You are on page 1of 15

AULA 1- PANORAMA GERAL E CONCEITOS BSICOS EM EMPREENDEDORISMO

MARKETING PROFESSOR JOS ALBERTO MACHADO

Rio de Janeiro, 26 de Julho de 2011

OBJETIVO DESTA AULA


Ao final desta aula, o aluno ser capaz de:
1-Discernir a respeito da importncia do empreendedorismo e sua histria. 2-Avaliar os diversos conceitos de empreendedorismo e seus elementos. 3-Desenvolver um olhar crtico sobre o ambiente do empreendedorismo, vinculando-se s mais diversas atividades: inovao, comunicao, informao, distribuio, tecnologia, globalizao e novos conceitos.

REFLEXO
Muito embora o conceito de empreendedorismo venha ganhando terrenos em diversos segmentos da sociedade, ainda so poucos os que o utilizam de forma adequada. O processo empreendedor no inclui somente a criao de novas empresas, tratando com capitais e empregos. Consiste tambm em desenvolver o esprito engenhoso do ser humano e o seu empenho em melhorar a humanidade.

MITO DA CAVERNA
O admirvel filsofo grego Plato (viveu de -428 a.C. at -348 a.C.) conta-nos que quando os homens viviam nas cavernas ainda temiam a natureza e seus fenmenos. Por isso, viviam trancafiados, procurando apenas solucionar seus problemas bsicos de subsistncia.

MITO DA CAVERNA (CONTINUAO)


Voltando ao mito da caverna, a interpretao de Plato que o ser humano, com suas crenas e supersties, muitas vezes acorrenta-se, impedindo seu prprio desenvolvimento e, ainda, aponta que o caminho para a libertao est no conhecimento racional, sistemtico e organizado, tal como o que encontramos na cincia.

O MUNDO MUDA, A NICA CERTEZA


Pessoas empreendedoras percebem as mudanas como oportunidades para realizar algum empreendimento, capaz de responder oportunidade. O capital no espera por um segundo chamado: percebe o potencial de ganho com os novos produtos em novos mercados ou no mesmo mercado.

EXEMPLOS DE EMPREENDEDORISMOS DO PASSADO:


A construo das pirmides do Egito,os jardins suspensos da Babilnia, os grandes descobrimentos por parte dos navegadores. So muitas manifestaes e esto distribudas pelo mundo afora.

EMPREENDEDORISMO MOMENTO ESPECIAL


Hoje, estamos vivenciando um momento especial do empreendedorismo: ele tem sido reconhecido pelo seu valor como promotor de desenvolvimento econmico, capacidade de gerar empregos, criao de produtos inovadores que melhoram a vida das pessoas, atuando na busca de solues para questes sociais e at mesmo pela sua incluso em programas governamentais com o objetivo de conseguir fazer acontecer o desenvolvimento local e regional.

FORMANDO O CONCEITO DE EMPREENDEDORISMO


Para Schumpeter, filsofo, economista e antroplogo AustroHngaro, a inovao era a causadora do desequilbrio dos sistemas econmicos, acreditando no processo cclico de retomada do equilbrio e novo rompimento causado pela inovao e assim por diante.
O empreendedor uma pessoa que destri a ordem econmica existente introduzindo novos produtos e servios, criando novas formas de organizao e explorando novos materiais. Joseph Schumpeter.

EMPREENDEDOR
O empreendedor algum que percebe uma oportunidade e cria uma organizao para persegui-la.
William Bygrave Prof. do Babson College

O empreendedor algum que imagina, desenvolve e realiza vises.


Louis Jacques Filion, professor da HEC Hautes Etudes Commercialles de Montreal, Canad

A PARTIR DOS ANOS 70


A partir dos anos 70 do sculo passado, nos Estados Unidos, o estudo do empreendedorismo desenvolveu-se em muitas universidades e at mesmo foi criado um local que se tornou um verdadeiro templo do estudo e ensino de empreendedorismo: o Babson College.

PRINCIPAIS CARACTERSTICAS DOS EMPREENDEDORES:


Adotam clara atitude pr-ativa de observao da realidade, que os leva a terem uma boa percepo das oportunidades. Os empreendedores buscam fortemente realizar suas idias e para isso precisam tomar decises. Buscam criar valor para a sociedade atravs de seus empreendimentos. O reconhecimento da sociedade seu grande trunfo.

CRIAO DE RIQUEZA PARA A SOCIEDADE


O empreendedorismo entendido como um mecanismo de criao de riqueza para a sociedade, sendo o empreendedor seu agente. Em algumas sociedades h uma atitude restritiva em relao ao lucro e riqueza. Talvez o empreendedorismo esteja ajudando a fixar uma nova viso do capitalismo: a do lucro para todos.

Inovao Comunicao Informao Distribuio Tecnologia Globalizao e Novos conceitos

MAS, QUE SO ESSES EMPREENDEDORES?


So todos aqueles que podem transformar uma boa idia numa atividade de sucesso e isso depende, em primeiro lugar, da capacidade empresarial que se tenha adquirido. A persistente busca pela realizao e a determinao gerada por outros elementos motivadores qualificam os agentes dotados de maior capacidade e os diferenciam dos demais, independentemente do fato de terem maior ou menor nmero de idias.

You might also like