantes da vida cortes (as ftes galantes) e da mitologia, pastorais, aluses ao teatro italiano da poca, motivos religiosos e farta estilizao naturalista do mundo vegetal em ornatos e molduras. O termo deriva do francs rocaille, que significa "embrechado", tcnica de incrustao de conchas e fragmentos de vidro utilizadas originariamente na decorao de grutas artificiais. Na Frana, o rococ tambm chamado estilo Lus XV e Lus XVI.

Caractersticas gerais:
Uso abundante de formas curvas e pela profuso de elementos decorativos, tais como conchas, laos e flores. Possui leveza, carter intimista, elegncia, alegria, bizarro, frivolidade e exuberante.

ARQUITETURA Durante o Iluminismo, entre 1700 e 1780, o rococ foi a principal corrente da arte e da arquitetura ps-barroca. Nos primeiros anos do sculo XVIII, o centro artstico da Europa transferiu-se de Roma para Paris. Surgido na Frana com a obra do decorador Pierre Lepautre, o rococ era a princpio apenas um novo estilo decorativo.

Principais caractersticas:
Cores vivas foram substitudas por tons pastis, a luz difusa inundou os interiores por meio de numerosas janelas e o relevo abrupto das superfcies deu lugar a texturas suaves. A estrutura das construes ganhou leveza e o espao interno foi unificado, com maior graa e intimidade.

ESCULTURA
Na escultura e na pintura da Europa oriental e central, ao contrrio do que ocorreu na arquitetura, no possvel traar uma clara linha divisria entre o barroco e o rococ, quer cronolgica, quer estilisticamente. Mais do que nas peas esculpidas, em sua disposio dentro da arquitetura que se manifesta o esprito rococ. Os grandes grupos coordenados do lugar a figuras isoladas, cada uma com existncia prpria e individual, que dessa maneira contribuem para o equilbrio geral da decorao interior das igrejas.

PINTURA Durante muito tempo, o rococ francs ficou restrito s artes decorativas e teve pequeno impacto na escultura e pintura francesas. No final do reinado de Lus XIV, em que se afirmou o predomnio poltico e cultural da Frana sobre o resto da Europa, apareceram as primeiras pinturas rococs sob influncia da tcnica de Rubens.

NEOCLASSICISMO

CARACTERSTICAS
Nas duas ltimas dcadas do sculo XVIII e nas trs primeiras do sculo XIX, uma nova tendncia esttica predominou nas criaes dos artistas europeus. Trata-se do Neoclassicismo (neo = novo), que expressou os valores prprios de uma nova e fortalecida burguesia, que assumiu a direo da Sociedade europia aps a Revoluo Francesa e principalmente com o Imprio de Napoleo. Principais caractersticas: * retorno ao passado, pela imitao dos modelos antigos grecolatinos; * academicismo nos temas e nas tcnicas, isto , sujeio aos modelos e s regras ensinadas nas escolas ou academias de belas-artes; * arte entendida como imitao da natureza, num verdadeiro culto teoria de Aristteles.

ARQUITETURA
Tanto nas construes civis quanto nas religiosas, a arquitetura neoclssica seguiu o modelo dos templos greco-romanos ou o das edificaes do Renascimento italiano. Exemplos dessa arquitetura so a igreja de Santa Genoveva, transformada depois no Panteo Nacional, em Paris, e a Porta do Brandemburgo, em Berlim. PINTURA A pintura desse perodo foi inspirada principalmente na escultura clssica grega e na pintura renascentista italiana, sobretudo em Rafael, mestre inegvel do equilbrio da composio. Caractersticas da pintura: * Formalismo na composio, refletindo racionalismo dominante. * Exatido nos contornos * Harmonia do colorido

ESCULTURA
Na escultura, o movimento buscava inspirao no passado. A estaturia grega foi o modelo favorito pela harmonia das propores, regularidade das formas e serenidade da expresso. Apesar disso, no atingiram a amplitude nem o esprito da escultura grega. Tambm foi menos ousada que a pintura e arquitetura de seu tempo. Caractersticas Gerais da Escultura Neoclssica. Temas: histricos, literrios, alegricos e mitolgicos. Serviram de base para a representao de figuras humanas com poses sememlhantes s dos Deuses gregos e romanos. Estaturia: representou figuras de corpo inteiro ou bustos e relevos pouco pessoais glorificando e fazendo publicidade a polticos ou figuras importantes das cidades (praas, casas de nobres e burgueses ou cemitrios). Relevos: tm o mesmo sentido honorfico e alegrico da estaturia e revestem as frontarias de edifcios pblicos ou de palcios.

Formas de Representao: de inspirao clssica foram representados com toda a mincia, os corpos eram nus ou semi-nus, formas reais, serenas e de composio simples. Rostos individualizados (da pessoas que queriam representar), mas com pouca expressividade. Seguiram os cnones da escultura clssica, sem qualquer liberdade criativa.
.

ROMANTISMO

CARACTERSTICAS
O sculo XIX foi agitado por fortes mudanas sociais, polticas e culturais causadas por acontecimentos do final do sculo XVIII que foram a Revoluo Industrial que gerou novos inventos com o objetivo de solucionar os problemas tcnicos decorrentes do aumento de produo, provocando a diviso do trabalho e o incio da especializao da mo-deobra, e pela Revoluo Francesa que lutava por uma sociedade mais harmnica, em que os direitos individuais fossem respeitados, traduziu-se essa expectativa na Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado. Do mesmo modo, a atividade artstica tornou-se complexa. Os artistas romnticos procuraram se libertar das convenes acadmicas em favor da livre expresso da personalidade do artista. Caractersticas gerais:

* a valorizao dos sentimentos e da imaginao; * o nacionalismo; * a valorizao da natureza como princpios da criao artstica; e * os sentimentos do presente tais como: Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

ARQUITETURA E ESCULTURA A escultura e a arquitetura registram pouca novidade. Observa-se, grosso modo, a permanncia do estilo anterior, o neoclssico. Vez por outra retomouse o estilo gtico da poca medieval, gerando o neogtico. Obra Destacada: Edifcio do Parlamento Ingls PINTURA

Caractersticas da pintura: * Aproximao das formas barrocas; * Composio em diagonal sugerindo instabilidade e dinamismo ao observador; * Valorizao das cores e do claro-escuro; e * Dramaticidade
Temas da pintura: * Fatos reais da histria nacional e contempornea da vida dos artistas; * Natureza revelando um dinamismo equivalente as emoes humanas; e * Mitologia Grega

REALISMO

IMPRESSIONISMO

CARACTERSTICAS
O Impressionismo foi um movimento artstico que revolucionou profundamente a pintura e deu incio s grandes tendncias da arte do sculo XX. Havia algumas consideraes gerais, muito mais prticas do que tericas, que os artistas seguiam em seus procedimentos tcnicos para obter os resultados que caracterizaram a pintura impressionista. A primeira vez que o pblico teve contato com a obra dos impressionistas foi numa exposio coletiva realizada em Paris, em abril de 1874. Mas o pblico e a crtica reagiram muito mal ao novo movimento, pois ainda se mantinham fiis aos princpios acadmicos da pintura.

Principais caractersticas da pintura: * A pintura deve registrar as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz solar num determinado momento, pois as cores da natureza se modificam constantemente, dependendo da incidncia da luz do sol. * As figuras no devem ter contornos ntidos, pois a linha uma abstrao do ser humano para representar imagens. * As sombras devem ser luminosas e coloridas, tal como a impresso visual que nos causam, e no escuras ou pretas, como os pintores costumavam represent-las no passado. * Os contrastes de luz e sombra devem ser obtidos de acordo com a lei das cores complementares. Assim, um amarelo prximo a um violeta produz uma impresso de luz e de sombra muito mais real do que o claro-escuro to valorizado pelos pintores barrocos. * As cores e tonalidades no devem ser obtidas pela mistura das tintas na paleta do pintor. Pelo contrrio, devem ser puras e dissociadas nos quadros em pequenas pinceladas. o observador que, ao admirar a pintura, combina as vrias cores, obtendo o resultado final. A mistura deixa, portanto, de ser tcnica para se ptica.

ART NOUVEAU

CARACTERSTICAS
Art nouveau, do francs (arte nova), chamado Arte Nova em Portugal, foi um estilo esttico essencialmente de design e arquitetura que tambm influenciou o mundo das artes plsticas. Era relacionado com o movimento arts & crafts e que teve grande destaque durante a Belle poque, nas ltimas dcadas do sculo XIX e primeiras dcadas do sculo XX. Relaciona-se especialmente com a 2 Revoluo Industrial em curso na Europa com a explorao de novos materiais (como o ferro e o vidro, principais elementos dos edifcios que passaram a ser construdos segundo a nova esttica) e os avanos tecnolgicos na rea grfica, como a tcnica da litografia colorida que teve grande influncia nos cartazes. Devido forte presena do estilo naquele perodo, este tambm recebeu o apelido de modern style (do ingls, estilo moderno).

O nome surgiu de uma loja parisiense (capital internacional do movimento), chamada justamente Art nouveau e que vendia mobilirio seguindo o estilo. Caracteriza-se pelas formas orgnicas, escapismo para a Natureza, valorizao do trabalho artesanal, entre outros. O movimento simbolista tambm influenciou o art nouveau. Recebeu nomes diversos dependendo do pas em que se encontrava: Flower art na Inglaterra, "Modern Style", "Liberty" ou stilo "Floreale" na Itlia. Os alemes criam sua prpria vertente de Art Nouveau chamada Jugesndstil.

No Brasil, teve fundamental participao na divulgao e realizao da art nouveau o Liceu de Artes e Ofcios de So Paulo. Um dos maiores nomes desse estilo, no Brasil, o artsta e designer Eliseu Visconti, pioneiro do design no Pas. Em Portugal, edifcios em estilo arte nova so particularmente comuns e, mais que a arquitetura, a decorao de fachadas e interiores com azulejos em estilo arte nova, como se comprova em muitos edifcios da virada dos sculos XIX e XX.

EXPRESSIONISMO

CARACTERSTICAS
O Expressionismo a arte do instinto, trata-se de uma pintura dramtica, subjetiva, expressando sentimentos humanos. Utilizando cores irreais, d forma plstica ao amor, ao cime, ao medo, solido, misria humana, prostituio. Deforma-se a figura, para ressaltar o sentimento. Predominncia dos valores emocionais sobre os intelectuais. Corrente artstica concentrada especialmente na Alemanha entre 1905 e 1930.
Principais caractersticas: * pesquisa no domnio psicolgico; * cores resplandecentes, vibrantes, fundidas ou separadas; * dinamismo improvisado, abrupto, inesperado; * pasta grossa, martelada, spera; * tcnica violenta: o pincel ou esptula vai e vem, fazendo e refazendo, empastando ou provocando exploses; * preferncia pelo pattico, trgico e sombrio

OBSERVAO: Alguns historiadores determinam para esses pintores o movimento Ps Impressionista. Os pintores no queriam destruir os efeitos impressionistas, mas queriam lev-los mais longe.

ARTE NO SCULO XX

CUBISMO

CARACTERSTICAS
Historicamente o Cubismo originou-se na obra de Czanne, pois para ele a pintura deveria tratar as formas da natureza como se fossem cones, esferas e cilindros. Entretanto, os cubistas foram mais longe do que Czanne. Passaram a representar os objetos com todas as suas partes num mesmo plano. como se eles estivessem abertos e apresentassem todos os seus lados no plano frontal em relao ao espectador. Na verdade, essa atitude de decompor os objetos no tinha nenhum compromisso de fidelidade com a aparncia real das coisas. O pintor cubista tenta representar os objetos em trs dimenses, numa superfcie plana, sob formas geomtricas, com o predomnio de linhas retas. No representa, mas sugere a estrutura dos corpos ou objetos. Representa-os como se movimentassem em torno deles, vendo-os sob todos os ngulos visuais, por cima e por baixo, percebendo todos os planos e volumes. Principais caractersticas: * geometrizao das formas e volumes; * renncia perspectiva; * o claro-escuro perde sua funo; * representao do volume colorido sobre superfcies planas; * sensao de pintura escultrica; * cores austeras, do branco ao negro passando pelo cinza, por um ocre apagado ou um castanho suave.

O cubismo se divide em duas fases:


Cubismo Analtico - (1909) caracterizado pela desestruturao da obra em todos os seus elementos. Decompondo a obra em partes, o artista registra todos os seus elementos em planos sucessivos e superpostos, procurando a viso total da figura, examinado-a em todos os ngulos no mesmo instante, atravs da fragmentao dela. Essa fragmentao dos seres foi to grande, que se tornou impossvel o reconhecimento de qualquer figura nas pinturas cubistas. A cor se reduz aos tons de castanho, cinza e bege.

Cubismo Sinttico - (1911) reagindo excessiva fragmentao dos objetos e destruio de sua estrutura. Basicamente, essa tendncia procurou tornar as figuras novamente reconhecveis. Tambm chamado de Colagem porque introduz letras, palavras, nmeros, pedaos de madeira, vidro, metal e at objetos inteiros nas pinturas. Essa inovao pode ser explicada pela inteno do artistas em criar efeitos plsticos e de ultrapassar os limites das sensaes visuais que a pintura sugere, despertando tambm no observador as sensaes tteis.

FUTURISMO

FOVISMO

CARACTERSTICAS
Em 1905, em Paris, no Salo de Outono, alguns artistas foram chamados de fauves (em portugus significa feras), em virtude da intensidade com que usavam as cores puras, sem mistur-las ou matiz-las. Quem lhes deu este nome foi o crtico Louis Vauxcelles, pois estavam expostas um conjunto de pinturas modernas ao lado de uma estatueta renascentista. Os princpios deste movimento artstico eram: Criar, em arte, no tem relao com o intelecto e nem com sentimentos. Criar seguir os impulsos do instinto, as sensaes primrias. A cor pura deve ser exaltada. As linhas e as cores devem nascer impulsivamente e traduzir as sensaes elementares, no mesmo estado de graa das crianas e dos selvagens. Caractersticas da pintura:

Pincelada violente, espontnea e definitiva; Ausncia de ar livre; Colorido brutal, pretendendo a sensao fsica da cor que subjetiva, no correspondendo realidade; Uso exclusivo das cores puras, como saem das bisnagas; Pintura por manchas largas, formando grandes planos;

ABSTRACIONISMO

CARACTERSTICAS
A arte abstrata tende a suprimir toda a relao entre a realidade e o quadro, entre as linhas e os planos, as cores e a significao que esses elementos podem sugerir ao esprito. Quando a significao de um quadro depende essencialmente da cor e da forma, quando o pintor rompe os ltimos laos que ligam a sua obra realidade visvel, ela passa a ser abstrata. O Abstracionismo apresenta vrias fases, desde a mais sensvel at a intelectualidade mxima.

Abstracionismo Sensvel ou Informal, predominam os sentimentos e emoes. As cores e as formas so criadas livremente. Na Alemanha surge o movimento denominado "Der blaue Reiter" (O Cavaleiro Azul) cujos fundadores so os Kandinsky, Franz Marc entre outros. Uma arte abstrata, que coloca na cor e forma a sua expressividade maior. Estes artistas se aprofundam em pesquisas cromticas, conseguindo variaes espaciais e formais na pintura, atravs das tonalidades e matizes obtidos. Eles querem um expressionismo abstrato, sensvel e emotivo. Com a forma, a cor e alinha, o artista livre para expressar seus sentimentos interiores, sem relacion-los a lembrana do mundo exterior. Estes elementos da composio devem Ter uma unidade e harmonia, tal qual uma obra musical.

Tachismo (de tache = mancha). Formado por manchas coloridas colocadas lado a lado em um certo parmetro ou limite, no mnimo o brao do artista. Tambm existe um tipo de abstrato informal formado por manchas, porm, elas no possuem parmetro definido pelo brao do artista como no Tachismo. So manchas criadas impulsivamente com toda a liberdade ou efuso emocional do artista.
Grafismo todo abstracionismo formado por uma grafia no cognificada. Orfismo tem ligao com a msica. Principal artista: Sonia Delaunay. Raionismo formado por raios, estanques, deslizes e riscos com luminosidade. Abstracionismo Geomtrico ou Formal, as formas e as cores devem ser organizadas de tal maneira que a composio resultante seja apenas a expresso de uma concepo geomtrica. Neoplasticismo, seu criador e princiapl terico foi Piet Mondrian. Onde as cores e as formas so organizadas de maneira que a composio resulte apenas na expresso de uma concepo geomtrica. Resulta s linhas verticais e horizontais e s cores puras (vermelho, azul e amarelo). O ngulo reto o smbolo do movimento, sendo rigorosamente aplicado arquitetura.

Suprematismo, uma pintura com base nas formas geomtricas planas, sem qualquer preocupao de representao. Os elementos principais so: retngulo, crculo, tringulo e a cruz. O manifesto do Suprematismo, assinado por Malevitch e Maiakovski, poeta russo, foi um dos principais integrantes do movimento futurista em seu pas, defendia a supremacia da sensibilidade sobre o prprio objeto. Mais racional que as obras abstratas de Kandisky e Paul Klee, reduz as formas, pureza geomtrica do quadrado. Suas caractersticas so rgidas e se baseiam nas relaes formais e perceptivas entre a forma e a cor. Pesquisa os efeitos perceptivos do quadrado negro sobre o campo branco, nas variaes ambguas de fundo e forma.

Action Painting ou pintura de ao gestual, criada por Jackson Pollock nos anos de 1947 a 1950 faz parte da Arte Abstrata Americana. Em 1937, fundou-se nos Estados Unidos, a Sociedade dos Artistas Abstratos. O abstracionismo cresce e se desenvolve nas Amricas, chegando criao de um estilo original. Caractersticas da Pintura: Compreenso da pintura como meio de emoes intensas. Execuo cheia de violenta agressividade, espontaneidade e automatismo. Destruio dos meios tradicionais de execuo - pincis, trincha, esptulas, etc. Tcnica: pintura direta na parede ou no cho, em telas enormes, utilizando tinta leo, pasta espessa de areia, vidro modo.

DADASMO

CARACTERSTICAS
Formado em 1916 em Zurique por jovens franceses e alemes que, se tivessem permanecido em seus respectivos pases, teriam sido convocados para o servio militar, o Dada foi um movimento de negao. Durante a Primeira Guerra Mundial, artistas de vrias nacionalidades, exilados na Sua, eram contrrios ao envolvimento dos seus prprios pases na guerra. Fundaram um movimento literrio para expressar suas decepes em relao a incapacidade da cincias, religio, filosofia que se revelaram pouco eficazes em evitar a destruio da Europa. A palavra Dada foi descoberta acidentalmente por Hugo Ball e por Tzara Tristan num dicionrio alemo-francs. Dada uma palavra francesa que significa na linguagem infantil "cavalo de pau". Esse nome escolhido no fazia sentido, assim como a arte que perdera todo o sentido diante da irracionalidade da guerra.

Sua proposta que a arte ficasse solta das amarras racionalistas e fosse apenas o resultado do automatismo psquico, selecionado e combinando elementos por acaso. Sendo a negao total da cultura, o Dadasmo defende o absurdo, a incoerncia, a desordem, o caos. Politicamente , firma-se como um protesto contra uma civilizao que no conseguiria evitar a guerra.
Ready-Made significa confeccionado, pronto. Expresso criada em 1913 pelo artista francs Marcel Duchamp para designar qualquer objeto manufaturado de consumo popular, tratado como objeto de arte por opo do artista. O fim do Dada como atividade de grupo ocorreu por volta de 1921.

SURREALISMO

CARACTERSTICAS
Nas duas primeiras dcadas do sculo XX, os estudos psicanalticos de Freud e as incertezas polticas criaram um clima favorvel para o desenvolvimento de uma arte que criticava a cultura europia e a frgil condio humana diante de um mundo cada vez mais complexo. Surgem movimentos estticos que interferem de maneira fantasiosa na realidade. O surrealismo foi por excelncia a corrente artstica moderna da representao do irracional e do subconsciente. Suas origens devem ser buscadas no dadasmo e na pintura metafsica de Giorgio De Chirico. Este movimento artstico surge todas s vezes que a imaginao se manifesta livremente, sem o freio do esprito crtico, o que vale o impulso psquico. Os surrealistas deixam o mundo real para penetrarem no irreal, pois a emoo mais profunda do ser tem todas as possibilidades de se expressar apenas com a aproximao do fantstico, no ponto onde a razo humana perde o controle.

A publicao do Manifesto do Surrealismo, assinado por Andr Breton em outubro de 1924, marcou historicamente o nascimento do movimento. Nele se propunha a restaurao dos sentimentos humanos e do instinto como ponto de partida para uma nova linguagem artstica. Para isso era preciso que o homem tivesse uma viso totalmente introspectiva de si mesmo e encontrasse esse ponto do esprito no qual a realidade interna e externa so percebidas totalmente isentas de contradies. A livre associao e a anlise dos sonhos, ambos mtodos da psicanlise freudiana, transformaram-se nos procedimentos bsicos do surrealismo, embora aplicados a seu modo. Por meio do automatismo, ou seja, qualquer forma de expresso em que a mente no exercesse nenhum tipo de controle, os surrealistas tentavam plasmar, seja por meio de formas abstratas ou figurativas simblicas, as imagens da realidade mais profunda do ser humano: o subconsciente.

Surrealismo apresenta relaes com o Futurismo e o Dadasmo. No entanto, se os dadastas propunham apenas a destruio, os surrealistas pregavam a destruio da sociedade em que viviam e a criao de uma nova, a ser organizada em outras bases. Os surrealistas pretendiam, dessa forma, atingir uma outra realidade, situada no plano do subconsciente e do inconsciente. A fantasia, os estados de tristeza e melancolia exerceram grande atrao sobre os surrealistas, e nesse aspecto eles se aproximam dos romnticos, embora sejam muito mais radicais.

OP ART

CARACTERSTICAS
A expresso op-art vem do ingls (optical art) e significa arte ptica. Defendia para arte "menos expresso e mais visualizao". Apesar do rigor com que construda, simboliza um mundo precrio e instvel, que se modifica a cada instante. Apesar de ter ganho fora na metade da dcada de 1950, a Op Art passou por um desenvolvimento relativamente lento. Ela no tem o mpeto atual e o apelo emocional da Pop Art; em comparao, parece excessivamente cerebral e sistemtica, mais prxima das cincias do que das humanidades. Por outro lado, suas possibilidades parecem ser to ilimitadas quanto as da cincia e da tecnologia.

POP ART

CARACTERSTICAS
Movimento principalmente americano e britnico, sua denominao foi empregada pela primeira vez em 1954, pelo crtico ingls Lawrence Alloway, para designar os produtos da cultura popular da civilizao ocidental, sobretudo os que eram provenientes dos Estados Unidos. Com razes no dadasmo de Marcel Duchamp, o pop art comeou a tomar forma no final da dcada de 1950, quando alguns artistas, aps estudar os smbolos e produtos do mundo da propaganda nos Estados Unidos, passaram a transform-los em tema de suas obras. Representavam, assim, os componentes mais ostensivos da cultura popular, de poderosa influncia na vida cotidiana na segunda metade do sculo XX. Era a volta a uma arte figurativa, em oposio ao expressionismo abstrato que dominava a cena esttica desde o final da segunda guerra. Sua iconografia era a da televiso, da fotografia, dos quadrinhos, do cinema e da publicidade.

Com o objetivo da crtica irnica do bombardeamento da sociedade pelos objetos de consumo, ela operava com signos estticos massificados da publicidade, quadrinhos, ilustraes e designam, usando como materiais principais, tinta acrlica, ilustraes e designs, usando como materiais, usando como materiais principais, tinta acrlica, polister, ltex, produtos com cores intensas, brilhantes e vibrantes, reproduzindo objetos do cotidiano em tamanho consideravelmente grande, transformando o real em hiper-real. Mas ao mesmo tempo que produzia a crtica, a Pop Art se apoiava e necessitava dos objetivos de consumo, nos quais se inspirava e muitas vezes o prprio aumento do consumo, como aconteceu por exemplo, com as Sopas Campbell, de Andy Warhol, um dos principais artistas da Pop Art. Alm disso, muito do que era considerado brega, virou moda, e j que tanto o gosto, como a arte tem um determinado valor e significado conforme o contexto histrico em que se realiza, a Pop Art proporcionou a transformao do que era considerado vulgar, em refinado, e aproximou a arte das massas, desmistificando, j que se utilizava de objetos prprios delas, a arte para poucos.

SUPREMATISMO NO-OBJETIVISMO CONSTRUTIVISMO

CARACTERSTICAS
O Suprematismo, da cor pura e da forma, foi criado por Kasimir Malevitch e a sua geometria tinha a linha como a forma suprema, revelando a ascendncia do homem sobre o caos da natureza, e o quadrado - inexistente na natureza - era o elemento suprematista bsico. Kasimir Malevitch em 1915 criou o "Quadrado preto sobre fundo branco", no qual o quadrado estava cheio de ausncia de objetos, e em 1918 o "Quadrado "branco sobre o branco" - a ausncia da ausncia -, no qual o quadrado branco seria a vontade humana fundindo o homem com o infinito.

O No-Objetivismo de Alexander Rodchenko, movimento que ocupara uma posio intermediria entre o Construtivismo e o Suprematismo, participando moderadamente do entusiasmo do primeiro pela mecnica e da preocupao do segundo com a busca da sensibilidade pura. Essas experincias foram interrompidas subitamente no comeo dos anos 1920, quando a poltica artstica do estado sovitico sofre brusca mudana, com o fechamento dos atelis de vanguarda.

O Construtivismo surgiu na dcada de 1920 quando a arte moderna era anarquia. A anarquia era o comunismo e o Construtivismo era de fato vermelho. O Construtivismo era a socializao da arte, a arte com fins utilitrios - artes prticas. A ordem era a arquitetura simples e a produo de objetos / produtos utilitrios. O artista era o designer. O processo criativo consistia-se no tectnico, ou seja, na arte de construir. Fuso de contedo e forma. Fatura (transformao dos materiais). Os irmos Antoine Pevsner e Naum Gabo (manifesto de 1920) foram os principais idealizadores. A torre de Vladimir Tatlin ficou s na maquete Monumento a III Internacional. El Lissitzky e Alexander Rodchenko tambm participaram ativamente do movimento. A obra mais importante construda foi o "Mausolu de Lnin" em Moscou. A maioria das obras projetadas ficou somente no papel, em virtude de sua complexidade e do atraso tecnolgico da poca. O Construtivismo rejeitava o conceito de gnio: intuio, inspirao e auto-expresso. Rejeitava a arte pela arte.

ARTE CONCRETA

CARACTERSTICAS
O termo arte concreta usado por Theo van Doesburg (1883 - 1931), que participa do grupo e revista homnimos fundados em 1930 em Paris. No texto de introduo do primeiro nmero da revista Arte Concreta pontua o que seria a base da pintura concreta: "1 A arte universal; 2 A obra de arte deve ser inteiramente concebida e formada pelo esprito antes de sua execuo [..]; 3 O quadro deve ser inteiramente construdo com elementos puramente plsticos, isto , planos e cores. Um elemento pictural s significa a 'si prprio' e, conseqentemente o quadro no tem outra significao que 'ele mesmo'; 4 A construo do quadro, assim como seus elementos, deve ser simples e controlvel visualmente; 5 A tcnica deve ser mecnica, isto , exata, antiimpressionista; 6 esforo pela clareza absoluta".

Portanto, a arte concreta busca abandonar qualquer aspecto nacional ou regional e se afasta inteiramente da representao da natureza. Por outro lado, negando as correntes artsticas subjetivistas e lricas, recusa o sensualismo e a arte como expresso de sentimentos. A arte concreta, sem implicar uma arte figurativa, nasce tambm como oposio arte abstrata, que pode trazer vestgios simblicos devido sua origem na abstrao da representao do mundo. Linha, ponto, cor e plano no figuram nada e so o que h de mais concreto numa pintura. Segundo Van Doesburg, um nu feminino, uma rvore ou uma natureza-morta pintadas no so elementos concretos, mas abstraes. O que h de concreto numa pintura so os seus elementos formais. Entretanto, Wassily Kandinsky (1866 1914), publica em 1938 um artigo intitulado Arte Concreta para definir a pintura abstrata e no-figurativa.

PINTURA MODERNA NO BRASIL

ARTE CONCRETA NO BRASIL

CARACTERSTICAS
A expresso arte concreta foi usada pela primeira vez no campo das artes plsticas, pelo artista Theo Van Doesburg, em 1930, e para ele denominava toda arte que se tinha desvinculado totalmente da imitao da natureza - ou seja, a arte no figurativa. A denominao passou a ser adotada por artistas, crticos e tericos, mas ainda nesse momento, como sinnimo de arte abstrata. A diferena entre estas duas terminologias se estabeleceu de fato a partir de 1936, quando o artista plstico Max Bill formula a sua conceituao de uma arte construda objetivamente, fundada em problemas matemticos. Com a criao da Escola Superior da Forma, de Ulm, em 1951, a expresso arte concreta passa a designar um movimento, uma tendncia definida no campo das artes. Toms Maldonado, um dos membros de Ulm, afirma em 1955: "No obstante, essa diferena entre arte abstrata e arte concreta, que no campo era apenas nominalista, tende hoje a assumir outro significado. Cada dia, acreditamos, torna-se mais evidente que a arte abstrata difere da arte concreta; que as duas expresses designam fatos artsticos essencialmente diversos. Essa transformao, sem nenhuma dvida, deve-se sobretudo contribuio criadora do qualificado grupo de artistas suios, Max Bill, Camille Graeser, Verena Loewnsberg, que abriram novas perspectivas a uma definio da arte concreta sobre novas bases." A Escola de Ulm foi o mais importante centro europeu das experincias plsticas de vanguarda dos anos 50, reunindo expressivas tendncias das artes e dando continuidade ao trabalho iniciado pela Bauhaus.

You might also like